Compra de Peixes, Dever de Informação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ssfradiqque
Membro
Mensagens: 166
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quarta mai 28, 2008 10:10 am

Na passada sexta feira á noite, fui até uma loja de animais aqui perto, porque queria comprar um peixinho de água fria. Falei com a pessoa que me atendeu, que queria um peixe de água fria, resistente. Foi-me aconselhado um beta macho, que era resistente e de poucos cuidados. Fui alertada para o seu temperamento particular, aconselhada a utilizar um produto para controlar o nível de cloro da água e também me foi falada da alimentação a dar. Comprei o peixe e os restantes produtos, e foi-me dito ainda que aproveitasse para encher o aquário com alguma da água que vai no saco de plástico junto com o peixe. Assim que cheguei a casa, enchi o aquário com água da torneira, deitei umas gotas do controlador do cloro e aguardei uns minutos conforme indicação da loja, passado um pouco deitei o resto da água do saco e coloquei o peixe com um pouco de comida. No dia seguinte ao notar que o peixe estava muito parado, e que não tinha comido, fui novamente á loja questionar se eventualmente teria feito algo mal, ou se seria normal este tipo de comportamento. O colaborador que me atendeu voltou a repetir a questão do cloro, e frisou que era um peixe que raramente comia, aliás, praticamente só comia duas vezes por semana. Ontem ao chegar a casa, o peixinho estava muito mal, continuava sem comer e já mal se movimentava. Assim decidi levá-lo á loja, que a muito custo me falou num "pormenor" demasiado importante para ser ignorado nas minhas duas visitas anteriores á loja, o PH da água. Honestamente não fazia a menor ideia que devia fazer o seu controlo. Agora após umas consultas na net vejo que tal informação até é obrigatória de figurar nos aquários das lojas. A minha dúvida neste momento é somente perceber o que diz a legislação no que concerne ao dever de informação destes lojistas. Estamos a lidar com seres vivos, e tal desprezo pela sua vida, sinceramente enoja-me. Lá porque os peixes não têm a mesma interacção connosco que um cão ou um gato, não significa que possamos de alguma forma, ignorar estas questões tão vitais. Sendo que a loja está aberta ao público em geral, e não somente a profissionais, existe algo na legislação que os obrigue a a veicular a informação vital para estes e outros animais por eles comercializados?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 28, 2008 10:46 am

Bem, começaram logo por "meter a pata na poça" ao lhe venderem um Betta. É que o peixe combatente não é um peixe de água fria, é um peixe de água tropical. Eles sobrevivem em água fria mas não estão de modo nenhum nas condições em que deveriam estar... O que se passa é que nas lojas mantêm-nos em espaços exíguos porque não têm aquas suficientes para albergar cada peixe, como se sabe o peixe combatente só pode ser mantido com fêmeas da sua espécie, dois machos no mesmo espaço combater-se-ão até à morte.
A história do pH até é secundária face a isto. Ántes de falar de medições de pH gostaria de saber qual o tamanho do aqua que lhe venderam, qual a capacidade em litros.

Quanto à alimentação, um betta come todos os dias, como podem dizer-lhe que só come 2 x por semana??

:o :o

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quarta mai 28, 2008 10:59 am

Comprar um animal por impulso, raramente dá bons resultados... :?

Sou da opinião que não existem peixes resistentes, desde que dadas as condições "normais" e adequadas a cada espécie (um filtro, aquecimento regulado, boas mudanças de água, controlo dos valores de nitritos e amónia, calma na montagem e manutenção do aquário...) e todos os peixes são igualmente resistentes. Desde o nemo (Amphiprion occelaris) aos peixinhos vermelhos (Carassius auratus).
Falei com a pessoa que me atendeu, que queria um peixe de água fria, resistente. Foi-me aconselhado um beta macho, que era resistente e de poucos cuidados.
Os bettas são de águas quentes. Ponto final. Resistem e sobrevivem felizes e contentes a 19ºC, mas menos que isto entram em stress. A temperatura ideal situa-se perto dos 24ºC.
Fui alertada para o seu temperamento particular, aconselhada a utilizar um produto para controlar o nível de cloro da água e também me foi falada da alimentação a dar.
As únicas particularidades são que não se podem juntar dois machos, caso juntes com uma fêmea terás de ter muitos esconderijos para a fêmea se esconder. Pessoalmente prefiro só juntar o casal mesmo para reproduzir ou em aquários muito grandes, pois têm tendencias mutuas para se atacarem.
Outra particularidade é o facto de ter barbatanas muito longas, que o tornam um petisco para a maioria dos peixes (tetras, barbos, espadas...).
Também é necessário algum cuidado com peixes pequenos e de superficie (guppys, por exemplo), pois tratando.se de um peixe territorial, não gosta de companhia á superficie.
Comprei o peixe e os restantes produtos, e foi-me dito ainda que aproveitasse para encher o aquário com alguma da água que vai no saco de plástico junto com o peixe. Assim que cheguei a casa, enchi o aquário com água da torneira, deitei umas gotas do controlador do cloro e aguardei uns minutos conforme indicação da loja, passado um pouco deitei o resto da água do saco e coloquei o peixe com um pouco de comida.
Comprar peixes + aquário dá sempre asneira...

