Guaxinim

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Indie_girl
Membro
Registado: segunda set 27, 2004 9:25 am

quinta mai 22, 2008 8:22 pm

Ola falaram me acerca de guaxinins e na possibilidade de comprar um.
quais os cuidados para um bichinho desses? e ja agora são legais em portugal?
obrigada :wink:
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quinta mai 22, 2008 9:40 pm

Se vierem com a papelada toda, sim, são legais!
Mas apesar disso não deixam de ser uma carga de trabalhos.
Eu adoro guachinins e até dei biberão a um, ainda não tinha os olhos abertos, mas quando crescem, aí viram uma carga de problemas. É melhor pesquisar muito, informar-se com quem tem ou teve e depois tomar uma decisão consciente e não apenas por impulso :D

Boa sorte!
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quinta mai 22, 2008 9:57 pm

Mas porque dizes que é uma carga de trabalhos? Quais são os problemas que dão? :roll:

Fiquem bem
Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quinta mai 22, 2008 10:01 pm

Não são animais para se manterem em cativeiro. Ou têm uma educação muito rigida, ou só fazem asneiras. Só obedecem a um dono, tornam-se agressivos, sendo necessário mante-los numa jaula. jaula essa que tem de ser muito forte, senão, vai jaula, vai guaxinim, vai tudo o que apanhar à frente.
São extremamente inteligentes e se alguma vez lhes mostras medo,ele passa a fazer tudo o que quer (e só faz disparates sérios).
Acredita que é mesmo muito complicado. :wink:
Indie_girl
Membro
Registado: segunda set 27, 2004 9:25 am

quinta mai 22, 2008 10:09 pm

pois eu quero mesmo saber sobre esses bichinhos. n conheço ninguem que tenha. apenas um conhecido me disse que um amigo tinha um bebé.e fiquei intusiasmada com isso. que papeis são necessarios?penso que é uma pessoa que tem uns numa quinta e criaram.o que é necessario para serem legais?é que tenho um furão e ja chega ele ser ilegal.
obrigada pelas resposta :wink:
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quinta mai 22, 2008 10:12 pm

se comprares numa loja,vem com papelada toda...mas tambem te fica um pouco carote...na expobatalha estavam a venda a 500 euros se nao me engano...vais á loja petosland e informaste... :wink: cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quinta mai 22, 2008 10:48 pm

Deve ser bastante difícil educar um guaxini. E depois, pelas razões que aymara disse não devem ser bons animais para ter em casa. Mas mesmo assim, deve ser uma experiência bastante engraçada! :lol:

Boa sorte!
Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

quinta mai 22, 2008 11:28 pm

Mete engraçado nisso :lol: :lol: :lol:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda mai 26, 2008 9:15 pm

os guaxinis tem a personalidade de mais ou menos 10 furoes só pra teres uma ideia, lol
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

segunda mai 26, 2008 11:06 pm

johnnyodc Escreveu:vais á loja petosland e informaste... :wink:
Aparte a publicidade, que não acho nada correcto e viola as Regras do Fórum, não acho nada inteligente ir a uma loja que vende Guaxinins procurar informações sobre os mesmos...

Procura antes a opinião de donos e antigos donos (há mais antigos donos do que donos), procura a opinião de entidades e associações idóneas (não há muitas), consulta os textos e os gabinetes do ICN, enfim... pergunta ao Google, mas nunca a uma loja que vende Guaxinins, pois achas o quê? Que te vão convencer a não meter o Guaxinim em casa?

... acredita, já foi dito aqui: Um Guaxinim em casa é um sério problema. Numa jaula, é um animal preso em condições de submissão forçada e ingrata!

Respeitem os Guaxinins! Respeitem os clientes de animais!
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça mai 27, 2008 8:52 am

Tive conhecimento que num site estão a fazer reservas, e custam 750€ e vem com a papelada toda...
Mas agora digam-me lá a vossa justiça...porque é que o guaxinin e a doninha são legais e o furão não o é?!
Acho que tanto a doninha como o guaxinin deveriam de ser mais dificeis de legalizar, visto que pertencem ao meio selvagem..o furão não, ele não é selvagem, apenas a espécie "alta dele"...e só porque o utilizaram/utilizam para a caça ficam com a culpa de "outros"...enfim..
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça mai 27, 2008 10:34 am

O dono da loja que foi referida, pode não convencer a pessoa a não comprar, mas pelo que o conheço, não lhe irá esconder nada e mesmo que a pessoa não compre, ele explicará tudo com muito gosto.
TheBug
Membro
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

terça mai 27, 2008 11:37 am

DavidCascais Escreveu:Tive conhecimento que num site estão a fazer reservas, e custam 750€ e vem com a papelada toda...
Mas agora digam-me lá a vossa justiça...porque é que o guaxinin e a doninha são legais e o furão não o é?!
Acho que tanto a doninha como o guaxinin deveriam de ser mais dificeis de legalizar, visto que pertencem ao meio selvagem..o furão não, ele não é selvagem, apenas a espécie "alta dele"...e só porque o utilizaram/utilizam para a caça ficam com a culpa de "outros"...enfim..
Grande confusão... Não é uma questão de "nossa justiça". O Furão é Proibido por Lei e pronto!

