iguana verde ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo mai 25, 2008 4:20 pm

Foi uma fogueira :o Tinha a ideia que tinha cido a lampada :?

Pois é triste ela nao ter dedos... Ainda agora ta a minha a escalar por mim a cima :D

Vou dizer-te o que precisas para um terrario
Vamos la começar.

1º Tens de ter um substrato. O mais simples e mais seguro é o papel de cozinha. É facil de limpar e evita que a iguana como outros substratos e tenha uma empacotação nos intestinos. Tabem podes utilizar tapedes de relva artificial, etc... Bark tambem pods utilizar mas é menos seguro. Apesar de dizer lá que é digerivel no estomago não se pode confiar muito. Eu pessoalmente uso Bark e nunca tive problemas...

2º Aquecimento. Como as iguanas sao arboricolas elas tao nas copas da arvores a apanhar sol para se aquecerem. Logo o mais inteligente que deves fazer é comprar uma lampada de ceramica (não da luz, so emite calor) e liga-la a um termostato e regulares as temps pa de dia 31~32ºC e noite para 26~27ºC. Á que medir tudo com uns termometros pois é frequente os termostatos darem erro.

3º Humidade. As iguanas precisam de humidade para o seu bem estar. Uma maneira de fornecer isso é meter uma taça grande com agua no terrario. Assim além de aumentar a humidade, da-lhe tambem agua pa beber e poder refrescar-se.
Para aumentar mais a humidade deves burrifar o terrario com um vaporizador ou entao comprar um sistema de chuva artificial. Deves controlar a humidade com um higrometro.
Falta de humidade causa graves problemas de pele... Cuidado...
Ja me esquecia... A humidade deve estar entre os 70% e os 85%. Quando esta a mudar de pele nas zonas mais crtiticas (dedos, cauda) meto sempre acima dos 85%.

4º Lampada UVB. As iguanas para sobreviverem precisam de conseguir absorver calcio. Éssa é a função das lampadas uvb. Para os intestinos obsorverem o calcio elas preecisam de raios uvb, raios esses que sao emitos pelo sol. As lampadas veem substituir o sol e alem disso veem regular o ciclo dia/noite.

5º Deves enfeitar o terrario de modo a que ela se sinta mais em "casa". Para isso coloca ramos com folhas artificiais, mas que sejam dificeis de partir e arrancar as folhas para a iguana nao as comer. Deves meter tambem troncos esterelizados de modo a não terem bacterias, fungos, etc..

6º Como ja foi dito a iguana precisa de um terrario bastante alto pois sao animais arboricolas. Mas os terrarios nao podem ser grandes demais. Devem ter o tamanho especifico para cada idd. As iguanas jovens tendem a stressar em terrarios muito grandes.

Outros cuidados:

Alimentaçao:
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

Disseste que lhe davas alface. Olha que a alface não tem vitaminas nem proteinas quase nenhumas. So lhe enche o estomago. Alem disso causa diarreia.

Higiene:
Dar-lhe banhos de agua tepida. Limpar sempre que ves as fezes...

Convivio :D:
Deves conviver com a tua iguana de modo eficaz... Passea-la não é a melhor soluçao. Elas geralmente não gostam muito. Quem gosta mais é o dono.

Acho que ta tudo o que precisas por agora. Se tiver dito algo mal corrigam-me

CUmps...
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo mai 25, 2008 4:24 pm

Boas!!
Como e que e possivel uma pessoa que nao sabe nada sob iguanas,adquirir logo 2 !!! Nao percebo isto .... :evil: Primeiro pesquisa se,procura se o melhor para elas e depois sim: compra se o animal !!!

Bom.. nao convem mesmo nada teres 2 igs juntas,como ja foi dito aki sao animais solitarios,e vao andar sempre a porrada para ver quem exerce o dominio do territorio !! Outra, precisas duma lampada de uvb URGENTEMENTE, e duma lampadada de aquecimento ( ceramica) para dia e noite ,uma que nao emita luz !!! Como e que tu controlas a temperatura e a humidade,nao vi termometros nem higrometros no terrario. em respeito a alimentacao ,ALFACE,nunka se deve dar devido ao seu baixo valor nutritivo,e um alimento que elas gostam mt,ao ponto de ficarem "viciadas" e nao comerem outras coisa.
Espero que te teja ajudado em alguma coisa,
e boa sorte para elas !!
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo mai 25, 2008 5:01 pm

C3DR1C Tenho uma questão quando falas em convivio ; é a seguinte :
Quando dizemos que deve conviver connosco como deve conviver ? estar connosco a ver televisão :lol: , brincar com ela por vezes , ou ela stressa por estar muito connosco como outros repteis ? E deixa-la passear pela casa sobre a nossa vigilância é uma boa solução para ela ter alguma " liberdade "?

psylizart em relação a alface pelo que tenho lido pode-se dar desde que não seja em grande quantidade pois pode originar problemas intestinais , a alface em pouca quantidade é bom pois tem uma função reguladora no organismo , não estou a dizer que é um bom alimento para a iguana , mas também em pequenas quantidades não é assim tão prejudicial .

