Porco da india Urgente
De que zona és?? Se calhar eu tenho uma amiga que está interessada na fêmea! Quanto tempo é que ela tem mais ou menos??
Obrigado
Jmiguel
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Jmiguel
<strong>Inté</strong>
Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
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Ui Ui.... Eu assisti ao contrário... Uma senhora devolveu os anões russos que tinha comprado na véspera, só porque estes não a deixaram dormir nem aos familiares...
Nesta caso, a mulher não quis devoluções de dinheiro, só queria mesmo que ficassem com eles... Escusado será dizer que não se fizeram rogados e aceitaram prontamentes os bichos para os pôr novamente à venda...
Pelo o que deu para ver e perguntei para confirmar, eram 4 ww e 2 roboroskiis todos eles machos, numa mesma gaiola... E tempos uma amiga minha esteve interessada em comprar, mas devido ao preço elevado acabou por desistir... Como mostrei interesse nestes últimos pelo o motivo atrás mencionado... a rapariga da loja já tava a querer fazer negócio... Só lhe disse que era preciso ter lata, que a mulher tinha-os devolvido sem querer nada em troca e ainda me vinha cobrar o preço "normal"....
Quanto à loja de animais que tem a associação Axxxxx... Se for a que eu estou a pensar, é a mesma que me vendeu "gato por lebre". Fui de férias para esses lados e fui a essa loja... Encantei-me por uma ratazana... Devido à pouca luz pareceu-me preta... Quis pegar para ver e não me deixaram, mas confirmaram-me que era PRETA... à pois... de preta não tinha nem tem nada...Com um pouco mais de claridade podia ter comprovado isso na dita cuja loja... coisa que não me foi permitido já que não me deixaram pegar no bichano... Pelos vistos, só se pode pegar depois de pagado... Pelo menos nessa altura foi o que me aconteceu....
Enfim, não me arrependo... Adoro a minha Afro, mesmo assim
E bcustas, boa sorte....
Nesta caso, a mulher não quis devoluções de dinheiro, só queria mesmo que ficassem com eles... Escusado será dizer que não se fizeram rogados e aceitaram prontamentes os bichos para os pôr novamente à venda...
Pelo o que deu para ver e perguntei para confirmar, eram 4 ww e 2 roboroskiis todos eles machos, numa mesma gaiola... E tempos uma amiga minha esteve interessada em comprar, mas devido ao preço elevado acabou por desistir... Como mostrei interesse nestes últimos pelo o motivo atrás mencionado... a rapariga da loja já tava a querer fazer negócio... Só lhe disse que era preciso ter lata, que a mulher tinha-os devolvido sem querer nada em troca e ainda me vinha cobrar o preço "normal"....
Quanto à loja de animais que tem a associação Axxxxx... Se for a que eu estou a pensar, é a mesma que me vendeu "gato por lebre". Fui de férias para esses lados e fui a essa loja... Encantei-me por uma ratazana... Devido à pouca luz pareceu-me preta... Quis pegar para ver e não me deixaram, mas confirmaram-me que era PRETA... à pois... de preta não tinha nem tem nada...Com um pouco mais de claridade podia ter comprovado isso na dita cuja loja... coisa que não me foi permitido já que não me deixaram pegar no bichano... Pelos vistos, só se pode pegar depois de pagado... Pelo menos nessa altura foi o que me aconteceu....
Enfim, não me arrependo... Adoro a minha Afro, mesmo assim

E bcustas, boa sorte....
Fiquem bem, Vera
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Ambos aprenderam duas lições:
O "Custas" aprendeu que não se compram animais sem se tentar ter alguma experiência prévia, pois pode-se ser alérgico a algo.
A Vera aprendeu que não se compram animais sem se ver os mesmos.
Ambos aprenderam uma segunda lição: Há lojas como essa, onde nunca se deve sequer meter os pés...
Só para esclarecer. Há Leis a cumprir e NENHUMA loja pode negar ao cliente, o Direito de pegar no animal (excepto se isso puser em risco a vida, ou a saúde de alguém), o Direito de o observar, medir, sexar, etc...
Essa Loja tem na equipa um Veterinário muito bom. Pena que o responsável da loja seja quem é. Manias, tem muitas, mas passa por cima de tudo e de todos, inclusivé dos clientes.
Enfim... tenta meter uns anúncios de venda dos Porquinhos, tentando vender o conjunto, incluindo a gaiola e tudo, pelo melhor preço possível...
Boa sorte!
O "Custas" aprendeu que não se compram animais sem se tentar ter alguma experiência prévia, pois pode-se ser alérgico a algo.
