amamentação...e fotos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
WolverineX
Membro Júnior
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am

domingo jun 01, 2008 11:44 pm

olá...

li algures que durante a amamentação Em algumas ocasiões, 2 ou 3 semanas após o parto a fêmea deverá ser coberta para evitar que o leite seque.

como podemos verificar esta situação?

já agora aceito sugestões para a 1ª refeição sólida dos pequenitos...

ficam aqui as fotos da Mãe da Avó e dos pequenitos com menos de um dia...

Imagem Imagem

fiquem bem...
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda jun 02, 2008 12:56 am

Não sei donde leu isso mas confesso que considero uma barbaridade obrigar um animal a engravidar passado ainda tão pouco tempo. Tudo o que seja mais que uma gravidez por ano, já é demais.
E já agora, dou-lhes a minha opinião, baseada no que leio sobre os furões nos outros países europeus: não se apressem a “lançar” ninhadas, já não falando que continuam a ser proibidos, lembro que quantos mais houverem mais probabilidades haverá de serem abandonados e em pouco tempo teremos de ter casas de acolhida para eles, tal como nos outros países. Com a agravante que, não sendo cá permitidos, a sorte deles será diferente…

Quando as ninhadas são pequenas, há maior probabilidade do leite secar ou de elas entrarem de novo em cio. Às vezes uma injecção pode ajudar a regressar o leite em caso contrário, haverá que as alimentar à mão ou arranjar-lhes uma “madrasta”. Se já tiverem 15 dias, é uma tarefa complicada mas não é impossível.

Se pesar as crias todos os dias, já verificará se comem ou não. Elas engordam cerca de umas 3 a 5 gr nos inícios e depois um pouco mais. Pode marcá-las com um verniz de unhas para as distinguir.
Também poderá verificar se mamam porque ficam com uma manchinha branca do leite.
Alimentar bem a mãe com dose reforçada e dar suplemento de cálcio, cerca de uma colher de chá por dia. Evitará a possibilidade de uma hipercalcemia à mamã.

A a 1ª refeição sólida dos pequenitos, refiro-me à ração seca, só deverá ocorrer cerca das 9 semanas. Até lá os ossos do crânio e das mandíbulas ainda estão em formação, pelo que é melhor dar-lhes a ração humedecida.

Passo-lhe 2 tópicos sobre a alimentação deles:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 574#719574
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55601

Agora deixe a mãe tranquila para não entrar em stress, vá vigiando as mamitas para não apanhar nenhuma mastite. Aproveite a saída da mami para o seu passeio diário, para limpar a jaula e mudar os panos e faço-o com luvas porque nunca se sabe como ela irá reagir se sentir o seu cheiro nelas. Não esqueça que até aos 21 dias a crias não conseguem regular nem manter a sua temperatura corporal, precisam do calor da mãe.

E por volta dos 15 a 3 semanas, começe a manejar os filhotes para não sairem uns mordedores.
E quando entregar os filhotes aos novos donos, entregue tambêm a arvore genealógica com as cores dos pais e avós (se souber) junto com os conselhos de como cuidar-los.

Boa sorte. E cuidado com essa janela aberta que à 3ª pode ser de vez...
WolverineX
Membro Júnior
Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am

segunda jun 02, 2008 4:46 pm

também achei estranho...
mas... está aqui o link

http://m.arcadenoe.pt/forum_topic.php?t ... hcdnr721g3

quanto as crias... até agora está tudo ok.
costumo frequentar este fórum desde antes de ter o o meu 1º furão. toda a teoria vem daqui dos vossos conselhos que me ajudaram bastante. especialmente agora que tenho a criação... tenho tentado seguir ao máximo os conselhos que leio por aqui...
a minha única intenção é a de divulgar o furão como animal de companhia.
os meus pequenotes já tem alguns pretendentes que são meus amigos pessoais e que já estão a ser "treinados" nas artes do furão :)

cumps.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda jun 02, 2008 5:26 pm

Obrigada por fazer notar isso, vou pedir à nossa moderadora para o rectificar, porque nos passou completamente essa informação.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça jun 03, 2008 9:52 am

Já está! :wink:
Responder

Voltar para “Furão”