Varanus Exanthematicus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

negritus
Membro
Registado: sábado fev 23, 2008 2:14 pm

domingo abr 20, 2008 3:05 pm

acho que falamos a uns dias, é como eu te tinha dito podes alimentar apenas com ratos mas nao te duram uma vida, eu por acaso nao sei se estou com sorte mas alimento os meus com ratos e ja passa os 6 anos, mas como referi tenho outro tipo de varanus que podes alimentar apenas com ratos ovo cozido etc, mas em termos de preço nao e tao tao tao acessivel
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo abr 20, 2008 9:24 pm

E o pivete???
Alguém se lembrou do cheirete que exalam???
negritus
Membro
Registado: sábado fev 23, 2008 2:14 pm

domingo abr 20, 2008 9:36 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
tlopes

segunda abr 21, 2008 10:42 am

O tópico foi editado. Sendo este um fórum público, por favor tenham algum cuidado na linguagem empregue, tal como é referido nas regras de utilização do fórum.

Melhores cumprimentos,
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jun 11, 2008 4:24 pm

Não tendo nenhum V. exanthematicus ou V. e. albigularis a verdade é que tenho feito alguma pesquisa na internet, e se bem que de facto tenha visto algumas referências de que seriam predominantemente insectivoros , a verdade é que no seu habitat, e em espcial quando adultos, a sua dieta é bem variada, incluindo vários mamiferos de pequeno porte, insectos, anfibios, outros repteis e ovos. Aliás alimentar um lagarto com 1,5m a larvas e grilos seria uma tarefa inglória...

Nesta problemática aqui fica um link que poderá ser útil: http://www.anapsid.org/balsai.html

Devo dizer que é uma espécie que me atrai muito, e não fora o tamanho do terrario exigido ser tão grande acho que já tinha adquirido um exemplar. Por enquanto fico-me por um DB :D
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quarta jun 11, 2008 8:12 pm

jmangelico Escreveu:A questão deste animal é que devido às suas dimensões, para alimentar um adulto, os grilinhos já não são grande petisco, portanto é bem melhor fazer criação de alimento maior, como é o caso dos gafanhotos, as zophobas e outros. Há quem dê exclusivamente roedores, no entanto, este tipo de alimentação está longe de ser a dieta normal que o varano tem no seu habitat natural, ou seja, é um animal que não tem evoluído no sentido de se alimentar assim, portanto, isto requer um esforço extra do seu metabolismo, que a longo prazo vai ter implicações como mau funcionamento de certos órgãos e morte precoce.

[Editado pela moderação (tlopes)]
Hmm, thanks...
Sempre tive a ideia que em adultos eram exclusivamente carnívoros, alimentado-se de roedores...
Até porque é assim que conhecidos meus os alimentam, mas já vi que não é o mais saudável, embora também não creia que seja como alguns membros disseram, "dar um rato como guloseima", acho que não podemos comparar a um gecko ou dragão barbudo...

Abraço :wink:
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quarta jun 11, 2008 8:38 pm

boas pessoal

o meu cunhado comprou um varano destes á cerca de 3 4 semanas...ele comprou a um gajo que importa de espanha,e esse mesmo gajo disselhe que é essencialmente carnivoro,mas certamente deve estar errado....

outra coisa,alguem aqui da arca sabe sexar esta especie??

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Sadyk
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 8:45 pm

johnnyodc Escreveu:boas pessoal

o meu cunhado comprou um varano destes á cerca de 3 4 semanas...ele comprou a um gajo que importa de espanha,e esse mesmo gajo disselhe que é essencialmente carnivoro,mas certamente deve estar errado....

outra coisa,alguem aqui da arca sabe sexar esta especie??

cumps

Errado? Mas ser carnívoro não engloba os insectos? :?
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta jun 11, 2008 9:34 pm

Não estou a ver grande carne num insecto... :lol:

A pessoa é que pode não se ter expressado bem...
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quarta jun 11, 2008 9:35 pm

sim,carnivoro ao ponto de comer roedores e pequenas aves...
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Sadyk
Membro Veterano

quarta jun 11, 2008 9:37 pm

johnnyodc Escreveu:sim,carnivoro ao ponto de comer roedores e pequenas aves...
Sim, sim... eu também tinha essa ideia, aliás certeza, mas já vi que estava errado 8)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta jun 12, 2008 10:55 am

Não é correcto dizer que os varanos são insectivoros no seu habitat natural. Na verdade eles parecem comer tudo o que lhe aparece pela frente e eles conseguem apanhar, seja gafanhotos (e por lá há uns bem granditos....), pequenos mamiferos, lagartos, cobras, pequenas tartarugas, caracois, aves, ovos.

Quando pequenos é natural que a sua dieta seja mais à base de insectos mas isso não se deve ao facto de estarem biológicamente preparados para isso mas sim por ser a fonte de alimento mais abundante e que eles mais fácilmente conseguem caçar. Quando adultos a sua dieta torna-se muito mais abrangente e assume um caracter muito mais carnivoro, se bem que até carne morta eles poderão ocasionalmente comer.

Alimentar um adulto apensa com Insectos não me parece nada correcto, e muito menos natural.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”