A Vera aprendeu que não se compram animais sem se ver os mesmos.
Ambos aprenderam uma segunda lição: Há lojas como essa, onde nunca se deve sequer meter os pés...

Só para esclarecer. Há Leis a cumprir e NENHUMA loja pode negar ao cliente, o Direito de pegar no animal (excepto se isso puser em risco a vida, ou a saúde de alguém), o Direito de o observar, medir, sexar, etc...
Essa Loja tem na equipa um Veterinário muito bom. Pena que o responsável da loja seja quem é. Manias, tem muitas, mas passa por cima de tudo e de todos, inclusivé dos clientes.
Enfim... tenta meter uns anúncios de venda dos Porquinhos, tentando vender o conjunto, incluindo a gaiola e tudo, pelo melhor preço possível...
Boa sorte!
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!
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LoL Daniel... sabes bem que isso colocaria em risco a saúde do animal... as excepções não incluem Ratos, nem Cobras não Venenosas, mas aplicam-se a Peixes, Escorpiões, Tarântulas e alguns outros animais.
Ninguém pode ser obrigado a comprar um animal sem ter o direito de observar a sua condição.
PS: Cuidado que ainda podem pensar que foi na tua loja, o que não é o caso, felizmente!
Ninguém pode ser obrigado a comprar um animal sem ter o direito de observar a sua condição.
PS: Cuidado que ainda podem pensar que foi na tua loja, o que não é o caso, felizmente!
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bcustas, como já foi dito, tenta mudar o fundo da gaiola e o tipo de feno. Para mudar o fundo ou colocares o feno, tenta usar luvas.
O meu namorado é alérgico ao pó do feno e nada tem a ver com alergia aos meus porquinhos.
Caso continues com esses sintomas e não consigas suportar, tenta vender ou dá para adopção.
Como já foi dito, deverias ter optado por ter um casal do mesmo sexo, pois assim o mais provável é teres uma ninhada para breve...
Offtopic: Thebug, creio que a loja em questão avisa logo que não aceita devolução de animais. Quanto a querer impingir associação A, B ou C, cada um inscreve-se no que quer. No meu caso falaram do assunto, insistiram, mas nunca me inscrevi.
Quanto a não poderes mexer nos animais, comigo, sempre pude pegar nos meus animais antes de os comprar. Aliás, até cheguei a mexer em animais que não cheguei a comprar. Creio que depende de quem está na loja.
Agora, é desnecessário levar não sei quantos post a bater no ceguinho, para além de que nada tem a ver com o assunto do tópico.
O meu namorado é alérgico ao pó do feno e nada tem a ver com alergia aos meus porquinhos.
Caso continues com esses sintomas e não consigas suportar, tenta vender ou dá para adopção.
Como já foi dito, deverias ter optado por ter um casal do mesmo sexo, pois assim o mais provável é teres uma ninhada para breve...
Offtopic: Thebug, creio que a loja em questão avisa logo que não aceita devolução de animais. Quanto a querer impingir associação A, B ou C, cada um inscreve-se no que quer. No meu caso falaram do assunto, insistiram, mas nunca me inscrevi.
Quanto a não poderes mexer nos animais, comigo, sempre pude pegar nos meus animais antes de os comprar. Aliás, até cheguei a mexer em animais que não cheguei a comprar. Creio que depende de quem está na loja.
Agora, é desnecessário levar não sei quantos post a bater no ceguinho, para além de que nada tem a ver com o assunto do tópico.
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Concordo com quase tudo o que dizes, mas "em nome da minha luta pelo bem estar dos animais de companhia" tenho o dever jurídico (chama-se personalidade jurídica) de alertar para o facto de algumas pessoas estarem a ser conduzidas pelo caminho errado!Silly_Bublle Escreveu:nada tem a ver com o assunto do tópico.
Aparte isso, também não gosto de ver mentiras, abusos de poder e roubos de propriedade científica e intelectual, serem publicados, atribuindo louros a quem os não merece.
Acerca do Off-Topic, quase concordava se o assunto não fosse: "comprei, sou alergico, fui devolver e não aceitaram". Este é o assunto, portanto, falar de devoluções, compras e suas condições, etc., não estará decerto off-topic!
Vamos falando das condições em que as lojas vendem e as pessoas compram (a culpa será quase sempre de ambos) e vamos falando de alergias, onde parece estarmos de acordo: muito provavelmente é do feno e não dos porquinhos...
... E se não houver qualquer tipo de feno por perto durante 1 ou 2 dias?