Gostava que se dissesse algo errado que dessem uma dica ;)

Cumprimentos.
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo mai 25, 2008 5:04 pm

C3DR1C Escreveu:Aproveita e le isto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55871

Off-Topic: Temos de fazer uma care sheet sobre iguanas :D

O problema é que o pessoal devia informar-se antes de adquirir os bixos e mesmo o dono da loja tambem devia de informar o cliente de tudo, mas....

Outro problema é oferecerem-se animais de estimação (repteis). Claro que as coisas sao feitas de boa vontade mas isso pode trazer varios problemas. Pelo que tenho visto aparece aqui n pessoas a dizer que lhe ofereceram um reptil e depois elas não sabem cuidar deles e os bixos tao em mas condiçoes... Não é como oferecer um gato ou um cao :?

Le muito e pesquisa... Qualquer duvida coloca aqui que o pessoal soluciona...

Cumps.
Em relação ao que te meti a negrito, acho que o principal problema não está ai...pois a minha foi-me oferecida no meu aniversário sem eu estar à espera e no dia seguinte proporcionei-lhe todas as condiçoes... ou seja, passou apenas 1 dia sem UVB e aquecimento.
É verdade que não se deveriam oferecer assim repteis sem mais nem menos, mas a verdade é que se realmente gostas do animal e o queres manter, facilmente consegues arranjar tudo para lhe dar as condiçoes :wink:

Suicida, mencionas-te ai a loja de animais... informo-te já que regra geral, não te podes fiar no que vês nem ouves nas lojas...infelismente :evil:
E atenção que a lampada que tinham na loja até poderia ser UVB (duvido, mas podia :twisted: ).
Em relação ao facto de teres adquirido a 2ª, espero que tenhas a consciencia que vais ficar com 2 dinossauros em casa :twisted:
Tipo acho que alimentação não deva ser problema, pois eu acho que onde come uma comem duas ou tres, e se gostas relamente dos animais, limpar a suas poias e tratar da sua higiene não será problema... O problema que te irás certamente deparar é o de teres 2 crocodilos de 2 metros cada um... :lol:

Aconselho-te mesmo a ler o post do C3DR1C com atenção e tentar segui-lo! :wink:

Boa sorte com os animais e vai dando noticias! 8)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

domingo mai 25, 2008 5:12 pm

Blood_TAster Escreveu: Tipo acho que alimentação não deva ser problema, pois eu acho que onde come uma comem duas ou tres, e se gostas relamente dos animais, limpar a suas poias e tratar da sua higiene não será problema... O problema que te irás certamente deparar é o de teres 2 crocodilos de 2 metros cada um... :lol:

Olha que não e bem assim!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

domingo mai 25, 2008 5:15 pm

suicida Escreveu:ola, eu comprei 1 iguana verde a coisa de 7 meses mas ela teve um acidente keimou-se e ficou sem dedos :( tenho muita pena pk gosto muito dela eu pensava ke ela ia morrer mas recuperou mt mt bem entao ai comprei outra e acho ke tenho 1 macho e uma femea! sou novo em termos em kestao as iguanas e agr tou com medo de tirar a lampada de akecimento do terrario tenho 1 terrario de 1 metro de comprimento 45largura e 30 de algura mas em breve vou mudar visto ke o uma das iguanas anda a morder a outra todas as noites....alguem me poderia ajudar como cuidar melhor das minhas iguanas e como acontece isto de acasalamento e se tem como saber se sao macho ou femea!? obrigado pela ajuda mas de iguanas n percebo muito apenas as adoro e acho ke tou a fazer mal para elas e kero o melhor para meus animais obrigado pela atençao
Imagem
este eh o terrario
Imagem
esta eh a iguana ke se keimou
Imagem
esta eh a outra iguana ke pelo ke vejo por ai ela tem uma cor alaranjada deve ser um macho...ajudem-me sff obrigado

Bem que história!!! :o o melhor é seguires mesmo os conselhos que te deram e nao as manter juntas

Diz-me uma coisa essa iguana que se queimou inda consegue trepar?
C3DR1C
Membro Veterano
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo mai 25, 2008 5:35 pm

Megred Escreveu:C3DR1C Tenho uma questão quando falas em convivio ; é a seguinte :
Quando dizemos que deve conviver connosco como deve conviver ? estar connosco a ver televisão :lol: , brincar com ela por vezes , ou ela stressa por estar muito connosco como outros repteis ? E deixa-la passear pela casa sobre a nossa vigilância é uma boa solução para ela ter alguma " liberdade "?
É dificil responder a isto...

