Chacina de gatos em Belém...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta mai 21, 2003 12:08 am

O objectivo do tópico da Everblue não foi com toda a certeza que vocês sentissem pena dos gatinhos e ficassem por aí! O que é preciso e urgente é arranjar voluntários para acolherem um gato em casa durante algum tempo. UM GATO, PROVISORIAMENTE!! Será que ninguém entende que ter pena todos temos mas não é isso que vai resolver o problema destes gatos, não é isso que os vai salvar??? O que é que a Camara vai fazer? Vai de certeza dizer que é um caso da responsabilidade da Policia, a Policia que é não sei de quem e quando finalmente deixarem de ter pena para fazerem alguma coisa já todos os gatos estão mortos!!! Ou voces ainda não perceberam que a burocracia em Portugal não funciona? Quando o vosso mail for lido já muito mal foi feito entretanto! Incrível como tópicos destes passam despercebidos a tanta gente, quando realmente estes foruns, estes locais de encontro dos amigos dos animais deveriam servir para agir de forma rápida em alturas destas!
Moro longe, mas se arranjarem transporte mandem-me um ou dois gatinhos!! Eu responsabilizo-me por eles até se arranjar solução! Apre que nervos que estas coisas me fazem, salvem os gatos e chorem depois!!!!
Fátima
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta mai 21, 2003 1:23 am

Apesar de ser com boa intenção, não duvido, mas mandar um mail para a Câmara, e ainda por cima para a Câmara, não me parece boa ideia! :(

Eu não disse aqui nada porque não me é possível ficar com os gatinhos, mas também percebo a Fabriro, ao ficar indignada, pois será que no meio de tantos, desta comunidade enorme, não há ninguém que não possa ficar com um gatinho durante um tempo??? Alguém com poucos animais, com 1 animal??? Sei lá!!!

:(
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta mai 21, 2003 3:03 am

Concordo q algo deve ser feito logo, antes mais algum morra!

Assim como a Camie, eu tomei um grande nojo da raça humana, salvo algumas exceções como nós por exemplo, q somos de paz. Mas grande parte é um lixo. E vê se logo q atrocidades como essas acontecem em todos os lugares, não importa o país.
Gostaria muito de poder ajudar a D. Carolina mas infelizmente não tenho como estando tão longe. Se estivesse aí, com certeza a ajudaria ficando com os filhotes já q já tenho prática pois peguei a Hannah e seus 3 irmãos com 2 semanas de vida. Pior do q matar esses gatinhos, é deixá-los sofrendo lentamente até morrer.
Mas gente, não existe nenhuma instituição por aí q ajude animais abandonados??? Aqui tem várias, a mais importante é a SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais).
Se em Portugal for q nem no Brasil, oq eu espero q não seja, não adianta apelar pro governo nem câmara nenhuma pois lá só tem gente inútil...
Pelo amor de Deus, quem morar na região, se não puder cuidar de nenhum dos gatinhos, pelo menos ajude doando alguma coisa como ração, leite em pó pra bebês ou areia sanitária! Ou então doe algumas horas do seu tempo pra ajudar a cuidar dos gatinhos pq a moça deve estar tendo uma trabalheira danada, os gatinhos recém-nascidos tem q mamar de hora em hora!!!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 21, 2003 9:38 am

Olá

Eu acho que quem puder deve recolher pelo menos um gatinho para tentar ajudar.
Eu infelizmente não posso, mas se vivesse em Lisboa ou sózinha acreditem que ia buscar uns gatinhos até a situação estar resolvida. Mas infelizmente não posso fazer nada.
A minha ideia da carta à Camara não foi para que esta fosse a solução do caso. Julgo que fui um pouco mal interpretada. Foi para que a Câmara de Lisboa tomasse medidas para que estas situações não se repitam. A Câmara tem responsabilidades sim e deve tentar cooperar com as Associações de defesa dos animais.
Eu considero o exemplo da Câmara de famalicão exemplar e acho que todas as câmaras o deviam seguir, foi apenas por isso que dei esta ideia.
Mas por favor quem puder tente ajudar...