Primeiro compra-se o aquário, com filtro, monta-se tudo e alguns dias depois compram-se os peixes.
Se o peixe estava num aquário, com filtragem, tal como obrigatório por lei, podes perfeitamente colocar a água que vem no saco - ajuda á ambientação do peixe e geralmente (GERALMENTE) não trás grandes problemas. Se o peixe estava num copo...esquece...essa água é boa para o lixo.
A ambientação do peixe faz-se colocando o saco no aquário por alguns minutos, passados os quais deves colocar um pouco da água que está no aquário dentro do saco aberto. Esperas mais alguns minutos, e podes soltar o peixe. A primeira fase ambienta o peixe á temperatura do aquário...a segunda aos parametros quimicos da agua.
No dia seguinte ao notar que o peixe estava muito parado, e que não tinha comido, fui novamente á loja questionar se eventualmente teria feito algo mal, ou se seria normal este tipo de comportamento. O colaborador que me atendeu voltou a repetir a questão do cloro, e frisou que era um peixe que raramente comia, aliás, praticamente só comia duas vezes por semana.
Água fria = stress = doença = falta de apetite = morte
Ontem ao chegar a casa, o peixinho estava muito mal, continuava sem comer e já mal se movimentava. Assim decidi levá-lo á loja, que a muito custo me falou num "pormenor" demasiado importante para ser ignorado nas minhas duas visitas anteriores á loja, o PH da água. Honestamente não fazia a menor ideia que devia fazer o seu controlo.
Água fria = stress = doença = falta de apetite = morte

O pH é dos parametros menos importantes de serem medidos. Excepto em casos extremos (abaixo de 6 e acima de 8 para a maioria dos peixes), ou pior, em casos em que há uma variação brusca, não deve ser motivo de preocupação.
Só em algumas zonas do país deve haver alguns cuidados com os valores (algarve, por exemplo, em que o pH é elevadissimo), mas de resto não vale a pena haver um grande controlo.
Vale a pena, sim, verificar se houve ou não variações desde a última vez que se mediu, mas em aquários novos, desde que haja uma boa ambientação do peixe quando se coloca no aquário, não costuma haver muitos problemas.

Preocupa-te, sim, em manter o peixe em água quente e bem filtrada...
gora após umas consultas na net vejo que tal informação até é obrigatória de figurar nos aquários das lojas. A minha dúvida neste momento é somente perceber o que diz a legislação no que concerne ao dever de informação destes lojistas.
.........................................

Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro
Estabelece as normas legais tendentes a pôr em aplicação em Portugal a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia e um regime especial para a detenção de animais potencialmente perigosos.

Artigo 31.º
Condições particulares para a manutenção de peixes
A manutenção de peixes deve obedecer às seguintes condições:
1) Em cada aquário devem ser indicados os seguintes dados:
a) O nome científico dos peixes, sempre que possível;
b) O grau de salinidade ou a densidade da água quando se trata de água do mar;
c) O Ph quando se trata de água doce;
d) A dureza (gH e kH) ou a conductividade quando se trata de água doce;
2) As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:
a) Os aquários devem dispor uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;
b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;
c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;
d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2) -) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;
e) Os aquários devem ser aquecidos de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível;
3) As condições para a manutenção de peixes de água salgada são as seguintes:
a) É desejável que os aquários tenham uma capacidade de pelo menos 200 l, correspondente a 2 l a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;
b) A quantidade de água, a filtração e a aerificação da água devem ser controladas, de forma a permitir que os peixes possam apresentar uma respiração normal e calma;
c) A filtração permanente é indispensável e obrigatória;
d) Os aquários devem ser aquecidos de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam, devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de algas seja possível.

