Ajuda quanto a uma tartaruga/ cágado
Moderador: mcerqueira
Boa tarde:
Eu sou nova nisto mas senti necessidade de pedir esclarecimento sobre uma tartaruga que a minha mãe achou perto da nossa casa. Eu tenho dois cágados, daqueles que se encontram facilmente à venda na loja dos animais e que vivem em meio aquático. Ontem a minha mãe achou uma "tartaruga" idêntica às outra no entanto bem maior, cerca de 25 cm de comprimento, ate pensei que fosse um cágado que eu havia perdido há dois anos... No entanto este é diferente das outras. A diferença entre as outras e esta é que esta tem a cabeça toda castanha, bem como a carapaça, as suas unhas são enormes e o rabo bastante comprido. Andei a fazer uma pesquisa e descobri existirem várias raças de cágados, mas não sei se se trata de um ou de uma tartaruga... Não sei se o devo ter na água ou na terra, visto ter sido achada a andar no campo...
Agradeço todas as ajudas
Eu sou nova nisto mas senti necessidade de pedir esclarecimento sobre uma tartaruga que a minha mãe achou perto da nossa casa. Eu tenho dois cágados, daqueles que se encontram facilmente à venda na loja dos animais e que vivem em meio aquático. Ontem a minha mãe achou uma "tartaruga" idêntica às outra no entanto bem maior, cerca de 25 cm de comprimento, ate pensei que fosse um cágado que eu havia perdido há dois anos... No entanto este é diferente das outras. A diferença entre as outras e esta é que esta tem a cabeça toda castanha, bem como a carapaça, as suas unhas são enormes e o rabo bastante comprido. Andei a fazer uma pesquisa e descobri existirem várias raças de cágados, mas não sei se se trata de um ou de uma tartaruga... Não sei se o devo ter na água ou na terra, visto ter sido achada a andar no campo...
Agradeço todas as ajudas
Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já. É proibído ter essa espécie.
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já. É proibído ter essa espécie.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm
É baseada em quê esta afirmação?ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
Tambem me questionei como o Primitive
...mas acho que no post a usuaria faz uma grande mistura entre a palavra cagado e tartaruga..pois fala de cagados que se vendem nas lojas...Cágados não se vendem nas lojas, pois a detenção e comercio é proibida...em portugal chamamos cagado ás duas especies de tartarugas semiaquaticas da nossa fauna, e chamamos tartarugas ás que se compram nas lojas.
Mas de cabeça castanha acho que pode ser um Mauremys leprosa que o Emys orbicularis tem a cabeça ás pintas amarelas
Emys orbicularis

Mauremys leprosa

Mas de cabeça castanha acho que pode ser um Mauremys leprosa que o Emys orbicularis tem a cabeça ás pintas amarelas
Emys orbicularis

Mauremys leprosa

"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Parece-me ser realmente um Mauremys leprosa pelas fotos, mas não sei.... De onde vêm esses animais? Sao proibidos porque? Estao e vias de extinção? Penso que a zona onde habito não é nenhuma zona propicia a estes animais, tem zona de mato, mas nem lagos ou lagoas. Pergunto-me de onde veio e se foi "perdido" por alguém..... Outra questão que me preocupa é o que come.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Acho que todas as especies de animais da nossa fauna portuguesa são proibidas de manter em cativeiro... Axo eu...
Cumps...
Cumps...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Nao é preciso axares,tens toda a razao. É proibida a captura e manutençao (comerçio) de especies animais da nossa faunaC3DR1C Escreveu:Acho que todas as especies de animais da nossa fauna portuguesa são proibidas de manter em cativeiro... Axo eu...
Cumps...
Abraços
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Não é assim tão linear...psylizart Escreveu:Nao é preciso axares,tens toda a razao. É proibida a captura e manutençao (comerçio) de especies animais da nossa faunaC3DR1C Escreveu:Acho que todas as especies de animais da nossa fauna portuguesa são proibidas de manter em cativeiro... Axo eu...
Cumps...
Abraços
Muitos de nós mantemos animais da nossa fauna e não sõa proibidos...
Mus musculus e Rattus norvegicus
Got it?Fang Escreveu:Outro erro que tenho verificado com assiduidade: " É proibido capturar e deter qualquer animal da nossa fauna".
Não é verdade! Embora a grande maioria das espécies constem como espécies protegidas, existem algumas que não têm qualquer protecção legal. É o caso de grande parte das espécies de roedores. Capturar ou abater um Mus musculus ou um Rattus norvegicus é o mesmo que capturar e abater um mosquito.
As Mauremys leprosas creio estarem abrangidas por esta proibição.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
OFF-TOPIC: Pois os ratos existem em quantidades enormes... Como as moscas lol
E se as pessoas continuarem a matar cobras e assim muitos mais vao aparecer...
Parece-me que afinal o "axo eu" tava-la bem
Mas essas tartarugas tao abrangidas pela lei, pelo que sei...
axo eu
Cumps...

Parece-me que afinal o "axo eu" tava-la bem

Cumps...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Se tcontactares o ICNB cfeio que sejam capazes de te informar.FlorbelaM Escreveu:O problema é sabermos que animais pertencem à fauna ou não. Só recolhi a tartaruga com o intuito de a ajudar pois ia ser atropelada porque estava a atravessar uma estrada.[/img]
Se não procuras na net por fauna nacional e de certeza encontras alguma coisa.
É baseada na experiência que tenho (com os poucos dados que foram fornecidos).Primitive Escreveu:É baseada em quê esta afirmação?ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm
Sim mas segundo as indicações podia ser muita coisa e por isso é que achei um bocado precipitado o pertence à natureza e onde o deves colocar já porque não é assim se não se tem a certeza nao deves dizer para o libertar porque podia perfeitamente ser uma especie nao nativa que tenha fugido a alguem e ai o " libertar" já é crime... certo?ruanda Escreveu:É baseada na experiência que tenho (com os poucos dados que foram fornecidos).Primitive Escreveu:É baseada em quê esta afirmação?ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
cumps