monchichi Escreveu:ainda nao percebo muito de furoes, mas como tambem estou interessada em adquirir um, já me andei a informar... e sei que o macho marca territorio, mas no caso de escolheres uma femea, tens que ter um macho tambem, ou entao capar a femea, pois esta vai entrar no cio... e no caso de nao teres macho para a cobrir, ela pode sofrer anemia... caso nao a capes ou nao tenhas macho, tens que a levar ao vet para levar injecçoes hormonais, o que tambem nao é muito saudavel para a furanita...
Caso esteja errada, corrijam me...
Só umas pequenas correcções: Os machos capam-se ou castram-se. As fêmeas esterilizam-se!
O macho pode marcar ou não território, mas vai adquirir um cheiro, que com o crescimento e na altura do cio, não vai ser nada fácil de suportar. A solução é castrar, pois elimina mais de 90% do cheiro. Os 10% que ficam já não incomodam.
A fêmea, ou cruza, ou é esterilizada, pois tal como disse a monchichi, vai entrar em cio e ficar anémica, tendo a morte quase como certa. Nesta altura, pode recorrer ao veterinário e poderão ser administradas injecções de hormonas, o que se vai tornar pouco eficaz e prejudicial à saúde da fêmea.
Em relação a passeios, já lhe disseram o que pode acontecer!
Boa sorte.