Chacina de gatos em Belém...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta mai 21, 2003 2:46 pm

fabriro Escreveu:
A ideia do apelo seria acolher provisoriamente um ou mais gatos até se poder tratar convenientemente da situação. Pelo menos foi o que entendi da mensagem passada. Repare que quem está por trás do apelo é a Catus. O que eles querem é ter tempo de fazerem o que habitualmente fazem. Castrar, esterilizar para mais tarde encaminhar para doação. Neste caso sendo os gatos meigos há esta hipótese. Não me pareceu que as pessoas responsáveis pelo apelo queiram passar a responsabilidade para quem acolhe o gato por isso ninguém corre o risco de mais tarde ter que o abandonar novamente à sua sorte.

Fátima:

A adopção provisória é uma solução de urgência. E não há dúvida de que o caso é mesmo urgente! Mas agora surgiu-me uma questão que é quase ridícula num caso destes... peço desculpa...: Não sabendo quanto tempo os gatinhos precisarão de esperar para serem esterilizados ou castrados, eles poderão ter de permanecer com o dono provisório por alguns meses. A mim bastaria 1 semana para me afeiçoar ao bicho e não ter coragem de o entregar à CATUS ou dar a outra pessoa... Não tendo condições para o manter em casa, seria um drama para mim e para o animal que certamente também ía sofrer com a nova mudança! Porque não procurar logo um dono definitivo?

Will Escreveu: Só tenho medo de algo que não me admiraria se acontecesse: os gatinhos serem encaminhados para o canil municipal e que de lá não tornarem a saír!!! :? É que a ideia de muitos é "corta-se o mal pela raíz"!!! Assim gasta-se muito menos dinheiro!

Will:

Uma vez que a CATUS está na frente de batalha deste problema e que a notícia está a ser divulgada em "sites" como este que têm grande público, não acredito que fizessem tal coisa... Seria por demais evidente e haveria uma mobilização geral para denunciar o acto através da Comunicação Social, com todas as previsíveis consequências para a imagem política dos autarcas envolvidos! Não me parece que se arrisquem a tal impopularidade...

J. Azevedo:

O facto de ter falado na Comunicação Social deu-me uma ideia: Uma vez que a J. Azevedo trabalha na estação de Rádio MIX fm e está sinceramente empenhada em ajudar neste caso, porque não começar exactamente por aí?! Não sei concretamente qual a sua função, mas não seria possível tentar convencer alguém de direito a veicular a notícia, fazendo duas coisas numa só? Divulgava-se a notícia entre o público mais jovem que ouve a estação, sensibilizando-o para as questões dos direitos dos animais, e incentivava-se a adopção definitiva...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta mai 21, 2003 2:56 pm

Boa tarde a todos!

De facto é fundamental que se consiga que a Câmara actue, à semelhança da de Famalicão, ou de Sintra, para prevenir, na medida do possível, atrocidades deste género! Mas eu tal como a Fabriro, digo: e para esses infelizes que precisam, AGORA, JÁ, IMEDIATAMENTE de ajuda? Têm de ser tirados da rua, o mais rápido possível! Com tantas pessoas por aí, não se encontram suficientes para "pegar" cada uma num, provisoriamente, até ser encontrado lar definitivo para adopção, nos casos em q não possa mesmo ficar com + um bichinho?
Eu também sou do Porto, e tenho muitos, mas se for preciso albergar um até se encontrar dono, porque não posso MESMO ficar com mais nenhum, estou nessa disposição! Como a Catus tem aqui no Porto também uma delegação, poderá eventualmente fazer chegar o gatinho(s) - uma vez que a Fabriro também se ofereceu!
Não podemos limitar-nos a ter "pena" Não chega!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 21, 2003 4:00 pm

[quote=jazevedo]
Recebi o seguinte mail de resposta (Penso ter sido dirigido a alguém com o meu conhecimento. Eu trabalho numa rádio nacional, pode ser que tenha alguma força.

"À DHURS,

Para os devidos efeitos, enviamos SUG/REC. Nº 1275/DMSC/03, recebida através
do e-mail do munícipe, para a qual solicitamos a Vossa melhor atenção.
>
> Com os melhores cumprimentos,
>
> A Técnica de Marketing e Relações Públicas,

Cláudia Silva"
[/quote]

Olá

Desculpe mas não percebi muito bem a resposta que recebeu...
Eu daqui do trabalho não posso ver o meu mail, mas quando chegar a casa vou ver se tenho resposta e digo.

Mas acho a ideia de divulgar na rádio muito boa.

