Areia como substrato
Moderador: mcerqueira
ah peço desculpa,mas isso é capaz de ser um pouco grandito...mas se vais adquirir uma cobra,podes comprar aquelas caixas de arrumaçoes nos chineses ou nos 300, e fazes um buracos fininhos para respiradores...
cumps
cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Eu acho que o risco da areia ou substratos soltos é maior em lagartos que em cobras, não só pelo intervalo entre refeições entre um e outro, como tambem pela pelos proprios habitos do animal. mas eu não só pela segurança, mas tambem por uma questão de higiene prefiro o papel, e tambem por ser mais facil de manter tudo limpinho...estamos a falar de crias que queremos que cresçam saudaveis, depois mais tarde sempre se pode arranjar um terrario todo pipi, mas aí ja fizemos crescer o animal num meio saudavel. Nos repteis não deve haver pressa em construir terrarios definitivos que as historia dos faunarios provisorios duram um ano ou pouco mais e temos depois mais de 10 anos para pipizar terrarios 

"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Para DB muito jovens a areai poderá representar algum risco mas tudo depende dos seus hábitos alimentares, e pode ser significativamente reduzido se lhe derem os insectos, nomeadamente os grilos, num faunário à parte.
Instalei o meu num terrario com areai quando chegou a casa (deveria ter uns 4 ou 5 meses, pelo que me disseram, mas se tivesse uns 6 não me admirava nada), e nunca teve qualquer problema.
OFF-Topic: Já agora onde comprar essa baratas argentinas de que falaram? gosto de variar a ementa do meu DB, e para além do normal (grilos, tene. e Zophoba) só lhe tenho dado uns gafanhotos de vez em quando.
Instalei o meu num terrario com areai quando chegou a casa (deveria ter uns 4 ou 5 meses, pelo que me disseram, mas se tivesse uns 6 não me admirava nada), e nunca teve qualquer problema.
OFF-Topic: Já agora onde comprar essa baratas argentinas de que falaram? gosto de variar a ementa do meu DB, e para além do normal (grilos, tene. e Zophoba) só lhe tenho dado uns gafanhotos de vez em quando.
Thorgarth:
O problema da intgestão dos DB's nao passa so por engolirem areia quando se estao a alimentar.
Quem tem DB's, e se tu tens sabes perfeitamente, que eles sao do mais curioso que pode haver, e la vao tantando mordiscar tudo. É nessas alturas que pode-lhes dar para provar se a areia é gostosa e engolirem um pedaçao de areia.
Uma ideia. Já virem os terrarios das cobras do zoo? O chao é tipo feito a imitar uma rocha como fazem com o fundo dos terrarios em poliuretano. Se tanto querem que o terrario fique bonito, porque nao pensam numa solução dessas? A meu ver ate fica bem melhor que a areia. É certo que da mais trabalho a limpar, mas tudo tem os pros e os contras...
Baratas argentinas mando-te um link por PM onde podes comprar. Anyway, em qualquer loja de animais que se prese encontras isso.´
Sao um excelente substituto aos grilos pois nao só tem valor nutritivo semelhante, como nao sao canibais, nao morrer por tudo e por nada e pode-se estabalecer uma colonia em casa com alguma facilidade.
O problema da intgestão dos DB's nao passa so por engolirem areia quando se estao a alimentar.
Quem tem DB's, e se tu tens sabes perfeitamente, que eles sao do mais curioso que pode haver, e la vao tantando mordiscar tudo. É nessas alturas que pode-lhes dar para provar se a areia é gostosa e engolirem um pedaçao de areia.
Uma ideia. Já virem os terrarios das cobras do zoo? O chao é tipo feito a imitar uma rocha como fazem com o fundo dos terrarios em poliuretano. Se tanto querem que o terrario fique bonito, porque nao pensam numa solução dessas? A meu ver ate fica bem melhor que a areia. É certo que da mais trabalho a limpar, mas tudo tem os pros e os contras...
