fotos do encontro em carnide

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

terça mai 20, 2003 5:37 pm

[quote:e11c0e1bf7=GoldenNugget]
Além disso sabias que as transportadoras se recusam a fazer o transporte de animais? sabias que todos os animais que são transportados por transportadoras, são feitos com o desconhecimento das próprias, pois se elas soubessem não faziam o seu transporte?

Agora, quanto aos preços dos materiais, não sei, mas se existem melhores preços noutras lojas, diz ai quais são, pois isso interessa sempre saber onde é mais barato...
[/quote:e11c0e1bf7]

Bem, Golden, eu compro imensas coisas online ha alguns anos e NUNCA me dei mal (knock on wood!). Pelas minhas contas ja devo ter poupado ai uns 2000/2500 Euros so em material de aquariofilia. Se nao ha um peixe que quero numa loja "perto de mim", encomendo online. E desculpa contradizer-te mas os peixes sao-me entregues sempre com a identificacao do conteudo na embalagem. O que quer dizer que HA transportadoras que sabem o que estao a entregar. Sites de venda online em Portugal? Sinceramente, ainda estou pra ver! Ao falares tanto dessa loja pensei que era desta que finalmente isto da net iria pra frente. Parece que nao... Ai Portugalucho do papel de 25 linhas!
Os meus produtos sao comprados em sites italianos (ou trago eu mma de la mas sempre encomendados online antes que e mais barato), alemaes e na Seame. Nunca tive problemas e poupo bastante, mesmo depois de pagos os portes.
:arrow: Isto agora e um comentario a parte para o Guppy (se leres isto): Lembras-te de uma conversa antiga de "Portugal esta atrasado"? So por aqui da para ver que esta mesmo! Tas a ver, ne? ;)

Queres um exemplo da diferenca de precos?
Filtro Eheim Professional 2028
Loja (dizem o preco online, ainda nao percebi se significa ser mais barato ou mais caro ou exactamente o mesmo q na loja fisica): € 275,92
Aquaristic.net (Alemanha): €159,98

Adivinha onde encomendei... Entrega UPS. Paguei 15 euros de portes e mandei vir mais umas cenas que ca nao encontro.

Ah, e Golden, Portugal nao e so Lisboa. Nem toda a malta do Peixes mora na capital para dar um saltinho a tal loja. Por isso me parece ser importante um site decente e com o maximo de informacao possivel. E de hipoteses de encomendas tambem.
Como dizem a loja e nova, nao e? Pode ser que cresca o suficiente para se tornar reconhecida. Este Encontro foi bastante importante. Espero que o repitam sem problemas dos anunciados neste topico. Portugal e o pessoal dos aquas ja merecem!

Abracos e bjks! :D
GoldenNugget
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 8:34 pm
Localização: Cão, Gato, Chinchila, Coelho Anão, Porquinhos da India, Gerbos, Tartarugas

terça mai 20, 2003 6:49 pm

Ok, BlowFish, não digo, que não consigas produtos de aquariofilia mais baratos lá fora, de maneira nenhuma e claro que ai a única hipotese é pela net e comprar atravês desta, não critico quem o faz, eu no momento não o faço, talvez no futuro o venha a fazer, quem sabe... :)
Quanto às transportadoras, já agora diz-me quais as que fazem o transporte, porque as que tentei, todas se recusaram.
Quanto à loja, eu não falei assim tanto dela, apenas falei bem, porque não tenho qualquer razão de queixa e gostei do seu funcionamento, mas NUNCA disse que era uma loja virada para a net...
Agora, que este país continua a estar muiiitttoooooo atrasado em relação a outros, em quase tudo, isso também não tenho dúvidas, mas (aqui falo de lojas de animais) em grande parte devido aos distribuidores, que não dão grandes apoios às lojas nem a eventos e que muito provavelmente praticam preços irreais para as lojas e estas por sua vez, como é natural têm de colocar as suas margens ainda em cima, pois tambem têm de ganhar a sua parte para poderem existir. Claro que no fim da cadeia estamos nós o consumidor, que acaba por pagar os produtos mais caros.

Sim, BlowFish, nesse ponto dou-te razão, seria útil um bom site para abranger todas as pessoas, que não são de Lisboa e não têm hipotese de ai se deslocarem, mas a nivél de compras pela net, será que existem assim tantas? Muito sinceramente não sei se pagaria os custos da construção e manutenção de um site com vendas online, que isso implica. Gostava de acreditar que sim, mas...

