Recentemente ofereceram-me uma tartaruga hieroglífica. Com ela veio uma tartarugueira (35x25x25), alimento (sticks), um bloco de cálcio e um acondicionador de água (reptisafe). Entretanto comprei um aquecedor de água com termóstato.
Sou um principiante, é a primeira tartaruga que tenho e, por isso, não sabia, de todo, como tratá-la. Com a informação que me deram e alguma pesquisa on-line que fiz já tenho algumas noções. Mas não passam disso e gostava que alguém com experiência me ajudasse a dar as melhores condições de vida à Maggie (o nome que lhe dei, embora ainda desconheça o sexo). Nesse sentido, aqui ficam as minhas dúvidas:
1. O habitat. A tartarugueira que me ofereceram é em plástico, fechada, com uma abertura em cima que permite pôr a comida e pegar na Maggie facilmente. No interior tem uma rampa que dá acesso a uma plataforma, a zona seca onde ela se alimenta. Estas condições servem? Refira-se que ela sobe a plataforma sem problemas, mas normalmente só lá vai para ir buscar alimento, não permanece tempo quase nenhum. É normal?
2. A água. O nível da água está 1 cm acima da carapaça. A Maggie é pequena e por isso deve ser muito jovem. Tem cerca de 4,5 cm de comprimento. A minha dúvida aqui é saber se o nível da água está bem (ela desta maneira respira sem dificuldade, basta esticar o pescoço) ou se, pelo contrário, precisa de ser aumentado, visto a Maggie ser uma tartaruga aquática. Por outro lado, a temperatura da água deve estar regulada para q valor? Já li que deve situar-se entre os 24 e os 28º, mas não existe um valor óptimo?
3. A alimentação. Até agora tenho-lhe dado sempre os sticks. Ela come-os bem, mas já me apercebi que existem outros tipos de alimento, como os gammarus. Até já li que elas podem comer vegetais, fruta e até carne ou peixe! O q me aconselham? Os sticks são suficientes ou devo variar e dar-lhe também outras coisas?
4. Os acessórios. O acondicionador de água (supostamente elimina o cloro e acrescenta substâncias benéficas) e o bloco de cálcio (para dissolver na água) são necessários e eficientes? Já li algumas opiniões cépticas quanto a isso. O q acham? A lâmpada UV tenho q comprá-la com urgência, já reparei q é muito importante. Tenho tentado expô-la sempre à luz natural, mas claro, não incide directamente. À noite ligo-lhe um candeeiro de secretária.
Bem, penso q disse tudo o q queria. Desculpem-me o tamanho do texto, mas gostava de esclarecer estas dúvidas e ficar com certezas para tratar a Maggie da melhor maneira. Desde já agradeço a vossa paciência e atenção. Fico à espera de respostas

Os melhores cumprimentos, Luís Vieira.