Alimentação para papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
catlf
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça fev 19, 2008 5:36 pm

sábado abr 05, 2008 10:38 am

Bom dia!

Gostaria de saber qual a vossa opinião em relação a fornecer gritt aos papagaios para auxiliar a digestão. Já li nalguns locais que este deve ser dado, mas não consegui perceber em que quantidade é que se podia dar e se devia ser colocado todos os dias à disposição do animal ou apenas de vez em quando.
E embora não esteja muito relacionado com este tópico aproveito para perguntar: qual o desparasitante interno que se pode dar e com que frequência? Aconselham a retirar os alimentos húmidos quanto tempo antes de se administrarem os desparasitantes ou vitaminas misturadas na água?
Obrigada,

catlf
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo abr 06, 2008 2:35 pm

Caro forista Catlf

Em relação o gritt, já lí alguma coisa sobre este assunto mas nada de conclusivo ou provado que realmente seja necessário o fornecimento do mesmo para auxiliar a digestão. Por esse motivo não me posso manifestar pois não tenho informação que favoreça, ou não, o fornecimento de gritt.

Em relação a um desparazitante eu costumo dar aos meus papagaios INTERVERMES O.C. da marca avizoon.
A forma como o mesmo deve ser administrado está descrito na bula que é fornecida juntamente com o produto.
No entanto, não dispense a informação de um veterinário

Em relação à alimentação
Basta cortar a alimentação humida um dia antes, e durante o tratamento evitar de fornecer esse tipo de alimentos ou frutas ou legumes, limitando o seu amiguinho a comer somente alimentos secos o que o fará beber mais água para matar a sede e consequentente ingerir o remédio necessário para o tratamento.

boa sorte
lmgcardoso
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo abr 06, 2008 8:49 pm

Boas!

O desparasitante interno que uso é o Totiverme, uma ou duas vezes por ano.
Quanto ao gritt, não há consenso.....eu dou, por vezes, principalmente quando come mistura de sementes. Uma vez que o meu alimenta-se principalmente de ração extrusada, não necessita. (uso gritt próprio para pombos)

Cumps,

Canary
catlf
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça fev 19, 2008 5:36 pm

segunda abr 07, 2008 10:47 am

Obrigada a ambos pelo esclarecimento das minhas dúvidas!


Catlf
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

quinta mai 08, 2008 10:53 pm

Boa noite.

Antes de mais, parabéns por este tópico. Apesar do papagaio cinzento (africano) ser diferente do verde (amazonas), creio que este tópico poderia ter o título "Alimentação para papagaios", de modo a ajudar muita gente. É só uma sugestão.

Em relação à dieta, louvo o esforço do lmgcardoso, mas discordo. Não sou especialista em papagaios, mas considero-a desequilibrada. De que modo? Em dois pontos: 1) incluir sementes de girassol e amendoins, que são prejudiciais aos intestinos por terem óleo/gordura (é verdade que eles comem isso no seu habitat, mas também é verdade que fazem muito mais exercício que em nossas casas, ajudando a eliminar parte dessa gordura); 2) não haver um equilíbrio diário, ou seja, que eles possam comer um pouco de tudo, à excepção das sementes e amendoins, todos os dias.
Estou longe de uma dieta perfeita, até porque comprei dois papagaios este fim-de-semana, mas já tive dois papagaios durante algum tempo e um foi alimentado à base de sementes de girassol, outro com mistura de sementes de girassol. A verdade é que não havia a informação que há agora - ainda que não muita, ou que poucos veterinários sejam especialistas em psitacídeos -, mas acho que poderá haver uma alimentação mais saudável do que uma somente com sementes de girassol ou a apresentada. Eis a minha sugestão para um papagaio verde (amazona amazonica):

