Desabafo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 22, 2003 2:26 pm

Olá,
É normal e até salutar achar piada a todas estas facetas dos nossos cães. Todos nós, que os temos desde bébés, temos uma sensação de "deja vu" quando lemos alguns destes relatos.
Mas eu gostaria de chamar atenção para uma coisa, em particular aos donos de cães dominantes e/ou de grande porte ( este recado é para si Teresadonat ;) ): Não deixe o seu cão fazer hoje, coisa que nao quer que ele faça em adulto! Ele depois não vai perceber o porquê da sua mudança de atitude, e em muitos casos poderá não aceitá-la!
Eu ainda me lembro que achava engraçadissimo que o Bébé Furst viesse para o meu colo no sofá, atirava-se para cima de mim e eu adorava aquela 'demostração de afecto' ! Até que um dia, enquanto eu descansava descontraidamente no sofá me apercebi que doia como o caraças levar com aquele pequeno bezzerro no estômago! É triste ver a cara de infelicidade com que agora olha para mim e assenta o focinho na minha perna quando estou sentado no sofá! Parece dizer: "Lembras-te quando me deixavas deitar no teu colo?". Estou certo que se o mandasse subir ele ia delirar...mas eu é que não devia ficar lá muito bem debaixo daquele monstrinho!! :p
Esta do sofá é uma das situações menos graves, porque a questão do rosnar ao seu marido ( que agora acha tanta piada) já me parece que poderá ( digo 'poderá') ter consequência mais graves quando o seu cão for completamente adulto e senhor do seu nariz.
Mesmo o tão querido 'beijar' poderá ter consequências no dia em que ele decidir 'beijar' um a criança e atirar ao chão ou algo do genero!
Desculpem esta minha visão 'bota de elástico', mas eu não consigo deixar de ver as possibiolidades e prováveis consequencias destas nossas acções! A educação dos nossos cães é muito importante, e infelismente muita gente não se aprecebe disso até ao dia em que os acidentes acontecem. Deixá-los fazerem o que querem não é gostar mais deles e Educar não é gostar menos. Aliás, se um dia acontece algum acidente devido à falta de educação e ficamos sem o nosso amigo, vamos perceber que teriamos mostrado por ele muito mais amor se o tivessemos "disciplinado" um pouco!

Abraços
Paulo C.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta mai 22, 2003 2:46 pm

Pois paulo, tem razão....

Mas tb, uma coisa é o que eles fazem quando estamos na intimidade e outra é o que se faz quando estamos na presença de terceiros ou memso na rua.... (por mi falo, pelo menos)

A minha pirralhada t´b não faz nada....
O Ralph gosta mesmo é de dormir..dormir e biscoitos.... nem brincar com uma bolinha... mas é muito asseado e biadegradável.... como tudo o que é publicidade (vulgo panfletos) deixada ao dispor de sua excelencia...

O Black, coitadito é esquisito com cheiros.... e para nos poupar, costuma comer sapatos... tb gosta de objectos que se atirem.... bolas garrafas, paus.... tuso o que dê para transportar na boca e poss aser arremeçado, de preferencia para bem longe

Só tenho croquetes que reciclam (se calhar tenho de ,montar um negócio.... :lol: :lol: :lol: )

A Mara...bem a Mara não faz mesmo nadica de nada... a não ser lamber, e lamber e lamber.... ah! tb dá patadas nos olhos dos donos... é uma nova modalidade canina... tiro ao olho, com as patas dianteiras..... ela inicializou-se à pouco tempo nessa modalidade e tem muito jeitinho :o :o :o
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 22, 2003 2:47 pm

... repetida :oops:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 22, 2003 3:00 pm

Olá

Nós às vezes nestas mensagens somos um bocado injustos.
Os meus quando eram mais novos até trabalhavam bastante, agora é que me lembro. Mas à medida que foram crescendo é que lhes deu para a molenguice. Mas antes trabalhavam e bem. Eu até receava que viesse cá a casa alguma inspecção do trabalho e ser acusado de exploração do cão pelo homem.

Eram excelentes carpinteiros. Mais marceneiros, é isso, artistas marceneiros. Os móveis que eu tinha comprado tinham as pernas lisas, muito simples, vulgares e sem piada nenhuma. Pois eles deram-se ao trabalho de as decorar com baixos-relevos. Só com os dentes. Uns verdadeiros artistas. E com uma dedicação que já não se usa nos dias de hoje. Eu muitas vezes, com pena deles, de tanto trabalho, até lhes dizia "vá lá, descansem um bocadinho". Mas tinham aquilo no sangue, sabem, de trabalhar, criar, inventar...
Mas o que me impressionava é que não faziam o mesmo desenho em todas as pernas da mesa e das cadeiras. Tinham um poder de criatividade tal que cada perna tem um baixo relevo diferente. E nalguns os vincos são profundíssimos, assim estilo expressionista. Quer dizer, o estilo deles é uma transição entre o impressionismo e o roerismo abstracto.
As inscrições de Foz Coa são uma sombra à beira destas.
A Unesco é que não sabe, porque às tantas as pernas das cadeiras cá de casa já tinham sido classificadas como património mundial e eu ainda ficava sem elas.
Foi uma pena terem cessado a actividade. Os artistas têm assim destas fases. Ainda havia aqui umas portas e uns rodapés...
Paciência.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 22, 2003 3:03 pm

