cachorro que morde em excesso ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lord
Membro Júnior
Registado: terça fev 26, 2002 11:37 am

domingo mai 26, 2002 5:58 pm

Tenho um labrador com 3 meses que sempre que alguém lhe tenta fazer umas carícias recebe uma sessão de mordidelas em troca.
O NÃO tem tido o resultado inverso ao pretendido, já que ele fica completamente louco e não desiste de maneira nenhuma.

Alguém tem alguma ideia de como resolver ou pelo menos minorar este comportamento ?
Começo a perder a paciência ( o que não é bom para mim nem para ele), pois aqueles dentes de leite são autenticas facas.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo mai 26, 2002 6:06 pm

A minha cadela faz o mesmo, quando está a brincar dá umas « dentadinhas de amor » penso que seja normal, muito embora quando ela o faz tentamos dissuadi-la, embora ela depois de vingue no gato...
lord
Membro Júnior

domingo mai 26, 2002 8:38 pm

O que mais me preocupa é o facto d'ele após a repreensão verbal ficar totalmente alterado e passar a saltar e a morder com mais intensidade.
Será uma indicação de um comportamento dominate ?

Parece-me que é normal um cachorro morder, mas também se deve tentar alterar este comportamento desde cedo.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo mai 26, 2002 8:41 pm

bem a minha quando a repreendemos desata aos saltos e a tentar morder mais, deve achar piada sei lá, só fica quieta quando vê o jornal...
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

domingo mai 26, 2002 9:46 pm

Olá! Esse problema, logicamente que é normal nos cachorros, mas claro, nalguns mais que outros.Eu acho que a única maneira de o controlar é "aleija-lo" quando ele faz esa asneira. Por exemplo, ele esta-te a morder, e das um apertão na boca dele, ou um pequeno "beliscão", mas clao que é pequeno!! É que ele não deve perceber que te está a aleijar! Acontecia-me isso com um cão da rua, que embora fosse adulto, ás vezes dava-lhe repentes, e metia-se com essas brincadeiras,e tive que recorrer a esse método, que embora pareça cruel, deve resultar (comigo resultou). Depois, quando o aleijares (mas não muito!!) repreende com um "Não", ou a palavra habitual que utilizas para o repreender quando faz asneiras. Pode custar maguar os nossos meninos, mas é importante para eles, porque temos que mostrar respeito, e controla-los. E nunca o deixes ser o "lider". Se ele tiver instintos de líder, quando ele rosnar, ou morder (sem ser a brincar) agarra-lhe as patas da frente, ou mete-o de barriga para cima (posição de submissão), para lhe mostrares quem manda!
Espero que te tenha ajudado nalguma coisa, e muito boa sorte na educação do cachorrito!
*Catarina*
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 27, 2002 3:58 am

Olá,
O comportamento até é 'normal' num cachorro, mas se não for reprimido vai tornar-se 'normal' no cão adulto, e 20 vezes mais problemático.
A firmeza de um 'NÂO' deve ser acompanhada de um estimulo desagradável, para que a palavra signifique qualquer coisa para ele! Só quando ele associar o "NÂO" a um estimulo desagradável é que a palavra pode funcionar sozinha.
Há uma serie de 'reprimendas' que se podem fazer nestas situações mas, pelo que me conta, o cachorro parece ter já uma personalidade dominante e por isso os meus conselhos são estes:
- Antes de mais NUNCA estimule qualquer brincadeira que inclua morder partes do seu corpo ( mãos, braços, pernas,e tc) ou mesmo a sua roupa:
- Canalize estas 'brincadeiras' para um objecto qualquer ( um brinquedo do cão por exemplo);
- Se o cão procurar mordê-lo (este é o estimulo negativo) enfie a sua mão dentro da boca dele até fazê-lo engasgar-se! Vai ver que ao fim de algumas vezes ele desiste de mordê-lo!

Ah....procure também recompensar o cão com estimulos positivos quando ele fizer alguma coisa bem do que você tenha mandado! ( festas, biscoitos, etc.).

Só uma ressalva: Na sua mensagem inicial fala que o cão reage assim quando alguém lhe faz caricias mas dá a entender que é uma reacção de 'brincadeira'. Presumo por isso que não é uma reacção de agressão por medo ao 'toque' por parte dos humanos! Isto é, o cão relaciona-se bem com as pessoas, procura-as, brinca com elas, certo? É que se o cão se afasta das pessoas, se esconde e se, nesta base, reage com mordidelas agressivas sempre que tentam tocá-lo ou acariciá-lo aí o 'tratamento' seria outro!

