Iguana [ novato ]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

RitmO
Membro Júnior
Registado: quarta jun 04, 2008 9:55 pm

sábado jun 07, 2008 6:42 pm

Boas pessoal, queria-vos perguntar uma cena. ta tudo bem aqui no meu terrário ?

falta alguma coisa ?

que é que acham ?

Precisava assim de uma ajudita, tenho um pouco de medo que possa tar a fazer algo de mal sem saber.

Cump'Z :wink:

Imagem

:arrow: 2 pratinhos - 1 com agua fresquinha para ele, e uma com melao mt mt bem desfiadinho :D ( ainda nao comeu nada :S )
:arrow: 1 lampada UV 60 w
:arrow: um higrometro está entre os 60 e 70 % de humidade. ( na parte de dentro do terrário )
:arrow: Termoestato a ultima vez que vi ( agora nao tou em casa ) estava nos 28º [ aquela lampada apaga sozinha quando chega a temperatura ideal e depois acende novamente quando cheguar á minima] ( na parte de fora do terrário )

e o resto é o que vêem. /=

P.S - tambem pus cenoura mas foi depois da foto ;) !
Última edição por RitmO em sábado jun 07, 2008 7:09 pm, editado 4 vezes no total.
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

sábado jun 07, 2008 6:45 pm

RitmO Escreveu:Boas pessoal, queria-vos perguntar uma cena. ta tudo bem aqui no meu terrário ?

falta alguma coisa ?

que é que acham ?

Precisava assim de uma ajudita, tenho um pouco de medo que possa tar a fazer algo de mal sem saber.

Cump'Z :wink:

Não somos bruxos, umas fotos davam jeito...

Cumprimentos
RitmO
Membro Júnior

sábado jun 07, 2008 6:57 pm

epa desculpa foi mesmo sem crer esqueci de postar a foto xD ! aiaaa :lol: :lol:
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sábado jun 07, 2008 7:24 pm

Eu não percebo muito de iguanas mas vou dizer o que acho que falta e o que está mal . Os mais experientes que me corrigam se está mal .

Ao que parece o terrário é provisório por isso numa próxima fase podes mudar inúmeras coisas .
As iguanas são por norma animais trepadores e por isso a existência de uma planta / tronco seria útil para ela se manter activa , também para o futuro o terrário terá de ser maior quer a nível de largura quer a nível de altura que é bem importante já que é um animal trepador como já disse .
A nível do substrato talvez essa não seja a melhor escolha pois as iguanas têm a tendência de provar tudo o que lhes aparece e isso no futuro pode provocar-lhe problemas a nível intestinal entre outros . Acho que falta aí uma luz que para ser sincero não sei qual é pois não percebo muito de iguanas . Acho que falta um verde no terrário sem ser o da iguana.
Para substrato podes usar papel de cozinha que é sempre fácil de se encontrar e de grande segurança para a iguana

A nível da alimentação deves variar ao máximo e ter só melão ou cenoura parece-me pouco , tenta dar um pouco de tudo numa salada quer de fruta quer de legumes .
Cuidado com os alimentos ácidos , com a alface que tem uma função reguladora a nível intestinal e se deitares uma grande quantidade pode causar diarreias a iguana e também a alface não fornece nenhum nutriente que seja necessário a iguana.

Cumprimentos e algum erro corrigam ;)
RitmO
Membro Júnior

sábado jun 07, 2008 7:49 pm

Boas megred sei sim que sao trepadores e que um tronco da bastante jeito aqui, eu vou comprar so que eu adquiri hoje a iguana o aquario, tudo tudo tudo e la tinha troncos mas nenhuns nada jeitosos :x !

Sim o aquário é provisório é de 50 cm de comp. e 45 ( penso ) de larg. e 35 de alt. ! vou fazer um todo em acrilico ( se conseguir ) com 1 metro cúbico !

O Substracto vou deixar, pois ela ta la a 2 mesitos na loja de animais e sempre teve substacto, nao ingeriu nunca aquilo.

De luz penso que tas a falar da de presença ou a de infra-vermelhos ( pa noite ) no qual tambem vou comprar mas so vem segunda feira, sei que perturba o clima do bichinho .

Em alimentação e que prontos nao sou assim muito expriente, la na loja, hoje, falei em Arroz á senhora e ela disse-me logo nao nao nao ! e eu fiquei =/ porque aqui no forum falam em arroz e isso :S !

Certo tambem ja me informei sobre os alimentos acidos ( tomate, alface.. ) e que em excesso causa diarreia sim... prontos isto e o que eu penso. algo incorrecto e opinioes e ideias melhores, digam-me ;) ! Obrigado ai pela atenção!