Os Porquinhos não sofrem muito e o dono? Como se sentirá?
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!
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Thebug, um animal não é uma peça de roupa que podes devolver num prazo de 30dias, ou quando chegas a casa e afinal não gostas do que compraste. (o que não foi o caso do user que abriu este tópico).
Por isso alerto sempre a quem quer adquirir algum animal para pensar bem, não agir por impulso e ter em conta todos os outros factores, como o caso das alergias.
As lojas de animais são negócios como todos os outros, mas com a particularidade que têm seres vivos para vender. Acho normal que não aceitem devoluções, mas acho errado não informar primeiro o cliente, não impingir um casal de animais quando uma pessoa não tem experiência com o animal em questão.
Quanto à questão de se verificar que a alergia é mesmo aos porquinhos,só restam duas soluções, a primeira é dar para adopção e verificar que os animais ficam bem entregues e a segunda será vender e ter também em conta a quem são entregues.
Ou contactar o criador e explicar a situação,mas se o criador for a pessoa que está à frente da loja, bem, o melhor é optar pelas outras duas.
Volto a dizer que as pessoas antes de adquirirem um animal têm que pensar bem.
Por isso alerto sempre a quem quer adquirir algum animal para pensar bem, não agir por impulso e ter em conta todos os outros factores, como o caso das alergias.
As lojas de animais são negócios como todos os outros, mas com a particularidade que têm seres vivos para vender. Acho normal que não aceitem devoluções, mas acho errado não informar primeiro o cliente, não impingir um casal de animais quando uma pessoa não tem experiência com o animal em questão.
Quanto à questão de se verificar que a alergia é mesmo aos porquinhos,só restam duas soluções, a primeira é dar para adopção e verificar que os animais ficam bem entregues e a segunda será vender e ter também em conta a quem são entregues.
Ou contactar o criador e explicar a situação,mas se o criador for a pessoa que está à frente da loja, bem, o melhor é optar pelas outras duas.
Volto a dizer que as pessoas antes de adquirirem um animal têm que pensar bem.
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Sim, sim... 100% de acordo. Aliás, recordo, eu disse antes que normalmente, o erro de uma má compra é de ambas as partes.Silly_Bublle Escreveu:Thebug, um animal não é uma peça de roupa que podes devolver num prazo de 30dias, ou quando chegas a casa e afinal não gostas do que compraste. (o que não foi o caso do user que abriu este tópico).
Volto a dizer que as pessoas antes de adquirirem um animal têm que pensar bem.
Do comprador porque não se informou antes de...
Do vendedor porque em nome do dinheiro não informa nada...
Há excepções e até conheço algumas, tendo já conhecido outras. Eu ainda acredito que as lojas têm mais a ganhar quando informam e dizem "senão não vendo", do que quando mentem, escondem, ludibriam, etc. Vendem dessa vez, mas depois a verdade vem ao de cima e lá caiem os parentes na lama!
Neste caso, claro, o cliente foi vítima de uma situação inesperada e a loja também não tem culpa disso...
Não tenho nada a dizer sobre o facto de não aceitarem animais de volta, mas sim acerca da forma como conduziram as coisas no pós-venda. Aí é que tudo mudou, pois primeiro, foi tudo gentilezas; depois, foi mais um "não tenho nada a ver com isso", veio a antipatia e a arrogância...
Não era mais fácil tentar acompanhar o cliente? Tentar apoiá-lo? Promover a venda dos seus animais? Dar uma ajudinha?
Ninguém faz testes de alergologia antes de comprar um animal, por isso, temos que tentar entender ambas as partes.
Pessoalmente, tenho lutado muito para que as coisas não continuem assim, que as pessoas não comprem desinformadamente, tentando que não caiam no fascínio da iguanita de 25cm que em breve vai ter 1 metro e meio, do coelho anão que não fica sempre daquele tamanho, do esquilo coreano que ao crescer vai começar a querer morder e fugir, ou do guaxinim, o Procyon lotor que todos adoram e que um dia se vai tornar num pesadelo para o resto da família, etc, etc...
Cabe às lojas avisar, prevenindo o "azar" do dia seguinte, mesmo que isso signifique não vender o animal a esse cliente. Outros virão e não há animais que fiquem nas lojas, esquecidos... Ficam, quando a loja não atrai a confiança dos clientes, por isso não é necessário impingir animais!
