Ajuda quanto a uma tartaruga/ cágado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 02, 2008 7:03 pm

Primitive Escreveu:
ruanda Escreveu:
Primitive Escreveu:
ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já. É proibído ter essa espécie.
É baseada em quê esta afirmação?
É baseada na experiência que tenho (com os poucos dados que foram fornecidos). :wink:
Sim mas segundo as indicações podia ser muita coisa e por isso é que achei um bocado precipitado o pertence à natureza e onde o deves colocar já porque não é assim se não se tem a certeza nao deves dizer para o libertar porque podia perfeitamente ser uma especie nao nativa que tenha fugido a alguem e ai o " libertar" já é crime... certo?

cumps :wink:
Sim, mas a afirmação prende-se com o facto de ser uma Mauremys leprosa, não uma espécie qualquer:
ruanda Escreveu:O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já
FlorbelaM
Membro Júnior
Registado: domingo jun 01, 2008 10:31 am

segunda jun 02, 2008 7:33 pm

Eu contactei o instituto de conservação da natureza, enviei algumas fotos e estou de momento à espera de resposta, uma coisa é certa não o vou meter em perigo, pois ele estava numa zona de perigos.
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

segunda jun 02, 2008 7:34 pm

Eu acho que foi clara a minha resposta... mas agora que citou a 1ª resposta dele ainda fiquei mais espantado pelo
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já
porque apenas se tinha esta informaçao
esta é que esta tem a cabeça toda castanha, bem como a carapaça, as suas unhas são enormes e o rabo bastante comprido
e animal em questão ja estava sexado e tudo :lol:

mas compreendi o facto de associarem logo ao Mauremys leprosa porque é o que acontece frequentemente pessoas encontram um e ai que giro vou leva-lo para casa e po-lo numa bacia mas nao quer dizer que seja sempre assim, podia ser uma especie completamente diferente dai eu ter dito
achei um bocado precipitado o pertence à natureza e onde o deves colocar já porque não é assim se não se tem a certeza nao deves dizer para o libertar porque podia perfeitamente ser uma especie nao nativa que tenha fugido a alguem e ai o " libertar" já é crime
:wink:
Primitive
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 7:38 pm

FlorbelaM Escreveu:Eu contactei o instituto de conservação da natureza, enviei algumas fotos e estou de momento à espera de resposta, uma coisa é certa não o vou meter em perigo, pois ele estava numa zona de perigos.
nao pode por uma foto dele para esclarecer a especie? :wink:
FlorbelaM
Membro Júnior
Registado: domingo jun 01, 2008 10:31 am

segunda jun 02, 2008 7:44 pm

como posso meter a foto? sou nova nisto....
Primitive
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 8:03 pm

FlorbelaM Escreveu:como posso meter a foto? sou nova nisto....
este topico explica como se faz :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=upload
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

segunda jun 02, 2008 9:12 pm

Primitive Escreveu:
ruanda Escreveu:
Primitive Escreveu:
ruanda Escreveu:Cágado é o nome comum que se dá em Portugal às duas espécies de tartarugas que habitam no nosso país.
O que tens aí é um macho Mauremys leprosa que pertence à natureza e onde o deves colocar já. É proibído ter essa espécie.
É baseada em quê esta afirmação?
É baseada na experiência que tenho (com os poucos dados que foram fornecidos). :wink:
Sim mas segundo as indicações podia ser muita coisa e por isso é que achei um bocado precipitado o pertence à natureza e onde o deves colocar já porque não é assim se não se tem a certeza nao deves dizer para o libertar porque podia perfeitamente ser uma especie nao nativa que tenha fugido a alguem e ai o " libertar" já é crime... certo?

cumps :wink:
:D
Não, primitive, dedução errada!
Segundo as indicações não podia ser muita coisa, por isso falou a minha (pouca) experiência, e aliás acertei!

1- Só a Mauremys leprosa ocupa quase todo o território nacional;
2- Só a Mauremys leprosa tem a cabeça castanha;
3- Aliás, se se tratasse da Emys orbicularis, a florbela falava logo em manchas e/ou pontos amarelos e/ou dourados na cabeça e carapaça - é isso que a distingue e que aliás a torna linda;
4 - Só a Mauremys leprosa atinge 20 e tal cms, não a Emys orbicularis.

Por isso só podia ser, e o ICN vai confirmar, a Mauremys leprosa.
As duas são proibidas e se ela apareceu de repente tem que ser colocada na natureza do mesmo modo.
ruanda
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 9:20 pm

:) Obrigado por me entenderes, jpmf.

:) Florbela, o melhor que fizeste foi aconselhares-te com o ICNB (ex-ICN), vais ver que te respondem depressa.