Contudo é sempre de louvar estas iniciativas, mesmo que estas por vezes não vão de encontro às nossas espectativas, pelo menos existe quem tente fazer alguma coisa e sempre é um passo, para que existam mais e melhores.

Já agora, podes indicar alguns desses sites onde costumas adquirir peixes ou produtos de aquariofilia? Gostava de dar uma olhadela, pois informação para mim é sempre útil. Obrigado.

Abraços e jokas. :)
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

quarta mai 21, 2003 8:48 am

Ora aí está uma actitude de louvar. Sim senhor! Parabéns à Aquaphyllum pelo seu post. Só por isso já nem valia a pena falar da palestra e da loja e isso. Não fosse eu quem tivesse "lançado" a questão. Vamos a isso então :)

Antes de mais, e para não haver dúvidas, uma coisa é a palestra e outra é a loja. Quanto à loja posso dizer que até ja encomendei coisas (estou à espera de as receber :)) e que a iniciativa é de louvar e muito. Parabéns! Então se a ideia passar pela reprodução de pantas em Portugal, melhor ainda! Isso iria, espero eu, baixar em muitos os preços de certas plantas. Não "admito" (com muitas aspas evidentemente), que uma anubia custe 9 Euros. Na minha pequena estufa tenho anubias e crescem rapidamente, pelo que não faz sentido esse preço.... Apenas referir que efectivamente o site pode melhorar um pouco, mas, e penso ter ouvido bem, só lá colocam coisas com fotos. Parece-me bem e portanto fico à espera ;). Penso que quanto à loja estamos falados.

Agora quanto à palestra. Como já referi, penso que a principal falha, foi mesmo a falta da fotos. Diria que é quase impensável. Eu percebi tudo, porque conheço minimamente as plantas referidas, mas julgo que a maior parte ficou "de boca aberta", e se a ideia é divulgar os plantados, umas fotos do Amano irião com certeza deliciar os interessados. Dito isto vamos aos "erros" (também com muitas aspas). Vou dividir estas imprecisões em duas. Coisas que não concordo e coisas incorrectas que detectei. Quanto a estas últimas, apenas detectei o facto de terem "trocado" as lampadas. Erro de menor importância. Disseram que as lampadas "normais" T12 eram as mais usadas e que as "novas" T8, que necessitam de um balastro próprio estão a começar a vingar. Não seria as "normais" T8 e as "novas" T5?

Em relação ao que não concordei. Não concordo que muito dificilmente o CO2 intoxique os peixes. Discordo e explico porquê. Já apanhei grandes sustos com peixes a respirar à superfície e com as guelras quase a saltar pela boca fora. Diria que com uma pedra porosa, aí sim, parece-me difícil que o CO2 fique em excesso, agora com um bom reactor de CO2, a dissipação do mesmo é mesmo muito eficaz e pode mesmo matar os peixes por intoxicação. Posso dizer que no meu plantado de 450 L eu apenas uso uma garrafa que serve para me baixar o PH de 7.6 para 6.8. A questão também apresentada que o ideal seria a entrada da água vinda do filtro serfeita dentro de água e junto ao solo. Concordo e discordo. Concordo porque realmente optimiza a filtragem mecânica, discordo, precisamente pelo facto de diminuir em muito o Oxigénio. Com este sistema, só mesmo um aqua muito plantado e com as plantas a fazer muito perling... de qualquer maneira à noite...... Enfim, como eu disse e também voces disseram cada cabeça sua sentença...

Em relação ao que concordei, que foi quase tudo o resto, destaco o facto, pelo qual me tenho até "debatido", que a fertelização líquida, quando necessária, deve ser efectuada diariamente e não de 15 em 15 dias ou semana a semana, como dizem quase todos as marcas. Outra coisa importantíssima, que julgo não ter sido referida, mas que também é interessante é o facto da maioria dos fertelizantes usarem quelates. EDTA, mais precisamente. Os quelates são substâncias que são sensíveis à luz, pelo que é importante não só guardar o frasco num local seco e escuro, como também é benéfico que o fertelizante seja dado à noite, com as luzes apagadas, sob pena de certos compostos, por exemplo, oxidarem e as plantas não os poderam absorver. Até o TMG é "transparente" e tem uma cor avermelhada por motivos de marketing, por isso, acho que não ha nada a fazer...