*granulado Nutribird P15 Tropical (é caro, mas muitos criadores consideram-no bom, dado o trabalho de vários cientistas);
*milho, um pouco de pão integral ou cereais Kellogs (irei experimentar dar cereais amanhã, recomendação da veterinária) e um pouco de esparguete cru (não só eles gostam de trincar, mas como lhes faz bem);
*fruta (tudo menos abacate, como já foi mencionado. Tentem ser moderados, pois poderá causar-lhes diarreia. Tenho dado, até ao momento, maçã, mas avançarei para outras peças de fruta no futuro.);
*legumes (tenho dado aos meus cenoura, mas tenciono dar outros com o tempo. Não há, creio, um que seja prejudicial aos bichos como acontece na fruta, com o abacate.);
*casca de ostra moída ou osso de choco (o cálcio é importante, mas para a absorção deste, é importante um pormenor: vitamina D. Uma das maneiras é ter os papagaios expostos à luz solar).

Repito: está longe de uma alimentação perfeita, mas só com o tempo e com mais literatura sobre estes bichos é que poderemos proporcionar-lhes uma alimentação saudável. Apesar de bravos, isto é, estarem habituados a sementes de girassol, tive sorte em ter comprado granulado anteontem e eles terem começado a comê-lo.

Há uma coisa que foi aqui mencionada e que a veterinária sugeriu: mistura para pombo. Irei comprá-la amanhã, irei germinar parte e depois inclui-la na alimentação. Não sei, porém, se devo ir alternando com o granulado (um dia um, outro dia outro) ou em conjunto (ela por ela). Que recomendam?

Tenho somente mais uma questão. Já vi na Internet que há sementes para germinar, a minha pergunta é: elas têm girassol (ainda que pouco) ou não?

De momento é tudo. Obrigado e parabéns pelo fórum.
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta mai 09, 2008 7:53 pm

Caro forista VMPH

Obrigado por suas palavras amigas.

Adorei ler sua participação, muito boa.

Discordo no entanto de algumas coisas que você menciona na sua valiosa participação, como por exemplo:
As sementes de girassol e os amendoins não fazem mal por sí só, o que faz mal, e isso deverá ficar registado, é o fornecimento em excesso. Como por exemplo uma dieta baseada em sementes de girassol ou mistura de papagaios.

Se você reparar na dieta que indiquei, que está longe de ser o "Santo Grau" das dietas alimentares para papagaios, nos 5 dias de variações alimentares, em 3 eles tem acesso a dois tipos de alimentação, uma colocada de manhã e outra ao final do dia, dois períodos importantes na alimentação diária.

O esquema que você apresentou também poderá ser uma hipótese como muitos outros e quem sabe com vários esquemas apresentados porque não adaptar???? O que se pretende neste forum é incutir a idéia da variação.

Engraçado que você não achou o meu esquema indicado mas a sua veterinária o aconselhou a dar mistura de pombo, será que ela também não aconselharia a dar milho e outras coisas???

Se lhe posso dar um conselho sobre a mistura de pombo, faça conforme apresentei no meu esquema. De manhã dê a mistura de pombo e ao final do dia tire a mistura de pombo que sobrou e coloque o granulado.

Só por curiosidade, o que você considera germinar????

Mais uma vez obrigado pela sua participação e gostei do seu esquema, só coloco aqui um senão, corn flakes tem açucar e o açucar não faz muito bem à saúde dos papagaios.

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

quinta mai 22, 2008 12:28 am

Boa noite. Peço desculpa por responder tardiamente, mas tenho andado a fazer mudanças.

Em relação às sementes de girassol e amendoins, o que ouvi da veterinária, além do que já li na Internet, é que fazem mal dada a sua gordura. É verdade que é o que comem na natureza, mas há que ter em conta que, para além da alimentação variada deles, eles exercitam as asas, queimando parte da gordura, o que não acontece, por norma, em cativeiro. Já agora, podem ler mais aqui. Não sei se é a melhor página sobre alimentação de papagaios na Internet, mas explica algumas coisas.

O que acho estranho na sua alimentação, não sendo eu um especialista, repito, é ela ser variada, sim, na medida em que há muitos alimentos (milho, biscoitos, fruta, legumes, sementes e amendoins, sendo que estes dois, pelo que acabo de dizer, deveriam ser substituídos por granulado, por exemplo), mas desequilibrada por não haver um pouco de tudo todos os dias. Penso que seria, até para satisfação do próprio papagaio, ter um pouco de tudo, não se limitando a uma ou outra coisa por dia.