Se eu tivesse uma Loja de Animais com um Fórum de suporte, decerto teria usado o mesmo para ajudar o meu cliente, colocando o caso dele a público e tentando promover uma solução para ele... a loja em causa nem fala do assunto, pois não lhe convém... e isso é que para mim é contraditório com aquilo que apregoam. Mas este assunto também é gigantesco...
Quanto ao problema actual do autor, só posso desejar-lhe boa sorte. Eu já tenho Porquinhos que cheguem e não tenho condições para ficar com eles. Sempre que posso, colaboro com conhecimentos e esclarecimentos. Cada um dá o que pode. Já é uma ajuda!
Vá "custas", força nos classificados!
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!
Tens vários sites de classificados na net, ainda só vi o teu anúncio em 2... Está complicado sim, mas nada é impossivelbcustas Escreveu:E também está dificil vender os animas. Vou aguentar mais um tempo a ver se arranjo alguem. Se não der olha lá terei de dar. a alguém. e perder bastante dinheiro.
Abraço


Que raça são os porquinhos? SRD´s / domésticos tricolor?... Costumo adoptar bastantes desses para o projecto de adopção em que trabalho. Têm todos uma excelente qualidade de vida. Se não conseguires mm, posso ficar com eles. Vendes só a gaiola, n preciso dela, e já fazes algum dinheiro. Já vendi uma gaiola na net muito facilmente, vieram logo buscá-la, estava nova e foi pelo preço que pedi

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Concordo inteiramente...TheBug Escreveu: recordo, eu disse antes que normalmente, o erro de uma má compra é de ambas as partes.
Do comprador porque não se informou antes de...
Do vendedor porque em nome do dinheiro não informa nada...
Há excepções e até conheço algumas, tendo já conhecido outras. Eu ainda acredito que as lojas têm mais a ganhar quando informam e dizem "senão não vendo", do que quando mentem, escondem, ludibriam, etc. Vendem dessa vez, mas depois a verdade vem ao de cima e lá caiem os parentes na lama!
Neste caso, claro, o cliente foi vítima de uma situação inesperada e a loja também não tem culpa disso...
Não tenho nada a dizer sobre o facto de não aceitarem animais de volta, mas sim acerca da forma como conduziram as coisas no pós-venda. Aí é que tudo mudou, pois primeiro, foi tudo gentilezas; depois, foi mais um "não tenho nada a ver com isso", veio a antipatia e a arrogância...

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
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Lamento, mas não existe nenhuma lei ou norma que obrigue um lojista a deixar o cliente "mexer" no produto antes de o comprar. Acredita que mais de 90% das pessoas que pedem para mexer nos animais, não querem comprar, isto numa loja com uma média de 300 clientes diários, seria um stress brutal para os animais andarem constantemente a ser mexidos...Só para esclarecer. Há Leis a cumprir e NENHUMA loja pode negar ao cliente, o Direito de pegar no animal (excepto se isso puser em risco a vida, ou a saúde de alguém), o Direito de o observar, medir, sexar, etc...
Não é um Direito tocar, sexar, medir, beijar, abraçar, sentir o pêlo, ver a alimentar-se, levar para casa para experimentar...etc de ninguém, para além de uma crueldade enorme para o animal.
Existe, claro, o direito e dever de ser bem informado acerca do animal em questão...comprar ou não cabe ao cliente decidir.
Tanta coisa acerca da loja X, que tem contratos ou sei lá o quê com a associação A=%) e ninguém tem coragem de dizer o nome, e localização, da loja?

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- Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.
Posso em breve (hoje tenho o dia muito cheio e não tenho a legislação aqui comigo), publicar a legislação existente sobre o assunto.
Note-se que, isso só é aplicável, quando não perturbe a saúde e a condição do animal, ou do cliente. Entendo que na prática, (300 clientes é anedota, mas entendo) ter 300 pessoas a mexer é inviável, mas não podemos chamar cliente a um interessado, ou visitante de loja.
O cliente em causa, compra o animal, PORTANTO É CLIENTE, recebe uma caixa e nem sequer pode ver o que lá está dentro? ILEGAL!
"Não é um Direito tocar, sexar, medir, beijar, abraçar, sentir o pêlo, ver a alimentar-se, levar para casa para experimentar...etc de ninguém, para além de uma crueldade enorme para o animal."
Este cinismo, ou ironia exagerada não faz parte da minha resposta, nem da Lei em vigor. Fala-se apenas de avaliar a condição do animal e a sexagem, por exemplo nos répteis, pode ser exigida a presença de um veterinário e não ser autorizada ao cliente comum. Se eu tiver um documento clínico comigo que reconheça o meu estatuto técnico, não me pode ser recusada!
