Porquinho da Índia - Dúvidas de principiante...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado jun 07, 2008 6:20 pm

Olá, boa tarde!

Nunca pensei ter um porquinho da índia, mas de um dia para o outro vi-me com um nas mãos...
Eu gosto dele, tenho tentado dar-lhe as melhores condições possíveis... Mas a verdade é que ando assim um bocadinho à nora... :roll:

Ele já é adulto... Não faço ideia da idade que tem...
Não teve grande contacto com pessoas e as minhas dúvidas começam logo aí... :?
Ele é muito medroso...
Quando tem alguém por perto não sai da casinha para fazer seja o que for... Quando lhe tiro a casinha limita-se a ficar imóvel, mexendo-se apenas para fugir, se o tento agarrar... Se lhe colocar a mão ele deixa que lhe faça festinhas, mas se percebe que vou pegar nele foge... Quando o tenho no colo fica muito quieto e agarra-se à minha camisola... Se o afasto um pouco de mim começa a espernear e a tentar fugir... :|
Tenho-o desde quarta-feira e desde esse dia que não deixo de pegar nele, de lhe fazer umas festinhas, mas a verdade é que não tenho visto grande evolução... :|
Sugestões :?: Como posso ganhar a confiança dele :?: Ele é muito muito meigo, mas muito medroso...

Outra dúvida...
Sei que os porquinhos são animais que se dão bem em grupo e que não gostam de estar sozinhos...
Os meus pais, neste momento, não querem mais animais (e eu até percebo) mas eu vou chateando aos poucos, ver se consigo alguma coisinha... :wink:
Mas sendo ele um macho adulto de idade indefinida, posso juntar-lhe assim outro macho de diferente tamanho, diferente raça, diferente idade :?:

As unhas...
Sei que devem ser cortadas de tanto em tanto tempo... Reparei hoje que as unhas dele são parecidas com as doas gatos, branquinhas nas pontas e mais vermelhinhas juntas aos dedos... Corta-se da mesma forma, apenas a pontinha da zona branca, certo :?:

Os barulhos...
Noutro dia, estava eu com ele ao colo, assim que o coloquei na gaiola desatou a correr para a casinha e fez um barulhinho parecido com um BRRRRR
Hoje, sempre que, após estar com ele ao colo, o colocava na gaiola, ele, ainda a caminho da casinha, fazia uns barulhos parecidos com o das rolas...
Que quer isto dizer :?:

E finalmente...

Só por curiosidade... :)
Visto ele ter vindo de uma loja (pelo que me foi dito), o mais provável é ser um híbrido... Mas eu gostava de saber a raça dele, já fiz várias pesquisas, já vi vários porquinhos idênticos a ele, mas não cheguei a uma conclusão :? Até já li este artigo http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=332 , mas sem fotos fica complicado :|

Desde já, obrigada :!:

Aqui ficam umas fotos do Rocky... Ele parece amarelado, nas fotos, mas na verdade é completamente branco :!:

Imagem

Imagem

EDIT: Apenas para acrescentar uma foto!

A gaiola, ainda muito vazia... Não tinha nada preparado para a chegada dele, como disse, foi algo inesperado :!:

Imagem
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 07, 2008 8:27 pm

deixa o habituar se a nova casa e aos poucos com comida e goluseimeas vais tentando aproximar te dele, tipo uma cenoura ou outra coisa qualquer.
esse barulho parecido com o das rolas, não tou a ver qual seja,
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

sábado jun 07, 2008 9:07 pm

Olá boa noite, acerca dos sons que eles fazem, eu encontrei este site, pode ser que ajude a compreender melhor o seu bichinho :)

http://www.clik.to/os3porquinhos

Boa sorte com o novo membro :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado jun 07, 2008 10:09 pm

Tchuza...
Obrigada... Mas no site não encontro o tal barulhinho que ele fez... :|

deadman...
obrigada pela dica :wink:
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 07, 2008 11:22 pm

os barulhos costumam ser guinchos altos= pedir comida
o tal som de ranger os dentes= talvez de assustado, a minha faz cada guincho para ter comida
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

domingo jun 08, 2008 12:36 am

sim o ranger os dentes é um barulho de assustar o adversario , mas nada como ter calma para se habituar , os porquinhos sao animais sociaveis mas muito timido , mas tem um grande pecado lol a comida , se começares a dar comida pela mao eles ganham logo confiança

o teu porquinho parece ser um lindo angora , convem escovar muitas vezes para nao criar nos

