Há por ai muita gente com muito boas intenções para as suas tartarugas (e não só) mas as vezes,... o salário não aguenta com as exigências dos nossos baixinhos! Por isso, deixo aqui o meu contributo.
Bem, tinha andado a pensar em fazer um aquário para as minhas tartarugas, mas a despesa para um adequado era muita! Por isso decidi fazer um por mim mesmo. A minha ideia foi fazer um aquaterrário em que tivesse duas zonas( já separadas) uma com água e uma zona seca. Então cá vai a minha ideia:
1ºPasso
Comprei duas caixas de arrumação que há em qualquer chines ou bazar da zona. ( A caixa maior para a parte de agua e a caixa mais pequena para a zona seca)

2ºPasso
Cortar a caixa mais pequena para que as tartarugas possam entrar. Esse bocado retirado servira mais tarde para fazer a rampa. A melhor maneira para cortar é mesmo com um ferro quente e ir derretendo, pois ao cortar com x-acto ou tesoura ou faca, o plástico tende a partir. Eu usei uma faca

Depois de cortado ficará uma coisa deste género

3º Passo
Cola-se silicone numa zona da caixa grande para fixar a caixa pequena. (eu aqui tive alguns problemas, pois usei silicone para aquário, o qual é apropriado para vidros, logo não colou muito bem, mas acabei por colar com outro que acabou por descolar só uma pontinha, por isso recomendo usarem Cola quente ou logo silicone para plásticos.

Silicone já colado e seguro (pensava eu

4º Passo
Colar a rampa. (não tirei fotos enquanto colava as pedrinhas, mas também não e nada de mais

5º Passo
Eu coloquei uns fios de pesca para segurar a rampa, pois ficou muito pesada com as pedrinhas.

Depois, com medo que as tartarugas se aleijassem no fio, e para ficar mais bonitinho, meti uma planta daquelas para Terrários que se prende com uma ventosa e enrolei-as a volta dos fios.

Bem, depois foi só colocar o filtro, termóstato e termómetro e o resultado final é este:

Espero que este tópico tenha ajudado alguma coisa pois a mim poupou-me umas coroas e as tartarugas ficaram bem contentes!! E até ganharam 2 amiguinhos novos (Guppys)
Cumps,
k0zh4x