Ora aí está uma actitude de louvar. Sim senhor! Parabéns à Aquaphyllum pelo seu post. Só por isso já nem valia a pena falar da palestra e da loja e isso. Não fosse eu quem tivesse "lançado" a questão. Vamos a isso então
Antes de mais, e para não haver dúvidas, uma coisa é a palestra e outra é a loja. Quanto à loja posso dizer que até ja encomendei coisas (estou à espera de as receber

) e que a iniciativa é de louvar e muito. Parabéns! Então se a ideia passar pela reprodução de pantas em Portugal, melhor ainda! Isso iria, espero eu, baixar em muitos os preços de certas plantas. Não "admito" (com muitas aspas evidentemente), que uma anubia custe 9 Euros. Na minha pequena estufa tenho anubias e crescem rapidamente, pelo que não faz sentido esse preço.... Apenas referir que efectivamente o site pode melhorar um pouco, mas, e penso ter ouvido bem, só lá colocam coisas com fotos. Parece-me bem e portanto fico à espera

. Penso que quanto à loja estamos falados.
Agora quanto à palestra. Como já referi, penso que a principal falha, foi mesmo a falta da fotos. Diria que é quase impensável. Eu percebi tudo, porque conheço minimamente as plantas referidas, mas julgo que a maior parte ficou "de boca aberta", e se a ideia é divulgar os plantados, umas fotos do Amano irião com certeza deliciar os interessados. Dito isto vamos aos "erros" (também com muitas aspas). Vou dividir estas imprecisões em duas. Coisas que não concordo e coisas incorrectas que detectei. Quanto a estas últimas, apenas detectei o facto de terem "trocado" as lampadas. Erro de menor importância. Disseram que as lampadas "normais" T12 eram as mais usadas e que as "novas" T8, que necessitam de um balastro próprio estão a começar a vingar. Não seria as "normais" T8 e as "novas" T5?
Em relação ao que não concordei. Não concordo que muito dificilmente o CO2 intoxique os peixes. Discordo e explico porquê. Já apanhei grandes sustos com peixes a respirar à superfície e com as guelras quase a saltar pela boca fora. Diria que com uma pedra porosa, aí sim, parece-me difícil que o CO2 fique em excesso, agora com um bom reactor de CO2, a dissipação do mesmo é mesmo muito eficaz e pode mesmo matar os peixes por intoxicação. Posso dizer que no meu plantado de 450 L eu apenas uso uma garrafa que serve para me baixar o PH de 7.6 para 6.8. A questão também apresentada que o ideal seria a entrada da água vinda do filtro serfeita dentro de água e junto ao solo. Concordo e discordo. Concordo porque realmente optimiza a filtragem mecânica, discordo, precisamente pelo facto de diminuir em muito o Oxigénio. Com este sistema, só mesmo um aqua muito plantado e com as plantas a fazer muito perling... de qualquer maneira à noite...... Enfim, como eu disse e também voces disseram cada cabeça sua sentença...
Em relação ao que concordei, que foi quase tudo o resto, destaco o facto, pelo qual me tenho até "debatido", que a fertelização líquida, quando necessária, deve ser efectuada diariamente e não de 15 em 15 dias ou semana a semana, como dizem quase todos as marcas. Outra coisa importantíssima, que julgo não ter sido referida, mas que também é interessante é o facto da maioria dos fertelizantes usarem quelates. EDTA, mais precisamente. Os quelates são substâncias que são sensíveis à luz, pelo que é importante não só guardar o frasco num local seco e escuro, como também é benéfico que o fertelizante seja dado à noite, com as luzes apagadas, sob pena de certos compostos, por exemplo, oxidarem e as plantas não os poderam absorver. Até o TMG é "transparente" e tem uma cor avermelhada por motivos de marketing, por isso, acho que não ha nada a fazer...
Compreendo os motivos apresentados para aquilo que considerei uma palestra fraquinha, contudo a pessoa que ouve/vê, normalmente não quer saber disso para nada. Eu que o diga, que já lecionei e fiz palestras/debates e compreendo o problema. O que posso dizer é que fico à espera de uma nova palestra muito melhor que esta, quem sabe até promovida mesmo por vocês... Aqui deixo essa sugestão

Por mim até pago para ver palestras/eventos desta natureza em Portugal!
Mais uma vez muito obrigado, por terem dado a cara e debaterem aqui neste forum as vossas ideias. Antes assim que...... olhem.... que fugir para o Brasil, por exemplo... :p
Em relação ao que o "mestre" Gobel disse, tenho muita pena de não o ter ouvido. Não fazia ideia que ele lá iria, senão...... Valeu a tal conversa antes da vossa palestra. Em relação à filtragem não me parece nada de novo. Se ele recomenda 3, 4 vezes o volume do aquário, eu recomendo 5 ou 6 vezes. Quanto mais melhor, evidentemente, tendo apenas cuidado com a torbulência causada pela filtragem. Em relação ao Coração de Boi, já li alguns artigos a esse respeito, mas nunca referindo que faz mal. A referência é que realmente os discus só assimilam uma pequena parte dos nutrientes. Aqui não posso acrescentar nada...
Fianalmente aos Pigeon, não serem discus "à séria", na conversa que tive com com ele, por acaso isso veió à baila e talvês possa explicar o que ele quis dizer (pelo que me pareceu, repito). Ele refeiru que os dois discus que estavam naquele aquário, não interagiam entre si. Estavam um num canto outro no outro e julgo que é a eese comportamento que ele considera que não são discus. Discus como ciclideos que são devem interagir uns com os outros, seja em rituais de acasalamento, seja em andarem "á pancada", seja de qualquer forma. Parece-me que talvês seja por aqui que ele queria ir...
Boa sorte para a vossa loja e se se especializarem na venda de plantas, terão aqui um bom (digo eu) cliente, que é capaz de gastar uns 3 contos por mês em plantas...
Até+!