.......................................................................................
Sendo que a loja está aberta ao público em geral, e não somente a profissionais, existe algo na legislação que os obrigue a a veicular a informação vital para estes e outros animais por eles comercializados?
Creio que a lei é um pouco omissa nesse aspecto, mas se te deram informações erradas (betta em água fria, por exemplo) podes reclamar.

É nosso dever informarmo-nos melhor acerca dos animais, assim como é dever dos vendedores informarem-nos das condições particulares de manutenção dos animais que compramos. Não devias ter comprado o peixe por impulso...deverias ter sido mais correctamente informado.
ssfradiqque
Membro
Mensagens: 166
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quarta mai 28, 2008 11:10 am

Primeiro quero agradecer as explicações, realmente face ao que me disseram o PH é mesmo a questão menos preocupante. Imagino a diferença que o peixe terá sentido, embora lá na loja também estivesse em água fria, aliás, ele estava naqueles reservatórios onde estão as plantas de aquário para venda. Não considero que tenha sido uma compra por impulso, talvez a opção pela espécie sim, mas á partida confio no profissional que tenho na minha presença. E pela forma como foi falado não me pareceu que requeresse cuidados mais específicos que os tradicionais peixinhos cor de laranja. Agora vejo que estava redondamente enganada, e pesa-me a consciência, como disse trata-se de um ser vivo.... e o sofrimento podia ter sido evitado. Para água fria, talvez seja melhor ficar mesmo pelos cor de laranja.

De qualquer forma permitam-me esclarecer, o aquário eu já tinha, com aprox 10 lts, a loja tentou vender-me um cubo que nem um litro devia levar, de acordo com eles, um reservatório específico para este tipo de peixes, bem á semelhança dos copitos plásticos onde estão muitas vezes expostos.

Mais uma vez obrigada pela rapidez de resposta, e acima de tudo pelos esclarecimentos, extremamente úteis.
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quarta mai 28, 2008 11:18 am

Para água fria, talvez seja melhor ficar mesmo pelos cor de laranja.
De qualquer forma permitam-me esclarecer, o aquário eu já tinha, com aprox 10 lts
10 litros é muito pequeno para os tipicos peixes vermelhos. Se tiveres hipotese de colocar um aquecedor (o continente vende uns de 25w muito baratos e pequenos...upss...publicidade :lol:), podes colocar um betta, é sempre um peixe engraçado. Filtro...também é essencial...

Se não quiseres aquecedor, podes colocar néons-chineses (Tanychtis albonubes), fazem um cardume engraçado e são pequenos.
ssfradiqque
Membro
Mensagens: 166
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quarta mai 28, 2008 1:57 pm

Neste aquário eu só tenho um peixe. Precisamente porque eles até são maiores que os Beta. Com a bomba também! Vou ver esses aquecedores no Continente, e agrdeço a dica dos neons chineses! Não sabia que desses peixes pequenos também haviam próprios para água fria. Mais uma vez obrigada pelas dicas!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 28, 2008 4:15 pm

Os néons chineses também são de água quente... e em 10 litros de água um, cardume é impensável.

Veja que 10 litros de água mesmo para um único betta é muito pouco. Vai ter que fazer trocas parciais de água com muita frequência. Bem sei que agora tudo o que é loja vende os chamados kit betta que consistem num quadrado de plástico que nem um litro de água leva mas isso não é manter o animal em condições, a sua esperança de vida nesse ambiente é muito pequena. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quarta mai 28, 2008 9:14 pm

Boa noite ssfradiqque

A situação que relatou é semelhante à que vivi com o meu Tailes (peixe betta) e que me levou a criar um tópico aqui no arca a pedir ajuda.

Na loja, o Tailes também estava num aquário juntamente com plantas e em água supostamente fria, mas a água da torneira é sempre mais fria do que a água do aqua da loja, que está debaixo da luz. E, tal como aconteceu ao seu Betta, o Tailes ficou parado e sem comer. Quando voltei à loja disseram-me que era normal e se acontecesse alguma coisa pior para lá voltar. :o

N voltei lá mais e consegui resolver a situação com a ajuda de excelentes pessoas que encontrei por aqui, Assim, comprei um aquecedor, um filtro, um aqua maior e após muitas peripécias acho que reuni boas condições para ele...
O Tailes andam sempre de um lado para o outro no aquário, super brincalhão e com um apetite voraz! :lol:
Isto contraria tudo o que é dito na loja, pois o que eles dizem acontece quando os Bettas não estão bem.

