Adopção urgente de gato cruzado de persa - risco de abate

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sábado mai 24, 2008 3:29 pm

Friends, como deve ter reparado, sei mt pouco acerca deste virus...

o q sei resume se ao q me disseram qnd me ligaram para falar da gata q ia adoptar, do q li aqui e do q pesquisei...

se usei o termo "doença" foi apenas no seguimento do q citei da pessoa q colocou o topico e q utilizou essa expressao.

Posso lhe dizer q vou ser FAT de gatinhos encontrados na rua nos proximos dias, atraves da mesma associaçao...

Lamento se as pessoas (falo tb por mim) nao estao tao bem esclarecidas em relaçao ao virus...

Agora compreenda... quero ajudar, mas se eu sei a partida q um gato é portador de FIV+ e q ha outros tantos ou mais ainda, prefiro optar pelos q nao sao portadores e dormir mais descansada pq tb mereço... Mas acima do q eu mereço, esta o q os meus gatos merecem: TUDO!

Se o virus fosse uma coisa banal, ninguem falaria sobre isso... se falam por algum motivo deve ser...

Claro q nao deixo de concordar consigo em mts aspectos :)
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
MJGM
Membro
Registado: segunda fev 24, 2003 6:22 pm
Localização: Zuka (cadela Border Collie), Tita, Pipoca Von Farophya, Conguito de Caramello (gatos Europeu Comum)

sábado mai 24, 2008 3:41 pm

:D Excelente esclarecimento e testemunho Friends!!

Quem sabe qualquer dia não vence a ideia: "FIV+ is beautiful"! :lol:

Pronto! Já conheci o Branquinho, a AnaEsmeralda e a Xana, e as suas maravilhosas famílias!

Pessoas fantásticas que não se pouparam a esforços e despesas para ajudar este gato.
Não lhe negaram o seu apoio agora que apareceu tão doente, e quando provavelmente outras pessoas o escorraçavam com nojo!
Bem-hajam!

Aqui fica a minha perspectiva: o Branquinho tem mais de Angorá ou Bosques da Noruega do que de Persa, pois a par do pêlo longo tem focinho bicudo e orelhas grandes. Digo-vos: uma elegância de gato!! Imponente e lindo!
É muito comunicativo e meiguinho!
O pêlo está maltratado, do sol, da sujidade da rua e dos dias menos bons que tem vivido... mas a futura dona já disse que o vai pôr macio e sedoso!

Falámos com a vet assistente. O Branquinho está parasitado com hemobartonellas (transmitidas pela picadela de pulgas infectadas), e por causa disso mesmo tinha uma anemia muito grave.
Anemia essa que já está ultrapassada nestes dias de internamento e tratamento intensivo proporcionados pela Xana e AnaEsmeralda.

A partir de hoje vai ter que fazer 18 dias de antibiótico específico de 12 em 12 horas para dar cabo das hemobartonellas, após os quais terá que ser de novo avaliada a sua situação. Para ver se tem que prolongar o tratamento.
A Veterinária diz que ele poderá ser castrado nessa altura, se o vet que o avaliar achar que ele está suficientemente forte.

A Ana levou o medicamento e paparoca boa, e vai acolhê-lo e medicá-lo nos próximos dias até eu ter oportunidade de levar o Branquinho à sua Dona, que vive longe de Évora.

Quem sabe, com a explicação de Friends, uma delas não muda ainda de ideias e adopta o Branquinho... sim! Porque eu bem vi como as duas gostam deste gato!! :wink:

E já sabem: quando me passar esta maldita constipação, vou combinar 'um cafezinho' com as meninas, a Peleve e quem mais por aqui andar que more em Évora, para construír uma equipa de entre-ajuda em defesa dos gatos (e outros animais que precisem).
Eu e a Peleve formamos a AICUÚO (Associação Independente Com Um Único Objectivo) :wink: ... o de dar melhores condições de vida aos animais errantes das ruas de Évora.
Dedicamo-nos ao controlo de população (através da esterilização: fêmeas primeiro e depois machos), e à procura de bons lares para os gatos (e um cão ou outro :wink: ) que quando retirados da rua para esterilização, se revelam verdadeiros docinhos!
O controlo de nascimentos é essencial para evitar que as colónias fiquem demasiado numerosas - nessa situação os gatos lutam por alimento, envolvem-se em horríveis brigas de acasalamento e ficam feridos nas lutas, sofrem de doenças, nascem mais e mais gatinhos doentes e escanzelados... tudo isso incomoda as pessoas!
Agora, se essas mesmas pessoas, se depararem com um grupinho de meia-dúzia de gatos, gordos e luzidios, que alegram qualquer jardim ou beco com as suas brincadeiras, e até caçam ratos e ratazanas... e têm um comedouro com ração, que não atrai moscas... aí essas pessoas reconhecem a importância destes animais para uma cidade saudável e bonita! :wink:

