Porquinho da Índia - Dúvidas de principiante...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda jun 09, 2008 4:26 pm

Bem,

Com esse peso está mesmo muito magro, tens mesmo que alimentá-lo bem e dar-lhe muita vitamina C, muitas vezes as lojas descuidam-se nesse aspecto e só lhes dão ração, acabando eles por ficar doentes.

Sobre as raças, o comportamento dos porquinhos-da-índia não é dependente da raça, mas sim da sua personalidade, por isso não tens de te preocupar com isso. Acho que não entendes-te a minha resposta, não é uma questão de ser puro ou rafeiro, ele na realidade não se encaixa nas caracteristicas de qualquer das raças e é apenas um pêlo comprido com rosetas de raça indefinida ou "angorá" como as lojas os chamam.

Os porquinhos de pêlo comprido têm de ser escovados mais regularmente e o pêlo convém ser verificado para ver se não fica enredado, com bolas de feno por exmeplo. A zona genital também deve ser limpa regularmente e se o pêlo estiver grande nessa zona deve ser cortado, mas agora o importante mesmo é que ele ganhe peso.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aboborinha
Registado: segunda jun 09, 2008 4:39 pm

segunda jun 09, 2008 7:04 pm

bem tenhu 4 porquinhos da india... tenhu dois bebes que nasceram n sabado passado,a mae dles como é logico e um k veio antes da mae e pa ele n ficar sozinho arranjei a porquinha. ja vinha gravida e deu a luz dois porquinhos. ainda n da pa ver o sexo dels mas ja tem nome é o jack e o jill.
gostava de os ter em melhores condiçoes o k n é possivel... tenhu os num corral onde tavam os coelhos.. mas amor e carinho isso nunca lhes faltará e isso é o encessial. dou lhes muita comidinha,k é disso que els comem. (cenoura,casca de papinho,alfacinha e alguma raçao)
mas tenhu uma duvida em relaçao a mae deles. kuando els nasceram ela fikou com uma grande bola n rabinho sem pelo e naltura tava msm em ferida. agora ja n ja ta a sarar e ja ta a nascer o pelo mas é normal ela ter tido akilo? :s
e tb n consegui perceber kuanto tempo é k foi a gravidez dela... :S
kuando tempo é k elas demoram a ter os pekeninos?
adiante... els os quatro dao se muito bem e ate falam uns com os outros.
kuando é hora de refeiçao entao...ui! é a chamarem uns aos outros para irem comer... tdos os dias tem refeiçoes diferentes,tento variar sempre para els n comerem sempre a msma coisa. :D
kerem ver umas fotos dels?
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

segunda jun 09, 2008 7:25 pm

Sim, queremos ver fotos! :P

Mas queria-lhe pedir um favor, escreva em Português decente. Eu sei que às vezes as pessoas estão com pressa e por isso escrevem à pressa mas depois dificulta muito a leitura aos outros foristas.

Não quero arranjar nenhuma discussão com esta chamada de atenção, só mesmo pedir-lhe o favor acima anunciado.

Muito obrigado!
Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Aboborinha

segunda jun 09, 2008 7:44 pm

jmiguel15 Escreveu:Sim, queremos ver fotos! :P

Mas queria-lhe pedir um favor, escreva em Português decente. Eu sei que às vezes as pessoas estão com pressa e por isso escrevem à pressa mas depois dificulta muito a leitura aos outros foristas.

Não quero arranjar nenhuma discussão com esta chamada de atenção, só mesmo pedir-lhe o favor acima anunciado.

Muito obrigado!
Jmiguel
peço desculpa é o habito...
entao vamos la as fotos. eu tentei por as fotos no perfil e mesmo aqui para mostrar mas n teu fika aki o url. entao o primeiro é o jackhttp://bl131w.blu131.mail.live.com/mail ... d2976&mf=0 e dps o jill.http://bl131w.blu131.mail.live.com/mail ... d2976&mf=0 e agora os dois na casotahttp://bl131w.blu131.mail.live.com/mail ... d2976&mf=0o dos pais nao tenho fotos agora porque eles nao deixam agarrar mas brevemente eu ponho aqui mais fotos deles. (o meu telemovel ta avariado e as fotos dos pais deles tao la) :s
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jun 09, 2008 8:23 pm

miklos Escreveu:Bem,

Com esse peso está mesmo muito magro, tens mesmo que alimentá-lo bem e dar-lhe muita vitamina C, muitas vezes as lojas descuidam-se nesse aspecto e só lhes dão ração, acabando eles por ficar doentes.

Sobre as raças, o comportamento dos porquinhos-da-índia não é dependente da raça, mas sim da sua personalidade, por isso não tens de te preocupar com isso. Acho que não entendes-te a minha resposta, não é uma questão de ser puro ou rafeiro, ele na realidade não se encaixa nas caracteristicas de qualquer das raças e é apenas um pêlo comprido com rosetas de raça indefinida ou "angorá" como as lojas os chamam.

