aisd Escreveu:
Então, Monika, já inscreveu a sua cadela numa escola de treino ?
Desculpe eu estranhar.
A Zorra não é assim tão teimosa.E, quando é, leva.
Neste momento já não vai ter com as pessoas na praia (já aprendeu que eu não gosto), passa ao lado !
Ainda continua a ir atrás das bolinhas muitas vezes, mas vai deixar de o fazer !
Ai, vai, vai !
Já não pula para cima de ninguém e senta-se à minha ordem, esteja a fazer seja o que fôr.
Ainda sofre de "surdez" ás minhas ordens, de vez em quando, mas vêm melhorando a olhos vistos.
Acho que os conselhos do meu cunhado têm funcionado !
Não se pode ter um cão mais fácil de ensinar.
Desculpe lá, mas no seu caso a Bianca ainda é muito cachorra...
A Zorra, á medida que cresce fica mais atenta às nossas vontades.
Porque tenho muitos vizinhos com cães, vejo com os meus olhos as dificuldades deles.
Pe, a Dilí uma pastora alemã com a idade da Zorra, anda na escola de treino.
Diz a dona que na escola é impecável mas que chega cá fora e esquece tudo ! De facto continua a mesma doidona de sempre ... e surda que nem uma porta às ordens da dona (pelo menos enquanto está a brincar com a Zorra).
Um outro (cujo nome não me lembro) têm um dob (que sempre andou na escola de treino de Talaíde) e que foge sistemáticamente para a estrada sempre que pode assistindo nós ao espectáculo do dono aos gritos atrás dele.
Aisd,
Não me percebeu. Quando digo que a Bianca tem personalidade, não estou a dizer que nunca me obedeça e que seja mais teimosa que eu.
Nunca tive receio de lhe dizer um bom
não nem de lhe dar uma boa palmada quando mereceu, daí que, hoje em dia, já não seja quase preciso.
A Bianca tem 3 meses e pouco. Já percebe e obedece a n palavras de comando. Não é uma cadela que precise de escola de treino, por enquanto. Eu e o André temos tido um bom desempenho. Ela obedece a
senta,
quieta,
para o chão,
calma,
junto (com trela),
aqui (sem trela),
não (hehehe),
o que é isto? (hehehe) e
para a caminha. Obedece e percebe que está a fazer mal. Se dissermos
larga quando ela apanha algo do chão ela larga o que apanhou. Se dissermos
com calma quando ela está a cumprimentar (a saltar para cima e tentar lamber e morder) alguém, ela acalma e senta-se. Se dissermos
não morde ou pusermos a mão em riste (pois já não é, muitas das vezes, preciso dar a palmada) ela pára e fecha a boca. Se digo
para aí não ela percebe que não pode ir para lá e volta para ao pé de mim. Se digo
já quando dou as ordens e ela se finge de surda obedece depois mais rapidamente.
Como vê, quando digo que ela tem uma forte personalidade e teimosia quanto baste quero apenas dizer que não é o cão passivo como o fazem crer. Quando está mais excitada ou num dia não, não me liga tanto quando dou as ordens e tenho que ser mais firme e, por vezes, desistir e dar um puxão na trela. Então quando vai na rua, excitada com tudo, é muito difícil fazê-la obedecer à primeira a certos comandos.
Atenção, que ela só sai à rua regularmente há meio mês. Tem sido uma cadela fantástica de ensinar. Mas não é um mono, é reguila e senhora de si.
aisd Escreveu:Deixo-a solta em algumas situações e não tenho descanso.
Quer ela se esteja a portar bem quer não, tenho de estar em "cima dela", a controlar, a vigiar, pronta a correr e a prendê-la e a dar-lhe umas palmadas, se fôr preciso.
Mas se não fôr assim ela nunca mais vai ser a cadela civilizada que eu quero que seja.
Mas acho, e discordo consigo aqui, que os cães aprendem a viver em sociedade e na rua mesmo com a trela. Aliás, aprendem-no sim é com a trela, a meu ver. E, depois, então, experimentar-se-ia sem ela, quando eles já estivessem, como a Aisd diz, "civilizados".
A Bianca tem aprendido a não saltar para as pernas das pessoas (ainda o faz, mas menos) com a trela posta. A trela não influi em nada nestes treino e lições. A meu ver, claro.