dentes amarelados... tártaro???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jun 12, 2008 9:36 pm

Olá :!:

A minha gata está com 1 ano e 3 meses e come apenas ração seca, neste momento está a comer esterilcat da purina one, e às vezes dou-lhe pasta de malte :!: Tirando isso, não come mais nada...
Sei que a ração seca é uma boa forma de prevenir o tártaro pois, como ficam aqueles restos de biscoitos nos dentes, obriga os gatos a limparem tudo, o que evita que fiquem com os dentes sujos e que se acomulem os tais restos :!:

No entanto...
Ontem, em brincadeira com a Luz, e eu aproveito sempre esses momentos para ver se está tudo bem com ela, notei que tinha os dentes de trás ligeiramente amarelados :o
Não têm pedra, têm apenas uma camadinha amarelada, mas tenho medo que isso possa evoluir :| E não me parece nada normal, visto ela ter apenas 1 ano :o Será ela preguiçosa :?: Será ela propensa a problemas nos dentes (não acredito muito nesta hipótese pois ela tem uns dentes bem fortes) :?:

Eu vou à vet com ela, daqui a uns dias, vai levar a vacina e aproveito para lhe falar dos dentes... :|
Mas enquanto não vou, será que me podiam indicar alguma forma de evitar que isto evolua :?: De preferência, pasta não :| Eu já vi uns biscoista da whiskas, mas será isso bom :?:

Desde já, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jun 12, 2008 9:45 pm

de facto, parece muito nova. há quem use pasta e escova de dentes para gato. não estou a ver os meus a usarem tais apetrechos. no vet, há uns produtos para limpar os dentes dos cães. acho que são uns sticks.
o gaspar tb. teve de limpar os dentes muito novinho. mas já lá vão 7 anos e nunca mais precisou de repetir. agora é o max. está com uma dentuça :o tb. não sei porquê. desde sempre que come ração e tenho mil cuidados. deve ser genético. digo eu
anjjazul
svanilla
Membro
Registado: quinta mai 22, 2008 1:39 pm

quinta jun 12, 2008 9:48 pm

Boa noite,

O site da Royal Canin diz o seguinte:

"A solução radical para prevenir a acumulação de tártaro consiste em escovar diariamente os dentes do gato, desde que o animal tenha sido habituado desde cedo. Caso contrário, pode utilizar-se apenas o dentífrico, específico para gatos - os produtos destinados aos seres humanos não são indicados. Por último, é indispensável uma remoção regular do tártaro (destartarização), executada pelo Veterinário assistente sob anestesia geral."

Fui dar uma vista de olhos ao site e devo dizer que fiquei muito surpreendida com a quantidade de informação que lá tem.

Bjs
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

quinta jun 12, 2008 10:17 pm

Eu já tive um gato que estava a começar a ganhar tártaro e eu dei-lhe aqueles biscoitos da whiskas e passou.
<strong>Ritaleitao</strong>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quinta jun 12, 2008 11:10 pm

oi,
as minha nika tem um problema nos dentes....
tambem estao muito amarelados, e , infelizmente sem calcio!

neste momento tou a lhe dar a raçao: royal canin sensibilidade dentaria..

mas como o seu gato ganhou assim de repente.. so o vet. podera dizer!

boa sorte, dê noticia..
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sexta jun 13, 2008 12:34 am

Embora a ração ajude a prevenir o tartaro dentário nos animais por vezes não é suficiente.
Tenho 2 gatos: femea com 7 anos e dentes impec e macho com 3 anos e dentes cheios de tartaro.
Ambos comem ração mas a 1ª mastiga-a o 2º engole-a :?
Além disso o vet diz que é uma questão de ph da saliva.

Para minimizar os riscos misturo ração dental ou oral care com a habitual (sterelized). Não melhora mas evita que piore por os grãos serem maiores e obrigarem-no a mastigar.
De qualquer forma já estou a contar com uma destartarização mais dia menos dia.

Se fosse a si ou mudava de ração para uma com grãos maiores ou passava a misturar a que compra com a oral da RC.
Os biscoitos da Whiskas não são suficientes.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jun 13, 2008 7:56 am

Antes de mais, obrigada :!:

Escovar-lhe os dentes está assim um bocadinho fora de questão... Só se não tiver outra hipótese é que tenho de tentar isso :!: Não é muito fácil abrir a boca à minha gata, quanto mais escovar-lhe os dentes :roll:

Vou ver se hoje compro os tais biscoitos... Aquilo está mesmo muito no inicio, é uma camada fininha, ainda... Pode ser que ajude, acho que não perco nada (a não ser que ela não goste e mos mande comer a mim :o )... :wink:
Entretanto falo com a vet e vejo o que ela me diz :!:

Eu queria, a todo o custo, evitar uma destartarização :( Mas também acho que ainda é muito cedo para falar nisso :!:

Ah... Já que falaram nos tamanhos dos biscoitos... Suponho que ela tenha ganho esta camadita quando lhe mudei a ração para a dos gatos esterilizados... Os biscoitos são mais pequeninos, ela quase não precisa mastigar :?

Mais uma vez, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”