A AICUÚO :wink: nasceu também da consciência de que cada cidadão tem deveres para com os animais errantes, e não os pode descartar nas Associações.
No caso de Évora, o Cantinho dos Animais é uma associação que só não ajuda mais porque não pode! Portanto tem que partir de cada um de nós a iniciativa de ajudar também!!

Não participarei muito mais neste fórum, pois já o faço assiduamente no Felinus, e como o tempo não chega para tudo... há que optar!
Foi no Felinus que aprendi/aprendo muito e sei que posso contar com a ajuda de um grupo de pessoas fantásticas, que nunca pensam duas vezes para entrar em acção em defesa dos animais!!

Desejo tudo de bom para os foristas do Arcadenoé, e muita coragem para continuarem a apoiar os animais de rua! E se não conseguirem ajudar 'em campo', ajudem na divulgação de informação correcta, combatam preconceitos, sensibilizem pessoas para esta causa, ajudem de outros modos quem faz o trabalho de campo! Todos juntos havemos de fazer a diferença! :D
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

sábado mai 24, 2008 4:49 pm

Mathilde: desculpe e a vocês a minha insistência mas Fiv e Felv estão na moda. Porque há testes em Kit, podres de caros. Um gato só se pode determinar se é Fiv ou felv "decentemente" a partir" dos 8 meses de idade e durante um ano, deve-se repetir os testes de 3 em 3 meses porque há falsos negativos e falsos positivos.

Agora há uma pesquisa, a do coronavírus, que ninguém fala, que pode ser fatal ( estamos a falar numa mutação que leva á morte do animal num período de 3 a 5 dias) que é altamente contagioso: transmite-se de todas as maneiras e mantém-se activo num ambiente, durante 6 a 8 meses. O vírus do Fiv ou Felv fora do seu hospedeiro tem apenas minutos de tempo de vida. E não tem sintomas nenhuns que o detectem, senão a análise ao sangue em laboratório. enquanto que para um FIV ou Felv há medicação que permite estes vírus manterem-se assintomáticos, no coronavírus, não. Uma briga, uma pequena depressão pode transformar um portador de coronavírus em doente com pif. E não há nada que se possa fazer.

Contudo, passa-se ao lado deste vírus. este vírus também é responsável por doenças do foro cardiovascular e respiratório, neurológico que se tornam crónicas do animal. É só um alerta.

MJM: hemobartonellas é um parasita no sangue. Por vezes é dificil eliminar este parasita mas o seu hospedeiro pode viver com ele, sem sintomas ( sem anemia) durante a sua vida inteira. Infelizmente, é muito comum aos gatos de rua que estão "pulguentos" :D Por isso é importante manter o gato sempre desparasitado interna e externamente de forma a serem evitadas algumas doenças. Mesmo gatos de casa...mesmo que não saiam de casa... nós encarregamo-nos de lhes transportar muitos destes parasitas!
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

sábado mai 24, 2008 5:14 pm

Só mais isto: ( e desculpem mas estas coisas devem ser faladas de uma forma simples para que toda a gente entenda)

Sou do tempo em que não havia testes FIV/ Felv. A primeira vez que se falou no assunto foi em Inglaterra. A minha avó e eu tentámos saber como se fariam estes testes. Em Portugal não havia e aconselharam-nos a ir a Espanha. Lá fomos nós com 3 gatos e descobrimos que um era FIV. Na altura diziam que era vírus transmitido pelo ar, pela água... por tudo. Aconselharam o abate do animal. Foi o ano em que mais animais portadores destes vírus foram abatidos. estamos a falar de animais saudavéis! Milhares... A minha avó, com aquela, sabedoria que a idade vai dando, achou que alguma coisa estava mal. Se, viviam juntos há tantos anos e eram mais velhos que a Sé de Braga, porque raio só um era FIV?