Se concordo? Claro que não, pois é apenas pelo facto de serem usados na caça que o governo insiste em manter a sua proibição.
O ICN não mostra ter nada contra a legalização, a DGV também não, o SEPNA já não é da mesma opinião.

Este assunto vai ficar off-topic, mas é mesmo assim. A doninha nunca foi proibida, tal como uma das espécies de mapaches, mas o mesmo não se pode dizer do Furão que consta da lista de espécies proibidas em Portugal.

A sua legalizaçlão já esteve mais longe, mas ainda não é uma realidade.
A parvoice destas legislações, feitas por doutores de direito e da mula russa, em vez de elaboradas e estudadas por entidades competentes, é que depois aceitam Víboras, Cascaveis, Guaxinins, Doninhas, etc, mas não aceitam Furanitos!

Enfim. Leis e Legisladores... duas vergonhas Nacionais!

Agora convém esclarecer que os Furões são selvagens na espécie Mustella putorius, aquilo que é Furão para a Lei... O Mustella putorius furo, classificado como Furão Doméstico é uma sub-espécie, portanto, proibido também!

Que é que podemos fazer? Insistir em ter Furões? Talvez, mas com muito cuidado, pois há MONTES de coisas a ter em conta com a manutenção de Furões. Tantas como nos Mapaches, apesar de haver grandes diferenças!

É o País que temos!
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça mai 27, 2008 12:40 pm

Pois é por isso mesmo que não legalizam, é a mentalidade da idade da pedra...

Código: Selecionar todos

A sua legalizaçlão já esteve mais longe, mas ainda não é uma realidade.
A parvoice destas legislações, feitas por doutores de direito e da mula russa, em vez de elaboradas e estudadas por entidades competentes, é que depois aceitam Víboras, Cascaveis, Guaxinins, Doninhas, etc, mas não aceitam Furanitos! 
Ai está...doutores daqueles que dão-lhes o canudo..

Enfim. Leis e Legisladores... duas vergonhas Nacionais!
Nem mais!

Agora convém esclarecer que os Furões são selvagens na espécie Mustella putorius, aquilo que é Furão para a Lei... O Mustella putorius furo, classificado como Furão Doméstico é uma sub-espécie, portanto, proibido também!
Mas para eles é tudo o mesmo...nem mais uma vergonha como disseste..

Que é que podemos fazer? Insistir em ter Furões? Talvez, mas com muito cuidado, pois há MONTES de coisas a ter em conta com a manutenção de Furões. Tantas como nos Mapaches, apesar de haver grandes diferenças!
Sim com cuidado..o que podemos fazer?Continuar a tentar, mas era melhor elaborar-se uma grande ideia..
Já estou a tentar "negociar" fazerem t.shirts e outras coisas com logotipos dos pequenotes...a ver se dá em algo...
O País que temos é vergonhoso..
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
TheBug
Membro

terça mai 27, 2008 12:51 pm

?Existe?, ou Existia, um Clube Português do Furão, com quem colaborei e que muito lutou pela Legalização do Furão Doméstico em Portugal, mas confesso que, hoje, não sei o que andam a fazer...

Todos têm lutado por isso, eu também lutei como pude, mas há que esperar que as tais Leis sejam feitas por pessoas ligadas ao tema e não por "meros advogados", ou "políticos com a quarta classe"...

É sempre assim, quem faz as leis são os deputados, os deputados são apenas políticos eleitos por um partido...
O ministro da Saúde não é médico, o ministro do ambiente nunca cavou uma batata e o responsável do SEPNA é apenas um tropa da GNR...

Veja-se o exemplo do novo Director Geral da PJ. Foi nomeado o Director de Coimbra, um excelente Polícia no activo, com muitos (acho que 13) anos de experiência, no comando da PJ de Coimbra e o mundo caiu-lhe em cima, porque devia ser um Magistrado e não um Polícia a chefiar a Polícia Judiciária...

É uma vergonha. Ver os Hospitais a serem geridos por economistas e o ambiente a ser gerido por um médico, etc, etc...

O que mais me choca é que o puto da vizinha, pode ter uma Cascavel, ou uma Víbora do Gabão em casa e eu não posso ter um furanito, vacinado, esterilizado, mantido em ambiente seguro, limpo e controlado!
Responder

Voltar para “Exóticos”