BOas,
Tal como tenho vindo a falar desmontei o meu aqua de 60x30x30, e estou a preparar tudo para começar do zero e tentar ter um plantado minimamente decente.
Vou pedir a um colega que me altere a tampa do mau aqua (aquapor) para passar de 1 T8 de 15W, para 1 PL. Para um aqua de 54L que lâmpada me aconselham????
também quero comprar um filtro externo. Falaram-me do Eheim classic 2213, mas quando o fui ver até me assutei com o tamanho dele, ainda para mais ele tem capacidade para aquas de 150 a 200 e tal litros, não será demais??? Falaram-me também do SeraLife 900. O que me aconselham????
Estou a preparar um sistema de Co2 caseiro.
Com isto tudo espero ter um lindo plantado.
Ficou a aguardar as vossas sugestões.
Isabel "Zabou"
fILTRO EXTERNO/LUZ
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
Se couber na calha, o ideal era uma pc de 55w. Ficavas com luz pa dar e vender...Vou pedir a um colega que me altere a tampa do mau aqua (aquapor) para passar de 1 T8 de 15W, para 1 PL. Para um aqua de 54L que lâmpada me aconselham????

Se é para plantado, se calhar um 2211 chega-te perfeitamente. Entre eheim e outra marca...sempre eheim (isto em filtros externos, claro).Falaram-me do Eheim classic 2213, mas quando o fui ver até me assutei com o tamanho dele, ainda para mais ele tem capacidade para aquas de 150 a 200 e tal litros, não será demais??? Falaram-me também do SeraLife 900. O que me aconselham????
Boa sorte!

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Verifica primeiro que pl´s consegue obter com perto de 6000 lux ou um pouco mais.
Coloque aproximadamente 0,8 a 1,5 watt´s por litro de água.
O filtro considero o eheim 2213 perfeito, embora existam outros mais pequenos que fazem o trabalho.
Para um aquário plantado além da iluminação e do CO2 é necessário fertilização.
Como pensa fazer a fertilização?
Coloque aproximadamente 0,8 a 1,5 watt´s por litro de água.
O filtro considero o eheim 2213 perfeito, embora existam outros mais pequenos que fazem o trabalho.
Para um aquário plantado além da iluminação e do CO2 é necessário fertilização.
Como pensa fazer a fertilização?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Quando é um pro a responder nota-se logo
Ainda não cheguei a fertilização, comprei um substrato da JBL, e como li algures que durante pelo menos o primeiro mês não é necessário mais nada, deixei essa parte para o fim. Por agora estou mais preocupada com a luz, filtro e Co2. Mas claro está, agradeço toda a informação que me possam dar.
Em relação ao 2213 só tinha medo que seja demasiado potente e que me arranque tudo???? Sei que tem vários depósitos o que devo lá pôr como materia filtrante???

Ainda não cheguei a fertilização, comprei um substrato da JBL, e como li algures que durante pelo menos o primeiro mês não é necessário mais nada, deixei essa parte para o fim. Por agora estou mais preocupada com a luz, filtro e Co2. Mas claro está, agradeço toda a informação que me possam dar.
Em relação ao 2213 só tinha medo que seja demasiado potente e que me arranque tudo???? Sei que tem vários depósitos o que devo lá pôr como materia filtrante???
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
O 2213 é bastante potente, se ainda não compraste, aconselho-te o 2211.
Podes sempre usar o 2213 e cortar um pouco no fluxo, sempre te dará para mais tarde usares num aquário maior.
Quanto á lâmpada em si, a temperatura de cor ideal será na ordem dos 6000-6500k, não coloques de 4500k nem abaixo. Se conseguires colocar 2 lampadas de 55w (duvide que caibam) ou 2 de 24w, opta por uma de 6500k e outra na ordem dos 4200-4500k.
Fertilização e CO2...coloca apenas com as plantas, no entanto podes preparar já a água com micros (fertilização liquida para aquários, encontras em todas as lojas).
Aconselho-te a comprar um kit de medição de CO2 e se quiseres fazer fertilização "a sério" (os chamados macro nutrientes - NPK)...um teste de fosfatos e nitratos é essencial.
