Fiscalização das lojas de animais

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

terça jun 10, 2008 1:54 pm

stonehedge Escreveu:guarda nacional republicana :wink:
Guarda Nacional Republicana

Obrigado stonehedge!!! Agora entendo do que se trata.

Suponho então que parte da fauna de Portugual estará muito bem protegida visto que, pelo que entendí, uma das atribuições que compete a ela é "fiscalizar" até mesmo as lojas pets. :roll:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta jun 11, 2008 12:24 am

areisdeus Escreveu:...
Há uma única a lidar em água salgada por exemplo.
No entanto, eu evito sempre que posso todas elas.
Mas não me devia queixar, porque em Beja, onde estou actualmente, não há uma única loja de animais.
Actualmente existem mais lojas com agua salgada na Madeira. Inclusive abriu uma esta semana que ira ser forte na aquariofilia.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
alvini
Registado: domingo jun 08, 2008 8:43 pm

quinta jun 12, 2008 2:34 pm

Você é do tempo daquela anedota infeliz em que davam um boné e uma pistola ao policia para ir aos pássaros ?
Ainda bem que esse tipo de pessoas está a acabar. Lamentável e realmente se é da GNR, o que duvido, é triste este tipo de afirmações.[/quote]

é triste o quê? fechar uma loja de animais que não reúne condições para funcionar ou porque inflige maus tratos a animais?
ou multar que não cumpre a lei?
como é que alguem, pode ser membro de um forum de animais e defender uma loja que lhes dá maus tratos?
ou isto é só uma questão de não gostar de guardas?
Já foste multado e não gostaste? se sim, olha ..... temos pena.
Ruifcm
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 2:49 pm

sexta jun 13, 2008 11:04 am

ZABOU diz.me o nome dessa loja por favor. Tb vivo nessa zona.

Costa&Silva?
Biguana?
Casota?
Escamas e pêlos ?

Aconselh.ote a comprar no Costa&Silva. São bastants profissionais e tá td nas melhores condições!
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sexta jun 13, 2008 11:10 am

Cuidado com a publicidade pessoal ;)
gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quarta ago 06, 2008 1:52 am

Não vejo interesse em fechar-se um loja, colocar pessoas no desemprego, e deixar outras em graves situações financeiras, até numa altura que o mercado não está favorável.

Que se converse com o logista, recomenda-se vivamente!
Que se faça uma reclamação em sede própria, caso o proprietário decida não mudar de atitude, também é de louvar.

Agora, atitudes do tipo: " vou mexer os cordelinhos para fechar a loja..."

Isso vem da boca de quem nunca teve um negócio próprio e não tem a noção do que custa ter uma porta aberta.

Eu há uns anos atrás também era assim, com tendências um tanto ao quanto extremas, lutava pela melhoria do mundo em geral e de tudo ou nada em particular :)

Mas na verdade, ter uma casa aberta obriga a um sem número de exigências e, o que é certo é que, por vezes nem sempre é fácil cumprir tudo como manda a lei. E nem todos os clientes têm essa sensibilidade.
Só quem tem o seu próprio negócio é que sabe; ainda para mais uma casa de animais, que a malta só fala no lucro, lucro, lucro.. mas não vos passa pela cabeça o trabalho e a dedicação que exige.

Não estou a defender as lojas com condições deploráveis, obviamente. Essas, como digo, mantendo-se inalteradas, é de partir para uma queixa, mais que não seja por não se preocuparem com os animais.

Não podemos é ser extremistas e ter sempre a ideia fixa de que todas as lojas de animais são péssimas, que só querem é lucro, etc etc.

Se é assim tão simples, montem a vossa própria loja modelo, que é para se ver se ela aguenta muito tempo de porta aberta e cumpridora da legislação na íntegra! :) Deixo o desafio ;)

Sejamos moderados nas nossas acções. Estamos a lidar com animais, mas também com pessoas. Se fecham a loja,..já pensaram o que será dos animais?!?!?

Pois pensem nisso...

Cumps,
Aquapet
Membro Veterano

quarta ago 06, 2008 6:33 am

gaacr Escreveu:...Se é assim tão simples, montem a vossa própria loja modelo, que é para se ver se ela aguenta muito tempo de porta aberta e cumpridora da legislação na íntegra! :) Deixo o desafio ;)...
Deste que começei a trabalhar no ramo, já fecharam 6 lojas minhas conhecidas e vai fechar outra. Três e a que vai fechar eram cumpridora da legislação na íntegra e as outras 3 fecharam por reforma e por alteração de negócio do dono.
Apenas as ilegais ou com atitudes ilegais e que fecharam por que quizeram, as outras faliram.

As que não cumprem a legislação dominarem o mercado. Mas ainda existem muitas lojas cumpridoras da legislação na íntegra.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta ago 07, 2008 12:56 am

alvini Escreveu:
fang Escreveu:
alvini Escreveu:boas. podes denunciar o facto á GNR da tua zona que eles têm o SEPNA~.
o SEPNA é uma equipa da GNR dedicada ao ambiente e aos animais e uma das coisas que fazem é fiscalizar lojas de animais.
se mesmo assim não resolver diz-me onde é a loja que eu, como GNR também vou tentar mexer uns cordelinhos para fechar essa loja ou pelo menos multá-los até mais não.
:roll: escusado...
porquê consegues tu fazer alguma coisa?
se sim então faz, tás á espera do quê?
Há pessoas que pelo menos se preocupam, enquanto tu a única coisa que fazes é dizer (escusado).
Não havia necessidade, se queres comentar fá-lo construtivamente.
Bocas foleiras guarda-as para outro tipo de foruns, tipo o Hi5 sei lá.
Sim, se me denunciarem, consigo fazer alguma coisa, pois também me compete essa tarefa!