Beijokas
kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta mai 21, 2003 4:01 pm

Cleopatre Escreveu:

Fátima:

A adopção provisória é uma solução de urgência. E não há dúvida de que o caso é mesmo urgente! Mas agora surgiu-me uma questão que é quase ridícula num caso destes... peço desculpa...: Não sabendo quanto tempo os gatinhos precisarão de esperar para serem esterilizados ou castrados, eles poderão ter de permanecer com o dono provisório por alguns meses. A mim bastaria 1 semana para me afeiçoar ao bicho e não ter coragem de o entregar à CATUS ou dar a outra pessoa... Não tendo condições para o manter em casa, seria um drama para mim e para o animal que certamente também ía sofrer com a nova mudança! Porque não procurar logo um dono definitivo?
Eu concordo exactamente com o que a Cleopatre diz, mas não se pode agir assim. Eu tenho o mesmo problema e fiquei tempráriamente a tomar conta de 2 gatinhas bébés. Afeiçoei-me demasiado a elas e no meu inconsciente só pensava que já não as entregava a ninguem. Mas a realidade é outra e hoje consegui arranjar um dono para as duas. Sei que vou chorar, sei que vou sofrer e sentir a falta das gatinhas, mas salvei-as do pior e não perdi a confiança do meu namorado, o que significa que se tiver que ajudar mais algum animal assim o farei. O que importa é que consigamos atingir os nossos objectivos e ajudar o animal necessitado.

Miau
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 21, 2003 4:13 pm

Olá

Qunado se dá o animal há um sentimento de perda, mas ao mesmo tempo de felicidade pois sabemos que ajudamos um amigo...
Já me aconteceu e custou-me muito mas foi com uma ninhada de cães...

beijokas
kathleen
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta mai 21, 2003 4:58 pm

Fátima:

Desculpe Cleópatra se vou parecer rude mas aqui trata-se de puro egoísmo. Não há tempo para procurar donos definitivos porque é um caso de vida ou de morte (literalmente), a Cleópatra põe o seu possível sofrimento futuro à frente do sofrimento REAL dos gatinhos que se encontram em perigo neste momento. É bem provável que tal como diz, o animal também sofresse ao ser afastado de si, mas garanto-lhe que sofreria milhentas vezes menos que se alguém logo à noite ou amanhã lhe retirar os olhos para os substituir por pilhas! Desculpem se pareço rude mas é assim que eu vejo as coisas e por isso as digo. Quando se trata de sofrimento provocado a seres indefesos por “animais racionais” que não merecem viver eu não costumo ter rodeios. Não há duvida que quem gosta muito de animais afeiçoa-se a eles. Isso acontece-me frequentemente e tal como a Miau também já chorei muitas vezes ao entregar um dos meus “penduras” mas para mim é MUITO mais importante continuar a salvar animais que evitar sofrimento emocional à minha pessoa. Imaginem o que me vai custar entregar os dois bebes que estou a criar a biberão, mas se não fosse assim eles teriam morrido há 15 dias atrás! Imaginem que eu tinha tido medo de sofrer no futuro.....Claro que aqui não se trata de uma obrigação. Ninguém é obrigado a recolher um animal. Não podemos é usar determinados argumentos para nos enganarmos a nós próprios!

Kathlin a resposta ao mail, não foi propriamente uma resposta. O mail da Joana foi enviado para um outro departamento e deram conhecimento disso à Joana!! Esperemos que dê resultados. Vamos fazer pensamento positivo, se não para este, pelo menos para casos futuros.

A ideia da rádio terá que ser tratada com muito cuidado. O facto de se falar de um caso destes num orgão de comunicação social poderá levar outras mentes distorcidas a fazerem o mesmo noutros locais. Eu digo isso porque tive conhecimento recente de um caso semelhante no Brasil onde isso aconteceu. Mas com toda a certeza a Joana saberá disto melhor que eu!

A Catus ainda não tem núcleo no Porto. Digamos que se tudo correr bem não faltará muito tempo para que isso aconteça!

Fiquem bem
Fátima
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quarta mai 21, 2003 5:20 pm

Por acaso eu também enviei um e-mail que era mais ou menos assim:

----------------------------------------------------------------------------

Caro ex. Sr. Presidente

È lhe enformado que na Rua 15 de Belém, animais são vitimas de maus tratos e outras barbaridades de adolecestes. É favor que retire os animas do local , e que lhes arranje um novo dono. Lhe agradecemos a vossa atenção.

Com os melhores comprimentos:

Dulce Vigia Vieira ( [email protected] )

-------------------------------------------------------------------------------
Se ele não tirar de lá os animais, temos que enviar-lhe mais e-mails até que se canse e leve-os !!
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

quarta mai 21, 2003 5:32 pm

Sem desculpas eu digo porque motivo não posso receber mais gatos em casa especialmente adultos. Trabalho, estou fora o dia inteiro, os meus dois gatos não aeitam dividir os seu território com outros animais adultos. Quando o meu irmão traz a gata dele o meu Jonas tem de ser fechado no quarto. Posso contribuir com comida, donativos , o que for preciso mas dificilmente tenho capacidade para outro gato num T2...
Os gatos que estão com a D Carolina são os gatos que estavam em Belém? Acho que fiquei um bocado perdida aqui no tópico algures..
:oops:
Anii
Membro
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

quarta mai 21, 2003 5:33 pm

desculpem :x :x :x
Última edição por Anii em quarta mai 21, 2003 5:39 pm, editado 1 vez no total.
Anii
Membro

quarta mai 21, 2003 5:33 pm

desculpem :oops:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 21, 2003 7:49 pm

Uma sugestão. Quem puder ajude comprando leite. Falem directamente com a sra em questão e sejam directos:

Digam- Posso ficar com um gatinho para ajudar a criar ou não posso mas posso ajudar nas despesas.

