Boa noite, antes de expor o meu caso, devo dizer que sou novo nestas andanças…
É o seguinte: há cerca de ano e meio deram-me um “aqua” de uns 3l com 2 peixe…comecei a ganhar algum gostos e há cerca de um mês fiz a asneira de me aventurar num aqua maior antes de frequentar o fórum para obter mais informações…ou seja, só segui os poucos e pobres conselhos dos funcionários da loja onde adquiri o material…mas o que esta feito esta feito, não vale de nada estar com lamentações. Agora quero fazer alterações no que tenho de forma a criar bom ambiente aos peixes.
Ponto da situação:
Aqua da “sunsun” de 30l (42,5 x 26 x 33) cm, com agua fria.
Lâmpada de 11 W.
Filtro tipo cascata 400l/h.
Cascalho preto graúdo.
Alguma decoração (pobre), uma pedra, um coral e uma planta ambos artificiais.
3 Peixes, um olho telescópio, 2 cor de laranja (n os identifico).
Comida da sera.
Meti um acondicionador da sera (aqutan) e um bocadinho pouco de sal (supostamente para regular o ph). Fiz a ciclagem da água durante apenas 3 dias (foi o que me indicaram).
Agora tenho de me arranjar com o que tenho mas queria conselhos para tornar o aqua agardavel. Para já axo que vou continuar com os peixes de água fria e um dia mais tarde troco de aquário e meto água quente. Não posso investir muito dinheiro mas queria obter conselhos acerca de:
Ph, é necessário controlar num aqua deste tamanho?
Alteração do cascalho/subtrato.
Plantas naturais, quais escolher e como tratar delas.
Posso meter mais peixes? Quais?
Desde já agradeço a ajuda.
aqua de agua fria de novato, AJUDA!!
-
- Membro
- Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm
Essa referencia geralmente é aplicada para peixes "pequenos" e ainda assim teria falhas.celsoslec Escreveu:Tenho lido bastante no fórum e geralmente dizem que a regra é 1cm de peixe por um litro de agua...
Não. Essa regra não se aplica aos kinguios, carpas e outros tantos.não se aplica esta regra no meu caso??
3 Peixes, um olho telescópio, 2 cor de laranja (n os identifico).
A sugestão para aqua s de telescópios (kinguios) é de 120 litros para o 1º peixe adulto e 40 litros adicionais para cada outro portanto para 3 kinguios sugerimos um aqua de 200 litros e como são peixes muito sujões, o volume de circulação da filtração seria 10 vezes o volume.
Essa é a sugestão para dares uma boa condição de vida aos seus peixes, pode-se conseghuir resultados satisfatorios com outros referenciais mas...
"A cada cabeça uma sentença".

<p>|</p>
<p>"Um cordial abraço "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
-
- Membro
De repente, sabendo que a fauna seria incompatível para um aqua tão pequeno o vendedor já tenha previsto que o celsoslec iria ter que comprar outro maior e já vendeu um filtro com maior capacidade, daí ele só teria que comprar um aqua "maior".alvini Escreveu:só te posso dizer uma coisa... eu acho que foste enganado no filtro. 400 litros por hora para um aquário de 30 litros, excessivo.

<p>|</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 28, 2008 8:34 pm
as que eu apanho com o camaroeiro são estes 
(pupa e larvae)
Obrigado pelas respostas

