Sarna demodécica

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Yorkshire Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: aldaa

Responder
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

segunda mai 26, 2008 4:46 pm

Olá a todos, como sabem a minha menina teve sarna demodécica, expliquei por alto noutro tópico, mas vou explicar novamente no que consiste: A sarna demodécica é congénita, vive na maioria dos cães mas só quando têm uma queda de imunidade é que a doença vem ao de cima. É muito comum em cães de raça. Isto acontece pois não recebem os anticorpos necessários para combater esses ácaros da mãe. Numa fase inicial só há queda de pêlo, depois nas fases mais crónicas vêm as crostas, pele envermelhada muita coceira e podem aparecer muitas feridas. Na maioria das vezes, os donos só reparam quando esta já se encontra numa fase muito avancada. Nos yorkies é mais simples, pois não perdem pêlo. Então diagnostiquei logo, apesar de ter ido ao meu vet de sempre e ele disse que a queda de pêlo era normal, tive de mudar de vet. Apesar de já ter acabado o tratamento e aparentar estar de boa saúde, pode ou não voltar se ela tiver uma queda de imunidade. Os cios especialmente é a altura ideal para estes ácaros atacarem. Contudo não se pega aos humanos, nem aos outros animais, pois é um ácaro que se sair dos folículos pilosos morre.

Estou novamente a falar nisto, pois estou a ver a pele dela muito vermelha, não vejo queda do pêlo no chão, nem mesmo na escova, só o normal, mas quando afasto o pêlo vejo uma grande zona de pele e quando puxo o pêlo nessa zona sai imenso :? já liguei para a vet dela e vou lá no sábado. Tenho quase a certeza que está a voltar, pois é um processo muito lento e pode estar mesmo no inicio, ninguem sabe mais detalhes desta doença? E como é que isto pára de vez? Quando afastam o pêlo dos vossos yorkies não se vê muita pele pois não? Obrigada pela ajuda, está a ser uma batalha dificil estes ácaros :|
ManuGo
Membro
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

terça mai 27, 2008 3:27 pm

Que pena que a situação não esteja resolvida. Em relação à doença pouco sei, por isso não posso ajudar. Mas estou a torcer muito para que tudo se resolva rápida e definitivamente. Quanto à questão que colocas sobre se conseguimos ver a pele ao afastar os pêlos, não sei se percebi a questão, mas ao afastar os pêlos da Kikinha (ela é bastante peluda) realmente quase não se vê a pele. Repeti com a Minnie e o resultado é o mesmo. Não sei se ajudei.
jclarinos
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 4:58 pm

Ajudaste claro! É esse o meu medo! Quando afasto a pele da minha vê-se logo muita pele e avermelhada, por isso quase não me restam dúvidas que a doença está a desenvolver-se novamente :? que chatice, tadinha só tem problemas. Sábado logo darei noticias.
ManuGo
Membro
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

terça mai 27, 2008 10:33 pm

Vermelha a pele que se vislumbra entre os pelos das minhas cadelitas não é de certeza. Realmente fazes bem em levá-la novamente ao vet. As tuas desconfianças parecem ter fundamento. E a pequenota queixa-se de algo ou coça-se? Ou, aparentemente, anda bem?
jclarinos
Membro Veterano

quarta mai 28, 2008 11:25 am

ELa aparentemente anda optima, mas esta doença só começa a mostrar sinais mais para a fase avançada. Começa a dar coçeira, eu acho que está a começar novamente, é bom eu ter reparado agora que assim é mais fácil combater.
jclarinos
Membro Veterano

sexta mai 30, 2008 8:01 pm

Desconfio que aquelas feridas na cabeça, seja da doença :? amanhã vou com ela ao vet e vamos ver...depois dou noticias :wink:
jclarinos
Membro Veterano

sábado mai 31, 2008 3:30 pm

Já fui ao vet, o estranho é que já há uns dias a pele já não se encontrava vermelha, e depois do banho estava espectacular :roll: o vet disse que pela aparência estava optima, reparou nas feridas da cabeça e disse que podia ser uma alergia, mas se com os banhos passa é optimo. Disse que esta doença pode vir e depois ir..mais probabilidades tem de quando ela for mais velha de vir a ter outro problema deste :? mas por enquanto está boa;)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sábado mai 31, 2008 4:04 pm

Graças a Deus que não era nada,estou feliz por si :D e pela peludinha :D
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
jclarinos
Membro Veterano

sábado mai 31, 2008 4:05 pm

:wink: obrigada keitinha :D
ManuGo
Membro

sábado mai 31, 2008 8:14 pm

Ufa! Ainda bem que não era nada e que a pequenota está bem! É bem melhor assim :D
jclarinos
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 3:57 pm

Sim sem dúvida!! :D Agora todos os meses dou-lhe banho com dermocanis só para prevenir :wink:
Responder

Voltar para “Yorkshire Terrier”