LUZ

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quarta jun 04, 2008 3:02 pm

Então aqui vão os resultados das minhas pesquisas e as minhas muuuuuitas dúvidas.

Pretendo alterar a tampa do meu aqua que é um aquapor de 60x30x30 com 1 T8 de 15W.

Tenciono pedir a um colega electricista para me fazer a montagem, mas como ele não percebe absolutamente nada de aquariofilia e eu nada de electricidade :roll: , venho aqui tirar umas dúvidas.

Antes de mais aqui vão umas fotos

Vista exterior
Tirei a tampa para alimentação dos peixes para verem melhor. Debaixo da outra tampa ficam os fios (penso eu de que )
Imagem

Vista interior com medidas disponiveis para a lâmpada
A caixa preta onde se encontram os fios, e na qual está neste momento presa a lâmpada, tem 48cm. Esqueci-me foi de medir qual o espaço livre de cada lado. Falaram me em arranjar uma PL de 54W ou 2 de 24W, alguém tem uma tampa destas? Alguém me sabe dizer o que será melhor fazer??
A temperatura de cor deverá ser entre os 6000-6500K, certo????
Quanto ao balastro basta um electrónico dos compridos, certo?? Alguma referência especifica a qual tenho de prestar atenção?
Acham que os casquilhos e a lâmpada cabem nos 4cm que existem entre a tal caixa dos fios e a abertura para alimentação dos peixes?
Imagem

O meu grande problema sera proteger a lâmpada e casquilho da humidade. Uma vez que apenas se muda de ano a ano ou até mais, será que não dava para pôr um pouco de silicone???
Já vi quem tenha tapado a lâmpada com acrílico, será que existe outra forma de o fazer??? Será que o acrílico aguenta o calor se ficar bem perto da lâmpada??
É que no meu caso devido a abertura para a alimentação dos peixes teria de fazer algo com a forma de um L.
Já agora como é que colo o acrílico???
Imagem

Lamento esta longa serie de perguntas, mas por mais que pesquise, e pesquisei imenso, não entendo tudo.

Obrigado por terem a paciencia de ler isto tudo, e claro está, obrigado a quem tiver a gentileza de me responder

Isabel "Zabou"
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta jun 05, 2008 8:25 am

O mais importante é que o balastro que seja utilizado não dereta o plástico da tampa.

A minha recomentação é utilizares duas chapas de acrilico para fechar a secção da iluminação e a selagem ser feita com silicone.
Nota: Sempre que for necessário alterar as lampadas terás que cortar o silicone e voltar a fazer uma selagem nova.

Em termos profissionais existem sistemas de selagem dos equipamentos electricos recorrendo a "gel tipo gelatina" que se molda a uma forma protegendo o equipamento electrico. Mas isso até para um electricista poderá ser dificil. Apenas conheço uma pessoa que já o fez.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quinta jun 05, 2008 1:54 pm

Vais ter aí um trabalho e peras... :lol:

Arrancar a caixa dos balastros vai ser quase impossível, pelo menos de modo a que fique bem estéticamente e funcional.

Porque não compras uma calha nova? A maioria pode-se suspender nas laterais do aquário, e assim ficas com o aquário destapado...

Se tiveres o aquário destapado, a maioria das plantas agradece, e solucionas o problema do excesso de temperatura provocado pelos balastros (mesmo electrónicos) e das lampadas.

Se mantiveres essa tampa, aconselho-t a acoplar uma ventoinha de pc, pequena, para dissipar o calor das lampadas, que terão de estar totalmente isoladas da água do aquário por uma placa de acrilico ou vidro térmico. Não é obrigatório ter a ventoinha, mas ajuda...
ZABOU
Membro Veterano

quinta jun 05, 2008 2:37 pm

Pois é diesel, cada vez me convenço mais disso.

O meu marido ontem à noite lembrou-se de que o irmão dele trabalha com fibras (fibra de carbono e outras, ele faz remos, canoas, caneleiras para futebolistas etc.) Já falou com ele para saber se dava para fazer uma calha em fibra, e ele acha que sim. O pobre do homem nem deve saber no que se está a meter :lol: :lol: :lol:

Se calhar vou ver o preço dessas calhas. O problema é que gosto de ver a tampa preta a tapar o aqua, sincéramente não gosto muito de ver as calhas suspensas e que se veja o nível da água. Mas lá terá de ser.

Vou pensar melhor no assunto.
Alguma marca ou tipo de calha particularmente recomendada para um aqua de 60x30x30???