(pupa e larvae)
Obrigado pelas respostas

Malta, o filtro não foi comprado em separado, foi um kit completo da sun sun. Ele diz 400l/h mas sinceramente parece-me teórico pois já li que a capacidade nem sempre é a que esta indicada devido a resistência imposta à agua. O filtro não me parece assim tão potente.
Agora gostava de obter ajuda vossa acerca dos principais parâmetros que devo verificar neste aqua...sera que o pH e o amonio chegam??
O aqua já não esta em minha posse, pois a minha namorada quis ficar com ele e vai manter la os peixes de agua fria.
Eu estou, com calma, a pensar no meu futuro aqua que vai ter entre 54 a 96 litros, mas mal o tenha serão informados e irei pedir concelhos acerca da flor/fauna a colocar. Para ja fica uma duvida:
será que faço bem em optar por um filto biológico (de caixa) para o meu futuro aqua? o filtro vai ter de ser interno pois os externos são bastante caros mas queria saber se o filtro biológico é bom e se mo recomendão.
desde ja obrigado.
Agora gostava de obter ajuda vossa acerca dos principais parâmetros que devo verificar neste aqua...sera que o pH e o amonio chegam??
O aqua já não esta em minha posse, pois a minha namorada quis ficar com ele e vai manter la os peixes de agua fria.
Eu estou, com calma, a pensar no meu futuro aqua que vai ter entre 54 a 96 litros, mas mal o tenha serão informados e irei pedir concelhos acerca da flor/fauna a colocar. Para ja fica uma duvida:
será que faço bem em optar por um filto biológico (de caixa) para o meu futuro aqua? o filtro vai ter de ser interno pois os externos são bastante caros mas queria saber se o filtro biológico é bom e se mo recomendão.
desde ja obrigado.
-
- Membro
Sendo um produto de qualidade o volume "informado" deverá ser real em se tratando do nível 0 centímetro de elevação. A medida que a bomba tem que elevar a água o volume vai diminuindo.celsoslec Escreveu: Ele diz 400l/h mas sinceramente parece-me teórico pois já li que a capacidade nem sempre é a que esta indicada devido a resistência imposta à agua. O filtro não me parece assim tão potente.
Depois de algumas pesquisas e aprender um pouco mais sobre o "Ciclo do Azoto" estará mais capacitado a ser bem sucedido no aquarismo.Agora gostava de obter ajuda vossa acerca dos principais parâmetros que devo verificar neste aqua...sera que o pH e o amonio chegam??
Que tal começar por aqui: Início à Aquariofilia
O filtro biológico é indispensável num aquário visto que é ele que tenta recompor a qualidade da água que se deteriora em razão dos escrementos dos peixes, etc. as demais filtrações é que "poderiam" ser questionadas, tipo: mecânica e química e/ou esterelização UV.será que faço bem em optar por um filto biológico (de caixa) para o meu futuro aqua? o filtro vai ter de ser interno pois os externos são bastante caros mas queria saber se o filtro biológico é bom e se mo recomendão.

<p>|</p>
Tioayres Escreveu:Sendo um produto de qualidade o volume "informado" deverá ser real em se tratando do nível 0 centímetro de elevação. A medida que a bomba tem que elevar a água o volume vai diminuindo.
Depois de algumas pesquisas e aprender um pouco mais sobre o "Ciclo do Azoto" estará mais capacitado a ser bem sucedido no aquarismo.
Que tal começar por aqui: Início à Aquariofilia
O filtro biológico é indispensável num aquário visto que é ele que tenta recompor a qualidade da água que se deteriora em razão dos escrementos dos peixes, etc. as demais filtrações é que "poderiam" ser questionadas, tipo: mecânica e química e/ou esterelização UV.
Boa noite
em relaçao à elevação do filtro, a bomba tem de puxar a agua cerca de 15 ou 20 cm em altura...
Quando pedi ajuda em relação ao teste da agua necessários para o meu aqua de agua fria, nao o fiz por falta de informaçao. sei o que é o ciclo de azoto e como o fazer, so quero saber se é preciso começar a fazer todos os testes que habitualmente são recomendados (nitritos/nitratos, amónio, dureza, pH etc) ou será que alguns dos parametros da agua podem ser testados mais tarde com a evolução do aqua. Isto por uma questão económica visto o preço dos produtos.
em relação ao filtro biológico, penso que não fui compreendido. Sei perfeitamente que a filtração biologica tem de ser feita mas o que quero saber é se é recomendada a utilização de um filto interno "biologico" de caixa (na caixa entra a bomba a matéria filtrante e o termostato).
veja aqui:
http://www.aquapor.pt/pt/biospace.htm