Sedar um cão para tosquia. É habitual?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça mai 20, 2008 12:44 am

Pois, eu não sei o que aconteceu consigo.
Em todos os casos que conheço é recomendado que os potencias "sedados" se apresentem em jejum, seja explicado ao dono a razão e as possiveis consequencias e que o mesmo assine um termo de responsabilidade.
Nunca tive conhecimento de problemas, felizmente. No entanto, é coisa que na minha opinião se deve apenas fazer em último caso.
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

terça mai 20, 2008 12:45 am

"Nós sedamo-la, mas fica à sua responsabilidade"

Esta frase nunca na vida ira ser utilizada na minha loja, digo isto porque sinceramente á pessoas doidas para tudo, e se a minha mãe seda-se o gato/cão e este tivesse algum problema ainda poriam um processo em cima, porque nada ficou escrito porque fomos nós que demos o sedativo e não há forma de provar que o dono ficou com a "responsabilidade".
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça mai 20, 2008 12:51 am

saravasco Escreveu:"Nós sedamo-la, mas fica à sua responsabilidade"

Esta frase nunca na vida ira ser utilizada na minha loja, digo isto porque sinceramente á pessoas doidas para tudo, e se a minha mãe seda-se o gato/cão e este tivesse algum problema ainda poriam um processo em cima, porque nada ficou escrito porque fomos nós que demos o sedativo e não há forma de provar que o dono ficou com a "responsabilidade".
O que eu quis dizer com isso é que realmente me deviam ter dado um termo de responsabilidade a assinar. Aliás... isso é de lei.

Ou melhor... crucial, crucial mesmo era que me tivessem informado dos riscos de sedar um animal daquela idade.
Última edição por Butterfly_21 em terça mai 20, 2008 12:54 am, editado 1 vez no total.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça mai 20, 2008 12:53 am

Butterfly_21 Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:Acho que ainda ninguém compreendeu é que a maioria das pessoas que trabalham com animais o fazem porque gostam de animais, porque se é pelo dinheiro há melhores formas e mais fáceis de o ganhar. :roll:
Era bom se fosse verdade... Infelizmente há por aí muita gente que não gosta do que faz.
Mas essa gente dura pouco tempo na profissão, é uma profissão desgastante, que só é tolerável às vezes pelo gosto á profissão. Não é fácil lidar com animais, não se pode dizer está quieto, porque eles não ficam quietos só porque dizemos, é preciso ter paciência saber como lidar com eles e gostar.

Em relação ao gato, eu pessoalmente não faço gatos, isto porquê, porque não gosto de gatos, atenção não tenho nada contra eles como animais, apenas me deixam nervosa, sei que são muito perigosos e instáveis em ambientes stressantes. Fico nervosa, eles idem e a coisa não resulta muito bem. Quando me perguntam sobre gatos, eu envio-os para uma colega minha que é optima com felinos e dão-se lindamente. É preferivel ficar sem o cliente e sem o dinheiro mas ao menos sei que ficam em boas mãos.
É muito mais dificil também segurar num gato, e não são animais que qualquer pessoa possa tratar, é muito comum eles serem tranquilizados.
É muito mais fácil o dono fazer o trabalho em casa e têm de ser habituados desde tenra idade, porque se não podem ser mesmo intratáveis. :?
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
canicorte
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 12:41 am

terça mai 20, 2008 12:54 am

concordo plenamente....o termo de responsabilidade é de lei
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça mai 20, 2008 1:00 am

IsabelNobre_ Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:Acho que ainda ninguém compreendeu é que a maioria das pessoas que trabalham com animais o fazem porque gostam de animais, porque se é pelo dinheiro há melhores formas e mais fáceis de o ganhar. :roll:
Era bom se fosse verdade... Infelizmente há por aí muita gente que não gosta do que faz.
Mas essa gente dura pouco tempo na profissão, é uma profissão desgastante, que só é tolerável às vezes pelo gosto á profissão. Não é fácil lidar com animais, não se pode dizer está quieto, porque eles não ficam quietos só porque dizemos, é preciso ter paciência saber como lidar com eles e gostar.

