Fundo da gaiola das chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
maryIc
Membro Júnior
Registado: quarta abr 02, 2008 7:24 pm

terça mai 20, 2008 9:00 pm

Boas,
Li noutro tópico uma coisa relacionada com aparas de madeira vindas de serrações, o que me trouxe umas duvidas, é que para o fundo da gaiola das minhas chins eu uso dessas aparas, não são propriamente de uma serração, é de sr carpinteiro aqui perto de minha casa, não são de qualquer modo aconselháveis? Será que podem causar algum problema as minhas chins?
desde já obrigada :)
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

terça mai 20, 2008 10:01 pm

Boas!
Depende das aparas que forem penso eu...
Já vi umas em carpinteiros, que eram escuras e penso que não são muito boas...
Depois ha outras parecidas com as que se vendem que são brancas e já parecem ser melhores.
Se tiver possibilidade de comprar as aparas de madeira numa loja de animais, seria o melhor para a chinchila... :wink:
Cumprimentos

Bodom
maryIc
Membro Júnior
Registado: quarta abr 02, 2008 7:24 pm

terça mai 20, 2008 10:10 pm

As que o sr me arranjou são de pinheiro, pensei que fossem indicadas então pedi para ele me arranjar...elas não trazem casca de pinheiro nem nada, porque o sr já compra a madeira limpa, dps só a trabalha...
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça mai 20, 2008 10:11 pm

Realmente, aparas do Sr carpinteiro ao pé da sua casa, ou aparas da serração são exactamente a mesma coisa. Depende do tipo de madeira que sejam "aparadas" e a maior parte delas são tóxicas para as chinchilas.
O melhor que tem a fazer, é mesmo comprar as aparas prensadas proprias para animais, que se vendem nas casas de animais. Não são assim tão caras e são seguras. :)
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

terça mai 20, 2008 11:14 pm

Além de termos que nos preocupar com a porosidade e absorção das aparas, temos ainda a preocupação dos bichos, pós e resinas que possam vir nas madeiras.

Depois, pensem comigo, o Carpinteiro não deve ter um tabuleiro limpo para fazer as aparas. Logo, apanha-as do chão, com a sujidade evidente, mesmo que pouco visível...

Cuidado que Carpinteiro usa Cola e há sempre uns derrames perdidos no meio das aparas e restos de madeira.

Eu aviso...
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quinta mai 22, 2008 1:47 pm

Eu não acho aconselhável fazer isso, pois nunca se sabe ao certo se há outras madeiras tóxicas misturadas lá pelo meio. Só para ter ideia do perigo que isto representa, algumas madeiras são de tal forma tóxica (como o cedro) para as chinchilas que o mero contacto com aparas, mesmo que não seja directo (ex, as aparas estarem por debaixo da rede do fundo) pode causar problemas como erupções cutâneas, problemas respiratórios, comprometimento do funcionamento do fígado, problemas oculares, danos cerebrais, entre outros. (fonte: http://www.freewebs.com/nzchinchilla-re ... rution.htm

O melhor é mesmo ir a uma loja de animais e comprar aparas de pinho.
[/url]
silviaerafa
Membro
Registado: quarta abr 16, 2008 10:10 pm
Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi

quinta mai 22, 2008 3:32 pm

tal como ja disseram o melhor e comprar numa loja aparas proprias, nao sao assim tao caras e como veem prensadas duram para muito tempo. assim saberá que nao esta a dar nada a chin que a prejudique :) boa sorte
lambidelas do bogui
Responder

Voltar para “Exóticos”