Só não acho bem é "puxar dos galões" e dizer em público que vai "mexer cordelinhos"... faz lembrar a máfia... e não é isso que se pretende.

O que se pretende é uma fiscalização coerente de acordo com as situações presenciadas ou denunciadas de modo imparcial e relativamente à legislação em vigor.

Não a "mexer cordelinhos"... :roll:

ps: Já agora... andámos na mesma escola da GNR para me tratar por "tu"?? Eu não me lembro, sinceramente...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 07, 2008 1:29 am

alvini Escreveu:boas. podes denunciar o facto á GNR da tua zona que eles têm o SEPNA~.
o SEPNA é uma equipa da GNR dedicada ao ambiente e aos animais e uma das coisas que fazem é fiscalizar lojas de animais.
se mesmo assim não resolver diz-me onde é a loja que eu, como GNR também vou tentar mexer uns cordelinhos para fechar essa loja ou pelo menos multá-los até mais não.
Isto deve ser para rir......
Ora eu tambem vou mexer uns cordelinhos .......

Ó Alvini você é daqueles que puxa dos galões lá no café da esquina e gaba-se a torto e a direito das multas que passa?
Vocês esquecem-se que isto é um forum publico....... :roll:
Sofia
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda ago 18, 2008 11:37 am

Bom dia a todos,

antes de mais devo dizer que tenho andado um pouco afastada e como tal não acompanhei estas conversas sobre denuncias, GNR e etc....

Apenas venho cá dizer que não pedi informação para poder fazer denuncia (pelo menos não assim sem mais nem menos) apenas queria saber o que diz a lei para poder ter realmente a noção daquilo que é ou não exigido para se abrir um negócio destes, e poder falar com conhecimento. No caso da dita loja era evidente a falta de clientela por lá, por isso nem cheguei a lá voltar a por os pés. E entretanto ela fechou, acho que deve ter falido.

No que diz respeito á dificuldade de se ter negocio, acredito que seja realmente dificil. Entre as leis que existem, umas boas outras más, muitas incompletas e outras que até se contradizem, entre a falta de vontade das entidades competentes que não fiscalizam como deveriam e ficam apenas à espera das queixas, com a concurência das lojas que se aproveitam destas falhas para fazerem negocio à custa dos clientes e dos bons comerciantes e a crise que por aí anda, deve ser dificil, deve. E por isso tenho muito respeito por quem tem negócio aberto e que apesar de algumas falhas aparenta realmente preocupar-se, esforçar-se. É que há coisas que são francamente ridículas e revoltantes, tipo no mês passado fui visitar lojas da zona do Porto, uma delas muito bem cotada, e sincéramente fiquei doente. Acredito que seja dificil manter tantos aquários em condições, acredito que os peixes venham já doentes e que a taxa de mortalidade seja elevada, acredito que aconteça até nas melhores lojas, mas deixar dezenas de peixes mortos pelos tanques à vista dos clientes, vender os restantes sem o mínimo de informação quanto aos tratamentos a dar-lhes é simplesmente revoltante. Para mim até não é mau, fico logo a saber que lá não compro, pelo menos não naquela altura. E só estou a falar dos peixes, porque se falassemos dos pássaros, iguanas, cão, ratos ou esquilos a conversa nunca mais acabava.

Sou refilona é verdade, as vezes até posso ser mázinha, mas não sou do tipo a fazer denuncias por tudo e por nada, a não ser que o caso seja mesmo grave ou repetitivo. Quando vejo lojas assim fico logo fula e só não falo se o meu marido estiver comigo. Ele é exageradamente calmo, detesta cenas, acha que se não me agrada aquilo que vejo só tenho é que sair porta fora e não mais voltar, mas e as pessoas que não percebem nada disto e são enganadas? E os que não reparam nos peixes mortos e levam para casa animais doentes que lhes vão dar cabo de todo o aqua lá de casa!!!! Falar não custa, e se for feito educadamente só se ofende quem tem peso na consciencia. E pela reacção se vê quem é serio ou não. Se aceitam a critica, se respondem calmamente, se explicam o que se está a passar é porque são conscienciosos, se nos olham de lado e evitam responder ou respondem torto é porque só estão neste ramo pelo dinheiro. E a esses meus amigos digo-lhes uma quantas verdades, em alto e bom som para todos ouvirem e ficarem a saber com quem estão a lidar.

Acho sinceramente que sempre que algo não está bem devemos falar. Acho que se realmente o caso for sério deveriamos deixar uma queixa no livro de reclamações ou contactar as entidades competentes para lá irem averiguar a situação. Acho que só assim os maus negociantes serão castigados e forçados a cumprir a lei (ou a fechar) e os bons negociantes serão finalmente reconhecidos e valorizados pelo seu bom trabalho e sua dedicação. Já para não falar dos clientes satisfeitos :wink:

Um abraço por todos os que têm negocio aberto, seja qual for o ramo, e que tenham respeito pelas leis e pelos clientes.

Boa aquariofilia para todos.
Isabel "Zabou"
Aquapet
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 7:41 am

Assunto sério, mais importante que poderá fechar as lojas de animais.

Existem supermercados em todo lado e o corredor de produtos para animais é maior que a maioria das lojas.
Existem Veterinário a vender produtos para animais.
As lojas não conseguem ter rações baratas como os supermercados e não podem ter rações de tratamento como os veterinários.
A crise economica é geral incluindo para as lojas de animais.

Lojas de animais legais ou ilegais vão fechar pelos factores acima referidos. Agora se as más e as não cumpridoras fecharem primeiro as boas e correctas podem durar mais algum tempo.
Responder

Voltar para “Peixes”