Tartaruga Hieroglífica - Dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Vieira10
Registado: domingo jun 01, 2008 1:13 am

segunda jun 02, 2008 1:45 am

Olá a todos.

Recentemente ofereceram-me uma tartaruga hieroglífica. Com ela veio uma tartarugueira (35x25x25), alimento (sticks), um bloco de cálcio e um acondicionador de água (reptisafe). Entretanto comprei um aquecedor de água com termóstato.

Sou um principiante, é a primeira tartaruga que tenho e, por isso, não sabia, de todo, como tratá-la. Com a informação que me deram e alguma pesquisa on-line que fiz já tenho algumas noções. Mas não passam disso e gostava que alguém com experiência me ajudasse a dar as melhores condições de vida à Maggie (o nome que lhe dei, embora ainda desconheça o sexo). Nesse sentido, aqui ficam as minhas dúvidas:

1. O habitat. A tartarugueira que me ofereceram é em plástico, fechada, com uma abertura em cima que permite pôr a comida e pegar na Maggie facilmente. No interior tem uma rampa que dá acesso a uma plataforma, a zona seca onde ela se alimenta. Estas condições servem? Refira-se que ela sobe a plataforma sem problemas, mas normalmente só lá vai para ir buscar alimento, não permanece tempo quase nenhum. É normal?

2. A água. O nível da água está 1 cm acima da carapaça. A Maggie é pequena e por isso deve ser muito jovem. Tem cerca de 4,5 cm de comprimento. A minha dúvida aqui é saber se o nível da água está bem (ela desta maneira respira sem dificuldade, basta esticar o pescoço) ou se, pelo contrário, precisa de ser aumentado, visto a Maggie ser uma tartaruga aquática. Por outro lado, a temperatura da água deve estar regulada para q valor? Já li que deve situar-se entre os 24 e os 28º, mas não existe um valor óptimo?

3. A alimentação. Até agora tenho-lhe dado sempre os sticks. Ela come-os bem, mas já me apercebi que existem outros tipos de alimento, como os gammarus. Até já li que elas podem comer vegetais, fruta e até carne ou peixe! O q me aconselham? Os sticks são suficientes ou devo variar e dar-lhe também outras coisas?

4. Os acessórios. O acondicionador de água (supostamente elimina o cloro e acrescenta substâncias benéficas) e o bloco de cálcio (para dissolver na água) são necessários e eficientes? Já li algumas opiniões cépticas quanto a isso. O q acham? A lâmpada UV tenho q comprá-la com urgência, já reparei q é muito importante. Tenho tentado expô-la sempre à luz natural, mas claro, não incide directamente. À noite ligo-lhe um candeeiro de secretária.

Bem, penso q disse tudo o q queria. Desculpem-me o tamanho do texto, mas gostava de esclarecer estas dúvidas e ficar com certezas para tratar a Maggie da melhor maneira. Desde já agradeço a vossa paciência e atenção. Fico à espera de respostas :)

Os melhores cumprimentos, Luís Vieira.
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

segunda jun 02, 2008 8:41 am

1. O habitat. A tartarugueira que me ofereceram é em plástico, fechada, com uma abertura em cima que permite pôr a comida e pegar na Maggie facilmente. No interior tem uma rampa que dá acesso a uma plataforma, a zona seca onde ela se alimenta. Estas condições servem? Refira-se que ela sobe a plataforma sem problemas, mas normalmente só lá vai para ir buscar alimento, não permanece tempo quase nenhum. É normal?
Enquanto é pequena, esse faunário chega perfeitamente. Não te esqueças que depressa vai chegar a altura de comprares um aquário bastante grande, portanto...prepara-te. :o
Não dês alimento fora de água, sempre na agua. Ela só sobe para a plataforma quando lhe apetece, é normal que passe o dia na água.

