tenho medo de n estar a cuidar bm da minha iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

monteiro158
Registado: domingo mai 25, 2008 4:39 pm

domingo mai 25, 2008 5:17 pm

comprei uma iguana a 2 dias ele tem cerca de 3meses o terrario dela e composto por fio de temperatura, lampada uv diurna, o xao do terrario é revestido com casca de pinheiro, nesme momento estou alimentala cm maça, cenoura ralada, ervilhas de kebrar tipo fajao verde, tomate e alface biologico.. borrifu o teerrario e a iguana algumas vexes ao dia, tb lhe dou de comer 3 vexes por dia maix o mens , é k ele neste momento esta a comer mt, tb n sei se estou a faxer bm...estou a faxer algu d errado??? dême dicas por favor
obrigado :wink:
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo mai 25, 2008 5:44 pm

Aproveita e ve este topico... http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 8&start=30

Quanto a casca de pinheiro acho que é de despensar, pois se ela a come pode causar empacotamento nos intestinos, podendo mesmo levar a morte. Para essa idd acho melhor o papel de cozinha...

Tomate e alface biologica sao um pouco acidos e devem ser dadas com cuidado...

Tens verificado as temps e niveis de humidade?

Cumps...
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

domingo mai 25, 2008 10:14 pm

a alface causa diarrreia n deves dar muito regularmente e o tomate tambem nao, é muito ácido.

já agora quais sao as medidas do terrário?

e olha tem cuidado com o substracto.

cumps e de resto pareces ter tudo em ordem :wink:
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo mai 25, 2008 10:27 pm

Boas, em primeiro lugar dou-te as boas vindas ao forum, e pedia-te que se não fosse muito incomodo, escrevesses em Português... é que essa maneira de escrever, tipo sms e trocar S e Z por X acaba por dificultar a leitura, e uma vez que aqui não pagas as mensagens não há necessidade de abreviaturas :wink:

Agora em relação ao animal... quando dizes lampada UV Diurna que queres dizer? UVB? Se for está ok!
Deves variar mais a alimentação dela, e como já foi dito, evita a alface e o tomate.
Em relação à alimentação adequada dá aqui uma vista de olhos:

Iguana Food Chart

Em relação ao comer muito, se tem fome, da-lhe comida até que a sua fome fique saciada :wink:
Tens termómetro e higrómetro no terrário? Não sei como é o aquecimento proveniente do cabo de aquecimento mas este convèm estar ligado a um termostato.
E realmente, tendo ela apenas 3 mesinhos, era aconselhavel a retirares esse substracto e usares o papel de cozinha pois é mais seguro :wink:

Fika bem 8)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo mai 25, 2008 11:25 pm

boas,se ela esta a comer melhor...
pelo que sei,os lagartos recebem todos o calor por cima,por isso acho que uma lampada seria melhor que o cabo(mas espera que alguem te aconselhe melhor)

de resto acho que ta tudo fixe... :wink:

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
CHARMELEON
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos

domingo mai 25, 2008 11:29 pm

voces e esses sermoezinhos desnecessarios sobre a escrita... :evil:
"escreve em portugues???" o forista inscreveu-se hoje e leva logo nas orelhas, passam uma boa imagem da arca sim senhora...

era mais simples e menos agressivo assim, passo a citar: "na proxima vez que escreveres uma mensagem,tenta nao abreviar tanto para a leitura dos outros membros ser mais facil ok,obrigado...", digo eu,mas como sou um simples "membro" da arca...

digo isto porque embora nao seja este um dos melhores casos, o pessoal daqui da arca tem tendencia a ficar assim um bocadinho po "bruto" de tanta sabeoria que "adquirem"...

nao to a julgar ninguem e apenas um abre-olhos...

quanto ao tema em questao varia na alimentaçao o maximo que possas,como ja te informaram,a casca de pinheiro cabe a ti avaliar o teu animal em termos da curiosidade dele porque pode-lhe dar pa comer akilo, tipo eu tenho casca de pinheiro tb, mas para prevenir escolhi os bocados maiores para ser impossivel caber-lhe algum na boca,em termos tecnicos do terrario se mais explicito para obteres um melhor feedback nas respostas...