Compreendo os motivos apresentados para aquilo que considerei uma palestra fraquinha, contudo a pessoa que ouve/vê, normalmente não quer saber disso para nada. Eu que o diga, que já lecionei e fiz palestras/debates e compreendo o problema. O que posso dizer é que fico à espera de uma nova palestra muito melhor que esta, quem sabe até promovida mesmo por vocês... Aqui deixo essa sugestão ;) Por mim até pago para ver palestras/eventos desta natureza em Portugal!

Mais uma vez muito obrigado, por terem dado a cara e debaterem aqui neste forum as vossas ideias. Antes assim que...... olhem.... que fugir para o Brasil, por exemplo... :p

Em relação ao que o "mestre" Gobel disse, tenho muita pena de não o ter ouvido. Não fazia ideia que ele lá iria, senão...... Valeu a tal conversa antes da vossa palestra. Em relação à filtragem não me parece nada de novo. Se ele recomenda 3, 4 vezes o volume do aquário, eu recomendo 5 ou 6 vezes. Quanto mais melhor, evidentemente, tendo apenas cuidado com a torbulência causada pela filtragem. Em relação ao Coração de Boi, já li alguns artigos a esse respeito, mas nunca referindo que faz mal. A referência é que realmente os discus só assimilam uma pequena parte dos nutrientes. Aqui não posso acrescentar nada...

Fianalmente aos Pigeon, não serem discus "à séria", na conversa que tive com com ele, por acaso isso veió à baila e talvês possa explicar o que ele quis dizer (pelo que me pareceu, repito). Ele refeiru que os dois discus que estavam naquele aquário, não interagiam entre si. Estavam um num canto outro no outro e julgo que é a eese comportamento que ele considera que não são discus. Discus como ciclideos que são devem interagir uns com os outros, seja em rituais de acasalamento, seja em andarem "á pancada", seja de qualquer forma. Parece-me que talvês seja por aqui que ele queria ir...

Boa sorte para a vossa loja e se se especializarem na venda de plantas, terão aqui um bom (digo eu) cliente, que é capaz de gastar uns 3 contos por mês em plantas... :oops:

Até+!
Aquaphyllum
Registado: terça mai 20, 2003 12:26 pm
Contacto:

quarta mai 21, 2003 11:33 am

Relavamente então ao que indicas aqui fica a resposta por pontos:

- Tens todo a razão relativamente às fotos, da próxima vez esperamos já ter as coisas melhor preparadas. A nossa ideia inicial seria até o de montar um pequeno aquário plantado à medida que falávamos mas tudo isto exige algum preparação e experiência para falar em público. Por outro lado algumas pessoas referiram o facto de termos lido em vez de falar simplesmente como outro ponto fraco, isto deve-se ao facto de ter sido a primeira vez e tendo um suporte caso me perdesse era complicado, lendo difícilmente me perderia.

- Relativamente às lâmpadas tens toda a razão, as t12 serão as t8 e as t8 que referimos são as usadas agora pela Aquatlantide (das maiores empresas do mercado na concepção de aquários), e são de facto chamadas de T5, peço desculpa pela confusão e por levar algumas pessoas ao engano. De referir que eu as T5 ainda não utilizei, até porque na maioria dos aquários que tenho visto usando esta lâmpada não é possível o acesso à zona onde ela está guardada, sendo necessário enviar esses aquários ao fabricante (ou pelo menos a tampa) para substituição das lâmpadas o que me parace um atraso de vida mas enfim.

- Relativamente ao CO2 mantenho o que disse, muito díficilmente te matam os peixes. O que me parece que poderá estar a acontecer é o facto de por vezes subirem os níveis de nitratos e eles começam a ir à superfície. Eu por exemplo quando vejo os peixes à superfície verifico os nitratos e até hoje apenas este tem sido o motivo de ver os peixes à superfície por falta de ar. Nessas altura aumento o oxigénio, porque o filtro biológico funciona melhor quando se aumenta o nível de oxigénio e ao fim de 2 ou 3 horas ao ler novamente os níveis de nitratos estes já estão a zero. Mas também acrescentei que caso verifiquem que os níveis de dióxido estão elevados para desligar (principalmente durante a noite) a adição de CO2. Ainda assim num aquário a funcionar bem as plantas devem consumir o CO2 que for injectado e retornar Oxigénio suficiente para o aquário, caso contrário é sinal de que estás a injectar mais CO2 do que aquele que as plantas conseguem assimilar pela fotossisntese.