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

domingo jun 08, 2008 12:43 am

em relaçao à duvida da raça, ele parece me ser um peruano... o que sem conhecer pais e avós. tal como nos caes nunca se pode dizer com certeza absoluta... mas como tem pelo longo e as duas rosetas simetricas na anca, preenche os requesitos de peruano...
é muito fofo...
As unhas sao cortadas tal como disse, até pode utilizar a tesoura dos gatos, que a dos porquinhos é igual...
Quanto ao resto... vem tudo com o tempo... se quizer adicionar outro membro, e para nao ter criaçao, o melhor seria outro macho bebe, pois se esse porquinho teve muito tempo sozinho, é capaz ser domiante em relaçao a outro macho, e para nao haver problema o ideal era outro macho bebe, pois este vai habituar se ao ter um companheiro dominante...
Muita sorte com o bichinho...
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 2:17 pm

ele não rangeu os dentes... como disse... foi um barulho parecido com o das rolas... mas enfim... provavelmente é para mostrar que tem medo ou que está finalmente livre, pois só o faz quando o coloco na gaiola e ele se dirige para a casinha :wink:

quanto à possível raça...
entre angorá e peruano...
fui pesquisar e fiquei ainda com muitas dúvidas... :?
ele tem a tal roseta na cabeça que o lhe faz uma franginha... e depois tem mais duas rosetas que não me parecem estar própriamente nas ancas, parece que estão ao longo das costas... e não consigo perceber se tem mais alguma :| ás vezes parece que sim, outras vezes parece que não... enfim... :?
o pelo dele não está muito bem tratado... está despenteado, está sujo, tem alguns nós na zona inferior e, embora eu, ontem, o tivesse escovado um bocadinho, não ficou grande coisa pois ele passou o tempo a tentar fugir-me :(
vou aguardar mais uns dias, ver se consigo aproximar-me mais dele, e queria dar-lhe um banhinho, escová-lo, cortar-lhe os nós (se necessário) e ver como fica o pêlo... :wink: e depois logo lhe conto as rosetas :lol:

ah... uma dúvida por causa do banho...
ele já é adulto... e pesa 470g :o
eu não o pesei quando chegou cá a casa... pesei-o ontem e pesava 460g, hoje já pesava 470g :!: está a ganhar peso aos poucos :D
eu sei que eles devem ter entre 750g a 1Kg...
não estará ele fraco de mais para lhe dar banho :?:
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

domingo jun 08, 2008 3:13 pm

por esse peso se for um adulto é preocupante eu esperava ele ganhar ais peso , entretanto so cortava os nos e penteava , em relação a raça pelas fotos parece me um angora .

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
mOreirinha01
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 3:40 pm

danhusky Escreveu:por esse peso se for um adulto é preocupante eu esperava ele ganhar ais peso , entretanto so cortava os nos e penteava , em relação a raça pelas fotos parece me um angora .

Daniel
pois... é o que eu pensava... :|
então não vou arriscar... vou tentar penteá-lo, cortar-lhe os nós, mas banho só vou dar quando ele estiver mais pesado :!:
mas vou esperar uns dias até começar a tratar-lhe do pêlo, primeiro tenho é de lhe ganhar a confiança, senão fica complicado manejá-lo :!:

obrigada :!:
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda jun 09, 2008 2:35 am

Viva,

Em minha opinião o teu porquinho ainda não é adulto, comparando o comprimento dele com os dos objectos em principio terá cerca de 3 a 4 meses, e só aos 8-9 meses os porquinhos chegam há idade adulta. Mesmo uma fêmea pequena adulta não pesa menos de 700g por isso o teu porquinho ainda está em fase de crescimento.

Em relação há raça, raça propriamente dita não tem, será arraçado talvez de Peruano, mas é de raça indefenida, tipo rafeiro se compararmos com os termos caninos, ou como é costume chamar nos porquinhos, um Doméstico.