Quando o meu marido vir a conta do Upgrade do aqua vai-se passar :twisted: entre o filtro,a calha,as plantas e a fertilização vai ser giro vai :lol:
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta jun 05, 2008 8:04 pm

[quote="ZABOU"

Quando o meu marido vir a conta do Upgrade do aqua vai-se passar :twisted: entre o filtro,a calha,as plantas e a fertilização vai ser giro vai :lol:[/quote]

Entao desejo te boa sorte !!! :lol: :lol:

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

quinta jun 05, 2008 9:18 pm

Boas, eu fiz o mesmo numa tampa de um aquario com as medidas do teu, e arrependi-me boe, mais valia ter comprado uma calha !!!

Depois se quiseres meto aqui umas fotos para veres como ficou, mas desde já te alerto que não é boa ideia meteres o balastro no plastico !!!

Porta-te !!
ZABOU
Membro Veterano

quinta jun 05, 2008 11:23 pm

Bem pessoal, andei a pesquisar na net as calhas, e devo dizer que apanhei uns valentes sustos :o

Até que encontrei isto, mas até custa a acreditar :?

Imagem
Imagem
Imagem
Não entendo porque não consigo por aqui o link.

Se não se importarem, basta ir ao site da horizonteaquatico.vstore.ca, depois iluminação, calhas HDD, de todas as calhas que aparecem para o meu aqua as opções são :

1 lâmpada 55W PLL de 10000k - 47,65€
2 lâmpadas 24W PLL de 10000k - 70,90€

Alguém já viu uma calhas destas ao vivo? Alguém tem???Será que vale a pena? As vezes poupamos uns euritos para os gastar a dobrar depois.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quinta jun 05, 2008 11:35 pm

Boas,
Experimenta assim:
ZABOU Escreveu:Bem pessoal, andei a pesquisar na net as calhas, e devo dizer que apanhei uns valentes sustos :o

Até que encontrei isto, mas até custa a acreditar :?

http://horizonteaquatico.vstore.ca/prod ... cts_id/125
http://horizonteaquatico.vstore.ca/prod ... cts_id/104
http://horizonteaquatico.vstore.ca/prod ... cts_id/111
Não entendo porque não consigo por aqui o link.

Se não se importarem, basta ir ao site da horizonteaquatico.vstore.ca, depois iluminação, calhas HDD, de todas as calhas que aparecem para o meu aqua as opções são :

1 lâmpada 55W PLL de 10000k - 47,65€
2 lâmpadas 24W PLL de 10000k - 70,90€

Alguém já viu uma calhas destas ao vivo? Alguém tem???Será que vale a pena? As vezes poupamos uns euritos para os gastar a dobrar depois.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

sexta jun 06, 2008 12:20 am

ok agora percebi :wink: .

A estas horas da noite o meu cérebro anda um pouco lento :roll: .

Merci Tilapia :wink:
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sexta jun 06, 2008 12:22 am

Boas,
Ia mesmo agora falar-te... :D . "Les bons esprits"... :wink:
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aquapet
Membro Veterano

sexta jun 06, 2008 8:58 am

Para a maioria das pessoas pode não ter importância mas:
Não se sabe que marca é e quem a representa.
A loja virtual é um apartado e em caso de problema como os contactam.
O equipamento não tem a sigla CE por isso não foi testada para ser comercializada na comunidade europeia.
E mais grave os componetes electricos estão expostos a ficarem estragados com a evapuração da água.

Imagem

Para terminar não me inspira confiança para colocar a venda numa loja e nem sabe a quem exigir questões de garantia do produto comprado.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

sexta jun 06, 2008 11:55 am

Essas calhas trazem lampadas de 10000k, ou seja branco puro. Para plantas, deveriam ser na ordem dos 6500k (não é "lux" como alguém referiu num post anterior...).
Continuo a preferir a alteração para 2x24W.

Quanto á qualidade...são made in china e o fabricante - sunsun (http://www.sunsun-china.com/english/com ... .aspx?id=1 ) não tem representação em Portugal.

Quanto á qualidade do material, parece-me de muito mau tom um dono de uma loja estar a duvidar do mesmo, sem nunca ter usado nem experimentado. No máximo daria a sua opinião pessoal, mas nunca usando o nome de uma loja na sua assinatura.
Não vou dizer bem....nem mal...porque não conheço a marca em questão, nem nunca tive oportunidade de testar as referidas calhas.

Já vi colocaste um post na aquaden, fizeste muito bem! :D
Aquapet
Membro Veterano

sexta jun 06, 2008 11:37 pm

Já tive as calhas na mão.
Mas vou fazer algumas perguntas a quem faz revenda do produto.
Responder

Voltar para “Peixes”