Baratas argentinas mando-te um link por PM onde podes comprar. Anyway, em qualquer loja de animais que se prese encontras isso.´
Sao um excelente substituto aos grilos pois nao só tem valor nutritivo semelhante, como nao sao canibais, nao morrer por tudo e por nada e pode-se estabalecer uma colonia em casa com alguma facilidade.
no estado selvagem nao vivem 24h x 24h em cima de areia, e os lagartos estão sempre a cheirar com a lingua e vao comendo areia involuntariamente, mais a que come diariamente junto com os insectos, vai acumulando, pode andar meses sem problemas, mas quando o problema aparece na maior parte das vezes ja é tarde para resolverThorgarth Escreveu:(...)
(...)

"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
( Denis Diderot )
-
- Membro Veterano
Sim a curiosidade é um traço deles e nisto são como os espanhois
, neste caso não com a mão mas com a lingua, e também é verdade que não vivem 24h sobre 2h na areia mas esta faz, ou melhor pode fazer dependendo da zona em questão, parte do seu habitat normal.
Na verdade o meu passa mais tempo nos troncos e a trepar pelo fundo do terrario para estar perto das lâmpadas do que na areia, mas porventura este é um aspecto que tenho que melhorar, reduzindo a carga termica que a areia vai acumulando devido ao tapete de aquecimento (tenho que colocar um termostato este fim de semana para reduzir a temperatura máxima ao nivel da areia).
Por outro lado eles apesar de serem mais activos que as cobras e comerem mais também defecam muito mais (estou aqui a presumir, não tendo eu nenhum exemplar, pelo que vão libertando matéria estrenha, limitando a sua acumulação, a não ser que de facto tenham uma fixação pouco saudavel por comer areia. nesse caso pode ser problemático...
Em qualquer caso um terrario não deve ser constituído apenas por areia. dever ter outros elementos, como driftwood (o meu adora estar lá em cima mesmo por baixo da luz de aquecimento), e rochas. O meu tem ainda à disposição uma recipiente com água. Só lhe falta mesmo um pouco de vegetação mas ainda estou a analisar qual a melhor solução, e paerce que plantas naturais não são uma boa escolha.

Na verdade o meu passa mais tempo nos troncos e a trepar pelo fundo do terrario para estar perto das lâmpadas do que na areia, mas porventura este é um aspecto que tenho que melhorar, reduzindo a carga termica que a areia vai acumulando devido ao tapete de aquecimento (tenho que colocar um termostato este fim de semana para reduzir a temperatura máxima ao nivel da areia).
Por outro lado eles apesar de serem mais activos que as cobras e comerem mais também defecam muito mais (estou aqui a presumir, não tendo eu nenhum exemplar, pelo que vão libertando matéria estrenha, limitando a sua acumulação, a não ser que de facto tenham uma fixação pouco saudavel por comer areia. nesse caso pode ser problemático...
Em qualquer caso um terrario não deve ser constituído apenas por areia. dever ter outros elementos, como driftwood (o meu adora estar lá em cima mesmo por baixo da luz de aquecimento), e rochas. O meu tem ainda à disposição uma recipiente com água. Só lhe falta mesmo um pouco de vegetação mas ainda estou a analisar qual a melhor solução, e paerce que plantas naturais não são uma boa escolha.
Pois, esse é o grande erro da maioria das pessoas. Associam deserto a areia, e isso nao é valido. Eles habitam zonas onde o solo é argiloso e, por isso, compacto, pois a argila sendo constituida por graos muito finos, acaba por compactar!Thorgarth Escreveu:é verdade que não vivem 24h sobre 2h na areia mas esta faz, ou melhor pode fazer dependendo da zona em questão, parte do seu habitat normal.
Nao andam propriamente numa praia!
Para alem disso, eles encontram-se a grandessissima maioria do tempo sobre rochas e especialmente sobre troncos de arvores mortas.
Um terrario com 80% do solo constituido por areia, a maioria das vezes apenas com um tronco, é tudo menos parecido com o seu habitat natural.
Para alem de tudo isto, nao nos podemos esquecer que sao animais nascidos em cativeiro durante decadas, e por isso, temos de ter cuidados muito especiais. Como custuma dizer o Native, sao "florzinhas de estufa" e uma reconstituição do seu habitat natural pode ser muito prejudicial á sua saude!