2. A água. O nível da água está 1 cm acima da carapaça. A Maggie é pequena e por isso deve ser muito jovem. Tem cerca de 4,5 cm de comprimento. A minha dúvida aqui é saber se o nível da água está bem (ela desta maneira respira sem dificuldade, basta esticar o pescoço) ou se, pelo contrário, precisa de ser aumentado, visto a Maggie ser uma tartaruga aquática. Por outro lado, a temperatura da água deve estar regulada para q valor? Já li que deve situar-se entre os 24 e os 28º, mas não existe um valor óptimo?
Se tens a água 1cm acima da carapaça, como consegues ter lá um aquecedor?!?
Para um aquecedor, a água deveria estar pelo menos com 10cm de altura, senão o aquecedor fica fora de água...
Sobe o nivel da água, 10cm chegam perfeitamente. Vais aumentando conforme cresce.
No verão deixa ficar o aquecedor desligado, ou regulado para os 24ºC. No inverno, se quiseres que hiberne, desliga...senão mantem nos 24ºC, chega perfeitamente.
Não, não existe valor optimo.
3. A alimentação. Até agora tenho-lhe dado sempre os sticks. Ela come-os bem, mas já me apercebi que existem outros tipos de alimento, como os gammarus. Até já li que elas podem comer vegetais, fruta e até carne ou peixe! O q me aconselham? Os sticks são suficientes ou devo variar e dar-lhe também outras coisas?
Os stick são óptimos, se quiseres variar podes sempre dar pedacinhos de peixe e vegetais (couve, agriões, espinafres, cenoura, bróculos...). Camarões cozidos e "delicias do mar" também são bons. Carne e fiambre -> nunca :evil:
4. Os acessórios. O acondicionador de água (supostamente elimina o cloro e acrescenta substâncias benéficas) e o bloco de cálcio (para dissolver na água) são necessários e eficientes? Já li algumas opiniões cépticas quanto a isso. O q acham? A lâmpada UV tenho q comprá-la com urgência, já reparei q é muito importante. Tenho tentado expô-la sempre à luz natural, mas claro, não incide directamente. À noite ligo-lhe um candeeiro de secretária.
O acondicionador, ou anti-cloro, sim, deve ser usado sempre que mudas a água.
O bloco de cálcio na água não serve para nada. Se quiseres, podes raspar um pouco do cálcio por cima da comida da tuga e sempre aproveitas o bloco.
Compra uma lampada UV de casquilho (uva e uvb, não compres apenas uva) e adapta no tal candeeiro. Tira a tampa do faunário quando usares a lampada. Se preferires, compra um candeeiro para lampadas fluorescentes e opta por lampadas fluorescentes uvb - são mais faceis de encontrar á venda.
Ligas-lhe um candeeiro "á noite" ou "durante a noite"? Se fôr durante a noite, deixa a menina dormir...totalmente ás escuras. :lol:
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

segunda jun 02, 2008 8:47 am

Vieira10 Escreveu:Olá a todos.

Recentemente ofereceram-me uma tartaruga hieroglífica. Com ela veio uma tartarugueira (35x25x25), alimento (sticks), um bloco de cálcio e um acondicionador de água (reptisafe). Entretanto comprei um aquecedor de água com termóstato.

Sou um principiante, é a primeira tartaruga que tenho e, por isso, não sabia, de todo, como tratá-la. Com a informação que me deram e alguma pesquisa on-line que fiz já tenho algumas noções. Mas não passam disso e gostava que alguém com experiência me ajudasse a dar as melhores condições de vida à Maggie (o nome que lhe dei, embora ainda desconheça o sexo). Nesse sentido, aqui ficam as minhas dúvidas:

Bem, penso q disse tudo o q queria. Desculpem-me o tamanho do texto, mas gostava de esclarecer estas dúvidas e ficar com certezas para tratar a Maggie da melhor maneira. Desde já agradeço a vossa paciência e atenção. Fico à espera de respostas :)

Os melhores cumprimentos, Luís Vieira.
1ªpergunta- penso ser normal mas nesta pergunta e melhor esperares k os experts te respondam :wink:

2ªpergunta- 26º

3ª e última pergunta- só os sticks nao sao suficientes tenta dar-lhe tambem vegetais, peixe de vez em quando. carne, nunca

cumps 8)

P.s- tenta comprar a lampâda UV o mais depressa possivel
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jun 02, 2008 6:48 pm

Os sticks são suficientes sim...
No entanto como disse o Diesel_Car, podes dar-lhes uns vegetais, peixe ou outros para lhe complementar a dieta e de certo modo também lhe dar alguma variedade...
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

segunda jun 02, 2008 8:14 pm

Temperatura 26º ta optimo

comida reptomin baby´é o ideal e podes dar gammarus sim sem problemas mas desde que nao faça isso alimentaçao base... os vegetais como te referiram tambem deves dar elas custumam gostar e faz bem :lol:
A tartarugueira fechada nao sei até que ponto será bom mas se tem entradas de ar nao deve de haver problema... isso da agua podes por a que quiseres desde que lhe des uma parte seca para se elas quiser sair elas gostam de nadar com essa que tens dificilmente consegue e claro o UV é importante e a pedra de calcio tambem

cumps :wink:
Vieira10

terça jun 03, 2008 12:39 am

Obrigado a todos pelas respostas!