Abraços
Paulo C.
lord
Membro Júnior

segunda mai 27, 2002 10:18 am

Realmente penso que ele não associa o NÃO a algo desagradável, embora eu aplique aquelas sacudidelas no pescoço nas situações mais graves para que ele perceba que não gosto.

Em relação ao resto o comportamento dele é normal (nada de rosnar nem ladrar), parece-me que só quer brincadeira.

Como tenho um miúdo com 2 anos estou sempre muito atento às reacções do cão para com ele pois o cão salta e tenta morder-lhe as orelhas. Ele defende-se do cão virando-lhe as costas para proteger a cara, mas não passam muito tempo juntos para prevenir males maiores.

Estou a ensiná-lo com estímulos positivos (biscoitos cortados aos bocadinhos) desde os 2 meses e tem resultado para os comandos básicos (senta, deita e aqui), os outros vamos ver como vai ser daqui para diante.

Tentei aplicar-lhe a trela neste fim de semana e ele não gostou nada, mas com calma vai ter que se habituar, pois dentro em breve já pode sair á rua.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda mai 27, 2002 12:52 pm

Lord,

só mais umas dicas, quando ele tentar morder as mãos, não fujas com elas, pois ele pode pensar que é uma brincadeira. Deixa ficar as mãos (eu sei que custa :) ) e repreende-o (Paulo, gostei bastante da ideia de enfiar a mão dentro da boca!), a seguir termina todas as brincadeiras com o cão e coloca-o na sua "casa". Não sei aonde o cão dorme, mas se for por exemplo numa casota coloca-o lá e fecha-a. Enquanto ele está na "casa" não o repreendas, pois ele não deve associar a "casa" a algo desagradável, apenas que a brincadeira terminou por algo que ele fez, e durante alguns minutos (10/15) esteve de castigo separado das pessoas.
É preciso tomar algum cuidado com a "casa" dele, pois se por um lado ele nunca deve associar a "casa" com algo desagradável, é lá que ele deve ser mandado quando faz algo muito "anti-social" (sendo repreendido, logo no local e fora da "casa"). Assim ele percebe que lhe foi negado o acesso às pessoas, por algo que fez, mas continua a gostar da sua "casa".

p.s. verifica o tom de voz que usas quando dizes o NÃO (pede a alguém para prestar atenção quando falas com o cão), o tom de voz deverá ser diferente do tom normal. (eu uso um tom baixo e grave, mas acho que isso é pessoal).
lord
Membro Júnior

segunda mai 27, 2002 2:27 pm

Olá,

Até à data sempre que me chateio a sério com ele, pego nele e levo-o para a jaula dele e quando o vou buscar ele vem muito mais calmo e carinhoso.

Tenho acompanhado com alguma atenção os assuntos relativos a treino e tenho reparado no grande entusiasmo que as pessoas que andam a treinar os seus cães numa escola de treino demonstram quando falam no dia em que lá vão estar.
Alguém me pode indicar uma escola de treino básico em Aveiro/Porto onde os donos possam ser parte integrante no treino com custos razoáveis.
punisher
Membro Júnior
Registado: quarta mar 06, 2002 1:22 pm
Contacto:

segunda mai 27, 2002 2:48 pm

Numa JAULA!!!!!!!!!!!

Não admira que ele ande a morder todas as pessoas, eu tb tenho 1 Labrador (Hulk), e ele é parte integrante da FAMÍLIA, não está numa jaula como eu tb não durmo numa jaula, mas sim num sitio bem confortável destinado especialmente para ele. Agora numa JAULA!!!!!!????? Sinceramente não havia necessidade..........

Punisher :evil:
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

segunda mai 27, 2002 3:12 pm

JAULA?!?!?

Explica lá isso LORD!!! Que história é essa da jaula??? O teu dog vive nalgum ZOO???

Weird...

Nokio.
lord
Membro Júnior

segunda mai 27, 2002 4:14 pm

Não fiquem tão assustados, é claro que não lhe fiz nenhum aparthotel, mas ele tem um espaço só dele, vedado com rede onde tem uma casota, uma cama com um cobertor e os seus brinquedos. Este espaço tem 10m2 e serve para ele passar a noite (não chove, está resgardado do frio, etc.)

Durante o dia anda à solta no jardim e no quintal com total liberdade.

Talvez a palavra jaula não tenha sido a mais feliz, até porque não tem porta, só que por vezes tenho que o fechar lá por algum tempo (o convivio com o gato ainda não está solucionado) e tenho que improvisar uma porta.

O cão é um autêntico lord :) lá em casa.[/b]
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

segunda mai 27, 2002 5:48 pm

ahhhh ok!!!

Já percebi.

Abraços,
Nokio.
nokio
Membro Veterano