Olá Linda76,
Tem algum indicador para o cão que lhe diga quando é 'na intimidade' ou quando não é? Há cães que sabem quando é hora do trabalho ou da brincadeira, em função de um comando, de um sinal exterior ( local, trela, etc.). Mas no comportamento do dia a dia em sociadade é mais dificil distinguir o que fazer e em presença de quem! Alé disso, muitos dos 'acidentes' acontecem "na intimidade" e com os próprios donso ou familiares. ;o))
Eu sei....lá estou eu a 'estragar' a parte divertida do tópico.....sorry nel.....mas é que sou particulamente sensivel a este tema ;)
Mas a parte das decorações de interiores e renovaçoes de mobiliário, dessa quase ninguém escapa.....hehehehe! Isso não é por falta de educação....faz parte do 'crescimento' ;) !

Abraços
Paulo C.
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quinta mai 22, 2003 3:06 pm

PauloC, sei que tem razão quando diz que é preciso ter cuidado, principalmente com crianças.

Ainda não tenho filhos, mas espero dentro em breve ter condições para poder ter... E claro está que quero que os meus pequenitos se dêem bem com o meu filhote.

Até agora nunca tive nenhum desgosto com os meus cães. O Boss era um Boxer imponente ( se tiverem curiosidade já pus as fotografias no álbum... que saudades!) e não era propriamente um cão que fosse dar beijinhos a estranhos. Mas com crianças sempre foi de uma ternura e cuidado louváveis! Não que eu alguma vez o tenha soltado em público, as pessoas fugiam e trapavam árvores se fosse preciso, mas às vezes, numa ezplanada, lá vinha um menino ou menina mais curiosos e perguntavam se lhe podiam fazer uma festinha. Ele deixava, e ficava sossegado. Se fosse um adulto talvez a conversa não fosse a mesma...

O Rocky também é um Boxer, e não é muito grande. A respeito do Bean já ser que a conversa é diferente... Mas ele ainda tem oito meses, e apesar do corpo e peso é um bebé!

Se soubesse o que eu me zango com ele... Já aprendeu a ficar sentado sempre que abrimos o portão. Tinha pavor de ele que ele fugisse quando um carro entrava...

Também já aprendi aqui na Arca a "ensinar": ele já obedece ao "senta", ao "fica", ao "não" e ao "já para casa".

Sei que vou ter de perder a mania de o ter ao meu colo... Não que eu seja pequenina e fraquinha, ainda posso com ele ao colo, para o pesar, mas qualquer dia já não vou conseguir...

Sabe, às vezes penso se de facto não darei mimos demais aos meus cães. Mas é a minha maneira de ser... Não consigo ter outra atitude!

Adoro-os... ;)

Fiquem bem
teresadonat
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 3:18 pm

Esqueci-me de uma coisa importante...

Fomos nós que incentivamos os cães a rosnar. É um rosnar diferente, eu sei quando é a brincar ou não! Quando estou a puxar o acessório para morder (uma coisa vermelha com uma pega dum lado e um sítio para eles morderem do outro) eles rosnam, mas basta eu dizer "acabou" que pára ali a brincadeira!!!

Não tenho medo dos meus cães, tenho respeito pelo instinto deles. como nunca lhes fiz mal acho que eles muito dificilmente me farão mal a mim.

Posso ser crente, mas prefiro ser assim

PS: Os Bullmastiffs, apesar do tamanhão, são uns doces. Quando atingem a idade adulta são mesmo pachás, e não querem e chatices. Pude constatar isso quando conheci os pais do Bean...

Fiquem bem
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 22, 2003 3:34 pm

PauloC Escreveu: É normal e até salutar achar piada a todas estas facetas dos nossos cães. Todos nós, que os temos desde bébés, temos uma sensação de "deja vu" quando lemos alguns destes relatos.
Cem por cento de acordo.
Embora possam não acreditar, ao lançar este tópico foi para suscitar um tema: "cães de trabalho".