No caso em epígrafe, a cliente foi proibida/inibida de ver o animal e de lhe pegar... Estamos a falar de uma Ratazana e não de um animal não manuseável... Claro que não se vai pegar numa Rã Flecha, por exemplo, ou num Peixe como o Daniel brincou lá atrás... Agora não poder ver o animal que se vai comprar em condições, é PROIBIDO POR LEI!
Quanto ao nome da Loja X e da associação A, estamos a considerar o exemplo para que sirva de matéria de análise aos clientes mais desatentos.
Eu não tenho nem medo, nem papas na língua, mas tento respeitar as Regras dos Fóruns e estou FARTO de ser apagado por dizer as verdades!
Os nomes das Lojas não devem ser usados nem para Publicidade, nem para ataques pessoais, ditam as Regras.
Quanto ao ser justo, ou não, são as Regras da Arca de Noé. Eu também acho que questões como estas e muitas outras que já vivemos todos nós, devem ser desmascaradas, mas ainda há pouco, num tópico de Caranguejos denunciei o roubo da autoria de uma foto e o resultado foi:
- O link ficou, a foto continua a aparecer com o falso autor.
- A publicidade ficou
- As minhas mensagens foram apagadas
Que fazer? Também há uma regra que proibe o criticar da moderação, por isso, falo da Loja X e da Associação Y, como exemplo para muitas outras que fazem as mesmas asneiras.
Note-se que, isso só é aplicável, quando não perturbe a saúde e a condição do animal, ou do cliente. Entendo que na prática, (300 clientes é anedota, mas entendo) ter 300 pessoas a mexer é inviável, mas não podemos chamar cliente a um interessado, ou visitante de loja.
O cliente em causa, compra o animal, PORTANTO É CLIENTE, recebe uma caixa e nem sequer pode ver o que lá está dentro? ILEGAL!
"Não é um Direito tocar, sexar, medir, beijar, abraçar, sentir o pêlo, ver a alimentar-se, levar para casa para experimentar...etc de ninguém, para além de uma crueldade enorme para o animal."
Este cinismo, ou ironia exagerada não faz parte da minha resposta, nem da Lei em vigor. Fala-se apenas de avaliar a condição do animal e a sexagem, por exemplo nos répteis, pode ser exigida a presença de um veterinário e não ser autorizada ao cliente comum. Se eu tiver um documento clínico comigo que reconheça o meu estatuto técnico, não me pode ser recusada!
No caso em epígrafe, a cliente foi proibida/inibida de ver o animal e de lhe pegar... Estamos a falar de uma Ratazana e não de um animal não manuseável... Claro que não se vai pegar numa Rã Flecha, por exemplo, ou num Peixe como o Daniel brincou lá atrás... Agora não poder ver o animal que se vai comprar em condições, é PROIBIDO POR LEI!
Quanto ao nome da Loja X e da associação A, estamos a considerar o exemplo para que sirva de matéria de análise aos clientes mais desatentos.
Eu não tenho nem medo, nem papas na língua, mas tento respeitar as Regras dos Fóruns e estou FARTO de ser apagado por dizer as verdades!
Os nomes das Lojas não devem ser usados nem para Publicidade, nem para ataques pessoais, ditam as Regras.
Quanto ao ser justo, ou não, são as Regras da Arca de Noé. Eu também acho que questões como estas e muitas outras que já vivemos todos nós, devem ser desmascaradas, mas ainda há pouco, num tópico de Caranguejos denunciei o roubo da autoria de uma foto e o resultado foi:
- O link ficou, a foto continua a aparecer com o falso autor.
- A publicidade ficou
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Que fazer? Também há uma regra que proibe o criticar da moderação, por isso, falo da Loja X e da Associação Y, como exemplo para muitas outras que fazem as mesmas asneiras.
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Acho que temos noções diferentes da palavra "cliente", o que causa alguma confusão na linguagem usada e talvez mal entendidos da minha parte.
Cliente é todo o cidadão que entra numa loja, seja para observar, seja para comprar, seja para criticar.
Para mim, entra na loja é um cliente.
De todos os animais que conheço, não vejo nenhuma espécie que possa ser manuseada sem haver risco para o animal e/ou para o possível interessado em adquiri-lo. Falamos de stress, possibilidade de fuga, queda acidental, danos para o cliente...
Cabe ao vendedor informar ao cliente TUDO sobre o animal escolhido...cabe ao comprador PERGUNTAR.
Como distingues cliente, de possivel interessado ou simples visitante (como referi, entra na loja...é cliente), antes do acto de pagamento?
