Doença?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

quinta mai 29, 2008 12:38 pm

A minha piriquita tem uma especie de verrugas na parte de de cima do bico é normal? ou será alguma doença?
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

quinta mai 29, 2008 7:32 pm

eu a alguns anos tive esse problema nos meus, nao me lembro do nome da doença,
agora nao tenho a certeza mas acho que costuma ser contagiosa, pelo menos pros filhos, nao metas esse a criar
eu tenho montes de periquitos mas nunca mais apareceu isso, é questao de ires ao vet,para futuramente se quiseres criar nao haja problema de propagaçao de doença. ok
quando aparecia isso,( pode parecer exagerado) eu matava-os, pois chegava a um ponto em que aquilo era imenso, talves seja por isso que nunca mais apareceu me
tnnuy
Membro
Registado: quinta mar 06, 2008 9:45 pm

quinta mai 29, 2008 11:40 pm

uma vez vi num site alguem a comentar isso e a dizer pa deitar tintura preta ou betadine agora nao sei se da resultado :)
SandraNunes
Membro Veterano

sexta mai 30, 2008 9:40 am

Vou já ligar para um vet, é k tenho um casal já algum tempo até pensava que eles nunca iam criar, mas a semana passada ela começou a por ovos já tem 4. O piriquito não tem nada no bico.
SandraNunes
Membro Veterano

sexta mai 30, 2008 9:59 am

Ok, já liguei e ele disse-me que é normal aparecer isso em piriquitos para deixar os canitos nascer e depois colocar-lhe tintura de iodo, se fosse agora ela podia ficar agitada de lhe ir mexer. É a 1ª criação dela estou eu mais nervosa que ela. :D
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sexta mai 30, 2008 9:04 pm

SandraNunes Escreveu:A minha piriquita tem uma especie de verrugas na parte de de cima do bico é normal? ou será alguma doença?
De que cor são? Castanhas?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 30, 2008 10:11 pm

Já lá vão quase 20 anos que não tenho nem crio periquitos... mas daquilo que me lembro, podem ser fungos ou simplesmente calosidades da "cera" nasal...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
deadman
Membro Veterano

sábado mai 31, 2008 12:01 am

eu quando respondi, nao tinha a certeza da "doença" eu ja tive periquitos com umas calosidades que foram aumentando ate aos cantos do bico xegando mesmo a fazer barulho quando os bixos fechavam a boca.
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

sábado mai 31, 2008 6:38 am

se for o k realmente estou a pensar, são ácaros, para tentar diminuir o crescimento, utilize com um cotonete embebido em azeite, isto faz com que os ácaros fiquem sem ar, o azeite acaba por tapar as galerias que eles escavaram, isto não é tratamento definitivo, por vezes pode resultar, mas nem sempre, apenas diminui, já agora a espécie do ácaro costuma ser o Knemidocoptes pilae
deadman
Membro Veterano

sábado mai 31, 2008 6:59 am

agora sei era isso que os meus tinha, disseram me pra uars azeite ou oleo vegetal,
SandraNunes
Membro Veterano

sábado mai 31, 2008 6:39 pm

TitvsLivivs Escreveu:
SandraNunes Escreveu:A minha piriquita tem uma especie de verrugas na parte de de cima do bico é normal? ou será alguma doença?
De que cor são? Castanhas?

São um castanho claro. Disseram-me para por tintura de iodo, que era normal aparecer nos piriquitos.
Fiquei stressada, logo agora que tem ovos.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado mai 31, 2008 7:01 pm

Castanho claro? Não estou a ver o que seja.

Será isto:
Imagem

O castanho é escuro, não claro. Se for isto não há nada com que se preocupar, pois isto é a cor que a carúncula das fêmeas adquire aquando da reprodução (excepto em algumas mutações)

Se não for isto, a única hipótese que vejo é sarna.
SandraNunes
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 6:47 pm

TitvsLivivs Escreveu:Castanho claro? Não estou a ver o que seja.

Será isto:
Imagem

O castanho é escuro, não claro. Se for isto não há nada com que se preocupar, pois isto é a cor que a carúncula das fêmeas adquire aquando da reprodução (excepto em algumas mutações)

Se não for isto, a única hipótese que vejo é sarna.
Sim parece ser isso, vou tentar tirar fotos. No caso da sarna tambem aparecia em outras partes do corpo, certo? E não tem e nem o macho tem nada.
SandraNunes
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 7:07 pm

Já criei um petside para ela não sei é colocar aqui as fotos se forem ao meu perfil está lá uma foto dela.Desculpem :cry:
deadman
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 9:21 pm

eu tive a ver e acho que ela ta um pouco "suja" perto do bico mas espera por outras opinioes
Responder

Voltar para “Aves”