Siga as dicas que lhe deram e vai ver como ele muda de comportamento.
Boa sorte :wink:

cumprimentos

P.S.: Quanto às leis que fala não sei se existem, mas como já sabemos o que o comércio é, não nos podemos deixar levar só pelo que dizem, mesmo no que toca à venda de seres vivos. Aprendi a lição!
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

segunda jun 02, 2008 8:20 am

ssfradiqque Escreveu:...Agora após umas consultas na net vejo que tal informação até é obrigatória de figurar nos aquários das lojas. A minha dúvida neste momento é somente perceber o que diz a legislação no que concerne ao dever de informação destes lojistas. Estamos a lidar com seres vivos, e tal desprezo pela sua vida, sinceramente enoja-me. Lá porque os peixes não têm a mesma interacção connosco que um cão ou um gato, não significa que possamos de alguma forma, ignorar estas questões tão vitais. Sendo que a loja está aberta ao público em geral, e não somente a profissionais, existe algo na legislação que os obrigue a a veicular a informação vital para estes e outros animais por eles comercializados??
ssfradiqque, quanto custou o seu Betta?
Menos de 5 euros?
Quanto tempo é gasto em explicações sobre como o tratar?
Quanto é o custo dessa explicação para o lojista (tempo é dinheiro)?
Pagou alguma coisa da explicação?
Pediu para ter um curso sobre como tratar de peixes?
As lojas não são obrigadas a dar explicações gratis. Com a concorrência dos hiper´s e outros as receitas das lojas diminuiram muito. Tornou-se mais dificil ter tempo para dar formação GRATIS as pessoas.

Com o estado do país aparecem muitas pessoas que querem animais ou que não fazem nada (falta de emprego) que entram nas lojas e apenas fazem perguntas. Cada vez mais são o numero de pessoas a fazer perguntas em relação as que querem comprar.
E se passar o tempo a explicar quanto é que vendo? Clientes que querem comprar ficam a espera e por vezes desistem por pessoas que estão a frente não para comprar e sim para perguntar.

Um exemplo ao contrário:
Na quinta-feira estive ocupado a ajudar na abertura de uma loja fora de Lisboa e estava bastante ocupado pois seria a maior factura do mês e aconteceu o seguinte:
Uma senhora que nunca tinha visto entrou na loja a dizer que a sua ave que era um canário tinha a pata muito enchada e não a apoiava no poleiro e que já tinha um tipo de escamas ou caspa na pata. Após perguntar como tratava da aves. Disse-me que comprava tudo do bom e do melhor: "Compro sempre da melhor comida para o canário, daquela em caixa dos hiper´s. É necessário mais alguma coisa?".

Percebi que era daquelas pessoas que apenas vai a loja quando o animal está doente.

Perguntei "Se lhe ter a resposta a Sra. irá comprar o produto para tratar a aves?" a resposta foi "Sim, porque?"
Perguntei novamente " Depois da aves tratada vai passar a comprar tudo para ela aqui?" a resposta foi "Desculpe, mas não tenho tempo para vir a sua loja. Virei disser-lhe como ela está. Mas vou voltar a comprar no hiper."

E estes foram os meus pensamentos antes de responder a Sra.:
Como dono de uma loja especializada e que vejo que alguns clientes após receberem as explicações passam a ir comprar nos hiper´s compreendi logo que quer a Sra. fosse bem ou mal atendida iria comprar o eu escolhe-se e depois da aves estar bem voltava para os hiper´s. A Sra. em questão só voltaria a loja se o canário estivesse doente.
Ora esse trabalho é do Veterinário. É verdade o Veterinário é pago pelas explicações e o lojista trabalha de graça para tentar fazer uma venda.
Dei a minha pior resposta: " Se é assim pergunto no hiper o que teve fazer ou então pergunte num veterinário."

Infelizmente as pessoas não estão dispostas a pagar por cursos de introdução a aquariofilia e infelizmente esperam explicações gratis dos funcionários das lojas de animais. Esquecem-se que o tempo desses funcionários é pago pelos donos das lojas de animais.