Normalmente os cães são de companhia, como é o caso dos meus e penso que os da maioria aqui do fórum. Tenho-me apercebido que o trabalho para o cão é mais um presente do que uma imposição desagradável. Eu nunca consegui inventar uma actividade de modo que os meus cães se ocupassem e fossem mais felizes. Comodismo ou falta de imaginação da minha parte. Mas noto, isso sim, que por vezes eles sentem tédio nos poucos momentos em que estão acordados.
Se eu apresentasse o tópico assim desta forma séria e dizendo logo tudo, estou convencido que pouco mais haveria a acrescentar.
Preferi abordar o tema de forma absurda e irónica, mas saiu-me o tiro pela culatra. A minha intenção não foi entendida, mas o defeito está em mim. Mas não se perdeu nada, porque algumas descrições são giras. E colaborando com essa linha de desenvolvimento, apresentei os meus artistas marceneiros.

É curioso que o lado pedagógico que o PauloC referiu não estava no meu propósito. Aliás a intervenção dele não deriva directamente do meu texto, mas de uma das mensagens.
Mas ainda bem. É sempre bom que um tema, seja ele qual for, dê azo a determinados ensinamentos.
Mas também é necessário ser-se oportuno e atento e o Paulo nesse aspecto é exemplar. Todos nós beneficiamos com isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresadonat
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 3:43 pm

[quote=nel]

Cem por cento de acordo.
Embora possam não acreditar, ao lançar este tópico foi para suscitar um tema: "cães de trabalho".

Normalmente os cães são de companhia, como é o caso dos meus e penso que os da maioria aqui do fórum. Tenho-me apercebido que o trabalho para o cão é mais um presente do que uma imposição desagradável. Eu nunca consegui inventar uma actividade de modo que os meus cães se ocupassem e fossem mais felizes. Comodismo ou falta de imaginação da minha parte. Mas noto, isso sim, que por vezes eles sentem tédio nos poucos momentos em que estão acordados.
Se eu apresentasse o tópico assim desta forma séria e dizendo logo tudo, estou convencido que pouco mais haveria a acrescentar.
Preferi abordar o tema de forma absurda e irónica, mas saiu-me o tiro pela culatra. A minha intenção não foi entendida, mas o defeito está em mim. Mas não se perdeu nada, porque algumas descrições são giras. E colaborando com essa linha de desenvolvimento, apresentei os meus artistas marceneiros.

É curioso que o lado pedagógico que o PauloC referiu não estava no meu propósito. Aliás a intervenção dele não deriva directamente do meu texto, mas de uma das mensagens.
Mas ainda bem. É sempre bom que um tema, seja ele qual for, dê azo a determinados ensinamentos.
Mas também é necessário ser-se oportuno e atento e o Paulo nesse aspecto é exemplar. Todos nós beneficiamos com isso.
[/quote]

Realmente...falo por mim, mas perdi-me logo nas histórias malucas dos meus pequenitos!!!

É complicado arranjar-lhes ocupação, principalmente se for só um cão. Tenho sorte em ter dois, que brincam um com o outro.

o único trabalho que eles têm é mesmo jogar à bola... De resto não têm outra ocupação a não ser aturar-me!!!

Fiquem bem
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 22, 2003 4:05 pm

teresadonat Escreveu: Realmente...falo por mim, mas perdi-me logo nas histórias malucas dos meus pequenitos!!!

É complicado arranjar-lhes ocupação, principalmente se for só um cão. Tenho sorte em ter dois, que brincam um com o outro.
Pois, grande verdade! Agora tb estão lá duas, por isso a pequenita aprende com a mãe. Confesso que me estou a esforçar para as educar um cadinho melhor :oops: . muito por causa do que foi dito aqui, já há tempos sobre o tempo que passavamos com eles, que não pode ser só brincadeira..enfim, aprendi muito por aqui com palavras do Nel, do PauloC e de outros que mais! :) Agradeço que sejam "botas de elástico" porque sempre mostram a parte real das coisas! 8)

e por falar em cachorros trabalhodores, a Zeta, na sua qualidade de cachorra, é uma óptima jardineira!! Ajuda a minha mãe, e de que maneira!! E é uma óptima guardiã das rosas da minha mãe na boca!!! Às vezes quando chego, tem uma erva a sair-lhe da boca.."Zeta, o que é isso? Sua feia!!" começa a ladrar como quem diz "eu não fiz nada, lá estás tu, só estive um pouco a jardinar"!!! que fazer nesta altura? confesso que me desmancho a rir :roll: 8)
Última edição por cgtorres em quinta mai 22, 2003 4:18 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 22, 2003 4:16 pm

Olá

De modo nenhum critiquei as pessoas por terem feito as suas descrições divertidas, nem o PauloC quis ser o "amigo da onça" ou o "desmancha-prazeres" com aquela observação.
Como já referi, quando me apercebi que o tópico foi levado para a brincadeira, eu próprio colaborei a uma determinada altura.
Isso não significa que não possa ser bem-vinda uma achega sèria sobre determinada área como foi o caso.