É DEVER do lojista informar do estado de saude do animal, assim como transmitir todas as informações solicitadas pelo comprador e outras que ache pretinente - condições especiais de manutenção, ausência ou não de CITES, etc.
Não é DEVER do lojista "emprestar" o animal ao cliente, para que este veja mais de perto, mas apenas uma forma de cativar e incentivar á compra. O lojista pode negar-se a fazê-lo.
Antes de ser pago, o animal é posse da loja ou eventualmente de terceiros que trabalhem com a loja em causa (sim...acontece...).
Se o vendedor informar o comprador que o animal é perigoso ou facilmente stressável, este pode obrigar de alguma forma o vendedor a pegar no animal e mostrá-lo convenientemente?
O que significa "ver em condições"?
Digo e repito: é um risco para o animal (pode cair, stressar, fugir...), é um risco para o comprador (pode ser mordido, arranhado...) e é um risco para o vendedor deixar o cliente pegar no animal.
Os animais estão expostos e são visiveis para o público. O vendedor responde (ou pelo menos devia...) a todas as perguntas do comprador e informa-o (ou...devia...) de TODOS os parâmetros que ache pertinentes para o animal ser bem comprado. Cabe ao vendedor decidir se deixa, ou não, o cliente pegar no animal. Cabe ao cliente decidir se foi bem atendido e se está de facto interessado no animal ou na loja em questão.
Cliente é todo o cidadão que entra numa loja, seja para observar, seja para comprar, seja para criticar.
Para mim, entra na loja é um cliente.
Pegar num animal, seja ele qual fôr, acarreta riscos tanto para o animal...como para a pessoa interessada em comprar, mas também para o vendedor.Há Leis a cumprir e NENHUMA loja pode negar ao cliente, o Direito de pegar no animal (excepto se isso puser em risco a vida, ou a saúde de alguém), o Direito de o observar, medir, sexar, etc...
De todos os animais que conheço, não vejo nenhuma espécie que possa ser manuseada sem haver risco para o animal e/ou para o possível interessado em adquiri-lo. Falamos de stress, possibilidade de fuga, queda acidental, danos para o cliente...
Cabe ao vendedor informar ao cliente TUDO sobre o animal escolhido...cabe ao comprador PERGUNTAR.
ter 300 pessoas a mexer é inviável, mas não podemos chamar cliente a um interessado, ou visitante de loja.
Como distingues cliente, de possivel interessado ou simples visitante (como referi, entra na loja...é cliente), antes do acto de pagamento?
O animal é visto pela pessoa interessada, que o escolhe. Cabe ao lojista informar do estado de saúde do animal, e retirar de venda todo e qualquer animal doente. O cliente leva o animal que escolheu e não o que o vendedor se lembrou de "atirar" para a caixa. Entre o acto de pagamento e de escolha, o cliente pode ver o animal quando quiser, excepto quando as condições de acondicionamento assim o não permitirem.O cliente em causa, compra o animal, PORTANTO É CLIENTE, recebe uma caixa e nem sequer pode ver o que lá está dentro? ILEGAL!
É DEVER do lojista informar do estado de saude do animal, assim como transmitir todas as informações solicitadas pelo comprador e outras que ache pretinente - condições especiais de manutenção, ausência ou não de CITES, etc.
Não é DEVER do lojista "emprestar" o animal ao cliente, para que este veja mais de perto, mas apenas uma forma de cativar e incentivar á compra. O lojista pode negar-se a fazê-lo.
Antes de ser pago, o animal é posse da loja ou eventualmente de terceiros que trabalhem com a loja em causa (sim...acontece...).
A sexagem pode, e deve, ser feita pelo vendedor. Nos casos em que não há distinção de sexos ou esta distinção não pode ser efectuada por não haver diferenças visiveis entre géneros, o cliente é informado da mesma. Se o vendedor não souber distinguir, PODE pedir ao cliente que o faça, mas não é obrigado de forma alguma a "dar" o animal ao comprador para que este possa sexar ou avaliar o animal, mesmo este tendo consigo documento comprovativo de competência para o fazer.Este cinismo, ou ironia exagerada não faz parte da minha resposta, nem da Lei em vigor. Fala-se apenas de avaliar a condição do animal e a sexagem, por exemplo nos répteis, pode ser exigida a presença de um veterinário e não ser autorizada ao cliente comum. Se eu tiver um documento clínico comigo que reconheça o meu estatuto técnico, não me pode ser recusada!