Em relação ao gato, eu pessoalmente não faço gatos, isto porquê, porque não gosto de gatos, atenção não tenho nada contra eles como animais, apenas me deixam nervosa, sei que são muito perigosos e instáveis em ambientes stressantes. Fico nervosa, eles idem e a coisa não resulta muito bem. Quando me perguntam sobre gatos, eu envio-os para uma colega minha que é optima com felinos e dão-se lindamente. É preferivel ficar sem o cliente e sem o dinheiro mas ao menos sei que ficam em boas mãos.
Nesse caso um bem-haja por ser honesta e por ter gosto naquilo que faz.

Quanto ao durar pouco tempo na profissão, isto já foge um pouco ao âmbito do tópico, mas tenho observado que em alguns casos (não estou a falar só de trabalhos que envolvem animais) é ao contrário. Ou seja, as pessoas entram em determinada profissão cheias de entusiasmo e de vontade de fazer tudo bem, mas ao fim de alguns anos de muitas desilusões e dificuldades acabam por se tornar más profissionais, porque perdem o gosto no que fazem. E não é isso que as faz mudar de profissão, pois entretanto tornaram-se acomodadas.

Falando novamente em específico dos veterinários, há alguns que se tornam brutos com os animais após alguns anos de exercício da profissão. Não sei se é de exercerem há tanto tempo, ou se é mesmo da idade...

Não quer dizer que sejam todos, estou apenas a citar exemplos que conheço. :roll:
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça mai 20, 2008 1:20 am

Butterfly_21 Escreveu:
Nesse caso um bem-haja por ser honesta e por ter gosto naquilo que faz.

Quanto ao durar pouco tempo na profissão, isto já foge um pouco ao âmbito do tópico, mas tenho observado que em alguns casos (não estou a falar só de trabalhos que envolvem animais) é ao contrário. Ou seja, as pessoas entram em determinada profissão cheias de entusiasmo e de vontade de fazer tudo bem, mas ao fim de alguns anos de muitas desilusões e dificuldades acabam por se tornar más profissionais, porque perdem o gosto no que fazem. E não é isso que as faz mudar de profissão, pois entretanto tornaram-se acomodadas.

Falando novamente em específico dos veterinários, há alguns que se tornam brutos com os animais após alguns anos de exercício da profissão. Não sei se é de exercerem há tanto tempo, ou se é mesmo da idade...

Não quer dizer que sejam todos, estou apenas a citar exemplos que conheço. :roll:
Esforço-me por ser honesta, peco muito por ser honesta, acho que as pessoas não estão habituadas e desconfiam. :lol:

A unica desilusão que tive ao longo deste tempo, foi o ver que falar não vale a pena...Já lá vai o tempo em que torturava um cão para que ele ficasse mais bonito para o dono quando no ano seguinte voltava na mesma ou pior, sim porque puxar o pêlo para tentar salvar algumas madeixas compridas é tortura. As pessoas não dão valor e o bicho volta para na mesma um ano depois, mesmo depois de eu passar imenso tempo a explicar que tem de se fazer manutenção e que este pelo tem de se escovar x vezes, até se ver a pele e blá blá.
Já me cansei de torturar animais, agora se não dá corto, epá se vejo que é um dono que se preocupa em aprender, aí perco o meu tempo sem qualquer problema, já não e falar para o boneco. Agora cães que eu vejo todos os anos que parecem esfregões de lavar o chão do quintal??? Não, o melhor que lhes posso fazer é libertá-los daquele manto nogento cheio de palhas, picos e coisas que nem vale a pena enumerar, e deixa-los limpos.
Faço trabalhos bonitos como é evidente, mas na maioria das vezes sinto que faço caridade. Bichos que me dá a ideia que o unico carinho que levam na vida é alí aquelas uma ou duas horinhas no ano.
E não estou a tentar ser piegas, nem estou a exagerar, é o que vejo todos os anos e não vejo melhoras.