Para um DB o melhor é mesmo uma lampada de ceramica! Acho que deves repensar a forma como fazes o aquecimento do teu terrario.Thorgarth Escreveu: Na verdade o meu passa mais tempo nos troncos e a trepar pelo fundo do terrario para estar perto das lâmpadas do que na areia, mas porventura este é um aspecto que tenho que melhorar, reduzindo a carga termica que a areia vai acumulando devido ao tapete de aquecimento (tenho que colocar um termostato este fim de semana para reduzir a temperatura máxima ao nivel da areia).
Os DB's devem ter um foco de luz e temperatura, chamado o SPOT. Nesse sitio, as temperaturas devem ser mais altas que no resto do terrario. Esse spot pode, por si só, fazer o gradiente termico necessario sendo despresável mais algum aquecimento diurno. Podes aproveitar esse tapete, para fazer por exemplo o aquecimento noturno.
Em qualquer um dos casos, um termoestato, dimmer, reostato ou qualquer outro elemento de coltrole de temperatura (ainda que seja um timmer) nao é prescindível!
Se sao conhecidos casos de impactação, isso significa que essa materia nao é expelida, portanto, esse raciocinio nao é, a meu ver, muito valido!Thorgarth Escreveu: Por outro lado eles apesar de serem mais activos que as cobras e comerem mais também defecam muito mais (estou aqui a presumir, não tendo eu nenhum exemplar, pelo que vão libertando matéria estrenha, limitando a sua acumulação, a não ser que de facto tenham uma fixação pouco saudavel por comer areia. nesse caso pode ser problemático...
Os graos de areia sao grandes e podem facilmente "empancar" no sistema digestivo de um DB pequenino. Em caso de um adulto, como o sistema digestico esta mais desenvolvido e maior, ha menor risco de impactação. Mas menor, nao significa inexistente, pois mesmo assim o risco é elevado.
A minha opinião é que a areia é, nao só futil como perigosa num terrario, logo, um chão a imitar rocha, ou ate mesmo rocha, ou outro substracto qualquer que, mesmo sendo particulado, nao permita ao animal ingeri-lo é sempre melhor que areia.Thorgarth Escreveu: Em qualquer caso um terrario não deve ser constituído apenas por areia. dever ter outros elementos, como driftwood (o meu adora estar lá em cima mesmo por baixo da luz de aquecimento), e rochas. O meu tem ainda à disposição uma recipiente com água. Só lhe falta mesmo um pouco de vegetação mas ainda estou a analisar qual a melhor solução, e paerce que plantas naturais não são uma boa escolha.
A vegetação num terrario é mais para ti do que para o dragão. Nao lhe faz falta nenhuma! Fará mais falta certamente um esconderijo para o animal!
Nunca é demais relembrar estas imagens:
http://mrskingsbioweb.com/DragonDissect ... tion51.JPG
http://mrskingsbioweb.com/DragonDissect ... tion45.JPG
-
- Membro Veterano
Eu tenho o meu DB num terrario da Exo-terra de 90x45x45cm, com um dual top (de 60cm... não havia maior na altura em que comprei o DB), um Halogen Glow light para o Basking spot ( com uma lâmpada de 75w Sun Glow Tight Beam) e um tapete Heat Wave Desert Large na parte quente to terrario.
No dual top estão uma Repti Glow 5.0 e uma 10.0. e uma Sun glo Halogen Spot (mais por causa da qualidade da luz, mais branca).Eu tinha pensado numa 2.0 e outra 10.0, por causa da questão da luminosidade, mas na loja aconselharam-me a colocar a 5.0 em vez da 2.0. O que acham?
Tenho a Sun Glow Tight Bean num timer, ligado por periodos de 1h/1h30, de hora a hora (com pequenas variações).
Durante o Inverno a temperatura ambiente no parte quente era de 28/30º ia de 24/26ª na parte fria.
Agora para o verão, tenho mesmo que instalar o termostato (já lá o tenho e este fim de semana vou instala-lo) ao tapete, ou mesmo desliga-lo durante o dia.
Isto com a experiência e com conselhos vai lá. O que acham? um pouco Overkill?