Se o vendedor deixar o cliente pegar na ratazana e esta fugir ou morder no comprador, quem assume as culpas pelo sucedido?No caso em epígrafe, a cliente foi proibida/inibida de ver o animal e de lhe pegar... Estamos a falar de uma Ratazana e não de um animal não manuseável... Claro que não se vai pegar numa Rã Flecha, por exemplo, ou num Peixe como o Daniel brincou lá atrás... Agora não poder ver o animal que se vai comprar em condições, é PROIBIDO POR LEI!
Se o vendedor informar o comprador que o animal é perigoso ou facilmente stressável, este pode obrigar de alguma forma o vendedor a pegar no animal e mostrá-lo convenientemente?
O que significa "ver em condições"?
Digo e repito: é um risco para o animal (pode cair, stressar, fugir...), é um risco para o comprador (pode ser mordido, arranhado...) e é um risco para o vendedor deixar o cliente pegar no animal.
Os animais estão expostos e são visiveis para o público. O vendedor responde (ou pelo menos devia...) a todas as perguntas do comprador e informa-o (ou...devia...) de TODOS os parâmetros que ache pertinentes para o animal ser bem comprado. Cabe ao vendedor decidir se deixa, ou não, o cliente pegar no animal. Cabe ao cliente decidir se foi bem atendido e se está de facto interessado no animal ou na loja em questão.
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Começo por dizer que estamos de ACORDO em quase TUDO!
Também eu penso assim, também eu prefiro agir assim, sempre que tenho Direito a voto em situações similares.
Note-se que não tenho nenhuma Loja, mas conheço a situação, muito bem, por práticas anteriores. Sempre tentei defender aquilo que dizes, pois como digo, também estou de acordo com elas.
É muito difícil definir a fronteira que distingue o Cliente do Candidato a Cliente.
A Lei define como Cliente, ou Consumidor, a pessoa "claramente interessada" na aquisição de um bem, ou serviço, móvel, ou imóvel...
Para mim, um cliente não é mesmo o "gajo" que entra na loja, mas aquele que se interessa, que pergunta, que quer saber o que precisa, etc. Quando diz que quer comprar torna-se um Cliente à beira da factura. Mas é difícil...
A Lei obriga a que todos os animais estejam alojados em condições tão bem definidas (essa Lei conheço e domino de cor e salteado) que quase não restam margens para acidentes:
- Os animais têm que estar identificados, em espécie, sexo, idade, etc.
- A factura têm que conter esses elementos, por isso, o Cliente perde o direito de exigir tal identificação. Em caso de não etiquetagem dos animais, ou etiquetagem indevida, ou incapaz, o cliente tem o direito de exigir a sua verificação. Comprar "às escuras" é considerado "compra imposta" e isso é Proibido por Lei!
Se a Loja cumprir tudo tá "lixada", pois vais pagar fortunas para estar legal, mas esta história desaparece, pois pode colocar nos viveiros de alojamento, indicações de PROIBIDO MEXER, não podendo impedir o CLIENTE de mexer no animal que ESTÁ A COMPRAR.
A Lei OBRIGA a que o vendedor (seja ele dono, contratado, ou eventual) seja pessoa HABILITADA a manusear os animais por forma a poder mostrá-lo ao cliente, em segurança.
Há animais (Borboletas, por exemplo) que NÂO PODEM ser manuseados, por isso, o dito Vendedor HABILITADO deve informar o cliente do mesmo facto e estar apto a quaisquer esclarecimentos adicionais, inclusivé no pós-venda.
Claro que isto é tudo muito confuso e há sempre uma Lei que abafa outra.
Em relação aos acidentes, a Loja é Obrigada a ter Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil. Se tiver, paga o Seguro. Se não tiver, paga a Loja!
Se o animal fugir, então é porque as condições de Segurança de Alojamento não foram respeitadas. A Lei é muito severa no que respeita a Alojamento de Animais em estabelecimentos comerciais!
Se fossemos cumprir a Lei (conheço quem o tenha feito aparentemente a 100%), garanto que 90% das Lojas fugiam a sete pés, pois é necessário tanto, tanto, tanto que apetece começar a fugir!
Defendo que, em muitos casos, deve prevalecer o bom senso, por isso não posso concordar que uma pessoa compre uma Ratazana castanha e leve uma Preta para casa, dizendo a Loja que não tem nada a ver com isso, quando a própria Factura (possivelmente nem foi feita nenhuma) teria que identificar claramente o animal, em termos de espécie, sexo, cor, idade, CITES, etc...
