Manutenção

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bulldog Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

Responder
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

quinta mai 22, 2008 1:39 am

É um mito que os bulldogs não necessitam de exercício físico!! Exercício
apropriado é vital para a saúde e bem-estar do seu cão, bem como uma
alimentação adequada! O exercício diário é também uma boa forma de evitar que o cachorro roa tudo dentro de casa (que pode ser sinal que está aborrecido principalmente em idade adulta).
No entanto, não se deve abusar do exercício físico quando ainda cachorro!
Devemos começar com pequenas caminhadas e ir aumentando os percursos à medida do desenvolvimento e resistência que o próprio cachorro vai desenvolvendo.

A evitar a todo custo será trazê-lo à rua quando está muito calor! O conhecido Heatsroke pode ser fatal para um bulldog muito rapidamente! É preferível levá-lo a passear de manhã cedo ou à noite quando a temperatura estiver mais amena.
Nunca permita que as crianças brinquem e corram com um bulldog na força do calor, e NUNCA, mas mesmo NUNCA deixe o seu bulldog sozinho no carro num dia de verão, mesmo que seja só por alguns minutos!!!


A alimentação do cachorro deverá ocorrer, no mínimo, duas vezes por dia!
Deve-se, nesta fase, apostar numa ração com alto teor energético para garantir a correcta ingestão de cálcio e fósforo que é crítica nesta fase!
Durante os primeiros 2 meses após adquirir o cachorro, devemos dar-lhe a mesma ração que o criador, para evitar problemas digestivos e diarreias com a transição da marca. Caso seja necessário efectuar qualquer tipo de alteração na comida do cão, esta deve ser feita num período mínimo de duas semanas após a sua chegada à casa nova e ser gradualmente alterada durante vários dias começando com pequenas doses da nova ração misturada na do criador, e ir aumentando a dose da nova ração e diminuindo a antiga.
No seu primeiro ano de vida, um cachorro aumenta o seu peso até 50 vezes! É, por isso necessário o dobro da energia de um cão adulto para satisfazer o seu intenso metabolismo, que se irá desenvolver até cerca dos 18 meses, sendo aconselhável que coma ração para cachorro rica em teor energético até ter um ano e meio.

Quando ao pêlo e banhos, o bulldog não é um cão de difícil manutenção.
Uma sessão de escovagem semanal será suficiente. Pode, casionalmente, dar-lhe banho, mas banhos em excesso retiram a gordura de protecção da pele. Uma ou duas vezes por ano será suficiente.
Para o manter cheiroso, pode limpá-lo com toalhitas para cão diariamente, ou mesmo com perfume para cão... Sim, existe!!!! :lol:

Deve ter-se em atenção a cauda do cão. A raíz da cauda, não tem circulação de ar, ou seja, tal como a ruga tão característica do focinho, também esta zona pode criar fungos, e posteriormente infecções dérmicas severas. Existe um produto próprio para limpar estas duas zonas, e que remove também as manchas lacrimais, ideal para eliminar todo o tipo de bactérias que se acomodam nestas áreas.

Felizmente, é raro haver problemas com os ouvidos dos bulldogs! A sua forma de rosa, permite a circulação do ar, sendo apenas necessário limpar a parte mais visível da orelha sempre que se sujar, e sem ferir a parte mais profunda do ouvido.
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta mai 22, 2008 8:02 pm

AnaPonei Escreveu:Pode, casionalmente, dar-lhe banho, mas banhos em excesso retiram a gordura de protecção da pele. Uma ou duas vezes por ano será suficiente.Para o manter cheiroso, pode limpá-lo com toalhitas para cão diariamente, ou mesmo com perfume para cão... Sim, existe!!!! :lol:
Isso é para quem tem Bulldog que não correm atrás do jacto da mangeira, ou da água do sistema de rega!

:lol: :lol: :lol:
<p>Cumprimentos, </p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta mai 23, 2008 12:03 pm

AnaPonei Escreveu:...
A alimentação do cachorro deverá ocorrer, no mínimo, duas vezes por dia!
Deve-se, nesta fase, apostar numa ração com alto teor energético para garantir a correcta ingestão de cálcio e fósforo que é crítica nesta fase!
Durante os primeiros 2 meses após adquirir o cachorro, devemos dar-lhe a mesma ração que o criador, para evitar problemas digestivos e diarreias com a transição da marca. Caso seja necessário efectuar qualquer tipo de alteração na comida do cão, esta deve ser feita num período mínimo de duas semanas após a sua chegada à casa nova e ser gradualmente alterada durante vários dias começando com pequenas doses da nova ração misturada na do criador, e ir aumentando a dose da nova ração e diminuindo a antiga...
Acrescento que devido à enorme apetência da raça por comida (nunca fiz a experiência, mas acho que entrariam por um lado do saco de comida e sairiam pelo outro de barriguinha cheia :D ), costumo sugerir que se humedeça a ração com um pouco de água, para que o cão não engula sem mastigar.

A água pode também ser sustituída por um pouco de yogurte natural.
<p>Cumprimentos, </p>
rubencampos
Membro
Mensagens: 86
Registado: segunda jul 30, 2007 5:09 pm

domingo mai 25, 2008 5:21 pm

[qDeve ter-se em atenção a cauda do cão. A raíz da cauda, não tem circulação de ar, ou seja, tal como a ruga tão característica do focinho, também esta zona pode criar fungos, e posteriormente infecções dérmicas severas. Existe um produto próprio para limpar estas duas zonas, e que remove também as manchas lacrimais, ideal para eliminar todo o tipo de bactérias que se acomodam nestas áreas.



ja agora podia dizer o nome desse produto e onde posso comprar?
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

segunda mai 26, 2008 3:00 am

Ja te enviei pm com o nome :wink:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça jun 16, 2009 8:00 am

Tenho estudado a forma de tentar evitar o heatstroke, e penso ser legítimo afirmar que numa situação de bastante calor, podemos molhar o cão com álcool, de forma abundante e tentar levá-lo rapidamente para uma zona mais fresca, de preferência com circulação de ar (pode ser o ar condicionado do carro, por exemplo).

