Exóticos na Ilha da Madeira

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

domingo jun 01, 2008 1:13 pm

jpmf Escreveu:
albine Escreveu:Alguém me pode esplicar porque são esses animais proibidos na ilha? :o

Desculpem a minha ignorância :oops: :oops: :oops:

* *
*
Simples se fugirem as condições climatéricas na Madeira são propicias a que eles se estabeleçam e sem predadores naturais tornar-se-âo espécies invasivas.

Exacto mas não deixa de ser uma lei "complicada de acartar", embora claro, tenha de o ser...
Tal como ha amantes de exóticos cá, lá não ha-de ser muito diferente, mas pronto, esta lei tem fundamento suficiente para ser respeitada...
Mas temos de concordar que no caso de Dragões Barbudos, seja um bocado complicado... mas mesmo ofidios sem problemas de adaptação devido às condições climatéricas seria complicado, pois para se expandirem precisam de um exemplar do sexo oposto, é um bocado improvável fugir um casal junto... ainda mais improvável fugir uma cobra X de alguém e fugir outra cobra X de sexo oposto de outra pessoa e se encontrarem as duas...
Eu por exemplo, conheço um individuo que ficou sem uma colecção enorme de escorpiões (nos Açores).

Abraço
Opiniões diferentes são sempre bem vindas :wink:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo jun 01, 2008 1:44 pm

Sadyk Escreveu:
jpmf Escreveu:
albine Escreveu:Alguém me pode esplicar porque são esses animais proibidos na ilha? :o

Desculpem a minha ignorância :oops: :oops: :oops:

* *
*
Simples se fugirem as condições climatéricas na Madeira são propicias a que eles se estabeleçam e sem predadores naturais tornar-se-âo espécies invasivas.

Exacto mas não deixa de ser uma lei "complicada de acartar", embora claro, tenha de o ser...
Tal como ha amantes de exóticos cá, lá não ha-de ser muito diferente, mas pronto, esta lei tem fundamento suficiente para ser respeitada...
Mas temos de concordar que no caso de Dragões Barbudos, seja um bocado complicado... mas mesmo ofidios sem problemas de adaptação devido às condições climatéricas seria complicado, pois para se expandirem precisam de um exemplar do sexo oposto, é um bocado improvável fugir um casal junto... ainda mais improvável fugir uma cobra X de alguém e fugir outra cobra X de sexo oposto de outra pessoa e se encontrarem as duas...
Eu por exemplo, conheço um individuo que ficou sem uma colecção enorme de escorpiões (nos Açores).

Abraço
Opiniões diferentes são sempre bem vindas :wink:
Como sabes as cobras podem cruzar com cobras autóctones...
Dái o grande perigo...
Sadyk
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 2:04 pm

Hmm, mas não todas certamente... depende da cobra que fugir, mas sim, é um grande risco... é uma lei que combina com bom senso... mais vale jogar por o seguro, mas também ha que lembrar que enquanto uma cobra pode cruzar com espécies autóctones o mesmo não se aplica a outros repteis, como por exemplo os Dragões Barbudos, esses nem consseguiam se adaptar, acho que a lei podia ser revista em relação a alguns animais...
E como o mota87 falava, duvido (99%) que com papeis vai lá... não pode haver termo de responsabilidade em relação à fuga de uma cobra ou qualquer outro animal...

Cumprimentos
mota87
Membro Júnior
Registado: sexta jan 19, 2007 5:57 pm

domingo jun 01, 2008 3:34 pm

o que estou a pensar fazer e falar com um casal de biologos amigos que sao capazes de me indicar como contornar a situaçao sem quebrar regras ao ponto de ser considerado crime, concordo com a lei do ponto de vista que e um perigo, nao no caso do dragao visto que eles vem dum clima seco (deserto australiano) penso que nao se adaptariam muito bem.
o que eu acho e que iguanas a 20 euros, cobras a 40 etc etc estao ao alcance de qualquer um, ou seja, qualquer um pode compra-los e se no dia seguinte ja nao achar muita piada abandona o animalzinho.. agora e facil falar, como contornar uma situaçao dessas e que e mais complicado devido ao nº de especies vendidas diariamente! Logo que tenha novidades informo aqui o pessoal do forum sobre se consegui ou nao contornar a situaçao. Obrigado pela ajuda e tudo de bom :)
Sadyk
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 4:15 pm

Sinceramente, duvido que consigas contornar a situação, é uma lei, a lei não vai mudar para ti...
Julgo que a única maneira de teres algum será ilegalmente ou daqui a uns anos se já não viveres aí... mas até lá pode ser que alguma coisa (lei) mude, embora ache improvável, pois a lei existe devido as condições climatéricas da madeira e essas, não mudam...
mota87
Membro Júnior

domingo jun 01, 2008 5:11 pm

o desejo de ter um DB é muito, nao custa nada tentar :)
Sadyk
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 5:19 pm

E a multa também deve ser... Ou estas-te a referir ao contorno LEGAL da lei?
mota87
Membro Júnior

domingo jun 01, 2008 5:35 pm

nao nao, o que quero e tentar alguma maneira legal para o ter, nao vou de todo trazer ilegalmente e nao e pela multa mas sim pela possibilidade de me tirarem o DB
Sadyk
Membro Veterano

domingo jun 01, 2008 5:58 pm

Não te querendo desmotivar, ficarei surpreendido se o conseguíres.
Boa sorte.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”