Os porquinhos de pêlo comprido têm de ser escovados mais regularmente e o pêlo convém ser verificado para ver se não fica enredado, com bolas de feno por exmeplo. A zona genital também deve ser limpa regularmente e se o pêlo estiver grande nessa zona deve ser cortado, mas agora o importante mesmo é que ele ganhe peso.
eu costumo dar-lhe ração e meia cenoura, todos os dias... e às vezes coloco-lhe outras coisa, como couve, ou pêra... se calhar vou começar a dar-lhe uma cenoura por dia, ou será de mais :?:
eu ainda não sei bem as quantidades que lhe devo dar... tipo... ele não costuma deixar nada, de um dia para o outro, por isso, se calhar era boa ideia aumentar-lhe a quantidade d comida que lhe dou por dia :!:

nos cães, nos gatos, nos hamsters, muitas vezes a raça da qual descendem influencia o comportamento do animal, pensei que o porquinho não era excepção... assim sendo, tenho um belo rafeirinho cuja personalidade eu ainda não conheço bem :!:

ver se percebi...
escová-lo com regularidade e manter o pêlo da zona genital aparado :!: :?:
tenho de tratar disso... até porque o pelo dele não está com um aspecto muito bonito... mas queria esperar mais uns dias, ainda estou na fase da conquista, não o queria sujeitar já ao stress de ser escovado, de lhe cortar o pêlo e ainda não me convêm dar-lhe banho devido ao peso dele :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 8:38 pm

Não consigo visualizar as fotos! :?

Aboborinha

segunda jun 09, 2008 8:46 pm

jmiguel15 Escreveu:Não consigo visualizar as fotos! :?
isso é estranho pk eu aki tentei ver e deu :s se kiserem posso mandar por pm o meu mail e mando as fotos por mail. :s
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

segunda jun 09, 2008 9:14 pm

mOreirinha01 dá-lhes feno também, eles gostam muito.
Nunca dês é batata, pois pelo que li, é fatal para os porquinhos da India.
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 9:15 pm

Utilize este link que lhe explique como colocar fotos aqui no fórum: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30844

Se não conseguir aceder ao link apenas utilizando um click em cima do link, copie-o e cole-o na barra de pesquisa da internet.

Boa sorte
Jmiguel

Aboborinha

segunda jun 09, 2008 9:26 pm

jmiguel15 Escreveu:Utilize este link que lhe explique como colocar fotos aqui no fórum: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30844

Se não conseguir aceder ao link apenas utilizando um click em cima do link, copie-o e cole-o na barra de pesquisa da internet.

Boa sorte
Jmiguel
obrigada. Eu ja sabia como postar fotos,porque estou inscrita noutros foruns. penso que o problema dve ser mesmo das fotos. pois no perfil do jack e do jill tambem nao deu pa postar as fotos. :?
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 9:36 pm

Tchuza Escreveu:mOreirinha01 dá-lhes feno também, eles gostam muito.
Nunca dês é batata, pois pelo que li, é fatal para os porquinhos da India.
eu também dou bastante feno, ao bocado esqueci-me de o mensionar... mas dou-lhe sempre feno :!:

pois...
mas mais fatal que as batatas, são os figos :o
mas eu não dou nada disso :wink:
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

segunda jun 09, 2008 11:40 pm

boa noite , podes dar muitos mais alimentos verdes e fruta , podes dar maça vermelha e verde , maça raneta , pepino , tomate, laranja , pimento , salsa e coentros , couves atenção aos gases nao des muito , gourgetes, beterraba, kiwi, beringela , as ramas de nabo , espinafre . como vez podes variar , mas atenção introduzes pouca comida inicialmente pois podia nao estar habituado , nunca des feijao verde , batata, frutos com carouço , cebola.

A gravidez de uma porquinha varia entre os 65 a 72 dias claro que varia de femea para femea

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça jun 10, 2008 12:13 am

mOreirinha01, o importante agora é que ganhe peso, o resto das mordomias como o banho e outras podem vir mais tarde, aliás a não ser que esteja mesmo sujo não há grande necessidade de dar banho aos porquinhos.

Fica aqui um bom menu:

Metade de 1 cenoura todas as manhãs
Feno e água disponivel sempre
Há noite podes variar de dia para dia, dando 1 pedaço de pimento verde, ou um ramo de bróculos que contém muita vitamina C, ou 1 pedaço de beterraba, 1 cubo de tomate ou de maçã, sempre variando e insestindo nestes alimentos para que ele se habitue. Não des coisas demasiados esquisitas, como pêssegos ou algo do género, pois os porquinhos não são como nós e se comerem sempre do mesmo é melhor para eles. Acompanhado da refeição noturna podes dar 4 colheres de sopa de ração num pratinho, que retiras de manhã. O facto de retirar ajuda para ver se ele está a comer e para detectar a sua disposição à noite quando recebe comida nova, pois um porquinho saudável recebe sempre comida nova com entusiasmo e um doente não. Assim, se eles tiverem comida sempre disponivel é mais dificil detectar se eles estão bem ou não.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça jun 10, 2008 10:39 am

Obrigada :!:
Vou tentar seguir o menu :D

O meu problema é que ele de dia pouco come... Mas no dia seguinte de manhã não há qualquer vestígio de comida :!:
Mas vou insistindo...
Mais uma vez, obrigada :!:
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quarta jun 11, 2008 7:49 pm

-Ele não me parece adulto, adulto... pelo menos na foto...
-Em relação ao ganhar a confiança dele ainda é um pouco cedo, ele está num ambiente novo e terá que se habituar á nova casa, donos, barulhos habituais, etc. Dá-lhe tempo. Eu pessoalmente aboli as casotas que vêm nas gaiolas grandes porque acho que os fazem mais "bichos do mato"... Tirei todas dos meus.
-Os porquinhos são, de facto, animais de sociedade. Devem co-habitar em pares do mesmo sexo. Seria bom ter uma companhia. Poderá ser mais difícil juntar machos adultos, se tiveres possibilidade de arranjar um macho novinho é mais fácil de ser aceite.
-Podes cortar as unhas mas, tal como nos gatos, cuidado, só as pontas, nunca atingir o "sabugo".
-Ele parece-me um Angorá... Penso que na foto dá para perceber que esse "despenteado" dele se deve a rosetas extra na raiz do pêlo e que faz esse tipo de "remoinho".
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”