Quanto à alimentação dos meus papagaios, estando longe de ser perfeita, tive sorte com os bichos, sendo eles bravos e estando cá há cerca de três semanas, terem aderido ao granulado. No dia em que comprei, quando fui dar-lhes, recusaram. Passado algum tempo, fingi estar a comer, que gostava e, quando fiz nova investida, dei a um, aceitou, e o outro já queria. São autênticos putos! É isto que eles têm de fascinante.
Quanto à pergunta que me fez sobre o milho, como indiquei na minha primeira mensagem, é algo que lhes dou. Porém, ao contrário de si, não do modo que dá, ou seja, após terem estado de molho durante a noite. Já agora, porquê deste modo?
Relativamente à germinação, confesso que não me lembro bem como é que a minha veterinária indicou. Pelo que vi na Internet, há pessoas que metem sementes num recipiente com água, deixam-nas durante a noite, depois retiram a água, lavam as sementes e deixam-nas escorrer. Penso que não foi assim que a doutora indicou. Tenho a vaga ideia de ela ter dito que seriam 24 horas e, correndo o risco de dizer uma barbaridade, nem sei se não disse para cozê-la durante algum tempo. É algo que terei de perguntar brevemente, quando for desparasitá-los (segundo o vendedor, eles já estão, mas não há nada como fazer isso novamente). Perguntarei também se, tal como diz, a mistura de milho se estraga ao final do dia. Pergunto porque uma das vantagens que vejo neste regime, em comparação com a do outro papagaio que tive, mistura de papagaios, é a de este, com base no granulado e as outras coisas que indiquei, à excepção da fruta e legumes, poder ficar no comedouro durante muito tempo, não se estragando comida. Para a mistura, tinha de remover as cascas das sementes uma a uma (trabalhoso! Muito trabalhoso!), ou ia tudo fora e metia uma nova.
A sua reacção os cereais foi igual à minha, ou seja, torcer o nariz, especialmente na compra. Por acaso não questionei a doutora sobre esse aspecto. Não imagina a indecisão que eu tive, quando confrontado com inúmeros pacotes de cereais, de qual seria o melhor. Uma das coisas que tive em conta e ia comparando era o açúcar. Já ouvi que o sal também é mau para a saúde deles, por isso ia comparando os vários produtos quanto ao sal e açúcar. O açúcar fará, creio, mal em excesso. Não sei se não precisarão também um pouco de glicose no seu organismo. É outra questão a colocar à doutora, depois colocarei aqui a resposta.

Tentarei, como já disse, que eles tenham uma alimentação variada, não só porque creio que isso enriquecerá a saúde deles, bem como se habituarem a novos gostos (poderá fazer com que tenham, no futuro, a facilidade de comerem mais coisas), mas também para render o peixe (neste caso, o granulado). Faço, portanto, só mais três perguntas quanto à alimentação:

1) alguém costuma comprar sementes para germinar? Se sim, sabem-me dizer se têm girassol? Creio que não, mas gostaria de saber. Se não tiverem, acho que é uma opção a ter em conta para mim - quiçá para outros também-, podendo variar com o granulado e a mistura para pombo. Assim será escusado comprar granulado com frequência (só comprei 1Kg, nem sei quanto tempo é que eles demorarão a consumir aquilo).

2) esses biscoitos que refere são de que marca? Vi na Internet uns, também da Versele-Laga, que se chamam Prestige Premium Tonicum. Serão estes? Eles seriam dados, tendo em conta o preço (quase 5€), em ocasiões especiais, para regozijo deles. Pela descrição, tem frutos secos, algo que tenciono dar-lhes de vez em quando, por serem acessíveis e algo que como frequentemente, como nozes.

