Esquilos terrestres de Richardson

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 03, 2008 7:02 pm

Começo eu as hostilidades :lol:

A maria francisca - chica - morreu em Fevereiro e deixou uma grande saudade

Imagem

O francisco maria - chico, neto da Omega2 e completamente tonto

Imagem
A dizer um segredo

Imagem
a tocar arpa
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 03, 2008 7:33 pm

8) 8) belas unhacas
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jun 04, 2008 10:38 am

Ainda não consegui tirar umas fotos aos meus amiguinhos!!! Não sobrou muito tempo para fotos depois de dar uma boa escovadela ao pelo do Pantufão e fazer um upgrade à gaiola dos esquilos enquanto a minha mulher brincava um pouco com eles no quarto do meu filho.

Até porque também tive que "examinar" a patinha frontal esquerda do Pepe (nome provisório do esquilinho mais irrequieto :D ). No dia em que ela veio para casa reparamos que tinha uma raspadela muito ligeira (parecia à altura), de cor rosa um pouco mais escuro que a pele deles, no dedo de fora da pata frontal esquerda, que parecia estar já na fase final de recuperação. Essa primeira impressão estava errada, já que ela tem ficado cada vez mais vermelha e está um pouco (mesmo pouco) inflamada. Desinfectei com um pouco de água oxigenada num cotonete, mas tive medo de lhe aplicar uma pomadinha. Tem também uma pequena crosta no focinho, mas ambas as mazelas com algum grau de certeza deverão ficar-se a dever ao "gosto" dele pelas grades (quando os vi pela primeira vez estava pendurado nas grades, em actividade frenética a tentar abrir a portinhola e a morder o pequeno cadeado... hehehe

Espero que quando chegar a casa a evolução seja positiva, se não irei com ela ao vet, ou acham que posso aplicar-lhe uma pomada (se sim qual a mais indicada?)

A feridinha não parece incomoda-lo minimamente já que está muito viva, é de longe a que está mais à vontade connosco, e come muito bem.

O outro, apesar de ser maior (se calhar até é o macho), é bem mais medroso e paradinho. A minha mulher está com algum receio que possa estar doentinho, mas sinceramente não me parece. Não apresenta feridas, o pelo está bom e alimenta-se... provavelmente é apenas um traço de personalidade e/ou está a demorar mais tempo a ambientar-se.
Thorgarth
Membro Veterano

quarta jun 04, 2008 10:51 am

Falei agora com a loja, e posteriormente com o veteriário que trabalha com eles (e que aliás é sócio da loja), e disse-me para lhe aplicar betadine, e ver a evolução... se for negativa lá vai o Pepe a caminho de uma consulta com o Sr. Dr. :twisted:
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta jun 04, 2008 11:04 am

bem, quanto á ferida na pata e no focinho... quem tem "Franciscos" em casa sabe que eles passam a vida pendurados nas grades a tentar congeminar uma maneira de sair cá pra fora (a minha Joaninha consegue... :roll: ), por isso, e a menos que se torne uma ferida grande ou com mau aspectto, em principio não será preocupante!

quanto ao facto de o macho estar mais paradinho, é normal! eles levam uns dias a ambientar-se á nova casa. mas quando já estão devidamente ambientados tornam se umas pestes barulhentas :twisted: :twisted: :twisted:

fotos da minha esquilaria :D :

Francisca Camões, no 2º dia cá em casa!
Imagem

Joana Francisca e Banna (dois da ninhada que já nasceu cá em casa)
Imagem

Joana Francisca, já mais crescidinha
Imagem

Francisco Bocage, a ultima aquisição para o meu nucleo de esquilos
Imagem
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quarta jun 04, 2008 8:06 pm

Muito giros! :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Thorgarth
Membro Veterano

quinta jun 05, 2008 11:03 am

Bem sei que ainda não há fotos mas o casalinho já foi oficialmente baptizado.