Beijokas
Kathleen
fabriro
Membro Veterano
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta mai 21, 2003 9:46 am

Aqui há vários problemas Juliachan. A pessoa em causa ( D.Carolina) não é tão jovem assim. As pessoas sabem que ela recolhe e trata dos gatos e frequentemente lhe deixam à porta ninhadas. Só que essa gentinha é tão “boa” que em vez de deixarem estar os filhotes com a gata mãe até eles saberem comer fazem isso quando eles tem dias ou horas de vida. Se o fizessem mais tarde pelo menos as coisas estariam um bocado mais facilitadas. Eu estou neste momento a criar a biberão dois filhotes cuja mãe foi atropelada e morreu. São apenas dois e dão uma trabalheira que nem imaginam. Agora 10, 15 ou mais crias??? Ninguém consegue imaginar a não ser que passe pelo mesmo.
Mas o problema aqui levantado e o pedido de ajuda neste tópico é para recolher um gato ou mais mas provisoriamente. Ninguém está a pedir para se adoptar o gato. Eu tenho quatro meus, mais os dois bebés que estão a ser criados a biberão mas acho que realmente quando se gosta de animais TEM que se fazer algum sacrifício. As coisas não passam por escrevermos a dizer que amamos muito os bichinhos. Nós só amamos os bichinhos quando fizermos alguma coisa na prática para que as coisas sejam melhores para eles. É essa mensagem que eu estou a tentar fazer passar. Os meus também são lindos, também fazem brincadeiras amorosas e eu adoro falar deles e escrever coisas sobre eles, mas os meus eu sei que estão bem, que tem comida, mimo e os outros??? Os que estão lá fora sujeitos a perigos e a mentes distorcidas de alguns “ditos humanos” ?? Não acham que agora nesses é que nós temos que pensar, com esses é que nós nos devemos preocupar?? Se calhar sou eu que estou errada! Já não sei nada!
Fiquem bem
Fátima
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 21, 2003 10:10 am

Olá

Claro que não está errada e são esses gatinhos que precisam de nós. Eu imagino o que deve ser tratar de tantas crias bébes é muitissimo complicado. E em relação aos pobrezinhos dos gatos a quem andam a fazer as atrocidades era muito bom que alguém ajudasse...

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta mai 21, 2003 10:53 am

O problema da D.ª Carolina e dos gatinhos recém-nascidos está a ser debatido num tópico aberto para o efeito pela mesma forista que iniciou este. Já fiz o que pude, indo ontem mesmo a casa da senhora alemã e fazendo-me sócia da CATUS por forma a ajudar financeiramente e com doações em géneros. Agora, acolher mais gatos não posso. Não tenho disponibilidade para tal (trabalho das 930 às 1830, estou a mais de 1 hora da minha casa e ganho a recibos verdes, o que significa que nem férias tenho direito a gozar).
Mesmo que eu fizesse um esforço para acolher algum dos gatos de Belém a título provisório, como foi dito, o que é que lhe iria fazer depois? Voltava a pô-lo na rua e deixava-o novamente à mercê dos drogados e das criancinhas cujos pais não educaram a respeitar os animais? Ou teria também de adoptar um drogado ou uma criancinha para desintoxicar ou educar?! Um animal não se acolhe para depois voltar a abandonar! Eu prefiro tomar uma decisão que esteja ao meu alcance, que possa levar até ao fim e que seja definitiva. Portugal está a transbordar de atitudes provisórias. Urge instituír o definitivo!
Cada um faz o que pode e quem não pode acolher mais gatos em casa, pode pelo menos colaborar num abaixo-assinado, tal como foi proposto. Aliás, pareceu-me excelente a ideia de prevenir a reincidência de casos destes fazendo uma denúncia e um apelo à Câmara de Lisboa. A CATUS conseguiu por este e outros meios sensibilizar a Câmara de Sintra para abrir um centro de acolhimento para gatos no Município. O processo está a avançar e certamente poderíamos todos contribuír para que o mesmo acontecesse em Lisboa.
A Kathleen e eu tentámos arranjar uma solução que a longo prazo trouxesse frutos seguros e definitivos.
Pela minha parte, lamento e peço desculpa se é pouco e não posso fazer mais... :(
Última edição por Cleopatre em quinta mai 22, 2003 9:19 am, editado 4 vezes no total.
fabriro
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 11:22 am