Respondendo agora individualmente:

Diesel_Car, quanto à questão da alimentação, ela só vai à parte seca buscar os sticks (a plataforma tem um depósito pré-definido para a comida), depois pega neles e vai até à água, onde os come. Ou seja, quando lhe apetece comer ela vai buscar o alimento. Este hábito é incorrecto? Devo dar-lhe logo na água? É que assim não sei exactamente quando ela quer comer e os sticks podem ficar a boiar e causar sujidade. Outra questão: o nível da água tem 4 cm. O aquecedor está na horizontal, por isso fica submerso. Pus a água nos 4 cm pq li q quando elas são jovens não podem ter muita água senão correm o risco de se afogar. Este receio é infundado? Posso pôr a água nos 10 cm? O candeeiro ligo à noite, até me deitar, depois desligo e deixo-a dormir descansada :)

Primitive, a tartarugueira tem q estar fechada pq tenho uma gata q podia cair na tentação de magoar a Maggie. Mas com a abertura superior e uns orifícios laterais penso q não há problema. Ela normalmente move-se apoiada nas patas, na base da tartarugueira, só de vez em quando é q nada.

Mais uma vez obrigado.
Vieira10

quarta jun 04, 2008 10:16 pm

Então pessoal não há feedback? :roll:

Obrigado e desculpem lá a insistência.
NhamNham
Membro Veterano

quarta jun 04, 2008 10:30 pm

O alimento deve dar-se na água pois é lá onde se sentem mais seguras daí preferirem comer lá, além disso os sticks a seco são mais duros e dificeis de digerir do que ensopados...
Se ela os leva para a água vai dar ao mesmo, não vejo inconveniente...
No entanto com o tempo vais começar a percebes quando e quanto lhe tens de dar o quê :wink:

Quanto à água, o receio não é infundado se falarmos em grandes profundidades :wink:

10 cm é tranquilo e 4 cm também não é nada eheheh

Boa sorte com ela
Vieira10

quinta jun 05, 2008 12:37 pm

Obrigado NhamNham, já estou esclarecido :wink:
Agora só me resta tratar bem dela. Depois posto umas fotografias para partilhar convosco. Abraço a todos.
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

quinta jun 05, 2008 2:41 pm

Boas.
Eu tenho uma tartaruga de faces rosadas e dou-lhe carnes brancas e miudos de frangos 2 vezes por semana... Come diariamente os sticks e leva tambem uns gammarus de vez em quando como guloseima. Quando se faz peixe ca em casa tambem aceita muito bem (cru, claro).
A unica coisa que nao come sao vegetais e fruta. Mete na boca e deita fora :lol:

A carne pode ser prejudicial à tartaruga? Ja faço esta alimentaçao ha uns tempos e tenho notado que cresce sem problemas.

Cumprimentos
Red_eagle
Membro Júnior
Registado: sábado set 23, 2006 9:31 am

segunda jun 30, 2008 11:16 am

boas, eu tenho uma tartaruga igual a ja 12 anos e nunca usei nada de lampadas especiais nem aquecedores nem nada que se pareça....
no entanto como agora o aquaterrario ja esta 1 pouco pequeno para ela e eu a uns dias reparei que nunca lhe dei as condiçoes que ela precisa vou comprar um novo e gostaria que me dessem algumas informaçoes sobre o tamanho e assim
ela tem 12 cm de carapaça salvo erro
NhamNham
Membro Veterano

segunda jun 30, 2008 11:58 am

Red_eagle Escreveu:boas, eu tenho uma tartaruga igual a ja 12 anos e nunca usei nada de lampadas especiais nem aquecedores nem nada que se pareça....
no entanto como agora o aquaterrario ja esta 1 pouco pequeno para ela e eu a uns dias reparei que nunca lhe dei as condiçoes que ela precisa vou comprar um novo e gostaria que me dessem algumas informaçoes sobre o tamanho e assim
ela tem 12 cm de carapaça salvo erro
Quanto maior melhor...
Tu é que tens de ver qual as tuas capacidades tanto monetárias como a nível de espaço...