Esse é o meu desgosto, mas como disse eu gosto mesmo é de bichos, por isso não vão ser os donos que me vão fazer deixar de gostar deles.

Pronto acabei com o testamento lamechas. :wink:
Workshops para donos
Isabel
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça mai 20, 2008 7:50 am

Obrigado a todos pelas v/ respostas.

Vou tentar uma outra tosquiadora lá para Julho ou Agosto para ver se a coisa corre melhor. :wink:

Quanto á sedação por enquanto vou deixá-la para situaçoes onde eu ache que se justifiquem.

A cadela só é um pouco mexida e lamurienta o que faz com a tosquia seja um pouco mais demorada, embora eu ajude sempre a senhora a segurá-la , não morde a ninguem (se o fizesse usar-se-ia o açaime), por isso pode ser que mudando de local de tosquia e de tosquiadora a coisa corra melhor.

Se não correr melhor falo com o vet e tenta-se um traquilizante fraco em comprimidos.
Agora sedação em injectável não quero realmente usar, não para uma simples tosquia.

Mais uma vez agradeço as v/ respostas,

Cumprimentos
Cristina
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

terça mai 20, 2008 11:14 am

Bom Dia,

Porque não experimenta treinar a tosquia. A cadela deve comportar-se assim pois não está habituada.

Se possível e assim com treina outras coisas treine tb o ritual da tosquia, se tal for feito 1 a 2 xpor semana da próxima vez já se comporta melhor.

Talvez seja essencial simular tb o barulho da máquina visto ser talvez o mais traumatizante.

Uma forma é usar uma maq. de tosquia com a lâmina coberta, não são mt caras e quem sabe se passado algum tempo não aprende a tosquiar e passa a fazer em casa.

Os meus cão não precisam de tosquia, mas pode ter a certeza que se precisassem eu iria aprender.

(Por acaso até tenho alguma experiência uma vez que uso uma maq. de tosquia para cortar o meu cabelo) 8)
Cumps.
Nuno Coelho
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça mai 20, 2008 11:34 am

Quando adoptei o meu cão, veio tosquiado, já que o pelo estava uma autêntica desgraça.
Disseram-me na altura que teve de ser sedado para poderem fazer o trabalho.

Quando mais tarde conversei com a minha vet sobre a possibilidade de tosquiarmos novamente o Rafa, ficou claro que só sedado se poderia fazer a tosquia, já que é um cão desconfiado e medroso.

Como não quiz nem quero seda-lo comprei uma máquina com os devidos apetrechos e tenho sido eu com muita calma que nestes dois anos o tenho tosquiado.

A primeira vez foi mais difícil, mas cortei pouco para ver se não lhe fazia nenhuma carecada e agora já o faço com a maior das facilidades. Mas sou franca, pouco tenho utilizado a máquina. Ageito-me mais com a tesoura...

Para além disso, as escovadelas diárias e o banho frequente com shampoo adequado têm ajudado para que o pêlo se mantenha bonito e sem nós :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
BruxaFatuxa
Registado: quinta jul 12, 2007 10:50 am

terça mai 20, 2008 11:57 am

O meu cao foi tosquiado pela primeira vez (verdeiramente tosquiado e não aqueles cortes que eu dava com a tesourita ca em casa) ha menos de uma semana. Uma senhora que penso , ou pensava eu que tinha experiencia no assunto veio a casa e tosquiou. ela é anti sedativos e afins. Conclusao, tivémos de ser nós a segurar o cão sob as instruções dela e com a ajuda de um açaime.

Parece tudo muito bonito , mas agora o meu cao ta a andar todo coxo, desiquilibra-se e pendura uma patita no ar. Não sei o que fazer :S eu deixei os dias passar porque pensei que estaria simplesmente dorido ..mas com o tempo nao passou.
com isto quero dizer que eu pelo menos preferia que tivessem usado uma cena qualquer para ajudar...ele é mt afoito e deu muita luta pa tosquia. Não se deu nada..e agora deve ter feito alguma lesao.