Não Cleopatre não tem que pedir desculpa. Já tive oportunidade de a felicitar pela atitude tomada no outro tópico. Mas neste país tudo anda a 20 à hora. Nada mexe. E eu não quis dizer que a ideia do mail para a câmara não é valida, para este caso especifico não é válida! A ideia do apelo seria acolher provisoriamente um ou mais gatos até se poder tratar convenientemente da situação. Pelo menos foi o que entendi da mensagem passada. Repare que quem está por trás do apelo é a Catus. O que eles querem é ter tempo de fazerem o que habitualmente fazem. Castrar, esterilizar para mais tarde encaminhar para doação. Neste caso sendo os gatos meigos há esta hipótese. Não me pareceu que as pessoas responsáveis pelo apelo queiram passar a responsabilidade para quem acolhe o gato por isso ninguém corre o risco de mais tarde ter que o abandonar novamente à sua sorte. Acontece que esta altura do ano é infernal no que toca a nascimento de gatinhos. Os casos dos adultos são mais complicados por isso de serem tratados. Daí a urgência de tirar estes gatos meigos dum local onde abundam mentes distorcidas, para dar tempo às pessoas que os querem salvar do o poderem fazer. O apelo é bem claro quando diz que o acolhimento seria provisório até lhes arranjarem donos!
Fátima
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quarta mai 21, 2003 11:36 am

http://www.suipa.org.br/ talvez isto ajude :( :( apesar de ser de outro pais

Sinto muito, mas não vos posso ajudar :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Imagem
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

quarta mai 21, 2003 12:21 pm

Vou enviar para o tal mail a seguinte missiva... se a quiserem copiar, assinar com o vosso nome e enviar também estejam á vontade. O importante é que chegue lá qualquer coisa.

Lisboa, 21 de Maio de 2003

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Recebi neste dia uma informação que me deixou completamente revoltada e envergonhada com a raça humana. A minha última esperança em recuperar o respeito e a confiança nos seres humanos, (diz-se que é a espécie animal mais inteligente mas tenho sérias dúvidas) reside num grupo de pessoas que me subscrevem e, tal como eu, apelam ao bom senso e sentido de justiça de vossa excelência. O pedido não é sequer extravagante ou ambicioso. Trata-se de uma situação lamentável que tem vindo a acontecer em certas ruas da cidade de Lisboa (ex: Rua 15 em Belém). Diariamente são encontrados gatos mal tratados, com olhos arrancados e substituídos por pilhas. Este é só um exemplo, talvez o menos impressionável. A associação Catus procura desesperadamente lares para estas vítimas, mas é quase impossível. Não podemos ficar indiferentes a actos criminosos deste calibre, não se trata de roubar pão num supermercado, trata-se de violentar a vida de um ser vivo, trata-se de falta de coração, integridade, decência, alma... Os crimes têm que ser punidos e este é um crime grave, muito grave! Não podemos deixar que isto aconteça na nossa cidade, mas não temos meios para impedir estes monstros. Contamos por isso com quem tem o poder e, acima de tudo o dever de controlar e impedir estes crimes. Os animais têm direitos e nós temos deveres para com eles. Sugere-se a criação de um espaço seguro para estes gatos, tenho a certeza que caso seja criado esse espaço não irão faltar donativos ou mesmo pessoas dispostas e gerir o bem estar destes animais e facultar alimentação. Eu própria, assumo-me perante vossa excelência como voluntária para tudo o que for preciso. Por favor, não deixe os animais em mãos de criminosos! Apelo à sua condição de ser humano e bom autarca que tem sido ao longo do ainda curto mandato. Faça ainda mais pela cidade de Lisboa e por todos os seus dignos habitantes.

Fico à espera de uma resposta,

Com os melhores cumprimentos

Joana Azevedo
jazevedo
Membro

quarta mai 21, 2003 12:23 pm

Vou enviar para o tal mail a seguinte missiva... se a quiserem copiar, assinar com o vosso nome e enviar também estejam á vontade. O importante é que chegue lá qualquer coisa.

