Querem ver que o pessoal do centro de reprodução de lince-ibérico em doñana anda a dormir?? Por enquanto não existe outra solução que não reproduzir exemplares com exemplares (bichos mesmo!!) em cativeiro!!lovebirds35 Escreveu:
Mas hoje em dia isso já não serve de desculpa para capturar animais para mante-los em cativeiro. Com os avanços tecnologicos e conhecimentos de genetica vai ser possivel brevemente recolher e criar um deposito com toda a informação genetica dos animais. Acho que a WWF tem um projecto nessa area. É semelhante ao projecto filandês que criou um deposito com milhares de sementes. Portanto voltando à questão levantada no inicio do topico, sou contra qualquer captura de aves para cativeiro, sou contra a importação de aves. Para mim quem faz isso não tem qualquer respeito pela natureza.
Mesmo que a ciencia chegue ao ponto de recriar artificialmente exemplares de espécies em extinção, estes nunca terão a mesma aptidão e sucesso na introdução no meio natural.
E estávamos a falar sobretudo de animais que já estão em cativeiro hà muito, com descendencia de muitas gerações de cativeiro, como os veados do Padre David (Elaphurus davidianus), que após extinção na natureza, se recorreu a exemplares de cativeiro para formar novamente populações selvagens.
Ser contra capturas na natureza e importações das mesmas, também eu sou de um modo geral. Mas vejamos... algumas espécies valem "ouro" para colecionadores. Isso nunca iria parar com o mercado negro dos traficantes, antes pelo contrário. E não esqueçamos que aves são sem dúvida a classe de vertebrados mais detida em cativeiro pela população geral e com mais adeptos!
É por isso que eu defendo a reprodução em cativeiro de todas as espécies que já têm linhagens de cativeiro e mesmo daquelas que ainda não têm.
Só assim se pode combater o trafico de espécies clandestinamente capturadas no meio natural. Quanto maior o mercado com aves de cativeiro, mais barato ficará cada ave, logo não compensará os crimes de captura e tráfico. As leis de mercado funcionam muito melhor que a fiscalização!

Ninguem anda hoje em dia a capturar periquitos na Austrália para os vender cá, certo? E as populações de periquitos selvagens estão sossegadas, certo?

O ideal era isso chegar a acontecer com todas as espécies de animais!