- Quando eu indico que o Coração de Boi fazia mal foi porque o sr Manfred indicou que os Discus assimilariam a gordura e acabariam por ficar gordos e não grandes, ou algo dentro deste estilo.

- Quanto aos Pigeon ele explicou de facto porque motivo dizia aquilo e de faco tem a ver com a incapacidade destes de comunicarem com os outros e também de mostrarem através das cores o seu estado de espírito, quando estão bem ou mal etc. No entanto e opiniões são opiniões, os discus não comunicarão apenas através das suas cores, os seus comportamentos também demosntram se os peixes estão bem ou não. Para já não falar na beleza de alguns e no facto de estes discus não serem selvagens, ou seja foram criados para manter em cativeiro, como tal as suas necessidades não são iguais às das espécies selvagens e a verdade é que muitos criadores de discus achem o Pigeon um discu muito mais fácil de reproduzir, por variadissimos aspectos.

- Por último e relativamente à nossa loja, o nosso projecto passa por muita coisa, mas para tal deveremos crescer e isso vai ser o mais complicado. Pretendemos em primeiro lugar ocupar um lugar na aquariofilia nacional e esta empresa tem faz amanhã 2 meses de existência e foi muito importante para nós termos participado neste encontro ainda que se calhar as coisas nos podiam ter corrido melhor, de qualquer das formas estamos satisfeitos porque apesar das dificuldades parece-nos que o nosso trabalho foi válido e despertou algum interesse.
Como dizia eu o nosso projecto tem várias pretensões, desde já e relativamente ao facto de uma anubia custar 9 Euros, garanto-vos que numa loja esta mesma anubia custaria o dobro (falo por experiência própria). A nossa intenção seria no futuro conseguir produzi-las em Portugal, mas isso ainda demorará. Uma anubia não é díficil de propagar, se calhar até é das mais fáceis, basta cortar o rizoma em pedaços de 4 cms e tens uma nova anubia que ao fim de algum tempo já podes colocar num aquário plantado. Mas esta é uma planta bastante resistente e os "produtores" aproveitam-se disso para colocá-las mais caras para os importadores e estes obviamente para a loja e as lojas para o público. Mas se considerares que uma anubia se mantém durante 6 meses sem luz desde que a coloquem num sitio húmido acho que está tudo dito e se calhar até vale o preço. Temos outros projectos encluindo fazer vários produtos cá isto porque o motivo principal para termos os preços que temos é o facto de a maioria das coisas virem do estrangeiro, por isso temos de pagar o lucro do fabricante, do transportador, do importador e da loja que finalmente vende o produto (existe por ai uma discussão neste fórum sobre um determinado filltro comprado lá fora ficar muito mais barato do que cá em portugal, a pessoa que o comprou já havia falado conosco e tal como eu lhe disse a ele o preço que conseguiu mais o transporte fica-lhe mais barato do que o importador nacional vende cá esse filtro às lojas), ou seja, não há hipotese, não é possível fazer preços melhores. O que nós gostariamos de fazer era começar a fazer produtos nacionais, que ficassem mais baratos e que fossem de qualidade, mas para já não existem empresas disponíveis para fabricar produtos em pequenas quantidades e obviamente nós não temos estrutura para pedir grandes quantidades.

Já agora e uma vez que indicámos como estilo preferido o de Amano já toda a gente conhece este link www.Vectrapoint.com ? depois digam qualquer coisa sobre o que acham dele. Contém uma autêntica enciclopédia sobre plantados ao estilo japonês, "BE INSPIRED"

Já agora que falamos em preços de coisas, sabem quanto custa uma tesoura de podar da ADA (empresa do Amano) são só 150 Euros - 30 contos, quem a trouxesse para cá não a venderia por menos de 40 a 45 contos às lojas!!! Sabem quanto é que ele vende o fio para prender a Riccia (que mais não é do que linha de pesca????) 16 Euros ou seja 3200 escudos!!!! Basta colocar um rótulo a dizer ADA e já está!!!! Por isso acho que até não somos muito exagerados ;)