Podes sempre usar o 2213 e cortar um pouco no fluxo, sempre te dará para mais tarde usares num aquário maior.
Quanto á lâmpada em si, a temperatura de cor ideal será na ordem dos 6000-6500k, não coloques de 4500k nem abaixo. Se conseguires colocar 2 lampadas de 55w (duvide que caibam) ou 2 de 24w, opta por uma de 6500k e outra na ordem dos 4200-4500k.
Fertilização e CO2...coloca apenas com as plantas, no entanto podes preparar já a água com micros (fertilização liquida para aquários, encontras em todas as lojas).
Aconselho-te a comprar um kit de medição de CO2 e se quiseres fazer fertilização "a sério" (os chamados macro nutrientes - NPK)...um teste de fosfatos e nitratos é essencial.
Pois é, isso da fertilização é que me vai pôr doida
Andei a pesquisar e já sei que certos produtos líquidos não são recomendados pois têm nitritos ou nitratos, ou sei lá. Já agora o que é que vocés usam?
Fiquei doida quando li certos tópicos onde falam em adicionar ferro, fosfato, potássio, calcio patati e patata. E usam tabela para calcular as doses, e aquilo é X mpp por litros, consuante os litros a luz e as plantas. É preciso um curso em biologia e química para acompanhar e perceber a conversa.
Eu estou a começar, como tal o que eu quero são plantas saudaveis, nada de especial, apenas saudáveis. Também adorava ter um carpete qualquer. Ainda estou a pensar no assunto, depois de ter o equipamento todo, eu vou tentar fazer um esquema daquilo que quero fazer para também me poderem dar umas dicas.

Andei a pesquisar e já sei que certos produtos líquidos não são recomendados pois têm nitritos ou nitratos, ou sei lá. Já agora o que é que vocés usam?
Fiquei doida quando li certos tópicos onde falam em adicionar ferro, fosfato, potássio, calcio patati e patata. E usam tabela para calcular as doses, e aquilo é X mpp por litros, consuante os litros a luz e as plantas. É preciso um curso em biologia e química para acompanhar e perceber a conversa.
Eu estou a começar, como tal o que eu quero são plantas saudaveis, nada de especial, apenas saudáveis. Também adorava ter um carpete qualquer. Ainda estou a pensar no assunto, depois de ter o equipamento todo, eu vou tentar fazer um esquema daquilo que quero fazer para também me poderem dar umas dicas.
Olá Isabel ...
Que maravilha em vai montar um plantado!!! .... nossa eu amo os plantados !!!........
Vc está no caminho certo fazendo pesquisas......
Iluminação, já que vc quer ter um carpete vai ter que usar 1w/l, procure lâmpadas que tenham a temperatura de cor de 6500k para cima, uma boa dica é mesclar lâmpadas rosas com brancas....
Dimensões do display ... não é recomendado que a altura passe de 40cm.... mais pode se conseguir com aquas mais altos ....mais vai gastar mais em iluminação....(HQI)
Filtragem nunca é demais ... ai vai de gosto$$$$ mesmo sempre lembrando que o ideal é 10x o volume do aqua....
Agora o segredo de um belo plantado é a fertilização ....
olha pense seriamente em comprar um bom substrato fertil .....
Por hora é isso .... quando precisar é só me mandar uma mp....
abraços
Du.
Que maravilha em vai montar um plantado!!! .... nossa eu amo os plantados !!!........
Vc está no caminho certo fazendo pesquisas......
Iluminação, já que vc quer ter um carpete vai ter que usar 1w/l, procure lâmpadas que tenham a temperatura de cor de 6500k para cima, uma boa dica é mesclar lâmpadas rosas com brancas....
Dimensões do display ... não é recomendado que a altura passe de 40cm.... mais pode se conseguir com aquas mais altos ....mais vai gastar mais em iluminação....(HQI)
Filtragem nunca é demais ... ai vai de gosto$$$$ mesmo sempre lembrando que o ideal é 10x o volume do aqua....
Agora o segredo de um belo plantado é a fertilização ....
olha pense seriamente em comprar um bom substrato fertil .....
