antes de colocar as minhas duvidas, vou expor a situação:
de momento tenho 6 peixes e 2 aquarios;
o aquario grande tem 54L, o pequeno tem +- 40x20x20cm;
o aquario pequeno tem um peixe dourado que ja conta com 6 anos, nem sabia que eles duravam tanto, tem por volta de 10cm e é um sobrevivente! desde que o tenho que nunca tive o cuidado de mudar 2/3 da agua, ou de por o filtro a funcionar dias antes, ou de por produtos na agua para remover cloro ou para ajustar o pH, etc. é um peixe muito activo, vem sempre pedir comida e falando verdade, sofre um bocadinho de gula...

depois no aquario grande tenho cinco peixinhos desde janeiro. tenho tido todos os cuidados com eles! todos os que nunca tive com o outro...! seja como for, estes peixinhos sao um cometa amarelo, um cometa vermelho, outros dois que nao sei a "marca" e um betta combatente. o betta anda sempre de volta da planta, e os outros andam sempre a procurar comida por entre o areão, até aqui tudo bem, penso eu. menos bem, o betta de vez em quando abre as suas guelras e as suas plumas e poe-se a "correr" atras dos outros. as vezes até parece que se finge de morto e quando um outro se aproxima... la vai ele! 3 dos peixes teem barbatanas traseiras compridas e um deles parece que a tem um pouco ratada. o peixe branco com manchas laranja cresceu bem mais do que os outros desde que os tenho comigo.

posso afirmar que o betta anda a atacar os outros, apesar de ja ter lido neste site que eles se socializam bem com outras espécies.
será possível o peixe branco com manchas laranja andar a atacar os outros também? tenho ideia que ja o vi a andar muito atras dos outros quando lhes dou comer.
tenho de mudar o betta para um aquario separado?
e posso juntar o peixe dourado com 6 anos com estes mais novos?
nao vai haver ataques? ou nao vai ele comer a comida toda, comendo assim demasiado, e os outros muito pouco?
é que ter 3 aquarios vai ser obra....
obrigada e peço desculpa pelo texto enorme e disconexo, fui escrevendo à medida que me lembrava...