chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
CristinhO
Membro Júnior
Registado: sexta mar 07, 2008 12:40 am

segunda mai 26, 2008 12:11 am

ja agora, quais sao as medidas das vossas gaiolas? :D !!

Vou ver se passo no AKI, para ver se encontro algo para a minha futura gaiola =P

E ja agora como se desinfecta os troncos ? :S
TheBug
Membro
Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.

segunda mai 26, 2008 2:14 pm

Existem várias formas de desinfectar troncos:

- Há quem os prefira ferver em água e sal, com umas gotas de vinagre, colocando-os depois a secar durante alguns dias!

- Há quem os mergulhe em Álcool puro durante uma hora e depois os coloque a secar para perderem todos os vestígios alcoólicos!

- Há quem, como eu, os lave com álcool, deixando-os secar bem umas horas depois. (Não os mergulho em álcool, apenas os molho com álcool) Depois, uso um desinfectante próprio. Há vários no mercado, uns para desinfectar terrários, outros para limpeza de gaiolas, outros anti-ácaros e uns muito melhores que são usados na esterilização/desinfecção de instrumentos e mesas de cirurgia. São esses que uso. Depois, deixo secar bem e levo-os ao forno para dar um calorzinho a 200 graus. Quando não cabem, passo-os à lupa para ver se não vejo nenhum piolhito branco, ou outro parasita minusculo!

E ainda há mais hipóteses...
As <strong>verdades</strong> s&atilde;o duras, n&atilde;o s&atilde;o? A <strong>morte</strong> dos animais tamb&eacute;m!
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

segunda mai 26, 2008 7:13 pm

As chinchilas podem roer aqueles canos que normalmente são utilizados nas canalizações dos prédios?? Aqueles com uma cor acinzentada??

É que hoje fui ao AKI e os tubos grandes que lá havia só eram esses. Os de PVC só havia em tamanhos muito pequenos.

Obrigado
Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda mai 26, 2008 11:17 pm

Não tem qualquer problema... :)
Elas vão roer, mas não comem o plástico.

É mais um entretém! :wink:
jmiguel15
Membro Veterano

segunda mai 26, 2008 11:21 pm

Ok, obrigado pela ajuda! :wink:

Como estes tubos até são bastante baratinhos, ficam por volta de uns 2 euros, compensa! :lol:

Fiquem bem
Jmiguel

CristinhO
Membro Júnior

terça mai 27, 2008 12:15 am

miguel tens alguma foto da tua gaiola? :D
Aymara
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 2:48 pm

CristinhO Escreveu:ja agora, quais sao as medidas das vossas gaiolas? :D !!
Essa não é uma pergunta fácil de responder :)
Eu tenho vários viveiros e uns são um pouco maiores e outros um pouco mais pequenos, mas em média têm 80x50 por 1 metro de altura.
Cabe a cada um disponibilizar o melhor que puder dar aos seus animais :D Pois em termos de tamanho, a regra é: quanto maior, melhor! :wink:
CristinhO
Membro Júnior

terça mai 27, 2008 6:05 pm

yaps, a que eu queria fazer era 70 por 70 e 1:50 de altura, mas ainda ando negociaçoes com os papas :P

Tá um cado dificil, mas espero conseguir e assim penso que fico com uma gaiola muito boa. A que eu tenho é 70 e poucos por 47 acho e a altura 70 !

Mas com a roda la dentro parece que ficam com pouco espaço
:S
jmiguel15
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 8:04 pm

Eu estou a fazer umas alterações no interior da gaiola da minha chin! Mas, quando estiver pronta eu posto aqui umas fotos! :wink:

As medidas são: 85, 30, 60 (altura, largura, comprimento) respectivamente! É um bocado pequena, mas como o meu pai não é muito a favor da ter a chin, não posso exagerar, senão janela fora! :evil:

As medidas com que estás a pensar montar a tua, são óptimas! Pois, quanto maior melhor!

