Sedar um cão para tosquia. É habitual?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Boa tarde,
Tenho uma cadela a Rita que tem o pelo como o do caniche (herdou da mãe) e que por isso costumo tosquiá-la 2 vezes por ano.
É uma cadela de porte pequeno (5 kg de peso)
Ela herdou a parte nervótica dos caniches e é um bocadinho mexida quando vai á tosquia, chegando a ganir e esbracejar quando a tosquiadora lhe tenta cortar o pelo das patas.
A senhora disse que para a próxima vez teria que pedir ao Vet para a Sedar antes da tosquia, para que fique um trabalho mais bem feito.
Isso é habitual? Eu compreendo que não é muito agradavel tosquiar um cão que teima em nao estar quieto , embora não morda , mas não tenho muita vontade de sedar a minha cadela duas vezes por ano.
É que eu acho que a sedação embora ministrada pelo VET não deverá fazer muito bem á minha cadela, e estou a pensar sériamente em mudar de tosquiadora. Qual é a v/ experiencia nesta matéria?
Obrigado desde já pelas v/ respostas
Cristina
Tenho uma cadela a Rita que tem o pelo como o do caniche (herdou da mãe) e que por isso costumo tosquiá-la 2 vezes por ano.
É uma cadela de porte pequeno (5 kg de peso)
Ela herdou a parte nervótica dos caniches e é um bocadinho mexida quando vai á tosquia, chegando a ganir e esbracejar quando a tosquiadora lhe tenta cortar o pelo das patas.
A senhora disse que para a próxima vez teria que pedir ao Vet para a Sedar antes da tosquia, para que fique um trabalho mais bem feito.
Isso é habitual? Eu compreendo que não é muito agradavel tosquiar um cão que teima em nao estar quieto , embora não morda , mas não tenho muita vontade de sedar a minha cadela duas vezes por ano.
É que eu acho que a sedação embora ministrada pelo VET não deverá fazer muito bem á minha cadela, e estou a pensar sériamente em mudar de tosquiadora. Qual é a v/ experiencia nesta matéria?
Obrigado desde já pelas v/ respostas
Cristina
-
- Membro
- Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am
Tudo depende do sedativo mas honestamente eu procuraria outro profissional com mais experiência. 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
- Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster
A minha caniche é tosquiada 2 a 3 vezes anos. Quando tenho tempo sou eu que a tosquio( deu-me cá uma trabalheira aprender) e levo horas para ficar no minimo apresentável .
Nunca foi sedada para tosquia e se mo aconselhassem não o faria. Mas isto é a minha.
Com um cão agressivo a história pode ser outra.
Também tem a ver com a confiança que se faz no vet pois há sedações e sedações.
Nunca foi sedada para tosquia e se mo aconselhassem não o faria. Mas isto é a minha.
Com um cão agressivo a história pode ser outra.
Também tem a ver com a confiança que se faz no vet pois há sedações e sedações.
Vivendo e aprendendo
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Obrigado pelas v/ respostas. É exactamente o que eu penso.
Acho que para Julho vou experimentar outra tosquiadora, talvez um pouco mais paciente com a minha pestinha....
Obrigado
Cristina
Acho que para Julho vou experimentar outra tosquiadora, talvez um pouco mais paciente com a minha pestinha....
Obrigado
Cristina
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
Desde que comecei a fazer tosquias nunca precisei de sedar nenhum. no entanto tenho apanhado alguns casos bem complicado, de cães que mordem porque estão extremamente mal educados, de cães que se julgam dominantes e tentam dominar a tosquiadora, de cães que tentam saltar para fora da mesa de tosquia de cada vez que tiramos os olhos de cima deles!!!
sinceramente acho que sim, há casos em que para se tosquiar um animal este tem que estar sedado, caso contrário pode tornar-se um perigo para ele próprio e para a tosquiadora.
já imaginaram o que é tentar acertar o pêlo das patas a um cão que volta e meia está aos pulinhos e não pára quieto??
mas claro que se o cão se cortar a tosquiadora é que tem a culpa por ser incompetente!!!
sinceramente acho que sim, há casos em que para se tosquiar um animal este tem que estar sedado, caso contrário pode tornar-se um perigo para ele próprio e para a tosquiadora.
já imaginaram o que é tentar acertar o pêlo das patas a um cão que volta e meia está aos pulinhos e não pára quieto??
mas claro que se o cão se cortar a tosquiadora é que tem a culpa por ser incompetente!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Tenho casos de cães que só tranquilizados. Raros casos mas existem.