Cump'Z
XskullX
Membro Veterano
Registado: terça mai 20, 2008 10:42 pm
Localização: iguana; tritão; peixe; caturra; canários; pintassílgo; irmã

sábado jun 07, 2008 8:07 pm

esperimenta variar mais a dieta tipo: feijao verde, broculos agriao(e muito rico e pelo menos a minha adora) entre outras coisas.
a alimentaçao das iguanas e regularidade com que deve setr dada http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
Última edição por XskullX em sábado jun 07, 2008 8:18 pm, editado 1 vez no total.
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sábado jun 07, 2008 8:09 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56053

Tens aqui uma excelente fonte de informação acerca de iguanas ;)

Cumprimentos e boa sorte com ela.
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 07, 2008 8:42 pm

Mesmo partindo do principio que o terrário é provisório tens ai algumas coisas mal, sendo uma delas a questão de iluminação/aquecimento, a lâmpada UVB não tem o propósito de aquecer, tem o propósito de simular raios solares e deve estar ligada em media 12 horas por dia (o que creio que seja difícil devido ao facto de se estar sempre a desligar (termostato)).
Compra uma lâmpada de cerâmica (apenas produz calor, não ilumina) e essa sim, deve estar ligada ao termostato, a lâmpada UVB deve estar apenas ligada 12h por dia, como já disse, não tem propósito de aquecer.
Mete também um ou dois troncos para ela poder trepar, como já te foi aconselhado, ou artificias ou recolhidos na natureza (nesse caso, bem desinfectados).
Quando à alimentação julgo que já estejas esclarecido. :wink:

Cumprimentos
RitmO
Membro Júnior

sábado jun 07, 2008 9:24 pm

Pois mas Termoestato nao tenho, nenhuma das lojas tinha /= !!

O termoestato e o aparelho mesmo para controlar a temperatura certo ? pa meter ate qe certo calor pode atingir e pa desligar e pa ligar quando atingir um nivel baixo de calor e isso certo ?
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sábado jun 07, 2008 9:25 pm

Penso que estejas um pouco com as ideias confusas... Le bem a care sheet. Ante de ires comprar o material fala aqui com o pessoal a dizer o k vais comprar, nao vas tu comprar coisas que depois nao vao servir para nada...

As iguanas nao precisam de nenhuma luz de presença... A noite é para tar tudo escuro... Ja a lampada de infravermelhos serve so para aquecer e teoricamente as iguanas nao conseguem ver essa luz... Mas tambem ha pessoas que dizem que as perturba. O melhor a fazer é comprares uma lampada de ceramica como ja te aconselharam.

Como tambem ja te disseram é melhores mudares o substracto para papel de cozinha pois ela ainda é jovem e pode acontecer algum problema... Ja agora que substracto é esse? Compraste-o?
RitmO
Membro Júnior

sábado jun 07, 2008 9:27 pm

Boas Sim comprei este substracto, oqai eu vou comprar uma lampada de cerâmica, mas agora so mesmo segunda! entao so me falta comprar a lampada de cerâmica e o termostato. Cump's
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

sábado jun 07, 2008 9:34 pm

RitmO Escreveu:Boas Sim comprei este substracto, oqai eu vou comprar uma lampada de cerâmica, mas agora so mesmo segunda! entao so me falta comprar a lampada de cerâmica e o termostato. Cump's
Falta um bom terrario, um spot para a iguana, aquecimento, termostato, lampda uv/b, papel de cozinha absorvente, termometro, hygrometro, muitas horas de estudo, isto tudo deveria de ser adquirido muito antes de adquirires a iguana!
Abraço
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

sábado jun 07, 2008 9:38 pm

gangstar Escreveu: Falta um bom terrario, um spot para a iguana, aquecimento, termostato, lampda uv/b, papel de cozinha absorvente, termometro, hygrometro, muitas horas de estudo, isto tudo deveria de ser adquirido muito antes de adquirires a iguana!
Abraço
Faço dele as minha palavras...
Muitas horas de estudo.... Pesquisa bastante pelo forum e le bem a care... Estudo e mais estudo...

Cumps...
RitmO
Membro Júnior

sábado jun 07, 2008 9:41 pm

tipo o terrario é bom ! parece pequeno pq a foto ta msm junta ao terrário, por enquanto dá pa ele. ele anda ali corre salta fogo. Hygrometro tambem tenho, ja tinhe mencionado isso logo no primeiro post. Spot pa iguana, ela ta sempre em cima ou atras da pedra ( ja mudei de posição a pedra ) Aquecimento tem !!!!!
aquela lampada é ultra violeta --' !
Papel de cozinha, era escusado mencionar. primeiro porque quero continuar com o substrato,

Falta-me msm comprar é a lampada de cerâmica e o termoestato e os troncos e uma boa decoração.
Sadyk
Membro Veterano

sábado jun 07, 2008 9:47 pm

A iguana é tua, mas não venhas pedir conselhos se não os aceitas e quanto ao aquecimento, não, não tens, tens uma lâmpada Uvb.

RitmO Escreveu: Papel de cozinha, era escusado mencionar. primeiro porque quero continuar com o substrato,

Espero que tenhas noção do que estas a dizer...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”