Construção de Aquario (Tartarugas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
k0zh4x
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 9:47 pm

quarta jun 04, 2008 9:30 pm

Boas!
Há por ai muita gente com muito boas intenções para as suas tartarugas (e não só) mas as vezes,... o salário não aguenta com as exigências dos nossos baixinhos! Por isso, deixo aqui o meu contributo.

Bem, tinha andado a pensar em fazer um aquário para as minhas tartarugas, mas a despesa para um adequado era muita! Por isso decidi fazer um por mim mesmo. A minha ideia foi fazer um aquaterrário em que tivesse duas zonas( já separadas) uma com água e uma zona seca. Então cá vai a minha ideia:

1ºPasso

Comprei duas caixas de arrumação que há em qualquer chines ou bazar da zona. ( A caixa maior para a parte de agua e a caixa mais pequena para a zona seca)

Imagem

2ºPasso

Cortar a caixa mais pequena para que as tartarugas possam entrar. Esse bocado retirado servira mais tarde para fazer a rampa. A melhor maneira para cortar é mesmo com um ferro quente e ir derretendo, pois ao cortar com x-acto ou tesoura ou faca, o plástico tende a partir. Eu usei uma faca
:P

Imagem

Imagem

Depois de cortado ficará uma coisa deste género :roll:
Imagem

3º Passo

Cola-se silicone numa zona da caixa grande para fixar a caixa pequena. (eu aqui tive alguns problemas, pois usei silicone para aquário, o qual é apropriado para vidros, logo não colou muito bem, mas acabei por colar com outro que acabou por descolar só uma pontinha, por isso recomendo usarem Cola quente ou logo silicone para plásticos.

Imagem

Silicone já colado e seguro (pensava eu :oops: )

Imagem

4º Passo

Colar a rampa. (não tirei fotos enquanto colava as pedrinhas, mas também não e nada de mais :wink: ) Não se esqueçam de por uns suportes para ela não cair pois fica um pouco pesada enquanto o silicone não esta seco.

Imagem

5º Passo

Eu coloquei uns fios de pesca para segurar a rampa, pois ficou muito pesada com as pedrinhas.

Imagem

Depois, com medo que as tartarugas se aleijassem no fio, e para ficar mais bonitinho, meti uma planta daquelas para Terrários que se prende com uma ventosa e enrolei-as a volta dos fios. :D

Imagem

Imagem

Bem, depois foi só colocar o filtro, termóstato e termómetro e o resultado final é este:

Imagem

Espero que este tópico tenha ajudado alguma coisa pois a mim poupou-me umas coroas e as tartarugas ficaram bem contentes!! E até ganharam 2 amiguinhos novos (Guppys)

Cumps,

k0zh4x
Última edição por k0zh4x em quinta jun 05, 2008 12:26 am, editado 2 vezes no total.
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

quarta jun 04, 2008 9:35 pm

muito bom :o simples e barato

já agora o selicone para vidros serve para aquários?(neste caso um esconderijo)

cumps 8)
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

quarta jun 04, 2008 9:39 pm

Muito porreiro :wink:

Boa sorte cos bichos
RuhSuh
Membro
Registado: sexta abr 25, 2008 6:51 pm

quarta jun 04, 2008 9:40 pm

ta muito fixe muito bem pensado e estruturado mas acho que na parte da caixa da agua devias fazer uma vedaçao a volta pois acho que elas conseguem sair facilmente! :wink:
<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta jun 04, 2008 9:42 pm

Makina... Ta altamente... :P Eu tambem fiz o meu com caixas mas n resultou muito bem... Acho que te vou copiar a idea... :twisted:

Cumps...
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta jun 04, 2008 10:20 pm

1º Ficou porreiro, como te tinha já dito o melhor era fazer mesmo desta forma, com caixas de arrumação :wink:

2º Estás a esquecer-te (ou não) da lampada UVB, arranjas um candeeiro daqueles para secretária por exemplo e metes uma UVB 5.0 compacta, isto na zona seca :wink:

3º Os guppy's estão juntos com elas? na água? espero que tenhas noção que mais dia menos dia deixas de os ver...