É assim. Eu penso que ela deve conviver com nosco mas de forma equilibrada. Ter um tempo so para ela e outro so para nos. As iguanas habituam-se facilmente a rotinas, logo acho que criar um horario em que ela possa estar contigo é a melhor soluçao.
O convivio passa por tudo o que fazemos. Dez-de os banhos, a limpeza, a comida, etc...

Elas stressam muito por isso deve ser feito tudo com muita calma. Movimentos bruscos, barulhos altos, etc é de evitar...

Eu por exemplo passo algum tempo com ela quando tou no pc. Meto-a na camisola e depois ela anda a trepar por mim e a explorar-me. Depois tambem lhe dou algum carinho. Dou-lhe festinhas, falo sempre para ela.... Falar acho que é bom pois ela habitua-se assim a vos do dono e tal...

Tambem quando tou no meu quarto meto-a la por vezes e deixo-a andar a explorar as coisas. Sempre com a minha atençaõ n vá ela comer algo ou aleijar-se...

Passear à rua com ela, que é uma ideia que muita gente tem, acaba por lhe fazer mal. Com os carros, as outra pessoas elas stressam muito...

Outra coisa que faço é tar com ela no jardim a apanhar banhos de sol... Acaba sempre a dormir :D

CUmps
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo mai 25, 2008 5:44 pm

gangstar Escreveu:
Blood_TAster Escreveu: Tipo acho que alimentação não deva ser problema, pois eu acho que onde come uma comem duas ou tres, e se gostas relamente dos animais, limpar a suas poias e tratar da sua higiene não será problema... O problema que te irás certamente deparar é o de teres 2 crocodilos de 2 metros cada um... :lol:

Olha que não e bem assim!
Pronto, se calhar não posso generalisar... Mas cá por casa é assim, dai eu ter dito isso!! Até porque por aqui, a maior parte do alimento do meu rapaz é cultivado por nós :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
C3DR1C
Membro Veterano

domingo mai 25, 2008 5:47 pm

Blood_TAster é como eu :D eh eh Alimento a bruta é o k nao falta aqui :D
suicida
Membro Júnior
Registado: domingo mai 25, 2008 6:02 am

domingo mai 25, 2008 7:31 pm

Primitive pois esse eh um dos grandes problemas dela consegue mas com muita dificuldade msm para um terrario de 120x45x30 ke lampada ubv devo meter?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mai 25, 2008 7:35 pm

Para ja precisa de pelo menos 8.0 , mas a lampada nao pode ficar a mais de 30cm da iguana e deve ser trocaqda a cada 6meses + lampada de ceramica protegida ligada a termostato.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Primitive
Membro Veterano

domingo mai 25, 2008 7:58 pm

Eu nunca lidei com situação do genero mas ha aqui um forista que tem uma adulta sem dedos tambem... é um bocado triste um animal desses pelo facto de ser arboricula e gostar de trepar ...mas dependendo do desenvolvimento dele talvez nao vais precisar de um terrario mt alto visto que sera mt dificil ele conseguir subir etc mas isso depende mesmo do desenvolvimento e adaptação dele que a meu ver nuinca vai ser a msm

Quanto ás lampadas ja te responderam e relembro-te que é mt importante teres UV e protecçao para a de cerâmica para evitar + acidentes

Boa sorte de qualquer maneira :wink:
suicida
Membro Júnior
Registado: domingo mai 25, 2008 6:02 am

domingo mai 25, 2008 8:29 pm

eh msm triste vela assim mas tenho de construir na msm a casa para elas pk tenho outra ou seja se a outra sobe tenho de por algu para elas subir..... e vou fazer um terrario de 3 metros de altura 2 e meio de comprimento e 1e meio de largura.... se calhar vai ficar um pouco grande nao?
Primitive
Membro Veterano

domingo mai 25, 2008 8:34 pm

Grande!? isso depende se for para agora é mt grande e nao aconselho pk são pequenas e isso vai stressa-las... adultas o tamanho quanto maior melhor ( desde que consigas manter as condições necessárias temperatura humidade etc...) o que se torna dificil consoante o tamanho do terrário ou pelo menos torna-se mt mais dispendioso

Mas vais construir um só terrário :?: e os ataques entre elas :?:
C3DR1C
Membro Veterano

domingo mai 25, 2008 9:09 pm

Pois isso de mante-las juntas preocupa-me. É que ja aconteceram graves acidentes com outras pessoas ao juntar iguanas...

Mais vale arranjares um novo dono para a outra iguana :?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”