Fica bem
Jmiguel

Aymara
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 8:09 pm

Essas medidas que tens actualmente nem são más de todo :)
Só a altura é que deveria ser maior.

Quanto á que pretendes construir, o tamanho é muito bom. Não te esqueças de lhe colocar algumas plataformas (umas 3 já é bom) em vários níveis (não precisam ser muito largas) e desencontradas e vais ver como ela se vai divertir. Se lhe colocares uns troncos e uns tubos para fazer de túneis, então ainda melhor! :D

Boa sorte!
CristinhO
Membro Júnior

terça mai 27, 2008 8:25 pm

A minha mae cisma, por querer contruir a gaiola em madeira e que depois fica muito quente e blablabla...Se fizer toda em rede??? é um bocado esquecito...

A quanto tempo tem chinchilas voces?
jmiguel15
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 9:00 pm

Eu pessoalmente não gosto nada de ver as gaiolas em rede, primeiro porque se os buracos forem muito pequeninos dificulta a visão para dentro da gaiola, e depois porque acho que não fica uma gaiola bonita.

As gaiolas em madeira são um bocado arriscadas porque elas podem-nas roer e assim criar espaços de fuga!
Eu sempre tive uma ideia para quando, um dia, construir uma gaiola para a minha chili. A ideia é:
- Comprar uma estante, daquelas todas em ferro, colocar a primeira (em cima de tudo) e a ultima (em baixo se tudo), mas a ultima virada ao contrário para depois se poder encaixar uma "bacia" que servirá para colocar os corn cobs ou as aparas. Assim ficávamos com as quatro "patas" da estante ligadas entre si por estas duas prateleiras. Não nos podemos esquecer de forrar toda a estrutura com rede (daquela rede que se vende em lojas de jardinagem, própria para fazer cercas para animais). Depois pensei em colocar, pelo menos, três prateleiras em madeira para criar mais estabilidade entre cada duas "patas" e na gaiola toda e também para as chins poderem saltar de um lado para o outro. Depois acrescentaria uns canos para fazer de tubos e mais uns ramos para dar aquilo um ar mais natural.

E voilá! :D

Acho que ficava uma gaiola 5 estrelas e é uma gaiola espaçosa que de certeza que as chins iam adorar.

Fiquem bem
Jmiguel

Aymara
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 9:32 pm

Jmiguel a tua ideia é muito fixe, sim senhor :)

No entanto, como quase toda a gente, tens uma ideia errada das gaiolas feitas em madeira :wink:
Eu tenho uma gaiola há cerca de 4 anos, que há tinha mais 2 ou 3 anos antes de vir para a minha mão e que teve sempre os mesmos moradores. Tudo tem a ver com a forma como a gaiola está feita.
Vê lá este link... tem uma foto de um roupeiro transformado. Pode-se escolher um roupeiro velho mais pequeno, ou outro armário que se adapte, ou até mesmo construir de raíz.
http://meuschinchilas.tripod.com/id3.html
digam lá se não fica fixe? :wink:

Em relação a uma gaiola toda em rede, não gosto da ideia, e muito menos se tiver rede no fundo... coitadas das patinhas e da chinchila :roll:

É só uma questão de imaginação e de amadurecer bem a ideia na carola antes de passar à acção.

Em relação a ser de madeira, não se torna quente por isso!

Boa sorte!
CristinhO
Membro Júnior

terça mai 27, 2008 9:32 pm

Pois, mas eu ja vi gaiolas de madeira, principalmente melanina espetaculares aqui pela net.. e com ramos de pinho e por ai. Eu pessoalmente acho fantastico. Espero mesmo convencer a minha mami :P para depois mais tarde poder comprar + chinchilas !! Voces tem casais??? eu tenho duas femeas :D
Aymara
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 9:35 pm

Eu tenho uns "quantos casais" :wink:

E acho que não referi, mas os moradores da minha gaiola que mencionei no post anterior, são um casalinho de chins que já têm uns 7 anos :D
Responder

Voltar para “Exóticos”