Paulo Almeida - Aquaphyllum
Maiato
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 1:43 pm

quarta mai 21, 2003 12:48 pm

E repetindo outros "é de louvar a actitude da Aquaphyllum" que com apenas dois meses de existência já proporcionou uma palestra, com falhas, talvez, mas fez a palestra, que cá são raras ou então restritas a profissionais, há ainda aquelas que só servem para fazer publicidade dos produtos.
Podem ter a certeza que se a qualidade das plantas que comercializam for tão boa como dizem, têm mais um cliente ;)
Anti-Cristus
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm

quarta mai 21, 2003 1:25 pm

olá!

essas tesouras para podar são mais baratas se forem compradas numa loja de material de laboratório, e acho que as lojas o podem fazer, tem é que ser em grandes quantidades.
eu comprei uma tesoura de podar e uma pinça na minha escola e não saíu muito caro.
voces disseram mesmo "fazer" produtos nacionais?
fazer de fabricar?

abraços!
hugorsf
Membro

quinta mai 22, 2003 9:46 am

Muito bem! Gosto destas discussões productivas. Acho que assim conseguimos todos evoluir. :)

Relativamente à palestra, e por aqui me fico porque acho que já disse tudo o me parece que devia dizer, eu nunca referi o facto de lerem como um contratempo ou defeito. Há quem pague, e bem, para ouvir ler poesia e até alguns consideram arte. Como já disse, já leccionei e portanto esse facto não me preocupou minimamente. A falta das imagens é que realmente..... mas por mim acabou de falar na palestra :) As próximas serão melhores e cá estaremos todos para as ouvir ;)

Quanto ao preço das anubias, devo ter-me feito entender mal. Eu referi o preço de 9 euros, porque é o preço a que normalmente compro as Anãs. Mas não na vossa loja, onde até estão a um preço sem competição. Por isso as encomendei, juntamente com a Chladophora que é uma alga que à muito andava à procura e que fica linda em setups "Amano Inspired". Em relação aos produtos Nacionais, acho que sim que devem avançar para a frente com esse projecto. Relativamente aos produtos serem muito inflacionados, concordo, porque há aqui uma parte interessada (no dinheiro entenda-se) que não precisa de lucrar, que é o importador. Nunca percebi porque é que as lojas trabalham com os importadores. Porque é que não importam elas próprias? Se nós conseguimos comprar um filtro lá fora, por metade do preço, as lojas ainda conseguem mais, porque compram em maiores quantidades... Se calhar estou a ser megalómano, uma vez que todas as lojas funcionam assim. Deve-me faltar qualquer coisa, embora ainda não tenha descoberto o que...
Em relação ao CO2. Garanto-lhe que não são nitratos. Muito mal estava o meu plantado se os nitratos estivessem em concentrações possíveis de intoxicar os peixes... Aliás, e para comprovar isto, eu por vezes até adiciono nitrato ao aquário. A intoxicação é mesmo por CO2. Não é intoxicação mesmo, mas é falta de ar por excesso de CO2 e não por falta de Oxigénio. Ao contrário do que muita gente pensa, e aqui não falo de vocês como é óbvio, a concentração destes dois compostos não é proporcionalmente directa. Injectar CO2 no aquário não diminui o nível de Oxigénio e o contrário também é verdade. (directamente repito.) São as desvantagens de não ter uma botija (talvês o meu próximo investimento ;)).
Finalmente e em relação aos discus, então sempre foi isso que ele quis dizer. Foi o que me pareceu, também me referiu isso, por isso calculei que assim fosse. Não me vou alongar muito mais em relação a isto, penso que, como foi dito, cada cabeça é uma ideia diferente e tanto é um bom "produtor" de discus ele, que não dá coração de boi, como é o seu visinho do lado que dá apenas flocos... desde que os peixes estejam bem e se reproduzam, ambos são válidos.
Mais uma vez parabéns pela "coragem" que foi fazer uma palestra reprensentando uma loja com 2 meses de existência.
Espero que o site melhore, porque é o único meio que tenho para chegar até vós.