Apenas acho que aquelas folhas a "decorar/proteger" o fio de pesca ficaram um pouco para o abandalhado... de resto, ficou bem jeitoso

Parabéns pelo trabalho!
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quarta jun 04, 2008 10:31 pm

boas

simples práctico e economico! :wink:

só uma cena,o fio de pesca nao as vai magoras(cortar ou assim)

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta jun 04, 2008 10:32 pm

NhamNham Escreveu: Os guppy's estão juntos com elas? na água? espero que tenhas noção que mais dia menos dia deixas de os ver...!

:lol: :lol:

Ya basicamente,é isso que se vai passar...

Juntar tartarugas com peixinhos nao da la bom resultado,só se servirem mesmo pa alimento.
Mas fora isso tá muito fixe
Parabens

Abraços
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta jun 04, 2008 10:37 pm

Sinceramente não vou dizer que juntar peixes às tartarugas é bom ou mau...

É mau se os peixes forem também pets...

Por outro lado não é mau para a tartaruga caçar e comer um peixinho de vez em quando antes pelo contrário...

(há é que ter atenção se estes são saudáveis)

Agora também tem de se ver que um peixinho desses ronda os 1.50/2€ e eu cá não sou rico :roll:

De qualquer forma, se gostas dos peixes como gostas das tartarugas, não os deixes ficar na boca do lobo :twisted:
EagleEye1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 21, 2008 10:10 pm

quarta jun 04, 2008 11:21 pm

Muito boa ideia. Barato e económico. Parabéns pelo engenho
Tenho também uma caixa, mas ainda falta muito para estar um Aquário em condições.
Tenho algumas dúvidas:
- o silicone para plásticos não é tóxico para as bichas?
- que filtro compraste? (gostava de arranjar um filtro. Dizem que os externos são melhores, mas não sei bem qual comprar e onde (embora o onde seja o menos)). Costumo apanhar os restos de comida com uma rede, e ela até vive em boas condições, o pior é quando urina na água ou desfaz as fezes....
- Para a zona seca, é preciso pôr lá algo? Não se pode deixar lá o plástico? E o que se pode pôr além de pedrinhas e relva sintética?
k0zh4x
Membro

quinta jun 05, 2008 12:11 am

Desde ja muito obrigado pelos comments!

Quanto ao fio tenho a certeza que não as vai magoar pois a planta esta bem enrolada nele, logo elas não contactam com o fio directamente.

Em relação ao silicone para plasticos axo que não faz mal. O silicone que tenho agora é para casas de banho ( :o ) só que como não esta em contacto com a àgua não há problema hehehe =)

Espero que não aconteca nada aos Guppys porque são bem giritos... Alias, comprei um macho e uma femea, a ver se sai alguma coisa =D. Tive a ver o que as tartarugas lhes faziam mas pelo que parece nem lhes ligam lool.
k0zh4x
Membro

quinta jun 05, 2008 12:14 am

XskullX, agora é que vi que meteste o meu topico no topico inamovivel: ''Dicas e conselhos uteis''

:D Thnx
k0zh4x
Membro

quinta jun 05, 2008 12:23 am

RuhSuh Escreveu:ta muito fixe muito bem pensado e estruturado mas acho que na parte da caixa da agua devias fazer uma vedaçao a volta pois acho que elas conseguem sair facilmente! :wink:
Não vale a pena, tive muito tempo a ver o que elas faziam, pois tambem pensava isso, mas o plastico escorrega muito. Elas bem tentam, mas não conseguem :lol:
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

quinta jun 05, 2008 12:31 am

Eu acho que vale a pena estar lá :wink: é capaz de ajudar um X de pessoal novo :D
RuhSuh
Membro
Registado: sexta abr 25, 2008 6:51 pm

quinta jun 05, 2008 12:32 am

ol ta bem! mas quando crescerem aposto que conseguem sair tens de ter em atençao isso! :wink:
<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”