3) o ideal, no que concerne a vitaminas, será eles obterem-nas por alimentos, mas isso, às vezes, poderá não ser o suficiente. Pergunto: costumam dar vitaminas aos vossos? Se sim, de que forma (e marca)? E com que frequência? E o preço, já agora. Já li que o forista amore achava melhor a forma de injecção, pois por água elas "desapareciam" após algum tempo. Por enquanto, creio que os meus não precisam, mas é algo que, com o tempo, poderão vir a precisar (espero que não, pois é sinal que a alimentação deles é equilibrada e que absorvem as vitaminas necessárias).
A dar-lhes por água, tenho, uma vez mais, a sorte de eles, com o granulado, beberem muita água. A forma que poderá fazer efeito imediato será por injecções, julgo, mas há que ver que, para certos casos, todo o processo de ida ao veterinário (metê-los na transportadora, tempo de espera, injecção, blablabla) poderá ser inquietante para eles, daí, se eles beberem água, talvez esta segunda melhor opção seja a melhor. Quanto aos meus, a precisarem de vitaminas, é algo que só decidirei na altura. Pode ser que estejam mais mansos e habituados a serem vistos por terceiros.

Quero, se possível, que se pronunciem quanto à saúde deles (análises) neste tópico, s.f.f.. Não se trata de publicidade (descarada) a um tópico que abri, mas peço que se pronunciem não só para mim, mas também para futuros utilizadores, ficando este tópico criado pelo lmgcardoso restrito ao tema: alimentação.

Peço desculpa pelo testamento, mas é com a troca de ideias e a formulação de perguntas que a comunidade amante destes bichos cresce.
Obrigado.
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sexta mai 23, 2008 8:29 am

Bom dia!

Aproveito para perguntar mais umas quantas questões:

1) Granulados

a) Uso, como já referi, granulado da Verselle-Laga, o Nutribird P15 Tropical, conhecem uma marca melhor que esta? Se sim, qual e anda à volta de quanto o kilo? Compram cá ou via Internet?

Comprei esta por ser recomendada por muitos cibernautas, para ver se eles aderiam (o mais difícil está alcançado), mas pode ser que haja outras marcas melhores. Comprei por 12€, mas já vi que posso comprar noutro sítio (online, infelizmente), visto serem poucas as lojas que vendem granulados desta e outras marcas. Isto deve-se a serem poucas as pessoas que compram.

b) Apesar das vantagens que apontei para o granulado, há uma desvantagem que encontro neste produto (o Nutribird é o único que conheço, não posso falar de outros): os papagaio acabam por estragar muito granulado, dado o tamanho, indo uma boa parte para o fundo da gaiola.
Pergunto, portanto, o seguinte: existe algum granulado de uma marca boa cujos grãos não sejam muito grandes, de modo a serem aproveitados?
Além dos valores vitamínicos e do tamanho do saco (o P19 é só de 10Kg), que diferença há do P15 Tropical para o P19? São os grãos do P19 menores?

O P19, por norma, é usado para papagaios cinzentos, por ter mais proteínas e cálcio (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade), mas também já li que os grãos são menores. Gostaria que alguém me confirmasse este pormenor.

c) Por ser a primeira vez que estou a usar granulado, não faço ideia quanto tempo demorarão eles a consumir 1Kg. Por questões financeiras, talvez compense comprar em maiores quantidades. Os prazos de validade destes produtos, por exemplo, de 10Kg (caso compre o P19) costumam ser longos? Já agora, quando abrem o pacote, costumam metê-lo no frigorífico ou na despensa?

Abri esse pacote que comprei, pus uma parte num tupperware, que está na despensa, e o que sobrou ficou no pacote, também ele na despensa. Julgo que não haja problema na conservação. Também já li que há quem ponha no frigorífico, visto o granulado não ter corantes nem conservantes.

2) Outros produtos

a) Dão algo como grit para a sua fácil digestão? E spirulina? Se sim, de que marcas e quanto custam?

b) E papa de ovo? Já li aqui, pelas palavras do canary, que dá uma vez por semana. Como é dada essa papa? Nesse dia é só a papa ou também dão sementes ou granulado? Há, já agora, alguma marca em particular para este produto?