P.S.: Sim já conhecia esse site, e deixo aqui um que me enche as medidas, sobretudo o Allestimento 5: http://www.zen-it.com/nico/aqua/amano/

Até+!
Aquaphyllum
Registado: terça mai 20, 2003 12:26 pm
Contacto:

quinta mai 22, 2003 11:36 am

Alguma luz sobre porque existem os importadores.

Embora existam lojas que de facto pelo volume de vendas conseguem importar as coisas directamente (em especial peixes e plantas) nem todas o podem fazer. O custo de transporte para coisas de peso superior a 20 Kilos é enorme (até 20 Kilos poderá vir por correio).

Assim dentro da Europa pode variar num mínimo de 50 contos e pode ser muito superior. Fora da Europa, nomeadamente da China e países asiáticos que têm preços competitivos o preço do transporte pode ir dos 80 a 100 contos até às várias dezenas de contos, além de que só pode importar quem tiver licença para o fazer.

Por outro lado quando compras directamente nos sites estrangeiros pagas e pronto, certo. Uma loja se mandar vir o material de lá de fora tem de pagar ao site, vender com lucro e por outro lado é obrigado a acrescentar 19% que vai direitinho para o nosso maravilhoso estado. Num produto de 100 contos e para arredondar as coisas, são só 19 contos para o estado e ainda mais o lucro da loja por menor que seja!!!!!

Por outro lado poderia-se colocar a hipótese de uma loja em vez de comprar ao site estrangeiro comprar por exemplo directamente a Eheim ou outras, mas garanto-vos que recebem um recadinho de volta a dizer, "Favor contactar o nosso representante em Portugal" ou no mínimo exigem (e não são todos os que dão esta oportunidade) compras num valor mínimo que por vezes ultrapassa os 500 contos ou muito mais ainda.
hugorsf
Membro

quinta mai 22, 2003 12:45 pm

Eu compreendo e conheço bem essa situação. Os 20 quilos é mais imposição da empresa de Avião ou Correios que da própria loja. Mas vejamos: Filtros, por exemplo.

Para fazer 20 quilos de filtros seriam precisos o quê?! 3/4 filtros!

Ora, nem que encomendem 3/4 filtros por semana, estou certo que nenhuma loja vende 4 filtros por semana. Falo nos filtros, porque é dos mais pesados materiais de aquariofilia. Se falarmos em comida ou em testes, ou em outras coisas, muda complectamente de figura. Para melhor, claro está. Para fazer 20 quilos em comida será preciso muita comida.

De qualquer maneira tudo isto pode ser ultrapassado, com a tal marca nacional :)

Penso que os aquariofilistas que realmente dão lucro às lojas, não aqueles que compram 3 peixes vermelhos para colocar num aqua de 20 litros, sabem o que realmente é bom, e se uma loja vender a 10 e outra vender a 20, compra-se na mais barata e pronto. Isto para dizer, que com os meios de comunicação que temos ao nosso dispôr, nomeadamente a internet, estou certo que se voces, ou outra qualquer loja, fizer os melhores preços, as pessoas irão lá comprar. Como por exemplo, acontece com as vossas anubias anãs. Diria que deve ser o produto que mais vendem pela internet, juntamente com a Chladophora...

Até+!
Maiato
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 1:43 pm

quinta mai 22, 2003 2:07 pm

Em relação ao CO2 estou convencido que a intoxicação é derivada por um aumento exagerado do mesmo e que por reacção quimíca, julgo eu vá "absorver" o O2 e transformar-se noutro produto tipo monóxido de carbono (penso não ser este o produto mas outro igualmente tóxico).
Digo isto, por experiência, porque soube de uma situação, em que um amigo meu,com uma produção caseira de CO2 que libertava várias bolhas por segundo, ao fim de +/- meia hora tinha todos os peixes na tona, com visível falta de O2.
Nesta altura pediu-me ajuda e quando lá cheguei cortei com o CO2 e liguei uma bomba de ar, ao fim de poucos minutos notou-se uma melhoria na forma como respiravam.
Visto isto só tenho a dizer para terem muito cuidado com o CO2 caseiro, principalmente quando não se conhece o seu funcionamento.
Anti-Cristus
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 5:16 pm

olá!

quanto ao CO2 tenho uma coisa a dizer:

-é muito dificil um peixe morrer por intoxicação por CO2, este gás nem sequer é muito toxico, o que acontece realmente aos peixes é que eles morrem por acidose, ou seja, eles absorvem o CO2, o pH do sangue que deve ser entre neutro e alcalino baixa drasticamente e eles morrem.
não me perguntem porque é que se morre por ter o sangue ácido, mas é certo que se morre, até nós morremos por acidose se ficarmos muito tempo a absorver CO2.
isso de o CO2 se combinar com o O2 não é verdade, o CO2 é um gás muito estável, por isso não vejo porque este se iria combinar com o O2.
monóxido de carbono só há um, o CO e mais nenhum!

abraços!
guppy062000
Membro Veterano
Registado: quarta jan 29, 2003 2:49 am
Localização: 1 casal de agapornis personatta/ 6 aquas, peixes tropicais
Contacto:

quinta mai 22, 2003 8:46 pm

Ola pessoal

Minha querida Xana compreendo o que dizes mas é assim o nosso pais ainda esta muito mas muito atrasado quer queiram ou nao nao so no que respeita estas coisas como nao defesa do direito dos animais .
Por isto e outras coisas é que eu penso se a condiçoes de abrir clubes ou sociedades de aquariofilia como aqui e onde eses clubes vendem mas com ganhos minimos essas lojas em Portugal baixariam os preços dos materiais como aqui ,um ex: os botias clown custavam 20francos suiços e no clube eu compro a 9.95 Frs ora agora ja se começa a ver esses mesmos peixes a 15 Frs que ja nao é mau.
Noa no clube temos criadores que nos vendem os peixes mais baratos e com margem de lucros minimos e onde nos reunimos varias vezes por mes para discutir sobre tudo o que é aquariofilia .
Mas enfim ai em Portugal ainda so se pensa em ganhar o max.de dinheiro o mais depressa possivél.
hugorsf
Membro

quinta mai 22, 2003 8:49 pm

Exacto! O que o Tas refere é verdade!

Como eu disse, as concentrações de O2 e de CO2 num mesmo local não são proporcionais, ou seja, pode esse local estar saturado dos dois, como pode estar sem nenhum....

Maiato, existem aqui duas coisas diferentes: Uma é morte por excesso de CO2 (intoxicação que nem sempre é acidose) outra totalmente diferente é morte por falta de Oxigénio.

Eu apenas falei da morte por excesso de CO2. Nunca me morreu um peixe por excesso de CO2, mas que já apanhei uns sustos, isso já.

No caso do teu colega, se os peixes vão à tona depois de adicionar CO2, então, e sem mais dados digo-te que vão, não por falta de O2 mas por excesso de CO2. É esta diferença que é importante distinguir. Mais uma vez repito, as duas concentrações são independentes.

O que acontece é que borbulhando O2, há movimentação da superfície o que faz com que algum CO2 se perca. Mas apenas por este facto e não por simplesmente colocares lá O2.

Eu quando borbulho O2 é para diminuir a concentração de CO2 e não para aumentar o O2, porque este composto está mais que acima do pretendido pelos peixes (pelo menos no meu aquário). Só que faço isso com uma bomba de ar, porque não quero retirar muito CO2, porque se o objectivo for aumentar o oxigénio então muito mais eficaz que borbulhar com uma bomba é colocar uma cabeça motorizada à superfície. É o que faço de noite para, aqui sim, não faltar o oxigénio, nem aos peixes nem às plantas. Com movimentação da superfície existem muito mais trocas gasosas do que simplesmente borbulhando a água...

Até+! ;)
Anti-Cristus
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 9:19 pm

olá!

esqueci-me de dizer que o CO2 é mais pesado que o CO2 existindo assim mais concentração de CO2 no fundo do aquário que no topo.
se existir uma circulação suficiente de água o CO2 irá subir, mas normalmente os plantados têm pouca circulação, por isso o CO2 vai para a parte de baixo da coluna de água.

abraços!
guppy062000
Membro Veterano
Registado: quarta jan 29, 2003 2:49 am
Localização: 1 casal de agapornis personatta/ 6 aquas, peixes tropicais
Contacto:

quinta mai 22, 2003 11:44 pm

ola malta

que complicaçoes, realmente vcs complicam a vossa vida sejam praticos :lol: eu nem me preocupo com isso sou apologista da aquariofilia pratica mas boa. :D
Responder

Voltar para “Peixes”