Uma pergunta: alguém sabe como é k funciona o hospital veterinario da faculdade de medicina veterinaria de Lisboa? Ou de outro hospital na margem sul?
E sabem se é muito caro ir a estes lugares tratar de uma situação destas? Fazer Rx's e afins?

Obg***
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça mai 20, 2008 12:03 pm

Convém ir o quanto antes a um vet.
A morada da Faculdade de Medicina Veterinária é:
Avenida da Universidade Técnica
1300-477 Lisboa
Telefone: (+ 351) 21 365 2800
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
BruxaFatuxa

terça mai 20, 2008 12:18 pm

sabes se é mt caro por la? uma ideia de quanto cobram? é k akilo ainda é longe da minha casa e ha um hospital particular mais perto :S(mas que deve cobrar uma bela fortuna..)
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça mai 20, 2008 12:55 pm

BruxaFatuxa Escreveu:O meu cao foi tosquiado pela primeira vez (verdeiramente tosquiado e não aqueles cortes que eu dava com a tesourita ca em casa) ha menos de uma semana. Uma senhora que penso , ou pensava eu que tinha experiencia no assunto veio a casa e tosquiou. ela é anti sedativos e afins. Conclusao, tivémos de ser nós a segurar o cão sob as instruções dela e com a ajuda de um açaime.

Parece tudo muito bonito , mas agora o meu cao ta a andar todo coxo, desiquilibra-se e pendura uma patita no ar. Não sei o que fazer :S eu deixei os dias passar porque pensei que estaria simplesmente dorido ..mas com o tempo nao passou.
com isto quero dizer que eu pelo menos preferia que tivessem usado uma cena qualquer para ajudar...ele é mt afoito e deu muita luta pa tosquia. Não se deu nada..e agora deve ter feito alguma lesao.
Pois se calhar era um caso de calmante ou tranquilizante, é por estas coisas que por vezes é melhor (para o animal) ser sedado. Por vezes as lutas que eles têm conosco podem resultar em lesões, graças a deus nunca me aconteceu, mas pode acontecer, não estou livre de ter algum acidente desse género. Essa conversa do ser contra sedativos é toda muito bonita e os donos acham o máximo, mas por vezes é necessária.
Eu regra geral não uso, só mesmo em ultimo caso e sempre quando estou nas clinicas, aqui não posso como já disse acima, há clinicas que têm um sedativo que agora não sei precisar mas é como nos humanos, é no oxigénio ?! não sei mesmo explicar o que é, mas sei que é muito mais seguro e eu usava numa cadela já idosa, com problemas cardiacos, entre outros, pelo que a vet me disse na altura era bastante segura, mas ficava cara. :?
Como já disse é sempre em ultimo caso, na maioria das vezes eles só precisam de perceber que alí ninguém lhes vai fazer mal, precisam de disciplina e na maioria das vezes portam-se muito pior na presença dos donos, porque ficam a pedir socorro, é o chamado miminho. 8) :lol:
Tenho um cão que vem muitas vezes e esse é uma peste, nunca se habituou, a dona fica sempre, penso que tem receio que eu o magoe, ela nunca me disse e sempre foi muito simpática, mas noto que ela apesar de perceber que se calhar ele se portará melhor sem ela, não arreda pé, é o bebé dela, enfim. Já perdi com este cão 4 horas, porque ele é minusculo, não tem onde segurar, é contorcionista, atira-se a tudo, é um cão-crodilo, e passa o tempo todo aos guinchos. :lol:
Tenho outros que com o passar do tempo, já me conhecem gostam imenso de mim e aprenderam a confiar e já são uns lords do grooming. 8)

As melhoras do seu cão. :wink:
Workshops para donos
Isabel
BruxaFatuxa

terça mai 20, 2008 9:05 pm

Obrigada :)

também eu espero k melhore :) e bem depressa

Para os demais como eu, k nao sabiam o preço das urgencias: é de 30 euros aonde eu fui. nas outras nao deve variar muito.

Responder

Voltar para “Cães”