Eu trago sempre uma garrafa de água e agora também de álcool, no carro.

Aos fumadores, recomenda-se cuidado com os isqueiros :twisted:
<p>Cumprimentos, </p>
Pcolaco
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça jun 02, 2009 10:54 am

terça jun 16, 2009 11:29 am

À cerca de 10 anos atrás, tive um Boxer que faleceu penso do mesmo problema. Na altura nada mais consegui fazer do que vê-lo partir nos meus braços sem mais nada poder fazer para além de o mimar nos últimos momentos da sua vida.
Após algum tempo, deram-me um outro Boxer e foi-lhe diagnosticado também um problema no coração. Toma todos os dias meio comprimido para o ajudar. Actualmente, é como se fosse uma goluseima.
Todas as ajudas seriam bem vindas pois este é um problema muito grave que pode acontecer a qualquer cachorro.. :(
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

terça jun 16, 2009 1:31 pm

Heatstroke é um golpe de calor e não um ataque cardíaco :wink:

Pcolaco Escreveu:À cerca de 10 anos atrás, tive um Boxer que faleceu penso do mesmo problema. Na altura nada mais consegui fazer do que vê-lo partir nos meus braços sem mais nada poder fazer para além de o mimar nos últimos momentos da sua vida.
Após algum tempo, deram-me um outro Boxer e foi-lhe diagnosticado também um problema no coração. Toma todos os dias meio comprimido para o ajudar. Actualmente, é como se fosse uma goluseima.
Todas as ajudas seriam bem vindas pois este é um problema muito grave que pode acontecer a qualquer cachorro.. :(
sitiodosanimais:

O alcóol não está comprovado que seja a melhor opção.. Ajuda a evaporar o calor do corpo, mas não há nada com água fresca nas patas, e aos poucos pelo resto do corpo... É um bom preventivo em sinais de golpe de calor, mas penso que não resultará tão bem... Claro que se vamos inundar o cão em água, em vez de morrer de hipertermia, morre de hipo... :lol: O que os vets costumam aconselhar é mesmo água nas patas, fresca e em abundância, e ir alargando ao resto do corpo do animal... :wink:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Pcolaco
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça jun 02, 2009 10:54 am

terça jun 16, 2009 6:39 pm

Ora bem.. eu não me expliquei bem e provavelmente a causa continua a estar errada, mas o que me aconteceu foi no seguimento de um dia de calor a sério em que eu vinha em viagem. Na altura sem AC no carro..
Pensei que o "heatstroke" fosse um "ataque" em consequência do calor, pois o meu Alex era (aparentemente) um cão cheio de saúde que pulava e corria e me acompanhava em jogging muitas vezes sem nunca ter tido qualquer problema.
Mas deixando o off-topic, saúdo esta ideia de tentar arranjar a melhor forma de actuar perante este problema. 8)
bulldog
Membro
Mensagens: 150
Registado: quarta dez 12, 2001 2:36 pm
Localização: Bulldogs

quarta jun 17, 2009 8:26 pm

O golpe de calor não é só da raça Bulldog.

O alcool não aconselho a usarem.

se o cão esta exageradamente quente pode começar por mulhar-lhe as orelhas é um dos locais que vai ajudar a baixar a temperatura.

e coloca-lo na banheira e tentando refrescalo calmamente, pois muitas vezes as pessoas confudem golpe de calor com um ataque de stress , stressados tb lhes sobe a temperatura do corpo.

No verão num dia de calor por sempre indo vendo se a orelhas do seu cão estão demasido quentes .

Eu quando viajo com eles gosto de levar gelo para o caso de os ter que arrefecer mais rapidamente. Graças a deus só uma vez tive que usar e não foi no verão. A minha primeira bulldog assitiu a um acidente enquanto passeavamos e stressou , leveia nos braços para casa , e coloqueia na banheira.
Devemos fazer passeios com eles pela fresca, se forem algum evento canino devem ter transportadoras , pois o cão não é para andar horas e horas ...
Os budllogs conseguem ter uma vida feliz e por muitos anos , temos é que saber como agir e seremos atentos.
&nbsp;Bulldogs para toda a Vida
Pcolaco
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça jun 02, 2009 10:54 am

quarta jun 17, 2009 9:09 pm

Os budllogs conseguem ter uma vida feliz e por muitos anos , temos é que saber como agir e seremos atentos.
Sem dúvida a melhor frase/ideia a reter. :idea:
À algum tempo para cá tenho vindo a vasculhar tudo na internet no sentido de obter a maior quantidade de informação possivel sobre esta linda raça. Pena que em PT seja muito, muito pouca.. 8) [/code]
bulldog
Membro
Mensagens: 150
Registado: quarta dez 12, 2001 2:36 pm
Localização: Bulldogs

quarta jun 17, 2009 9:23 pm

Vou deixar aqui o link do artigo que esta no website da associação , este artigo foi gentilmente cedido para a revista "Buldlog" nº 7 da associação dos amigos da raça Bulldog
http://www.aarbulldog.org/golpe_calor.htm
&nbsp;Bulldogs para toda a Vida
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta jun 19, 2009 8:56 pm

Cuidado com o gelo, para não haver risco de choques térmicos :wink:

http://www.royalcanin.pt/pdfs/artigos/c ... _calor.pdf
<p>Cumprimentos, </p>
Responder

Voltar para “Bulldog Inglês”