novo membro da familia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maripiedade
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am
Localização: Sushi

terça jun 10, 2008 11:01 am

Boas,

Venho pela primeira vez escrever no forum dos caes porque tenho algumas duvidas. Uma colega minha do trabalho tem uma coker que teve uma ninhada. Estou muito interessada em ficar com um dos filhotes embora já tenha uma gata. Sou completamente inesperiente em animais e a toda a gente que digo que vou ficar com o caozinho dizem que nao sei onde me vou meter pois dá um trabalho enorme criar um cao e ensinar-lhe tudo o que deve saber entao estou um pouco preocupada, é assim tao dificil? Como o posso ensiar que o chichi só se faz na rua e não em casa? Vivo num apartamento, quantas vezes por dia são ideais para passear o cãozinho?

Ainda não escolhi o sexo do cachorrinho, qual acham o mais indicado para ter num apartamento? Diferem as personalidades pelo sexo?


Obrigado amiguinhos
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

terça jun 10, 2008 11:12 am

É muito bom já ter uma gata, assim o cãozinho tem uma companhia enquanto não estiver em casa, mas não prometo que se dêm logo muito bem ao inicio. Se assim for, tem de os separar enquanto estiver fora e ir juntando-os para ver como reajem. Não é dificil se tiver o tempo necessário para o ensinar a fazer as necessidades, mas aviso-lhe que durante um bom tempo vai lhe fazer xixi pelo chão. Tem de arranjar resguardos ou jornais. Depois é aos poucos e poucos ir levando-o á rua quando tiver as vacinas em dia e recompensá-lo quando o fizer. É necessário ir pelo menos 4 vezes a rua, apesar de eu não o fazer :twisted: mas depois com o tempo vai-se adaptando ás necessidades do cão. Se fosse para mim eu optaria por uma cadela, no meu ponto de vista são mais meiguinhas e o cão a uma certa altura começa a marcar o território pela casa, resumindo fazendo xixi por todo o lado, se tivesse jardim era diferente, mas sendo assim...espero ter ajudado.
Boa Sorte
maripiedade
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am
Localização: Sushi

terça jun 10, 2008 5:28 pm

Nao tinha a noção que eram 4 vezes as necessarias :oops: As pessoas que conheço e têm cães levam-nos cerca de 2 vezes :?
Mas cadelinha com o cio nao acaba por sujar tudo de sangue? E por ser femea e a minha gata tambem pode existir mais confronto?

Obrigado pela ajuda jclarinos
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

terça jun 10, 2008 6:59 pm

Os cães não fazem só as necessidades 2 vezes por dia especialmente quando são cachorros...eu só não levo a minha tantas vezes, pois ela faz na varanda. E também não tem tanta necessidade de correr como outros cães. Com o tempo vai conhecendo o cão. Os gatos não se importam com o sexo dos cães normalmente, são especies diferentes. Se tivesse uma cadela era outra coisa. O cio sim suja, mas deve esterilizar a cadela..pois previne doenças e evita ter gravidezes indesejadas e de trazer mais ninhadas ao mundo desnecessárias. Se for cão deve castrar na mesma, pois para além de prevenir doenças, não anda a marcar território por todo o lado e a montar tudo o que mexe, mas isso depois fica a seu critério e claro que o seu vet a aconselherá. :wink:
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

terça jun 10, 2008 9:23 pm

Fêmea ou macho, penso que é acima de tudo uma questão de gosto ou preferência pessoal. Eu preferiria fêmea, porque tenho ouvido dizer que são mais dóceis e calmas.
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jun 10, 2008 10:50 pm

Antes de levar o cachorrinho para casa pense bem em todos os prós e contras.
Um cão é diferente de um gato no que respeita á higiene e não só.
Pode ler também no forum das adopções o tópico inamovível que está em:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55238
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
joanitinha
Membro Veterano
Mensagens: 213
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

quarta jun 11, 2008 2:33 pm

marijonscp Escreveu:Antes de levar o cachorrinho para casa pense bem em todos os prós e contras.
Um cão é diferente de um gato no que respeita á higiene e não só.
Pode ler também no forum das adopções o tópico inamovível que está em:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55238
Exatamente, um cão dá muito mais trabalho que um gato.Os cães são muito dependentes de nós ao contrario dos gatos.
Pense bem.
<p><strong>Joana</strong></p>
petsi
Membro
Mensagens: 57
Registado: terça mai 13, 2008 12:13 pm
Localização: Kyara (cachorrinha)

quarta jun 11, 2008 3:49 pm

Eu já passei pela experiência, em casa dos meus pais, de ter um cão e uma cadela (em tempos diferentes).

As cadelas são as minhas preferidas, são muito meigas e delicadas, com alguns instintos maternais nas crianças da casa. No que respeita ao cio, pode optar pela esterilização, não tem o problema de sujar a casa, não existirão gravidezes indesejáveis, para além de, não tenho bem a certeza, mas acho que pode prevenir algumas doenças como tumores. É o que conto fazer à minha.

Os cães também têm o seu lado bom, são muito protectores e leais com toda a família. A questão da marcação do território só é um problema se ele se achar no direito de o reclamar. O que, na minha opinião, não deve acontecer se for bem educado.

Felicidades na sua escolha :)
manuela10347
Membro Veterano
Mensagens: 219
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

quarta jun 11, 2008 4:21 pm

se tentar optar por uma cadela, pode esterilizá-la, mas se a deixar ter o 1º.cio, pode adquirir na lOja dos animais, cuecas próprias para cadelas, e não sujam nada, pois já fiz iso com a minha, antes de castrá-la e nunca me sujou a casa, assim como o cão, que tive durante 18 anos, nunca marcou território, mas há os que fazem, aconselhe-se com um veterinário, e ficará mais esclarecida, e se gosta de ler, adquira se puder um bom livro, sobre a raça do cachorro que vai adquirir
boa sorte para si e para o cachorro. cump. diga alguma coisa sobre a aquisição do mesmo.
maripiedade
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am
Localização: Sushi

quarta jun 11, 2008 7:25 pm

marijonscp obrigado pelo topico ja me deu algumas luzes... obrigado tambem a todos os outros foristas... Pelo que li acho que vou ficar mesmo com uma cadelinha linda :lol:
&ldquo;Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos&rdquo; - Albert Schweizer
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta jun 11, 2008 7:54 pm

maripiedade Escreveu:marijonscp obrigado pelo topico ja me deu algumas luzes... obrigado tambem a todos os outros foristas... Pelo que li acho que vou ficar mesmo com uma cadelinha linda :lol:
Óptimo :D Depois queremos ver a "Princesa"
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”