sexta mai 30, 2008 2:17 am
omega, fui eu gastar o meu latim, mas isto parece mais conversa de clones.
também entrei na arca com o objectivo de encontrar uma namorada para o meu cão à uns anos atrás... só porque pensava que o meu cão era de raça e isso já lhe dava direito a procriar (ou direito a mim de satisfazer os meus caprichos)
bem, como eu até gosto de ouvir conselhos, levantei o rabo da frente do pc, e fui ver 2 vertentes: os canis de cães abandonados e a exposições de canicultura...
como não sou extremista, estes são dois sítios que continuo a gostar de frequentar, e os meus cães vão morrer virgens se depender de mim... e não vão ficar tristes por isso!
só deveriam existir os bons Criadores. Não tem qualquer lógica a reprodução de rafeiros e de cães que nada de bom ou enriquecedor tragam para a raça à qual 'pertencem'... os canis e associações deveriam supostamente existir para os casos raros de nascerem rafeiros que não teriam dono... mas como agora vai tudo de cruzar cães, onde já se cruza yorkies brancos e o caneco, os casos não são raros mas sim a regra...
e metam uma coisa na cabeça: quem quer um exemplar de raça e quer o objectivo para o qual a raça foi seleccionada porque é que tem de adoptar um de canil? não tem é o direito de depois o cruzar a torto e direito só porque sim... e não pensem que os Criadores são ricos à pala de vender cães, porque não são... se vissem um pouco com olhos de ver, um Criador faz exames médicos aos cães, anda pelo país fora a avaliar os seus cães, alimentação para manter a qualidade e saúde dos animais, sem contar com o facto de muitas vezes ter de fazer cesarianas, as vacinas para todos os cachorros, os registos das ninhadas, etc etc, e vejam o custo de tudo isto...
que cria e selecciona, não o faz para ganhar o dinheirinho ou porque quer muito ver a quiduxa ser mamã... fá-lo por amor à raça e porque tem consciência que vai trazer algo de bom para a mesma
e lá porque um cão é de raça e tem lop, não quer dizer que possa ser um reproductor
o animal tem de ser avaliado. o que não falta para aí aos molhos são cães com lop cheios de defeitos morfológicamente (e comportamentalmente) e com grandes desvios de estalão
não é porque o nosso cão é de raça que nos dá o direito de o por a cruzar!
edit: já agora passe também no primeiro tópico que escreveu.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>