A factura é outro problema muito bem clarificado na Lei, mas os animais não têm Serial Number, o que ajuda o lojista a dizer que "esse não foi o animal que lhe vendi ontem" e lá vai tudo por água abaixo!
É melhor é estar calado, senão vêm os artistas da Lei e ainda dizem que os animais têm que ser Carimbados antes de sair da Loja!

PS: Esqueci-me de dizer que as Lojas têm que ter um Veterinário responsável, por isso, por exemplo, a sexagem das cobras (se não constar da factura de compra que a loja tem) deve ser feita pelo Vet da loja, elaborando documento comprovativo e identificativo da sexagem! Mais uma vez, o cliente perde o Direito de sexar o que está devidamente identificado!
Também eu penso assim, também eu prefiro agir assim, sempre que tenho Direito a voto em situações similares.
Note-se que não tenho nenhuma Loja, mas conheço a situação, muito bem, por práticas anteriores. Sempre tentei defender aquilo que dizes, pois como digo, também estou de acordo com elas.
É muito difícil definir a fronteira que distingue o Cliente do Candidato a Cliente.
A Lei define como Cliente, ou Consumidor, a pessoa "claramente interessada" na aquisição de um bem, ou serviço, móvel, ou imóvel...
Para mim, um cliente não é mesmo o "gajo" que entra na loja, mas aquele que se interessa, que pergunta, que quer saber o que precisa, etc. Quando diz que quer comprar torna-se um Cliente à beira da factura. Mas é difícil...
A Lei obriga a que todos os animais estejam alojados em condições tão bem definidas (essa Lei conheço e domino de cor e salteado) que quase não restam margens para acidentes:
- Os animais têm que estar identificados, em espécie, sexo, idade, etc.
- A factura têm que conter esses elementos, por isso, o Cliente perde o direito de exigir tal identificação. Em caso de não etiquetagem dos animais, ou etiquetagem indevida, ou incapaz, o cliente tem o direito de exigir a sua verificação. Comprar "às escuras" é considerado "compra imposta" e isso é Proibido por Lei!
Se a Loja cumprir tudo tá "lixada", pois vais pagar fortunas para estar legal, mas esta história desaparece, pois pode colocar nos viveiros de alojamento, indicações de PROIBIDO MEXER, não podendo impedir o CLIENTE de mexer no animal que ESTÁ A COMPRAR.
A Lei OBRIGA a que o vendedor (seja ele dono, contratado, ou eventual) seja pessoa HABILITADA a manusear os animais por forma a poder mostrá-lo ao cliente, em segurança.
Há animais (Borboletas, por exemplo) que NÂO PODEM ser manuseados, por isso, o dito Vendedor HABILITADO deve informar o cliente do mesmo facto e estar apto a quaisquer esclarecimentos adicionais, inclusivé no pós-venda.
Claro que isto é tudo muito confuso e há sempre uma Lei que abafa outra.
Em relação aos acidentes, a Loja é Obrigada a ter Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil. Se tiver, paga o Seguro. Se não tiver, paga a Loja!
Se o animal fugir, então é porque as condições de Segurança de Alojamento não foram respeitadas. A Lei é muito severa no que respeita a Alojamento de Animais em estabelecimentos comerciais!
Se fossemos cumprir a Lei (conheço quem o tenha feito aparentemente a 100%), garanto que 90% das Lojas fugiam a sete pés, pois é necessário tanto, tanto, tanto que apetece começar a fugir!
Defendo que, em muitos casos, deve prevalecer o bom senso, por isso não posso concordar que uma pessoa compre uma Ratazana castanha e leve uma Preta para casa, dizendo a Loja que não tem nada a ver com isso, quando a própria Factura (possivelmente nem foi feita nenhuma) teria que identificar claramente o animal, em termos de espécie, sexo, cor, idade, CITES, etc...
A factura é outro problema muito bem clarificado na Lei, mas os animais não têm Serial Number, o que ajuda o lojista a dizer que "esse não foi o animal que lhe vendi ontem" e lá vai tudo por água abaixo!
É melhor é estar calado, senão vêm os artistas da Lei e ainda dizem que os animais têm que ser Carimbados antes de sair da Loja!


PS: Esqueci-me de dizer que as Lojas têm que ter um Veterinário responsável, por isso, por exemplo, a sexagem das cobras (se não constar da factura de compra que a loja tem) deve ser feita pelo Vet da loja, elaborando documento comprovativo e identificativo da sexagem! Mais uma vez, o cliente perde o Direito de sexar o que está devidamente identificado!
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!