Ajuda quanto a uma tartaruga/ cágado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
FlorbelaM
Membro Júnior
Registado: domingo jun 01, 2008 10:31 am

domingo jun 01, 2008 11:11 am

Boa tarde:
Eu sou nova nisto mas senti necessidade de pedir esclarecimento sobre uma tartaruga que a minha mãe achou perto da nossa casa. Eu tenho dois cágados, daqueles que se encontram facilmente à venda na loja dos animais e que vivem em meio aquático. Ontem a minha mãe achou uma "tartaruga" idêntica às outra no entanto bem maior, cerca de 25 cm de comprimento, ate pensei que fosse um cágado que eu havia perdido há dois anos... No entanto este é diferente das outras. A diferença entre as outras e esta é que esta tem a cabeça toda castanha, bem como a carapaça, as suas unhas são enormes e o rabo bastante comprido. Andei a fazer uma pesquisa e descobri existirem várias raças de cágados, mas não sei se se trata de um ou de uma tartaruga... Não sei se o devo ter na água ou na terra, visto ter sido achada a andar no campo...
Agradeço todas as ajudas
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

segunda jun 02, 2008 11:43 am

Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já. É proibído ter essa espécie.
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

segunda jun 02, 2008 12:32 pm

ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já. É proibído ter essa espécie.
É baseada em quê esta afirmação?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 02, 2008 12:45 pm

Tambem me questionei como o Primitive ;) ...mas acho que no post a usuaria faz uma grande mistura entre a palavra cagado e tartaruga..pois fala de cagados que se vendem nas lojas...Cágados não se vendem nas lojas, pois a detenção e comercio é proibida...em portugal chamamos cagado ás duas especies de tartarugas semiaquaticas da nossa fauna, e chamamos tartarugas ás que se compram nas lojas.

Mas de cabeça castanha acho que pode ser um Mauremys leprosa que o Emys orbicularis tem a cabeça ás pintas amarelas
Emys orbicularis
Imagem

Mauremys leprosa
Imagem
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
FlorbelaM
Membro Júnior

segunda jun 02, 2008 2:28 pm

Parece-me ser realmente um Mauremys leprosa pelas fotos, mas não sei.... De onde vêm esses animais? Sao proibidos porque? Estao e vias de extinção? Penso que a zona onde habito não é nenhuma zona propicia a estes animais, tem zona de mato, mas nem lagos ou lagoas. Pergunto-me de onde veio e se foi "perdido" por alguém..... Outra questão que me preocupa é o que come.
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

segunda jun 02, 2008 2:57 pm

Acho que todas as especies de animais da nossa fauna portuguesa são proibidas de manter em cativeiro... Axo eu...

Cumps...
FlorbelaM
Membro Júnior

segunda jun 02, 2008 3:04 pm

Quando tenho um animal gosto de corresponder as suas necessidades e por isso mesmo, vou levar o bicho hoje mesmo ao veterinário, depois direi-vos a resposta.
Muito obrigado pela vossa ajuda
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jun 02, 2008 3:07 pm

C3DR1C Escreveu:Acho que todas as especies de animais da nossa fauna portuguesa são proibidas de manter em cativeiro... Axo eu...

Cumps...
Nao é preciso axares,tens toda a razao. É proibida a captura e manutençao (comerçio) de especies animais da nossa fauna

Abraços
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 02, 2008 3:17 pm

psylizart Escreveu:
C3DR1C Escreveu:Acho que todas as especies de animais da nossa fauna portuguesa são proibidas de manter em cativeiro... Axo eu...

Cumps...
Nao é preciso axares,tens toda a razao. É proibida a captura e manutençao (comerçio) de especies animais da nossa fauna

Abraços
Não é assim tão linear...

Muitos de nós mantemos animais da nossa fauna e não sõa proibidos...
Mus musculus e Rattus norvegicus
Fang Escreveu:Outro erro que tenho verificado com assiduidade: " É proibido capturar e deter qualquer animal da nossa fauna".
Não é verdade! Embora a grande maioria das espécies constem como espécies protegidas, existem algumas que não têm qualquer protecção legal. É o caso de grande parte das espécies de roedores. Capturar ou abater um Mus musculus ou um Rattus norvegicus é o mesmo que capturar e abater um mosquito.
Got it?

As Mauremys leprosas creio estarem abrangidas por esta proibição.
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

segunda jun 02, 2008 3:29 pm

OFF-TOPIC: Pois os ratos existem em quantidades enormes... Como as moscas lol :lol: E se as pessoas continuarem a matar cobras e assim muitos mais vao aparecer... :evil:

Parece-me que afinal o "axo eu" tava-la bem :D Mas essas tartarugas tao abrangidas pela lei, pelo que sei... :D axo eu :D

Cumps...
FlorbelaM
Membro Júnior

segunda jun 02, 2008 3:43 pm

O problema é sabermos que animais pertencem à fauna ou não. Só recolhi a tartaruga com o intuito de a ajudar pois ia ser atropelada porque estava a atravessar uma estrada.[/img]
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 02, 2008 3:52 pm

FlorbelaM Escreveu:O problema é sabermos que animais pertencem à fauna ou não. Só recolhi a tartaruga com o intuito de a ajudar pois ia ser atropelada porque estava a atravessar uma estrada.[/img]
Se tcontactares o ICNB cfeio que sejam capazes de te informar.
Se não procuras na net por fauna nacional e de certeza encontras alguma coisa.
ruanda
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 4:44 pm

Primitive Escreveu:
ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
É baseada na experiência que tenho (com os poucos dados que foram fornecidos). :wink:
ruanda
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 4:47 pm

:lol: Não gosto muito de me repetir, mas parece que:
1- É um macho Mauremys leprosa.
2- É proibido deter.
3- Deve voltar para a natureza.
:wink: :wink: :wink:
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

segunda jun 02, 2008 5:37 pm

ruanda Escreveu:
Primitive Escreveu:
É baseada na experiência que tenho (com os poucos dados que foram fornecidos). :wink:
Sim mas segundo as indicações podia ser muita coisa e por isso é que achei um bocado precipitado o pertence à natureza e onde o deves colocar já porque não é assim se não se tem a certeza nao deves dizer para o libertar porque podia perfeitamente ser uma especie nao nativa que tenha fugido a alguem e ai o " libertar" já é crime... certo?

cumps :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”