um grande abraço pa todos
e bem-vindo á arca
monteiro158

domingo mai 25, 2008 11:58 pm

muito obrigado por me darem dicas foram mt uteis...
sim e eu nao vou abreviar tanto... :) .
E assim o terrario n é mt grande alias é muito pekeno, mas tambem é provisorio, amanha vou fazer um grandinho.. por isso ainda nao tenho termometro e hergometro... o termoestacto ja o tenho mas tb ainda nao o liguei visto o terrari o se é k se pode chamar, ser muito pequeno. tenho o terrario humido mas quanto a percentagens sei que tem de estar a mais de 60º e menos de 80º mas como ainda nao tenho o hergometro nao sei como esta a percentagem de humidade...
neste momento sendo o terrario bastante pequeno deixo a minha iguana andar (sobre minha vigia) pelo meu quarto para fazer um pc de exercicio, penso nao estar errado... será que me poderiam dizer o alimento deve estar sempre presente em todas as refeiçoes da iguana ou seja o mais nutritivo??? penso que deverá ter um alimento base nao sei... eu estou semp com medo que ela n esteja bem, cmo sei k é um animal mt fragil tenho muito medo morra... :?
CHARMELEON
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos

segunda mai 26, 2008 12:09 am

le a lista da greening society que te deram,la diz tudo...
tudo o que tiver la d alimentos podes dar uns mais frequentemente e outrs menos,e so ler, e a salada deve ser composta por cerca de 70% de folhas, 20% legumes e 10% de fruta...

abraxo
Blood_TAster
Membro Veterano

segunda mai 26, 2008 12:15 am

Bem, como parece que houve membros que se sentiram "intimidados" com a minha abordagem, peço desculpa se fui bruto ou agressivo contigo... O CHARMELEON, tem razão quando diz que a malta com o tempo aqui na arca, começa a ficar assim para o bruto, e também costumam ficar um pouco para o implicativos... em que tudo os incomoda... Mas não é por mal :wink:

Depois da construção do terrário mete aqui fotos para a malta ver como ficou... e se quiseres meter também aqui uma fotozinha do teu amigo verde será bem vinda :wink:

Fika bem 8)
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

segunda mai 26, 2008 9:56 am

nao sei se já te mandaram o site mas aki tens na mesma:

http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

cumps 8)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda mai 26, 2008 1:27 pm

Troca o fundo do terrario por papel de cozinha, assim não há perigo de ela engolir o substrato e é mais fácil de limpar.
Vê o site da greensociety, tem uma boa lista de alimentos que deves dar. Nunca se deve dar alface porque não tem qualquer valor nutritivo e causa problemas intestinais. Escolhe sempre verduras de folhas escuras como a couve galega, a couve portuguesa.
Quais as temperaturas que tens e os níveis de humidade?
Blood_TAster
Membro Veterano

segunda mai 26, 2008 1:44 pm

monteiro158 Escreveu: (...) por isso ainda nao tenho termometro e hergometro (...)
:wink:
monteiro158

segunda mai 26, 2008 6:49 pm

mandei fazer o terrario todo em vidro 60 x 50 penso que esta optimo, vai levar 2 lampadas uvb e uma que emite IV, vao funcionar atraves de dois relogios digitais programados a funcionar alternadamente, termometro, hergometro, fio de temperatura, depois vou decora-lo tentar que seja o mais parecido com o seu habitat natural, tenho uma duvida quanto ao substracto, ja que me desaconselharam a casca de pinheiro será que poderei usar humus??? ou mesmo assim é melhor o papel de cosinha???
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

segunda mai 26, 2008 7:04 pm

papel de cozinha,essas medidas secalhar sao pequenas...talvez um de 100x 70 seja o ideal(100 de altura)
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda mai 26, 2008 8:52 pm

Convém ter sempre um terrário mais alto que largo. Elas adoram trepar,por isso podes colocar um tronco,onde ela pode deitar-se a apanhar os banhos de sol.;)
Como já foi dito, essas medidas são pequenas.
Papel de cozinha sempre,nada de humus e coisas bonitas que as empresas inventam para se gastar dinheiro. Papel de cozinha e prático, barato, coloca o bem estar do animal em primeiro lugar.
Humus, areias, cascas de pinheiro podem ser ingeridas com a comida e criam ostipação no animal.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”