[Discussão]Partenogénese nos répteis.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta jun 11, 2008 1:34 pm

A propósito de recentes desenvolvimentos e dúvidas sobre reprodução e posturas sem fecundação, decidi lançar o tema de discussão que já há algum tempo me intriga: a reprodução assexuada nos répteis.
É sabido muitas são as espécies que, em condições anómalas conseguem reproduzir-se assexuadamente e esta capacidade já foi reconhecida aos répteis, embora raramente tenha sido convenientemente documentada. Ora, há coisa de dois anos foram correctamente observados e registados nascimentos de crias de sáurios por partenogénese.

Imagem
Eclosão de ovos de dragão de Komodo.

A partenogénese é um processo de reprodução assexuada bastante característico dos insectos (geralmente associado ao exemplo emblemático das abelhas) onde um indivíduo consegue produzir ovos férteis sem para isso necessitar de fusão de gâmetas. Neste caso foram estudados dois casos entre 2006 e 2007, ambos de dragões de Komodo, Varanus komodoensis, um de uma fêmea chamada Flora do Zoo de Chester e outro da Sungaï, uma dragão da Reptile House (reptilário) do Zoológico de Londres. Ambas as fêmeas estavam acomodadas sem machos à mais de dois anos e, talvez por isso, tenham tido este comportamento.
O espantoso deste fenómeno é que, apesar dos descendentes herdarem totalmente o genoma da progenitora, são todos machos, ou seja, se isto acontecesse naturalmente, uma fêmea sozinha podia colonizar um novo habitat e numa única geração, originar uma população de dragões com propensão para se reproduzirem e proliferarem sem qualquer restrição.

Imagem
Flora.

Fica então a questão e o tópico de discussão: conhecem mais algum caso de répteis que tenham tido este comportamento e se sim, em particular algum dos que são mais frequentemente detidos em cativeiro por particulares?
É certo que este tipo de reprodução é ancestral e mais comum em seres que pouco se alteraram ao longo do tempo e mediante quaisquer pressões ou condições evolutivas, bem como mais plausível em seres de mais longo ciclo de vida. Mas, estes requisitos, preenchem os répteis sem quaisquer problemas.

Fontes:
.http://www.chesterzoo.org/AnimalsandPla ... ragon.aspx
.http://www.guardian.co.uk/science/2006/ ... 006.uknews
.http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... e_pu.shtml

(PS: Apesar do relatado, este comportamento não é recorrente, muito pelo contrário, é até descrito como ‘anómalo’, portanto, não faz sentido, após tomarem conhecimento desta capacidade, tentarem incubar todos os ovos que os vossos animais põem, pois não terão sorte, qualquer postura de 1 ou 2 ovos não é sinónimo de ninhada, as posturas de embriões férteis a que me refiro têm, geralmente, pouco menos ovos que uma postura normal onde ocorra fusão de gâmetas, fecundação.)
<p>
</p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quarta jun 11, 2008 1:41 pm

Desconhecia totalmente...
Excelente post! Já fiquei a aprender... :twisted:
Bastante interessante... mas não ha nenhum, motivo, altura, ou qualquer "aviso prévio" para isso acontecer? É "random"?

"Apesar do relatado, este comportamento não é recorrente, muito pelo contrário, é até descrito como ‘anómalo’, portanto, não faz sentido, após tomarem conhecimento desta capacidade, tentarem incubar todos os ovos que os vossos animais põem..."

Ahah, pois não, a partir de agora vai tudo a correr incubar ovos não fecundados de iguana! :twisted:

Abraço :wink:
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta jun 11, 2008 1:52 pm

jmangelico Escreveu:Ambas as fêmeas estavam acomodadas sem machos à mais de dois anos e, talvez por isso, tenham tido este comportamento.
A meu ver, foi todo um conjunto de condições que criaram um ambiente propício à colonização: bastante espaço, comida em abundância, bom set up do espaço e condições, fêmeas adultas e bastante saudáveis... Induziu o crescimento da população.
<p>
</p>
Sadyk
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 1:55 pm

jmangelico Escreveu:
jmangelico Escreveu:Ambas as fêmeas estavam acomodadas sem machos à mais de dois anos e, talvez por isso, tenham tido este comportamento.
A meu ver, foi todo um conjunto de condições que criaram um ambiente propício à colonização: bastante espaço, comida em abundância, bom set up do espaço e condições, fêmeas adultas e bastante saudáveis... Induziu o crescimento da população.