No estaminé (nome carinhoso que dou ao salão) não utilizo qualquer sedativo, não posso sem acompanhamente veterinário, como podem imaginar. Não tenho acesso e nunca me atreveria a fazê-lo. Tenho apenas um cão que é extremamente nervoso e a dona dá-lhe um calmante (1/2 comprimido) meia hora antes da tosquia, é um cão nervoso com problemas cardiacos pelo que é preferivel estar mais calmo que lhe dar algum xelique. É tudo orientado pelo Veterinário assistente do cão.
Agora há cães que para sua própria segurança é preferivel serem tranquilizados e os açaimes não resolvem os cães ficarem quietos, tenho cães que se atiram às máquinas e às tesouras (que têm pontas bicudas e cortam) e podem perfeitamente feri-los.
Se acha que a pessoa que lhe faz o trabalho não é da sua confiança, acho que deve de mudar para uma que seja, eu nunca entregaria um cão meu para alguém em quem eu não confie, se confia e se a pessoa lhe diz que o melhor a fazer é tranquilizar, porque se ela já o fez sem o ser e já viu que é perigoso acho que deve de confiar no julgamento da senhora.
Não se trata de favorecer o nosso trabalho, porque acreditem um cão a dormir não é fácil de fazer, eu stresso imenso, temos de fazer tudo por ele, vira para aqui vira para alí, segura a cabeça, depois por vezes urinam-se, temos de estar sempre alerta porque as coisas podem correr mal, e é mesmo a ultima opção.
Não se choquem, são mesmo ossos do oficio, eu não tenho qualquer problema com cães agressivos, açaime e tá andar, mas nem tudo se resolve com açaime. Só quem está na pele e sabe o que é, sabe dar o valor.
No estaminé (nome carinhoso que dou ao salão) não utilizo qualquer sedativo, não posso sem acompanhamente veterinário, como podem imaginar. Não tenho acesso e nunca me atreveria a fazê-lo. Tenho apenas um cão que é extremamente nervoso e a dona dá-lhe um calmante (1/2 comprimido) meia hora antes da tosquia, é um cão nervoso com problemas cardiacos pelo que é preferivel estar mais calmo que lhe dar algum xelique. É tudo orientado pelo Veterinário assistente do cão.
Agora há cães que para sua própria segurança é preferivel serem tranquilizados e os açaimes não resolvem os cães ficarem quietos, tenho cães que se atiram às máquinas e às tesouras (que têm pontas bicudas e cortam) e podem perfeitamente feri-los.
Se acha que a pessoa que lhe faz o trabalho não é da sua confiança, acho que deve de mudar para uma que seja, eu nunca entregaria um cão meu para alguém em quem eu não confie, se confia e se a pessoa lhe diz que o melhor a fazer é tranquilizar, porque se ela já o fez sem o ser e já viu que é perigoso acho que deve de confiar no julgamento da senhora.
Não se trata de favorecer o nosso trabalho, porque acreditem um cão a dormir não é fácil de fazer, eu stresso imenso, temos de fazer tudo por ele, vira para aqui vira para alí, segura a cabeça, depois por vezes urinam-se, temos de estar sempre alerta porque as coisas podem correr mal, e é mesmo a ultima opção.
Não se choquem, são mesmo ossos do oficio, eu não tenho qualquer problema com cães agressivos, açaime e tá andar, mas nem tudo se resolve com açaime. Só quem está na pele e sabe o que é, sabe dar o valor.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm
Está tudo ditoIsabelNobre_ Escreveu:
<p> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
A minha mãe tem tipo um bobtail 2 vezes por mês.
A 1ª vez que ele veio ele tinha tanta choca tanta meu deus, nunca tinha tomado banho.
Ele era super mimado não obedecia ao dono, o açaime não lhe servia para nada ele era agressivo grande e a querer saltar mesa fora.
Foi meio tosquiado embora e nem lavado foi. Voltou no dia a seguir sedado (pelo vet) a dona passou no vet ele sedou-o. Ele não ficou nada de especial mexia-se bem.
A partir dai vem sempre quase todas as semanas para ser penteado ter um mínimo de cuidado.
Agora é super amável para connosco e já está super habituado a minha mãe.
Não precisou mais de sedativo e agora até se pode dizer que adora estar na loja a tomar banho e a ser penteado e tratado como um principe.
A 1ª vez que ele veio ele tinha tanta choca tanta meu deus, nunca tinha tomado banho.
Ele era super mimado não obedecia ao dono, o açaime não lhe servia para nada ele era agressivo grande e a querer saltar mesa fora.
Foi meio tosquiado embora e nem lavado foi. Voltou no dia a seguir sedado (pelo vet) a dona passou no vet ele sedou-o. Ele não ficou nada de especial mexia-se bem.