Quando me apercebi que o rumo estava a ser outro, já estava a pensar abrir outro tópico indo directamente ao tema "cães de trabalho" e é isso que vou fazer brevemente.
Talvez seja mania minha, mas preocupo-me muito com a "forma" de apresentar um tema qualquer. Às vezes preocupo-me tanto que, como se costuma dizer, faço logo a festa toda e deito os foguetes. Acho que se deve dar apenas um lámiré. O pior é se as pessoas não sabem música...:lol:

Bem, espero muito sinceramente que este tópico não tenha ficado embatocado.
Vou relançar a questão: os vossos cães trabalham ou só dão trabalho?
Se só dão trabalho é altura de nos organizarmos: A.D.E.: Associação dos Donos Explorados. (Aceitam-se mais siglas)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 22, 2003 4:25 pm

Tem razão PauloC, quando diz que os cães (e falo novamente pelos meus) não sabem diferenciar o que é intimidade do que não é....

Provavelmente eu não me expliquei bem, o que eu queria dizer é que na intimidade permito que eles façam um sem número de coisas que não permito fora de casa, ou noutras casas....

Os meus cães são pequenos (bom, excluindo a mara que AINDA é relativamente pequena) e por isso tenho a noção que não fazem assim tantos estragos, além de que eles obedecem a algumas coisas.... (não tantas quanto eu queria, mas a culpa tb é minha...)

Eu queria dizer que relamente poderia tê-los educado um bocadinho melhor, mas acho que já tenho o razoável. Em relação à Mara, de facto já tenho mais algum cuidado, devido ao seu tamanho..... é que um encontrão dela é diferente dum encontrão dos meus croquetes.....

E Nel, proponho outro chavão: ADI (Associação de Donos Ignorados)... :lol: :lol: :lol:
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 22, 2003 4:26 pm

nel Escreveu: Vou relançar a questão: os vossos cães trabalham ou só dão trabalho?
Se só dão trabalho é altura de nos organizarmos: A.D.E.: Associação dos Donos Explorados. (Aceitam-se mais siglas)
L.D.C.C.E.P.
Liga dos Donos Contra Cães Exploradores e Preguiçosos

O tempo de antena que se segue é da inteira responsabilidade dos interlocutores!! ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 22, 2003 4:32 pm

Pois a miss Shiva é muito prendada, e em pouco mais de 1 semana já mostrou o quanto gosta de nós, seu donos...

- Tem a mania das limpezas, lava o chão todos os dias e não há forma de a convencer que para isso não se usa xixi mas sim o balde com água e detergente que eu lhe deixo já preparado e tudo
- Devora informação. O lugar dos jornais não é no chão! leva-os para a cama para poder ler as noticias descansadinha.
- Decidiu que os donos precisavam de chinelos novos, toca a destruir os velhos para não haver recaídas - uma cachorra fashion victim é o que é
- varre o chão lindamente, especialmente quando estamos mesmo a acabar de varrer e ainda não apanhámos o lixo do chão.
- Os pés foram feitos para serem mordidos, a cara de qualquer pessoa para ser beijada e a orelha da dona para mamar (e vão lá onvencê-la do contrário)
- É muito solidária com os outros 4 patas lá de casa. Os gatos devem ter-lhe dito que estavam fartos dos brinquedos e que queriam novos...resultado: os brinquedos dos gatos desapareceram misterisamente, sobrando apenas algumas pistas babadas e desfeitas, visita á loja, orçamento desfalcado...
- 7 da manhã, todos os dias (ainda não sabe que existe uma coisa chamada fim de semana ou feriado) é hora de brincar,pular e correr - com os donos e com os gatos, que o dia nasce para todos!

uffffffff
:D :D como é que eu consegui viver até agora sem ela?????
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
teresadonat
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 4:47 pm

Trabalho dos cães:

Subir escadas
Descer escadas
Beber água
Abrir portas (fechar já não é com eles...)
Babar o chão
Beber água
Babar as portas
Beber água
Babar...tudo!!!!!
Dormir
Dormir
Dormir
Bocejar
Dormir (estou a exagerar!)
Correr muito, muito, muito
Jogar à bola
Perseguir pássaros
Morder vasos
Escavar na terra
Comer morangos (da terra, claro!)
Morder os regadores automáticos de cada vez que estão ligados... só o Bean!
Comer a ração
Miminhos aos donos (que lindos!!!)
Apanhar moscas
Fugir do aspirador, esse demónio barulhento (sou mázinha :lol: )
Pedinchar comida
E pelo meio claro, as necessidades fisiológicas de carácter líquido e sólido!!!
Acho que já me estiquei o suficiente para ficarem com uma ideia!

Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”