lovebirds35 Escreveu:Não sei se é bem assim, desde 12 de Maio, um periquito tem visitado a minha varanda todos os dias e varias vezes por dia, voa muito e muito bem. Tenho-lhe dado umas sementes. Em breve vou pra fora em férias durante 15 dias, se ele voltar a aparecer deduzo que conseguiu arranjar alimento na natureza, e se ele continuar a aparecer daqui a 2 anos deduzo que nenhum predador o tenha agarrado.
Mas não se esqueça que o periquito não tem o tempo de domesticação de um canário. O canário está engaiolado há 500 anos e o periquito há 150, salvo erro. Apesar de certos periquitos terem um comprimento de penas que lhes tapam os olhos e que por isso impedi-los-ia de vingarem em liberdade, a maioria desses que se se encontram a preços irrisórios em qualquer loja de animais, tem muito maior probabilidade de sobreviver (embora duvide uito que consigam constituir uma população saudável em liberdade)que um canário (até pela capacidade de voo que se mantém, penso eu, sem grandes alterações), que, sem dúvida alguma, não viveria muito tempo em liberdade.
Psitacídeos que se estabeleceram com sucesso em Portugal são, por exemplo o ringneck o quaker. Ringneks já avistei eu, outros ainda não.