Kiko Miguel Leal e Kika Maria Leal (erradamente denominada anteriormente por Pepe.... :twisted: )

Continuo um pouco preocupado com o Kiko que ontem à noite estava ainda um pouco murchinho, e tinha um pouco de expectoração no narizinho dele. dei-lhe um pouco de comidinha (meia cereja da minha mão) e depois deixei-o descansar no interior da toca. Hoje de manha já o vi por fora a papar qualquer coisa, mas foi-se logo esconder assim que me viu. Espreitando lá para dentro paraceu-me melhor, sem qualquer sinal de lágrimas ou fluidos. Vou continuar a acompanhar atentamente, mas em qualquer caso se calhar no sábado vou fazer um check up de ambos ao Vet.
Thorgarth
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 10:37 am

Bem o Kiko estava mesmo doentinho :cry: .

Estava ainda muito fraquinho e na sexta-feira passada quando o fui vei no interior da toca verifiquei que estava com a parte direita da cabeça inchada, e com o olhinho muito inflamado.

Já tinha marcado uma consulta no vet para eles e no sábado lá foram os dois... pois bem, o kiko tinha uma conjuntivite, e depois de duas micro injecções, ficou a tomar (e ainda está) dois antibióticos e anti-inflmatórios, com mais dois medicamentos receitados para os olhos (gotas).

Na tarde de sábado ainda me assustei. Quando lhe ia colocar as gotas, vi que tinha uma ferida profunda na parte frontal da cabeça, por cima do focinho, que teve no entanto como resultado acabar com o inchaço. Não sei se rebentou por que tocou numa palhinha mais forte dentro da toca ou se foi a Kika que tomou a tratamento do parceira nas suas mãos, mas a verdade é que ele ficou bastante mais aliviado.

Tem o tratamento tem vindo a recuperar muito bem, e a ferindinha está quase sarada (uma questão de dias), e já se aventura a atacar as grades com a Kika.

Aliás na Segunda feira acordei com o barulho que o menino estava a fazer, e quando o fui colocar na ordem apercebi-me que a gaiola não só não estava devidamente fechada, como a Kika já passeava alegremente no chão da cozinha (ainda não consegui perceber como ela chegou ao chão... acho que tenho uma esquila terrestre ou paraquedista ou trepadora).

Já coloquei uns tupos em pvc e eles parecem gostar.... é mais um ponto de abrigo para quando se assustam, mas também como brincadeira. Vou comprar mais umas secções, e provavelmente no numero acima já que com a comida que eles devoram (em especial a Kika) não demorará muito a não caberem naqueles....
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quarta jun 11, 2008 11:08 am

Ainda bem que está tudo a correr pelo melhor. Tenho apenas a lamentar o sucedido com o Kiko, mas como correu tudo pelo melhor, já não tem com que se preocupar!

Vais ver que ainda tens aí uma esquila artista! :wink:

Só me resta desejar muitas felicidades!
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Thorgarth
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 10:16 am

O kiko tá quase a 100%, e já se nota uma alteração de personalidade!!!

Está a comer bem (se bem que não tanto como a Kika :D ), com muito mais actividade e connosco úm pouco menos agressivo. Por outro lado já está a assumir o seu papel de macho, o que resulta em escaramuças com a kika. Tenho que pesquisar melhor o comportamento dos macho com fémeas, mas a Kika já apresenta umas marquinhas de amor no focinho :o . Acho que as zaragatas têm por base as grade do top da gaiola (as únicas já que esta é de acrilico). É que a Kika adora andar a fazer de malabarista lá em cima e o Kiko não se quer ficar atrás, especialmente no spot preferêncial, o topo da toca deles....

Não é nada de grave mas tenho que ver se não há historial de problemas sérios de agressividade de machos para fémeas em cativeiro.
nuno30
Registado: terça jul 01, 2008 6:12 pm

terça jul 01, 2008 7:20 pm

Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”