Brevemente a ver se dou também papa de ovo, juntamente com spirulina (li que, apesar de elas estranharem por causa do sabor, é bom!).

c) Que outros produtos costumam ou tencionam dar?

Obrigado.
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta mai 23, 2008 2:29 pm

Boas!

Experimente Nutribird P15 (normal....sem ser o tropical).
Nutribird P19 é alimentação para a criação, P15 para manutenção.

Papa de ovo é apenas um suplemento, por isso diáriamente use o granulado como alimento principal. Papa de ovo existe à venda no comercio, ou pode fazer em casa com ovo cozido esmagado em pão ralado. Eu uso a de comercio que humedeço um pouco.

Cumps,

Canary
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sexta mai 23, 2008 2:31 pm

olá, isso do nutribir é simples, o p15 é utilizado mais para manutenção da ave, ou seja, só apresenta 15% de proteina, o p19 é utilizado para época de criação pk apresenta 19% de proteina, e como tal, só vai dar isso quem cria papagaios com fins reprodutivos

uma outra marca é a tropican, mas é muito dificil arranjar, é muito boa, o granulado é do tamanho de uma lentinha, quase não há disperdicio, e tem 20/21% de proteina, é aconselhavel a aves k sejam muito activas e k pratiquem voo livre, seja no exterior ou no interior da casa, e é muito caro, caso seja comprado nas lojas, e até k é dificil de arranjar pelas lojas, pk no catálogo elas não têm acesso a isso :lol: , para não explorar o preço lol, quanto à papa de ovo podes pulverizar em cima da salada de fruta k prepares, uma outra coisa que também se pode dar de vez em quando com o granulado com alto teor em vit A, é óleo vermelho de palma, existe a venda para consumo humano.

quanto a esse plano alimentar k o forista lmgcardoso meteu, discordo em muitos parâmetros, que agora não vou poder discutir, pk não tenho tempo, mas assim k puder direi
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta mai 23, 2008 5:26 pm

Caros foristas

Mais de 2.000 visitas??? Estou realmente surpreendido com a adesão deste forum.
Estamos todos de parabéns. É bom saber que existe uma forte adesão e participação em um forum com um assunto importante como a alimentação dos nossos amiguinhos.

Parabéns a todos

Agora, infelizmente não tenho muito tempo para responder às perguntas solicitadas mas assim que tiver tempo prometo que responderei com todo o gosto.

boa sorte a todos
lmgcardoso
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sábado mai 24, 2008 12:41 am

Boa noite.
O que vou escrever é longo, abordando vários aspectos, mas, para não haver confusões, vou separá-los por tópicos e a vermelho.

-Granulado
canary Escreveu:Experimente Nutribird P15 (normal....sem ser o tropical).
Nutribird P19 é alimentação para a criação, P15 para manutenção.
O granulado Nutribird P15 Original (normal) é mais pequeno que o Tropical? Dei este, não por ter experimentado o Original, mas por ter lido na Internet que as aves, se já têm muita dificuldade em aderir ao granulado, mais difícil seria a sua conversão ao normal (Original), tendo o Tropical a vantagem de ter um melhor sabor.
mcamedjay Escreveu:olá, isso do nutribir é simples, o p15 é utilizado mais para manutenção da ave, ou seja, só apresenta 15% de proteina, o p19 é utilizado para época de criação pk apresenta 19% de proteina, e como tal, só vai dar isso quem cria papagaios com fins reprodutivos
Para ser sincero, não por razões comerciais (há quem faça dos papagaios um negócio), mas por gostar muito de papagaios (sempre tive um) e ter feito obras na varanda só para eles, gostaria de ter algumas ninhadas, enchendo a casa de alegria. Quando diz "fins reprodutivos", refere-se a papagaios que acabaram de nascer (crias), ou fins reprodutores, isto é, uma alimentação com outras características que propiciem à reprodução?