Por hora é isso .... quando precisar é só me mandar uma mp....
abraços
Du.
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... > </p>
<p> Respeitem a vida e aquárismo não é brincadeira!!!! pense nisso.</p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... > </p>
<p> Respeitem a vida e aquárismo não é brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Desculpa mas tenho de discordar e passo a explicar o pq !!!DUDU1 Escreveu:Olá Isabel ...
Du.
Um dos meus aquarios, tem essas medidas 60 x 30 x 30, e então o filtro que veio de origem avariou, e eu fui comprar um externo, e como o sera 900, era quase o preço do sera 1100, caí no erro de comprar o sera 1100, pq tb pensava assim, filtragem nunca é de mais !!!
Montei o filtro meti-o a trabalhar, no outro dia as plantas mais altas todas viradas, os redcheris foram todos sugados para dentro do filtro, guppies colados ao chupador etc etc !!!
Conclusão, tenho o filtro a trabalhar em esforço, porque está a trabalhar a meio gâs !!!
Quanto ao aqua tenho duas lampedas de 16 Wats, uma tropical e uma com coloração para plantas, e o fundo e composto só por AKADAMA !!!
Mudas parciais de água semanais, de 4 em 4 dias 15 ml de fertelizante a base de ferro, alternado com fertelizante normal !!
CO 2 caseiro
Boas,
Filtragem não é só débito.
Também é volume e tipo de massas filtrantes.
Com pouco débito e um bom volume de massas filtrantes (sobretudo biológicas) podemos conseguir melhor do que com um pequeno volume de esponja, por exemplo.
Daí que dizer que "filtragem nunca é demais" adapta-se à quantidade de matérias filtrantes e não ao débito (apesar de a certo momento as matérias filtrantes serem inúteis de tanto se acrescentar, óbvio...)
Uma cabeça motorizada de 4000 l/h num aquário de 50 litros não filtra nada.
Um filtro de 360 /h reais num aquário de 180 litros (2x o vol. apenas) serve-me perfeitamente pois tem 5,3 litros de matérias filtrantes, dos quais 1/3 de cerâmicas.
Cumps.
Com pouco débito e um bom volume de massas filtrantes (sobretudo biológicas) podemos conseguir melhor do que com um pequeno volume de esponja, por exemplo.
Daí que dizer que "filtragem nunca é demais" adapta-se à quantidade de matérias filtrantes e não ao débito (apesar de a certo momento as matérias filtrantes serem inúteis de tanto se acrescentar, óbvio...)
Uma cabeça motorizada de 4000 l/h num aquário de 50 litros não filtra nada.
Um filtro de 360 /h reais num aquário de 180 litros (2x o vol. apenas) serve-me perfeitamente pois tem 5,3 litros de matérias filtrantes, dos quais 1/3 de cerâmicas.
Cumps.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Se reparares na mensagem que está antes da minha vês que eu escrevi o que escrevi em relação ao débito !!!Tilapia Escreveu:Boas,
Daí que dizer que "filtragem nunca é demais" adapta-se à quantidade de matérias filtrantes e não ao débito (apesar de a certo momento as
Cumps.
Pelo que li da mensagem ao qual eu respondi, penso que a user se estava a referir a debito, e não ás massas filtrantes !!!
Mas tudo bem, tens razão !!!
Boas,
Eu concordei contigo. Não concordei foi com o "ideal é de 10 vezes o volume do aqua".
Este método de medição de eficácia de filtragem repete-se um pouco por todo o lado e é incompleto, no mínimo.
Repito: o que tu disseste, p-mota, faz sentido e vai de encontro ao que eu disse.
Cumps.
Eu concordei contigo. Não concordei foi com o "ideal é de 10 vezes o volume do aqua".
Este método de medição de eficácia de filtragem repete-se um pouco por todo o lado e é incompleto, no mínimo.
Repito: o que tu disseste, p-mota, faz sentido e vai de encontro ao que eu disse.
Cumps.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Sendo assim estamos então de acordo, o ideal é ter bastante massa, quanto ao debito tem alguma importância mas sem exageros !!Tilapia Escreveu:Boas,