Com 12 se ainda só tem 12cm... está mal...

12 já deveria estar com o tamanho adulto, que anda à volta dos 30cm
NhamNham
Membro Veterano

segunda jun 30, 2008 12:13 pm

hadown Escreveu:Boas.
Eu tenho uma tartaruga de faces rosadas e dou-lhe carnes brancas e miudos de frangos 2 vezes por semana... Come diariamente os sticks e leva tambem uns gammarus de vez em quando como guloseima. Quando se faz peixe ca em casa tambem aceita muito bem (cru, claro).
A unica coisa que nao come sao vegetais e fruta. Mete na boca e deita fora :lol:

A carne pode ser prejudicial à tartaruga? Ja faço esta alimentaçao ha uns tempos e tenho notado que cresce sem problemas.

Cumprimentos
Há quanto tempo a tens?
Que idade estimas que ela tenha?

Em crias/juvenis são predominantemente carnivoras, isso muda quando crescem e em adultas passam a ser mais herbivoras...

Isso de não comer os vegetais pode ser porque nunca a habituas-te a isso ou então porque, se for juvenil, prefere a carne e ainda não tem interesse pelos vegetais...

Atenção à quantidade de proteinas que lhe dás... muita proteina = crescimento rápido = piramidismo = menos tempo de vida/morte precoce

Eu cá não lhe dava carne, preferia dar-lhe uns grilos, camarões (mas camarões mesmo a sério :roll: ), minhocas da terra (daquelas da pesca), uns guppies.... por aí

Atenção aos peixinhos dourados...
Goldfish should be avoided because that they contain thiaminase, an enzyme that destroys vitamin B1
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

segunda jun 30, 2008 2:14 pm

hadown Escreveu:Boas.

Cumprimentos
A carne só poderá ser prejudicial em demasia... muita proteína faz aumentar o ritmo de crescimento, estilo esteróides, mas claro que depende da quantidade. Tb há que ter cuidade com parasitas que possam vir com a carne, por isso há pessoas que cozem muito ligeiramente a carne antes de a dar.

Quanto à aversão a frutas e alface, é falta de habituação normalmente... tenho uma assim também. Das duas uma, ou deixa-la estar assim visto que os sticks são por sim uma alimentação completa, ou fá-la passar um bocadinho de fome :twisted: (sem lhe fazer mal claro!!!), pode parecer cruel, mas se tiver uns dias sem comer, vais ver que já deve olhar para os vegetais de outra forma, mas acho que não há necessidade disso.

Abraço.
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

segunda jun 30, 2008 2:20 pm

Vieira10 Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas!

Respondendo agora individualmente:

Diesel_Car, quanto à questão da alimentação, ela só vai à parte seca buscar os sticks (a plataforma tem um depósito pré-definido para a comida), depois pega neles e vai até à água, onde os come. Ou seja, quando lhe apetece comer ela vai buscar o alimento. Este hábito é incorrecto? Devo dar-lhe logo na água? É que assim não sei exactamente quando ela quer comer e os sticks podem ficar a boiar e causar sujidade. Outra questão: o nível da água tem 4 cm. O aquecedor está na horizontal, por isso fica submerso. Pus a água nos 4 cm pq li q quando elas são jovens não podem ter muita água senão correm o risco de se afogar. Este receio é infundado? Posso pôr a água nos 10 cm? O candeeiro ligo à noite, até me deitar, depois desligo e deixo-a dormir descansada :)

Primitive, a tartarugueira tem q estar fechada pq tenho uma gata q podia cair na tentação de magoar a Maggie. Mas com a abertura superior e uns orifícios laterais penso q não há problema.
Quanto à profundidade da água, podes estar descansado... elas são exímias nadadoras, podes até ter 20 cms de água! Tens é de ter uma plataforma que permita à tartaruga sair da água quando quiser, senão sim pode-se afogar!!

Quanto aos sticks, dá-los dentro de água pois elas só comem dentro de água, tem algo a ver com usarem a água para impulsionarem a comida para dentro.

Quanto à tartarugeira, atenção que quando colocares a lâmpada UVB, a luz tem de incidir directamente na tartaruga, sem plástico, senão estás a filtrar o UVB. Tens de arranjar maneira de afastar o gato! :)

Abraço!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”