Se for para fins reprodutores, seria então a melhor opção, até porque é uma comida que, em grandes quantidades (10Kg), nem é cara. Já agora, por curiosidade (até porque pode não ser comida não para este fim), diga-me: o P19 tem grãos menores que o P15 Tropical?
mcamedjay Escreveu:uma outra marca é a tropican, mas é muito dificil arranjar, é muito boa, o granulado é do tamanho de uma lentinha, quase não há disperdicio, e tem 20/21% de proteina, é aconselhavel a aves k sejam muito activas e k pratiquem voo livre, seja no exterior ou no interior da casa, e é muito caro, caso seja comprado nas lojas, e até k é dificil de arranjar pelas lojas, pk no catálogo elas não têm acesso a isso :lol: , para não explorar o preço lol
Obrigado pela informação desta marca. Segundo li, noutro fórum, um utilizador que deu aos seus bichos (caturra e rosela) queixou-se do granulado Tropican (marca Hagen) por ter um forte odor a pastilha elástica. Pode ser que o granulado de papagaio não seja assim. Ou é?

Infelizmente não há muitas lojas que vendam granulado para papagaios. As razões são bem conhecidas: desconhecimento de alternativas ao girassol e dinheiro (o girassol é muito, muito mais barato). Quando há, são muito caros. Pelo que vejo, a Internet é uma boa solução. Quando comprado em grandes quantidades (nem que seja só um artigo, mas com muitos Kgs), compensa. É por isso que estou a tentar informar-me sobre certos produtos, para depois comprar por este sistema.
Estou à espera de saber mais marcas que possam utilizar e o porquê de tal, para depois comprar um para experimentar e, mais tarde, comprar em grandes quantidades. Peço a quem use outras marcas, algumas não muito conhecidas, que me diga, por mp, s.f.f., devido às regras do fórum, se conhece alguma loja em Lisboa onde haja à venda. No caso da Nutribird (Verselle-Laga), foi um caso sério para encontrar uma loja que vendesse e custa 12€ (caro, muito caro!).
Tropican Lifetime Parrot Granules Escreveu:Scientifically formulated as completely balanced extruded 4mm granules, containing eight grains and nuts for maximum palatability and biological value. Delightful maintenance food for all conures, caiques, quakers, pionus and small amazons.
CONTAINS: Fruits: orange oil, banana oil (for flavor) Seeds: corn, wheat, rice, sunflower kernel, flaxseed, oat groats Vegetables: tomato Legumes: soybean, peanut kernel Others: spirulina, rosemary extract, vitamins and minerals.
Protein: 14.0%, Fat: 9.0%, Fiber: 4.0%
Item: # 80530, 820g (1.8 lbs); # 80532, 2 kg (4.4 lbs); # 80534, 9.07 (20 lbs)
Quando vi a imagem do pacote, por ter a imagem de um papagaio africano, fiquei com algum receio que não serviria para o amazónico. Felizmente dá. Quanto à composição química, não sou especialista neste assunto, mas encontro uma coisa boa: o facto de ter spirulina. Spirulina, segundo li ontem, é uma alga muito rica em proteína e vitaminas. Porém, encontro uma má (se é que é má): tem girassol. Acabo de ler aqui que o sunflower kernel (não sei como traduzir isto) é "a "carne" da semente de girassol". Pelo que disse em intervenções anteriores, creio que isto seja mau, porque essa mesma carne é onde poderá estar o óleo. Ou estarei enganado?

Sobre a spirulina, para os interessados, vou citar um membro de um outro fórum.
PedroMatos Escreveu:É de facto uma Alga, a sua Análise Geral revela 65% Proteinas, 7% Minerais, 20% Hidratos Carbono, 5% Lipidos e 3% Humidade.

Contém toda a Gama de Vitaminas e Minerais e è o unico alimento Vegetal que contém todas as proteinas. Tem Alta concentração de vitaminas A,B1,B2,B6,B12,D,E e K. É o alimento Natural com mais Provitamina A, Vitamina E.

Possui GLA ( Acido Gama Linoleico) um acido Gordo e Raro da serie Omega 6, com uma influencia directa em funções importantes do Organismo, tais como a estimulação, equilibrio hormonal, crescimento, metabolismo e sistema imunologico.