No dual top estão uma Repti Glow 5.0 e uma 10.0. e uma Sun glo Halogen Spot (mais por causa da qualidade da luz, mais branca).Eu tinha pensado numa 2.0 e outra 10.0, por causa da questão da luminosidade, mas na loja aconselharam-me a colocar a 5.0 em vez da 2.0. O que acham?
Tenho a Sun Glow Tight Bean num timer, ligado por periodos de 1h/1h30, de hora a hora (com pequenas variações).
Durante o Inverno a temperatura ambiente no parte quente era de 28/30º ia de 24/26ª na parte fria.
Agora para o verão, tenho mesmo que instalar o termostato (já lá o tenho e este fim de semana vou instala-lo) ao tapete, ou mesmo desliga-lo durante o dia.
Isto com a experiência e com conselhos vai lá. O que acham? um pouco Overkill?
-
- Membro Veterano
Em relação ao habitat normal e ao facto de o solo ser argiloso, sim é verdade, na sua esmagadora maioria.
Já tinha pesquisado o assunto e verifiquei que o solo é preduminantemente argiloso, ou seja, a camada de sais minerais deverá ter um conteudo inferior a 60% a 70% de areia, que resulta num solo menos permeável, com tendencia para compactar, podendo manter uma pequena camada de pó fino no topo o que o poderá tornar similar ao solo arenoso.
No entanto para além deste tipo de terreno também habitam terrenos um pouco mais ferteis, com uma camada de hûmus mais relevante (embora não muito já que o ambiente seco impôe os seus limites), como florestas secas, E também em algumas zonas terreno arenoso, ou seja onde a % de areia é superior à normal (>+60%/70%), embora a utilização de desertos arenosos seja mais comum noutras sub-especies de pogonas, especialmente o Pogona mitchelli, que habita o Great Sandy Desert.
Já tinha pesquisado o assunto e verifiquei que o solo é preduminantemente argiloso, ou seja, a camada de sais minerais deverá ter um conteudo inferior a 60% a 70% de areia, que resulta num solo menos permeável, com tendencia para compactar, podendo manter uma pequena camada de pó fino no topo o que o poderá tornar similar ao solo arenoso.
No entanto para além deste tipo de terreno também habitam terrenos um pouco mais ferteis, com uma camada de hûmus mais relevante (embora não muito já que o ambiente seco impôe os seus limites), como florestas secas, E também em algumas zonas terreno arenoso, ou seja onde a % de areia é superior à normal (>+60%/70%), embora a utilização de desertos arenosos seja mais comum noutras sub-especies de pogonas, especialmente o Pogona mitchelli, que habita o Great Sandy Desert.
-
- Membro
- Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
- Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos
As crias da baratas argentinas são bastante pequenas; se tiveres uma colónia estabelecida tens crias suficientes para o alimentar, digo eu que não tenho dragoes barbudos.
Qu idade tem o dragão? e qual o tamanho dele?
Cumprimentos
Qu idade tem o dragão? e qual o tamanho dele?
Cumprimentos
<p> 1.1.0 Eublepharis macularius</p>
-
- Membro Veterano
Tudo depende do tamanho de ambos...
Todo o alimento tem que ser proporcional no que ao tamanho do DB diz respeito, isso vale para as baratas, grilos, zophobas e gafanhotos. Obviamente nao convém dares baratas adultas a um DB muito jovem.
Todo o alimento tem que ser proporcional no que ao tamanho do DB diz respeito, isso vale para as baratas, grilos, zophobas e gafanhotos. Obviamente nao convém dares baratas adultas a um DB muito jovem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Em regra nao deverás dar alimento maior que a distância entre os olhos do DB...
Thorgarth ja agora, os gafanhotos que dás sao enlatados ou nao?se nao, onde os arranjas?
Cumps
Thorgarth ja agora, os gafanhotos que dás sao enlatados ou nao?se nao, onde os arranjas?
Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
eu ainda nao tenho, mas como estou a pensar em adquirir um quero antes de mais estar bem consciente antes de tomar alguma atitude para nao me vir a arrepender, porque um animal meu é para ter as melhores condiçoes que puder...