A partir dai vem sempre quase todas as semanas para ser penteado ter um mínimo de cuidado.
Agora é super amável para connosco e já está super habituado a minha mãe.
Não precisou mais de sedativo e agora até se pode dizer que adora estar na loja a tomar banho e a ser penteado e tratado como um principe.
Última edição por saravasco em segunda mai 19, 2008 11:14 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
O grande problema dos sedativos (totalmente a dormir) ao contrário dos calmantes, em que apenas ficam mais moles, meio pedrados. É que eles não aprendem nada, ou seja, se o cão está a dormir nunca vai aprender que ninguém lhe está a fazer mal, nunca vai ter treino de mesa, ou se grooming, nunca se saberá comportar.
Mas como é lógico há casos extremos em que a tranquilização é a unica opção, para bem do animal. Acho que ainda ninguém compreendeu é que a maioria das pessoas que trabalham com animais o fazem porque gostam de animais, porque se é pelo dinheiro há melhores formas e mais fáceis de o ganhar.
E bem vistas as coisas, tendo em conta o preço do material isto não é de todo a árvore das patacas e é sazonal, ou seja além dos poucos clientes habituais o nosso outono/inverno é fraco.
Logo só cá anda quem gosta mesmo do que faz, pelo menos para durar.
Mas como é lógico há casos extremos em que a tranquilização é a unica opção, para bem do animal. Acho que ainda ninguém compreendeu é que a maioria das pessoas que trabalham com animais o fazem porque gostam de animais, porque se é pelo dinheiro há melhores formas e mais fáceis de o ganhar.

Logo só cá anda quem gosta mesmo do que faz, pelo menos para durar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Pessoalmente, não sei se será habitual ou não. Penso que dependerá do animal e da frequência com que é tosquiado.
Eu caí no erro de deixar que sedassem a minha gata para lhe darem banho e cheguei à conclusão que as sedações, apesar de não serem propriamente anestesias, podem ser perigosas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55476
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55649
Sinceramente, avaliem sempre a relação custo/benefício. No caso da minha gata a sedação foi um erro enorme, pois é idosa e tem muitos problemas de saúde.
O meu conselho é que procure alguém mais experiente ou então experimente dar-lhe um calmante (sempre a conselho do veterinário) a ver se ele fica mais tranquilo.
Eu caí no erro de deixar que sedassem a minha gata para lhe darem banho e cheguei à conclusão que as sedações, apesar de não serem propriamente anestesias, podem ser perigosas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55476
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55649
Sinceramente, avaliem sempre a relação custo/benefício. No caso da minha gata a sedação foi um erro enorme, pois é idosa e tem muitos problemas de saúde.
O meu conselho é que procure alguém mais experiente ou então experimente dar-lhe um calmante (sempre a conselho do veterinário) a ver se ele fica mais tranquilo.
-
- Membro Veterano
Era bom se fosse verdade... Infelizmente há por aí muita gente que não gosta do que faz.IsabelNobre_ Escreveu:Acho que ainda ninguém compreendeu é que a maioria das pessoas que trabalham com animais o fazem porque gostam de animais, porque se é pelo dinheiro há melhores formas e mais fáceis de o ganhar.![]()
isso é uma grande verdade...eu na minha loja nao utilizo sedativos nenhuns,,isso so se deve fazer com a presença de um medico vet e com um termo de responsabilidade assinado pelo dono.Butterfly_21 Escreveu:Era bom se fosse verdade... Infelizmente há por aí muita gente que não gosta do que faz.IsabelNobre_ Escreveu:Acho que ainda ninguém compreendeu é que a maioria das pessoas que trabalham com animais o fazem porque gostam de animais, porque se é pelo dinheiro há melhores formas e mais fáceis de o ganhar.![]()
Pois podem.Butterfly_21 Escreveu:
Mas dentada de gato também pode ser muito perigoso. Arranhadelas idem.
Se a gatinha não é tratavel sem ser sedada, a melhor opção é que o dono lhe dê banho em casa

-
- Membro Veterano
Tem toda a razão. Eu também não quero que ninguém se magoePedra Escreveu:Pois podem.Butterfly_21 Escreveu:
Mas dentada de gato também pode ser muito perigoso. Arranhadelas idem.
Se a gatinha não é tratavel sem ser sedada, a melhor opção é que o dono lhe dê banho em casa

Ou então que me tivessem dito: "Nós sedamo-la, mas fica à sua responsabilidade", o que nunca aconteceu.
E eu lá teria de limpar a gata com toalhetes ou com uma toalha húmida, mas não tinha chegado ao extremo a que cheguei.