Normalmente os porquinhos de Pêlo comprido de raça indefenida com rosetas são apelidados de "angorás" pelos lojistas, mas o termo confunde-se com a raça Angorá e que não tem nada haver, pois enquanto os primeiros são resultado de misturas casuais e não registadas, o segundo resulta da selecção de Criadores e tem de ter um minimo de 4 rosetas simétricas, tendo os exemplares de melhor qualidade 8 a 12 rosetas.

Só um aparte, é interessante que quando uma pessoa compra um cão sem Pedigree não coloca a questão de que raça possa ser, pois na realidade é um Rafeiro, mas nos Porquinhos-da-índia essa lógica não acontece na cabeça das pessoas.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nihx
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 10:45 pm
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

segunda jun 09, 2008 8:47 am

Em relação ao barulho emitido pelo porquinho, o meu também faz o mesmo! Por isso fui invetigar e descobri que é o som de "luxuria"...
Achei estranho porque sempre que me aproximo ele faz isso e não o faz com mais ninguém... :?:
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados" Mahatma Gandhi</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 9:38 am

bem...
miklos,
se não me engano, compraram-no em inicios de Janeiro... e o homem da loja chamou-os à atenção que ele já era a dulto e que se encontrava na idade fértil... mas apesar de o terem mantido com uma fêmea e de terem observado aqueles rituais de acasalamento, a fêmea nunca chegou a ter crias, e morreu à cerca de um mês :?
nunca me passou pela cabeça que iria ficar com este porquinho, por isso nunca me informei, nem nunca segui o que se passava com ele...
o problema aqui é que ele não era muito bem tratado e está muito muito magrinho, pelo que li, a barriga caracteriza os porquinhos da índia e ele chegou cá a casa pele e osso... além disso, ele é muito medroso e está sempre encolhido o que o faz parecer bem pequenino :?
mas o homem da loja até os pode ter enganado, infelizmente, não era o primeiro... :|
vou ver se o consigo medir :!: :D

quanto à questão da raça...
eu disse que muito provavelmente ele não era puro, que era raçado de qualquer coisa... que podia até ser híbrido :!:
eu tenho a noção que muitos dos porquinhos que vão parar às lojas são oriundos de criações não cuidadadas em que pegam em dois porquinhos e seja o que deus quiser... e que muitos dos lojistas não sabem, não têm os conhecimentos necessários para informar os futuros donos correctamente... :|
e muito sinceramente... eu tenho apenas curiosidade em saber a suposta raça... porque se é puro ou rafeiro, a mim não interessa até porque o tenho para andar por casa, não faço, nem nunca fiz intenção de entrar em exposições ou em outras coisas do género :!: mas a verdade é que eles se parecem sempre com alguma raça... como o tamanho do pêlo e as rosetas, as personalidades de cada um... essas características precisam de determinados cuidados, cuidados que podemos aprender ao informarmo-nos sobre uma determinada raça... :wink:

Nihx...
luxuria :lol:
ele só faz isso enquanto foge de mim :lol:
Nihx
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 10:45 pm
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

segunda jun 09, 2008 9:47 am

Quanto a fugir, só posso mesmo falar do comportamento do meu porquinho... E quando ele emite o tal som, foge mas é uma "brincadeira", já que tão depressa se afasta como a seguir vem a correr ter comigo e sobe-me pelo braço acima.. E quanto mais festas eu lhe fizer, mais alto é o som...
Para dizer a verdade, quando andei a investigar o barulho de "rola" também achei estranha a explicação que encontrei...
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados" Mahatma Gandhi</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 10:50 am

Nihx,
o meu foge... mas não volta :lol:
hoje voltou a fazer o mesmo barulhinho assim que entrou na casinha :!:

miklos,
já o medi... :?
mede ente 24 e 25cm...
ou seja, pelo que li, já atingiu o tamanho dos porquinhos adultos... ou seja, deve mesmo ser adulto, está é muito magrinho :|
confesso que tinha esperanças que ele fosse ainda novinho... pois está mesmo muito abaixo do peso :( mas ele está a comer bem :D

bem...
hoje já estou muito mais contente... :D
mal coloquei a comida ele foi "roubar" um pedaço de cenoura, não esperou que eu saísse :D e depois peguei nele ao colo, peguei em cenoura e ele comeu da minha mão, coisa que ele também não fazia :D
mas depois acabou por fugir para a casinha...
mas enfim... eu conquisto-o :D
Responder

Voltar para “Exóticos”