Estive para apagar esta resposta, mas assim podem ver as coisas do outro lado.

Quando ao assunto em questão: Como sabe se o betta estava bem de saude quando lhe foi vendido?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
areisdeus
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sexta jun 06, 2008 11:07 pm

sábado jun 07, 2008 8:48 pm

Olá ssfradiqque.

Da minha parte, trato as lojas que tratam os peixes dessa forma ao mesmo nível: sem fidelidade. Evito mesmo fazer compras nelas e não me importo se vão à falência com a crise e competição dos hipermercados.

Por outro lado, mantenho-me fiel a lojas onde sinto que os animais são bem tratados, onde vejo funcionários que gostam dos animais e querem saber tudo o que possam para ajudar os cliente e quando pago mais caro nessas lojas, pago consciente que estou a recompensá-los por isso. Se tenho pouco dinheiro, então compro menos.

Estas lojas raramente são recompensadas pela sua dedicação e esforço e são muitas vezes das primeiras a fechar portas. O seu esforço simplesmente não é reconhecido ou valorizado pela grande maioria dos consumidores. Penso que devido à falta de exigência que vem da falta de conhecimento. Os peixes então são considerados pelas pessoas que os mantêm como meros consumíveis; é preciso contar com dinheiro todos os meses para comprar peixes para substituir os que morrem.

Mas o espantoso é que normalmente ao comprar nas raras lojas onde vejo este tipo de atitude de atenção para com os animais (e cliente) é que não perco dinheiro, pelo contrário. Evito muitos problemas com a informação e conselhos que me dão e acabo não tendo que gastar uma quantidade de dinheiro a resolver chatices. É uma tristeza ver os lojistas não dar informação essencial aos clientes ou dar informação errada.

Lojas com donos e funcionários que gostam o suficiente dos animais para passarem o tempo que for preciso com os clientes são raras, mas existem.

É positivo que os lojistas eduquem a pouco e pouco os clientes (e a si próprios, primeiro que tudo) e que nós eduquemos os lojistas, fazendo compras nos que fornecem bons serviços, evitando os que só pretendem lucro imediato e divulgando as boas práticas.

Diz-se que na democracia, o povo tem o governo que merece e o mesmo vale para a relação entre consumidores e lojistas: merecem-se mutuamente. Por isso, eduquemo-nos uns aos outros e a nós próprios primeiro que tudo.
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

segunda jun 09, 2008 8:18 am

A sua mensagem confirma a minha.
Infelizmente os consumidores não dão valor as lojas boas e dificilmente se conseguem ficar abertas.
Felizmente tenho um punhado grande de bons clientes.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

segunda jun 09, 2008 9:14 am

Os néons chineses também são de água quente... e em 10 litros de água um, cardume é impensável.
Os neons chineses são de água FRIA, mas são geralmente colocados á venda como peixes de água quente.
Conheço quem tenha 6 num aquário de 10 litros e estão felizes há 2 anos.
No lago de jardim, tenho mais de 30 e todos os anos se reproduzem....não fossem as gambusias e os cometas, ja teria muitos mais. :lol:
kirk
Membro
Mensagens: 113
Registado: terça mar 13, 2007 1:10 am

segunda jun 09, 2008 12:21 pm

Aquapet Escreveu:
ssfradiqque Escreveu:...Agora após umas consultas na net vejo que tal informação até é obrigatória de figurar nos aquários das lojas. A minha dúvida neste momento é somente perceber o que diz a legislação no que concerne ao dever de informação destes lojistas. Estamos a lidar com seres vivos, e tal desprezo pela sua vida, sinceramente enoja-me. Lá porque os peixes não têm a mesma interacção connosco que um cão ou um gato, não significa que possamos de alguma forma, ignorar estas questões tão vitais. Sendo que a loja está aberta ao público em geral, e não somente a profissionais, existe algo na legislação que os obrigue a a veicular a informação vital para estes e outros animais por eles comercializados??
ssfradiqque, quanto custou o seu Betta?
Menos de 5 euros?
Quanto tempo é gasto em explicações sobre como o tratar?
Quanto é o custo dessa explicação para o lojista (tempo é dinheiro)?
Pagou alguma coisa da explicação?
Pediu para ter um curso sobre como tratar de peixes?
As lojas não são obrigadas a dar explicações gratis. Com a concorrência dos hiper´s e outros as receitas das lojas diminuiram muito. Tornou-se mais dificil ter tempo para dar formação GRATIS as pessoas.