Então e crês que isso aconteça por necessidade? Por falta de reprodução ("ultimo recurso")?

Mais os factores climatéricos, comida e espaço...
RuhSuh
Membro
Registado: sexta abr 25, 2008 6:51 pm

quarta jun 11, 2008 3:00 pm

tenho uma questao! tu dzes que nao estao juntas com machos a mais de 2 anos! elas nao poderam ter guardado algum esperma de algum macho durante esse tempo?? 2 anos! :wink:
exelente post :wink:
<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jun 11, 2008 3:10 pm

Já viram o Jurassic Park??? O primeiro?
Eles lá explicam como é possivel isso acontecer nos répteis...
Nem tudo nos filmes é ficção
RuhSuh
Membro
Registado: sexta abr 25, 2008 6:51 pm

quarta jun 11, 2008 3:17 pm

e no 3 tambem! eles tiveram que aprender a nadar para chegarem a outra ilha para assegurarem a sobrevivencia! acho que os repteis se adaptao as condiçoes ou nessecidade de sobrevivencia! alguem me podia responder a minha pergunta?? ou é totalmente desparatada?? :wink:
<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

quarta jun 11, 2008 7:17 pm

mas se nao me engano no parke jurassico 1 eles juntaram genes de sapo no adn, para complementar a cadeia.~
digam me se tiver errado
realmente em dois anos a femea pode ter guardado o esperma, como se tivesse a espera de melhores condições
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quarta jun 11, 2008 7:31 pm

não é nessa cena que isso acontece, deadman. a cena que o jpmf está a falar é a seguir ao primeiro ataque do Tiranossauro, já quando o dr. Alan Grant (personagem interpretada pelo actos Sam Neil) está com os putos na selva, a caminho do posto principal. aí o dr. explica aos miúdos que existem espécies de sapos que se reproduzem assim, e ao terem juntado o ADN desses sapos, os dinossauros da ilha começaram então a fazer o mesmo.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta jun 11, 2008 8:12 pm

Eu lembro-me de qualquer coisa falada quando andava na escolita de uma lagarticha que se conseguia reproduzir por partenogénese. Agora qual...... :roll:
deadman
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 8:52 pm

ja sei korbe, e uma em que eles saltam nas raizes de uma arvore e estao la cascas.
deadman
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 8:54 pm

mas eles no primcipio quando tem aquela visita ao laboratorio a visita guiada, quando aparece na tela os bonequinhos eles acho que dizem, por apenas terem uma beka de adn no mosquito, o milionario explica qualquer coisa do adn, nao é?
Fabluis
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:42 pm

quarta jun 11, 2008 10:15 pm

RuhSuh Escreveu:tenho uma questao! tu dzes que nao estao juntas com machos a mais de 2 anos! elas nao poderam ter guardado algum esperma de algum macho durante esse tempo?? 2 anos! :wink:
em certos animais isso realmente acontece, agora nao sei se isso poderá acontecer nos dragoes de komodo.
Sadyk
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 10:16 pm

Fabluis Escreveu:
RuhSuh Escreveu:tenho uma questao! tu dzes que nao estao juntas com machos a mais de 2 anos! elas nao poderam ter guardado algum esperma de algum macho durante esse tempo?? 2 anos! :wink:
em certos animais isso realmente acontece, agora nao sei se isso poderá acontecer nos dragoes de komodo.

Acho que já ficou "provado" em cima... :wink:

Cumprimentos
Fabluis
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:42 pm

quarta jun 11, 2008 10:23 pm

Sadyk Escreveu:
Fabluis Escreveu:

Acho que já ficou "provado" em cima... :wink:

Cumprimentos
o que eu me estava a referir é à possibilidade dos dragoes de komodo poderem "guardar" o esperma para posteriormente fecundarem os ovulos, e nao á existencia da partenogénese..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”