Estabeleceu contacto com Universidades britanicas, americanas e canadianas e foi aprendendo muito. Foi membro de alguns destes institutos. Antes de morrer, deixou-me de herança os gatos e a tarefa de sensibilizar as pessoas para este problema que discrimina os animais. Neste momento, estou mais arredada deste assunto porque no mundo inteiro, as pessoas já entenderam o que está em causa. Já se vai notando em Portugal um crescimento na adopção destes animais. Fenómeno este ue passa tb pela sensibilização da comunidade médica. Agora a minha preocupação é um outro vírus. este sim, bem mais comum e bem mais perigoso e menos falado...por enquanto.

Um abraço e até sempre
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sábado mai 24, 2008 5:20 pm

É mesmo bom o Branquinho já ter uma família ^^

Eu infelizmente não vou puder ir por dois motivos: não sou de Évora e é-me impossível deslocar-me até aí e tenho um encontro com a minha família o dia todo.
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Catih
Membro Veterano

sábado mai 24, 2008 5:21 pm

Eu simplesmente AMO gatos, mas não posso ter porque o meu pai é alérgico :((((

Felizmente quando for mais crescida irei ter (quando mudar de casa).
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
mathilde393
Membro Veterano
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

domingo mai 25, 2008 4:22 pm

Se o Branquinho ja esta mesmo adoptado, alterem o titulo do topico... acrescentem p. ex. a palavra ADOPTADO...

Boa sorte aos novos donos... espero q corra td bem e q se adaptem bem uns aos outros :) e que o Branquinho tenha agora uma qualidade de vida q nao tinha ate aqui :)

Parabens!
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Catih
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 6:29 pm

Novidades!!!

O Branquinho vai ser adoptado neste Sábado!!!!

A AnaEsmeralda esteve ausente este tempo porque esteve numa casa que tem no centro da cidade, para ele não estar em contacto com o seu gato.

Felizmente ele teve um final feliz :D :D :D :D

Um bem haja!
<p>
<p>
<p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

terça mai 27, 2008 7:46 pm

:D :D :D
Vivendo e aprendendo
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

terça mai 27, 2008 9:40 pm

Felicidades gatinho lindo :D
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
mathilde393
Membro Veterano

quarta mai 28, 2008 9:14 am

Que bom q ja esta certa a adopçao :)

Entretanto alterem o titulo para adoptado :)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaEsmeralda
Membro Júnior
Registado: segunda mai 19, 2008 2:16 pm

sábado mai 31, 2008 11:35 am

Quero agradecer a todos, mesmo àqueles que não poderam adoptar o Branquinho pelo interesse e preocupação que demonstraram.

O Branquinho já arranjou uma dona e seguiu hoje para o seu novo lar, onde penso que vai ser muito feliz. A sua dona, ao que consta, tem muita experiencia no tratamento de gatos com FIV+. Além de que vai ter bastante espaço exterior para poder circular. Assim, fico muito mais descansada.

Obrigada, claro, também, e especialmente à sua nova dona!

Ana Esmeralda
AnaEsmeralda
Membro Júnior
Registado: segunda mai 19, 2008 2:16 pm

sábado mai 31, 2008 11:39 am

Queria agradecer a todos aqueles que se interessaram e preocuparam com a situação do Branquinho.

Felizmente ele já arrajou uma dona e seguiu hoje bem cedinho para a sua nova casa.

A sua dona tem muita experiência no tratamento de gatos com FIV+ e tem muito espaço exterior onde ele se poderá movimentar, o que me deixa muito mais descansada.

Muito obrigada Teresa! Fica aí com uma rica prendinha:)

Bjs

Ana.
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

sábado mai 31, 2008 2:18 pm

:P :P :P :P :P :P :P Felicidades branquinho...
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado mai 31, 2008 5:42 pm

espaço exterior, como? vai andar na rua, em contacto com outros gatos, sendo fiv+?
anjjazul
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”