Lisboa, 21 de Maio de 2003

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Recebi neste dia uma informação que me deixou completamente revoltada e envergonhada com a raça humana. A minha última esperança em recuperar o respeito e a confiança nos seres humanos, (diz-se que é a espécie animal mais inteligente mas tenho sérias dúvidas) reside num grupo de pessoas que me subscrevem e, tal como eu, apelam ao bom senso e sentido de justiça de vossa excelência. O pedido não é sequer extravagante ou ambicioso. Trata-se de uma situação lamentável que tem vindo a acontecer em certas ruas da cidade de Lisboa (ex: Rua 15 em Belém). Diariamente são encontrados gatos mal tratados, com olhos arrancados e substituídos por pilhas. Este é só um exemplo, talvez o menos impressionável. A associação Catus procura desesperadamente lares para estas vítimas, mas é quase impossível. Não podemos ficar indiferentes a actos criminosos deste calibre, não se trata de roubar pão num supermercado, trata-se de violentar a vida de um ser vivo, trata-se de falta de coração, integridade, decência, alma... Os crimes têm que ser punidos e este é um crime grave, muito grave! Não podemos deixar que isto aconteça na nossa cidade, mas não temos meios para impedir estes monstros. Contamos por isso com quem tem o poder e, acima de tudo o dever de controlar e impedir estes crimes. Os animais têm direitos e nós temos deveres para com eles. Sugere-se a criação de um espaço seguro para estes gatos, tenho a certeza que caso seja criado esse espaço não irão faltar donativos ou mesmo pessoas dispostas e gerir o bem estar destes animais e facultar alimentação. Eu própria, assumo-me perante vossa excelência como voluntária para tudo o que for preciso. Por favor, não deixe os animais em mãos de criminosos! Apelo à sua condição de ser humano e bom autarca que tem sido ao longo do ainda curto mandato. Faça ainda mais pela cidade de Lisboa e por todos os seus dignos habitantes.

Fico à espera de uma resposta,

Com os melhores cumprimentos

Joana Azevedo
Kathleen
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 12:28 pm

Olá
Eu vou enviar um também hoje mesmo.
Da mesma forma que enviei para a Câmara de Famalicão a felicitá-los pelo bom trabalho, vou enviar este para a Câmara de Lisboa para ver se querem "copiar" o bom trabalho.

Por acso acredito que o presidente fique sensibilizado, a ver vamos.

Beijokas
kathleen
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta mai 21, 2003 12:44 pm

Kathleen Escreveu: Olá
Eu vou enviar um também hoje mesmo.
Da mesma forma que enviei para a Câmara de Famalicão a felicitá-los pelo bom trabalho, vou enviar este para a Câmara de Lisboa para ver se querem "copiar" o bom trabalho.

Por acso acredito que o presidente fique sensibilizado, a ver vamos.

Beijokas
kathleen
Olá Kathleen! :)

Sei que tem muito boa vontade, assim como outras pessoas que tentam ajudar! ;)

Só que tenho medo de algo que não me admiraria se acontecesse! Os gatinhos serem encaminhados para o canil municipal e que de lá não tornem a saír!!! :? É que a ideia de muitos é que "corta-se o mal pela raíz"!!! Assim gasta-se muito menos dinheiro!

Se calhar já não tenho muita confiança nas autoridades, nos plíticos, na justiça!!!

:(
Kathleen
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 1:23 pm

Olá

Eu também pensei nisso. Mas a verdade é que temos de alertar as autoridades competentes e neste caso a Câmara.
Eu já enviei o mail, mas fiz-lhe algumas alterações, como por exemplo pedindo que vejam o trabalho que está a ser feito pela Câmara de famalicão e o protoclolo que a Câmara de Sintra está a assinar com a Catus.
Acho que neste momento muitas das Câmaras Municipais já estão com uma mentalidade mais aberta em relação aos animais e jé começam a pensar mais em termos de estrelizações e adopções.
O trabalho tem de começar a ser feito e não çhe podemos virar as costas com medo. Apesar de eu mesma o ter.
Vamos aguardar a resposta. E claro que o que quer que a Câmara faça não vai dar uma solução a este caso, mas talvez ajude casos futuros.

beijokas
kathleen
jazevedo
Membro

quarta mai 21, 2003 2:28 pm

Recebi o seguinte mail de resposta: (Penso ter sido dirigido a alguém com o meu conhecimento. Eu trabalho numa rádio nacional, pode ser que tenha alguma força.

"À DHURS,

Para os devidos efeitos, enviamos SUG/REC. Nº 1275/DMSC/03, recebida através
do e-mail do munícipe, para a qual solicitamos a Vossa melhor atenção.
>
> Com os melhores cumprimentos,
>
> A Técnica de Marketing e Relações Públicas,

Cláudia Silva"
Responder

Voltar para “Gatos”