:) Se tiverem interesse, vejam as fichas técnicas dessas duas belezas que habitam o nosso território: http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizac ... eprosa.pdf
http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizac ... ularis.pdf

:wink:
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda jun 02, 2008 9:55 pm

se calhar foi mais uma vitima de abandono, fikou grande, rua com ela
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 02, 2008 9:59 pm

deadman Escreveu:se calhar foi mais uma vitima de abandono, fikou grande, rua com ela
Ou não.
Os cágados passam muito tempo sem água e percorrem grandes distâncias à procura de água e alimento.
Lembro-me de na quinta do meu avô os ver no meio dos pomares atrás dos ratinhos.
Primitive
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 10:25 pm

Dedução? tu devias admitir que erraste ao afirmar que era uma Mauremys leprosa macho e que a senhora o devia libertar pois nao tinhas informações suficientes para isso
Só a Mauremys leprosa tem a cabeça castanha
tem a cabeça verde e a carapaça marron mas ok tlvx seja problema de visão
Só a Mauremys leprosa atinge 20 e tal cms
nao pelo contrario .... muitas tartarugas atingem os 25 cm

O teu problema é que desde logo assusmiste que era ou uma Mauremys leprosa ou Emys orbicularis... e não ponderaste o que tentei dizer que podia ser outra qualquer vitima de abandono mas se calhar a experiencia é tanta que já adivinhas as coisas
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 02, 2008 11:09 pm

Primitive Escreveu:Dedução? tu devias admitir que erraste ao afirmar que era uma Mauremys leprosa macho e que a senhora o devia libertar pois nao tinhas informações suficientes para isso
Só a Mauremys leprosa tem a cabeça castanha
tem a cabeça verde e a carapaça marron mas ok tlvx seja problema de visão
Só a Mauremys leprosa atinge 20 e tal cms
nao pelo contrario .... muitas tartarugas atingem os 25 cm

O teu problema é que desde logo assusmiste que era ou uma Mauremys leprosa ou Emys orbicularis... e não ponderaste o que tentei dizer que podia ser outra qualquer vitima de abandono mas se calhar a experiencia é tanta que já adivinhas as coisas
Pronto pronto...
Troquem lá os galhardetes...

Continuamos é à espera das fotos do bichinho...

P.S. - As minhas T. horsefieldi também atingem 30 e tal cms, ou pelo menos mais de 25cms e não as vês andarem aí a passear pelos campos, ou pelas estradas... Pelo menos por enquanto não...
ruanda
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 11:11 pm

Primitive, não te chateies! Isto é só um fórum e só estamos a dar opiniões. :wink:
Não percebo o que queres dizer com ter errado, porque já te provei mais do que uma vez que estava - e estou - certo!!!!!

É um macho, é Mauremys leprosa e é ilegal possui-la. As minhas afirmações estão correctas desde o início com os dados que havia! É tão simples quanto isso.

(Marron,... castanho... esverdeado..., isso que dizes é quase ridículo, se fosse uma Emys, a user falava logo de manchas ou pontos dourados ou amarelos, é isso sobretudo que a caracteriza e é isso que nos chama a atenção, além disso há pouquissimas na natureza. As minhas deduções foram certas e a margem de erro é pequeníssima! Em cada 100 Mauremys deve haver umas 10 Emys e só em alguns locais. Quanto ás medidas volto a dizer que só a Mauremys cresce até aos 20 e tal cms, nunca a Emys...Também não pus nem ponho a hipótese de outra tartaruga e - mais uma vez correctamente - porque elas não aparecem por ai nas esquinas nem nos apartamentos e a user de certeza que está a falar de um sítio não muito "citadino". Acredito que num raio de para ai uns 2 kms haja uma qualquer fonte de água. Se fosse outra ela tinha falado de riscas amarelas ou encarnadas (no caso de uma de orelhas vermelhas), mas não, ela frisou o castanho, por isso, mesmo sem saber a resposta do ICN, eu disse e digo que é uma Mauremys!...).
Para quem quiser vejam as fichas do ICNB, estão um espectaculo! :wink: :wink:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 02, 2008 11:15 pm

Ruanda, por acaso fui espreitar e estão realmente boas.
Também mal de nós se no ICNB, não se encontrasse informação daquele calibre...
ruanda
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 11:41 pm

jpmf Escreveu:Ruanda, por acaso fui espreitar e estão realmente boas.
Também mal de nós se no ICNB, não se encontrasse informação daquele calibre...
E aquelas fichas até já têm uns bons anos, que eu já conheço aquilo há bastante tempo. :wink:
Mas é realmente a melhor informação sobre as nossas duas bichinhas...
Há um outro local onde mostram um mapa de distribuição pelo país que está muito bom, mas já não consegui encontrar...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”