É um dos produtos Naturais que tem a mais Alta concentração de Clorofila (pigmento verde), carotenoides (pigmentos alaranjados),ficocianina (pigmento azul, muito raro e presente só nas algas Azul-verdosas), Xantofila ( Pigmento Amarelo), estes pigmentos para além de excelentes propriedades depurativas constituem uma rica fonte de enzimas, favorecendo o metabolismo e uma boa saude do sistema digestivo.

Algumas comparações com outros alimentos:

Provitamina A 100 vezes superior ao contido na Papaia e 25 vezes superior ao da cenoura

Calcio 5 vezes superior ao do leite

Ferro Organico 58 vezes superior aos espinafres e 28 vezes superior ao figado de vaca

Proteinas 2 vezes mais que a soja, 3 vezes mais que o Peixe, frango e carnes vermelhas, 9 vezes mais que o arroz.

Vitamina E 3 vezes superior ao Germen de trigo

1 Kilo de spirulina transmite um nivel nutritivo superior a 1000Kg de Vegetais variados.

A SUA UTILIZAÇÂO NA ORNITOFILIA

Saude - Reforça o sistema imunologico, desenvolve a flora intestinal,, tem propriedades antivirais e anticancerigenas, reduz o colesterol no sangue e desenvolve uma acção protectora dos rins.
Favorece a digestão e promove as funções intestinais estimulando o lactobacilo e as bacterias bifidas aumentando a absorção dos nutrientes contidos nos alimentos.

Fertilidade-Garante um alto nivel de fertilidade dos reprodutores, devido ao acido linoleico GLA, promove uma produção correcta e equilibrada das hormonas FSH e LH ( responsaveis pelo amadurecimento dos orgaos reprodutores, e pelo crescimento dos organismos jovens).

Cor - Sendo riquissima em pigmentos naturais, administrando-a durante a muda permite plumagens mais brilhantes e intensifica a cor, resaltando o verde,amarelo,vermelho e até o azul.

Conclusão:

Não é o Milagre que vem resoilver o problema de alimentação dos nossos amiguinhos, mas tem sem duvida propriedades nutricionais e beneficas.

É um valioso integrador natural fundamental para preparar um bom regime alimentar completo.

Não deve ser dada em excesso, pois tende a retirar algum sabor ao alimento, funciona bem polvilhada sobre a fruta, sementes germinadas ou na papa na ordem de 1g para 10g de papa.
-Papa de ovo
canary Escreveu:Papa de ovo é apenas um suplemento, por isso diáriamente use o granulado como alimento principal. Papa de ovo existe à venda no comercio, ou pode fazer em casa com ovo cozido esmagado em pão ralado. Eu uso a de comercio que humedeço um pouco.
Papa de ovo é uma das coisas que nunca dei ao outro que tive, desconhecendo que havia pessoas que davam. Tenciono dar a estes por, segundo li, fazer-lhes bem. Precisamente por nunca ter dado, tenho medo em fazer papa de ovo, por ser inexperiente, recorrendo, portanto, a uma de marca. De que marca é a que compra?
mcamedjay Escreveu:quanto à papa de ovo podes pulverizar em cima da salada de fruta k prepares, uma outra coisa que também se pode dar de vez em quando com o granulado com alto teor em vit A, é óleo vermelho de palma, existe a venda para consumo humano.
Obrigado pelas dicas. A dar papa de ovo, darei sozinha, ou misturada com comida para pombo germinada. É algo que testarei daqui a uns tempos, após ver que marcas valem a pena no mercado.

-Germinação

Há quem faça germinação de sementes com métodos caseiros (chegam a criar germinadores próprios), mas eu, por não ter jeito para trabalhos manuais, confesso, e também por ter algum receio que a germinação seja má feita, pelo método tradicional, venho perguntar: que germinadores conhecem? E quanto custam?
Já li que existe um da Bioset e também um da Orniex, só que são difíceis de arranjar. Uma das vantagens destes germinadores, ao contrário dos caseiros, é - corrijam-me se estiver a dizer uma barbaridade -, por terem vários pratos, ajudarem o seu processo, não sendo preciso, no final, um produto para fungos (há quem use tintura de iodo). Apesar de ser uma via mais cara, poderá ser algo a ter em conta. Ou estarei a paranóico/medricas?