Com o estado do país aparecem muitas pessoas que querem animais ou que não fazem nada (falta de emprego) que entram nas lojas e apenas fazem perguntas. Cada vez mais são o numero de pessoas a fazer perguntas em relação as que querem comprar.
E se passar o tempo a explicar quanto é que vendo? Clientes que querem comprar ficam a espera e por vezes desistem por pessoas que estão a frente não para comprar e sim para perguntar.

Um exemplo ao contrário:
Na quinta-feira estive ocupado a ajudar na abertura de uma loja fora de Lisboa e estava bastante ocupado pois seria a maior factura do mês e aconteceu o seguinte:
Uma senhora que nunca tinha visto entrou na loja a dizer que a sua ave que era um canário tinha a pata muito enchada e não a apoiava no poleiro e que já tinha um tipo de escamas ou caspa na pata. Após perguntar como tratava da aves. Disse-me que comprava tudo do bom e do melhor: "Compro sempre da melhor comida para o canário, daquela em caixa dos hiper´s. É necessário mais alguma coisa?".

Percebi que era daquelas pessoas que apenas vai a loja quando o animal está doente.

Perguntei "Se lhe ter a resposta a Sra. irá comprar o produto para tratar a aves?" a resposta foi "Sim, porque?"
Perguntei novamente " Depois da aves tratada vai passar a comprar tudo para ela aqui?" a resposta foi "Desculpe, mas não tenho tempo para vir a sua loja. Virei disser-lhe como ela está. Mas vou voltar a comprar no hiper."

E estes foram os meus pensamentos antes de responder a Sra.:
Como dono de uma loja especializada e que vejo que alguns clientes após receberem as explicações passam a ir comprar nos hiper´s compreendi logo que quer a Sra. fosse bem ou mal atendida iria comprar o eu escolhe-se e depois da aves estar bem voltava para os hiper´s. A Sra. em questão só voltaria a loja se o canário estivesse doente.
Ora esse trabalho é do Veterinário. É verdade o Veterinário é pago pelas explicações e o lojista trabalha de graça para tentar fazer uma venda.
Dei a minha pior resposta: " Se é assim pergunto no hiper o que teve fazer ou então pergunte num veterinário."

Infelizmente as pessoas não estão dispostas a pagar por cursos de introdução a aquariofilia e infelizmente esperam explicações gratis dos funcionários das lojas de animais. Esquecem-se que o tempo desses funcionários é pago pelos donos das lojas de animais.

Estive para apagar esta resposta, mas assim podem ver as coisas do outro lado.

Quando ao assunto em questão: Como sabe se o betta estava bem de saude quando lhe foi vendido?


Concordo 100%

Ainda aqui à 1 semana entrou uma senhora pela loja dentro com um aquario aquapor acabadinho de comprar no continente, a perguntar como é que se montava o aquario...

é assim... o dia a dia...


Hoje em dia o que recomendo sempre é LEIAM MUITO ANTES DE COMPRAR o que quer que seja, não só poupam tempo aos lojistas como depois deixam de haver estes problemas assim.
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quarta jun 11, 2008 12:26 am

kirk Escreveu:...
Ainda aqui à 1 semana entrou uma senhora pela loja dentro com um aquario aquapor acabadinho de comprar no continente, a perguntar como é que se montava o aquario...
é assim... o dia a dia...
Hoje em dia o que recomendo sempre é LEIAM MUITO ANTES DE COMPRAR o que quer que seja, não só poupam tempo aos lojistas como depois deixam de haver estes problemas assim.
E quanto levou pela explicação ou envio a senhora pra o hiper fazer lá a pergunta?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
kirk
Membro
Mensagens: 113
Registado: terça mar 13, 2007 1:10 am

quarta jun 11, 2008 12:52 am

Simplesmente disse para ler o manual de instruções que vinha dentro do aquario, as pessoas esquecem-se mas nós perdemos muitas horas a aprender o que sabemos e que as informações também custam tempo e dinheiro, ainda se fosse para comprar peixes não tinha problema nenhum em explicar tudo, mas era apenas para montar o aquario.

Cada vez penso mais que as pessoas não têm vergonha nenhuma, eu nunca seria capaz de fazer tal coisa mas pronto isso sou eu... :wink:
Responder

Voltar para “Peixes”