Por favor, não fiquem aqui a discutir se devem mandar emails à cãmara nem falem com a senhora a dizer que estão solidários mas não podem ajudar...

Para fazer uma petição são precisas regras que pelos vistos nao estão a par e mesmo que essas fossem aceites ( nas normas em que devem ser colocadas) na altura em que o forem, os gatos estarão mortos.

É uma altura para fazer algo e não para dizer que se tem pena.Temos todos pena, não serve de nada andar aqui a dizê-lo.

Estão vidas em causa :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 9:36 pm

Olá

Casa de Anaval, tem razão em tudo o que diz. Este tópico tornou-se um pouco confuso porque se meteram demasiados assuntos.

O caso dos gatos da D. Carolina está num outro tópico, os gatos que ela tem não são estes.

Quem puder acolher um animal destes por favor faça-o, esqueça o quanto lhe vai custar a separação, vai ver como é bom sentir que está a salvar a vida de um animal.

O que se está a fazer com a Câmara de Lisboa não é uma petição (para tal há regras sim), está a tentar-se sensibilizar a Câmara para o problema dos animais abandonados Para se tentar que els tomem atitudes diferentes. Para tal estamos a enviar e mail individuais, no que enviei à Câmara tentei explicar isso mesmo.

Já percebi a resposta da Câmar, eles enviam os mails para os departamentos competentes. É que quando enviei o e mail de felicitações à Câmara de Famalicão recebi primeiro uma resposta do gabinete e passado uns dias uma resposta do próprio Presidente.

Beijokas
Kathleen
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mai 22, 2003 1:02 am

Este é um caso, não só do Fórum dos gatos!!! É de TODOS nós!!!

Não há que pensar! Se se tem condições para ter os gatinhos, que FIQUE com algum, mesmo que temporariamente!!! Se não, então podemos debater acerca se se deve ou não mandar mails à Câmara ou questões semelhantes, mas principalmente ajudar "passivamente" , com tudo o que já foi referido!

O que se tem que fazer já se sabe!!! É necessário ALGUÉM que fique com 1, 2, 3, 20 gatos!!! As questões sentimentais guardam-se para depois... Chora-se depois!!!

Eu sei que estou a ser muito directa, mas se às vezes tem que ser assim...

É uma questão de todos!!! Da Arca! Assim como a Maria (cadela)!!! TODOS!!! Nestes assuntos não deve haver separações!!!

:(
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta mai 22, 2003 9:11 am

Fátima e Will:

A questão que levantei sobre a inevitável afeição aos gatinhos e o sofrimento mútuo com a separação não pretendia ser argumento. Era só um "à-parte" que eu própria ressalvei ao confessar que era até "ridículo" numa situação de emergência como esta... Também terão toda a razão se disserem que não valia a pena ter incluído tal "à-parte"... Pronto, admito que foi infeliz e peço desculpa. :oops:

Eu tenho o mesmo problema da Anii, mas acrescido: tenho uma gata muito ciumenta em casa (como já expliquei num outro tópico) e que jamais aceitaria a menor convivência com gatos adultos. Mesmo com gatinhas bébés que passaram uma semana na minha casa antes de serem dadas a quem mas pediu (para eu ter tempo de vaciná-las, limpá-las e alimentar convenientemente antes de entregá-las), ela reagiu de modo muito agressivo e quase as virava do avesso. Tive de isolá-las, o que não foi nada fácil, acreditem! Porém, no sábado passado acabei por acolher um gatinho de mês e meio, filho de uma gata vadia recolhida da rua em avançado estado de gravidez. Talvez por ser macho, a minha gata tolerou melhor a presença dele e estou determinada a que ele fique comigo. Eles têm estado a dar-se relativamente bem, mas ainda não fez uma semana que tenho o gatinho em casa e eu não tenho tempo para estimular a adaptação de ambos, pois como já referi, saio cedo e chego tarde... Imaginem o que era eu acolher agora outro gato!!! Seria o fim! Se não tenho tempo suficiente para acompanhar estes dois como seria desejável, menos ainda teria para outro!
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

quinta mai 22, 2003 11:35 am

Eu não trabalho na rádio Mix. Fiz uns trabalhos para lá o que é completamente diferente. Como trabalho numa rádio do mesmo grupo fiz umas coisas para lá. Nem disse que ia falar disto na rádio, não posso, não é da minha competência. Mas os poderes políticos têm outro cuidado quando recebem um email de alguém da comunicação social e o grupo para onde trabalho engloba várias rádios e uma estação de televisão. Pode ter algum impacto, não sei...

Quanto aos gatos da D.Carolina eu deixei mensagem a disponibilizar ajuda, estou disposta a fornecer mantimentos, comida o que for preciso... e a tentar encontrar donos para os gatos. Mais não posso, porque vivo num apartamento pequeno já com dois gatos, não posso mesmo!! Tentem compreender!
Responder

Voltar para “Gatos”