Mais uma questão: as sementes germinadas costumam durar quanto tempo? Isto é, quando é que se estragam? Ao fim de um dia?
Assim que estão germinadas, podemos pôr uma parte num tupperware para ir ao frigorífico, para mais tarde, durante os próximos dias, podermos usá-las? Se sim, duram também quanto tempo? Uma semana? Mais?

-Frutas e legumes

1) Com que regularidade dão fruta? E legumes? Li que quer um, quer outro não convém dar muitas vezes, por provocar diarreia.

2) Li que banana prende os intestinos, confirmam?

E é tudo. Peço imensa desculpa pelo testamento, mas há, felizmente, mais informações e cuidados sobre a alimentação destes bichos. Dentro em tempos, tentarei habituá-los a um regime alimentar, colocando, se quiserem, à semelhança do que o lmgcardoso fez, todos os passos.
Peço, uma vez mais, um favor ao lmgcardoso, se ele não se importar: excluir do título do tópico a palavra "cinzentos", visto que há, como eu, pessoas que também têm amazónicos e não há assim muitas diferenças entre a alimentação de um e de outro (a excepção, creio, é o facto de o papagaio africano precisar mais de cálcio). Assim, para não haver qualquer equívoco, cada um, quando fosse sugerir algo somente propício/característico a uma espécie, referiria a mesma. Penso que isto ajuda todos nós, evitando a abertura de novos tópicos por outros utilizadores e a dispersão da informação.
Obrigado.
greyp
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: segunda mai 19, 2008 1:33 am

sábado mai 24, 2008 1:18 am

VMPH eu para o mês que vem vou comprar um papagaio cinzento e também tenho lido um pouco em relação ao assunto porque obviamente não quero ter o papagaio e não saber de nada. Quanto á fruta e legumes na minha opiniao deverá ser dado todos os dias mas em quantidades "normais". Eu irei dar lhe como alimentação base o granulado, depois adicionarei noutro comedouro sementes tipo milho, aveia, trigo etc, vou variando. O mesmo será em relação á fruta e legumes.
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sábado mai 24, 2008 3:48 am

sim o tropican tem um forte odor a pastilha elástica, mas as aves parecem gostar muito, tenho um caso dum arara k não pegava em nutribird, e pegou logo no tropican, talvez por ser mais saboroso,
quanto ao granulado P15 e P19, sem kerer induzir em erro, são os dois do mesmo tamanho, claro o tropical tem alguma alteração quanto a forma, mas tanto um como o outro P15 e P19 tem o mesmo tamanho.
sim eu referia-me a utilizar o P19 para casais reprodutores, mas eu pessoalmente, às aves jovens como estão em fase de crescimento opto preferencialmente no k tiver mais proteina.
quanto há questão da fruta e legumes, o aconselhável é dar uma porção diaria todos os santos dias, claro os legumes em maior quantidade, pk? devido à fibra presente nas mesmas, isso faz com k o transito intestinal não tenha problema de hipomotilidade, e claro como base u bom granulado, e uma vez por semana sementes com girassol, tipo como um extra, continuando a ter a base na mesma
quanto há questão da papa, pode-se juntar à salada de fruta, visto que algumas aves não se sentem tentadas a comer a papa, varia com cada uma, a papa de ovo k estou a dar contém 20,5% de proteina, traz camarões, bicho enrolados (proteina animal muito importante) é mais para kem não kiser dar tenebrios, até pk na maioria das vezes nem pegam neles por se mexerem,

assim k puder posterei um plano mais detalhado sobre uma alimentação equilibrada, que pode ser utilizada para todos os psitacideos
greyp
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: segunda mai 19, 2008 1:33 am

sábado mai 24, 2008 9:22 am

mcamedjay agradecia imenso que pudesse postar a alimentação.
Responder

Voltar para “Aves”