Porque é que dá ração ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

sexta jun 13, 2008 10:57 am

Exactamente. Eu não digo que o meu cão não pode morrer por ingerir um osso, porque pode! Agora também se pode engasgar a comer ração! Aliás, eu julgo que a ração, em cães com maior probabilidade de torção de estomago, poderá agravar. Normalmente os cães comem a dose de ração rapidamente. Mastigar só de vez em quando...E depois ingerem uma quantidade de água considerável! Isto tudo em 10 ou 15 minutos. A água cai provocar aumento da ração e, por assim dizer, "inchar o estômago". Ao passo que a ingerir carne, e quando digo ingerir carne não é pegar num bife e cortá-lo para o cão comer, é pegar num frango inteiro ou meio, num coelho, num pernil de porco, o cão é capaz de demorar 30 minutos para fazer a refeição!

Mas são opiniões e não ataco ninguém por não optar ou ter ideia diferente da minha, como ao contrário de alguns foristas...

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
AmericaSever
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:02 am

danimira Escreveu:Tenho uma dúvida em relação à alimentação exclusiva com carne crua... Não é mais fácil ganharem vermes? Como ténias?.... Isso pode ser evitado? Pode comprar-se carne o mais fresca possível, mas nunca sabemos se está infectada com parasitas...
Em princípio, carne para consumo não terá, mas pode ter!!! o único grande problema será a ténia! Mas o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do nosso! Eles têm capacidade de processar a comida mais rapidamente e o sistema deles está preparado para receber carne com bactérias e bichinhos!

Em algumas páginas atrás deste tópico, houve um forista que ficou chocado por um outro ter dito que por vezes os cães dele comiam carne já estragada, e sinceramente não é nada problemático para o cão!!! É desta maneira que por vezes se poupa algum dinheiro na aquisição da carne, comprando kilos de carne que está em promoção, por o prazo estar para expirar!!

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jun 13, 2008 11:15 am

AmericaSever Escreveu:Exactamente. Eu não digo que o meu cão não pode morrer por ingerir um osso, porque pode! Agora também se pode engasgar a comer ração! Aliás, eu julgo que a ração, em cães com maior probabilidade de torção de estomago, poderá agravar. Normalmente os cães comem a dose de ração rapidamente. Mastigar só de vez em quando...E depois ingerem uma quantidade de água considerável! Isto tudo em 10 ou 15 minutos. A água cai provocar aumento da ração e, por assim dizer, "inchar o estômago". Ao passo que a ingerir carne, e quando digo ingerir carne não é pegar num bife e cortá-lo para o cão comer, é pegar num frango inteiro ou meio, num coelho, num pernil de porco, o cão é capaz de demorar 30 minutos para fazer a refeição!

Mas são opiniões e não ataco ninguém por não optar ou ter ideia diferente da minha, como ao contrário de alguns foristas...

Abraços,

Nuno
Concordo também :wink: . Ração para cães que aspiram comida, e se forem cães com probabilidades de torção de estomago tambem pode ser perigoso.

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:18 am

Só um aparte que me chateou um pouco, a minha irmã á coisa de uma semana veio toda assustada da escola (8º ano) a dizer que o professor de ciencias dela disse que não se devia dar carne crua aos cães pois tornam-nos mais violentos e "raivosos" por causa do sangue :o :roll: .. Não posso aqui descrever os nomes que chamei ao anormal... Ainda penso seriamente em ir falar com ele para o Sr Doutor Professor me explicar essa sua teoria...

Pedro
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

sexta jun 13, 2008 11:34 am

A carne crua apresenta a ameaça de bactérias e parasitas. A salmonela é um organismo bacteriano que pode causar uma variedade de doenças nos seres humanos e animais. O risco de salmonelose está sempre presente quando os animais de estimação são alimentados com dietas de carne crua. Certas espécies de tênias podem ser encontradas na carne crua e podem ser transmitidas a um animal de estimação que venha a ingeri-la.

Os alimentos comerciais de alta qualidade para animais de estimação são cuidadosamente processados de modo proteger contra a salmonela ou infecção interna causada por parasitas.
<strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong>- A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados. Mahatma Gandhi</strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong>
ElMariachi
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:40 am

Piagos Escreveu:A carne crua apresenta a ameaça de bactérias e parasitas. A salmonela é um organismo bacteriano que pode causar uma variedade de doenças nos seres humanos e animais. O risco de salmonelose está sempre presente quando os animais de estimação são alimentados com dietas de carne crua. Certas espécies de tênias podem ser encontradas na carne crua e podem ser transmitidas a um animal de estimação que venha a ingeri-la.

Os alimentos comerciais de alta qualidade para animais de estimação são cuidadosamente processados de modo proteger contra a salmonela ou infecção interna causada por parasitas.
Tirou isso em que site de marca de ração? :roll:

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:43 am

ElMariachi Escreveu:
Piagos Escreveu:A carne crua apresenta a ameaça de bactérias e parasitas. A salmonela é um organismo bacteriano que pode causar uma variedade de doenças nos seres humanos e animais. O risco de salmonelose está sempre presente quando os animais de estimação são alimentados com dietas de carne crua. Certas espécies de tênias podem ser encontradas na carne crua e podem ser transmitidas a um animal de estimação que venha a ingeri-la.

Tirou isso em que site de marca de ração? :roll:

Pedro
Deixe lá, já vi que foi na Purina.. I rest my case...

Pedro
AmericaSever
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 12:01 pm

ElMariachi Escreveu:Só um aparte que me chateou um pouco, a minha irmã á coisa de uma semana veio toda assustada da escola (8º ano) a dizer que o professor de ciencias dela disse que não se devia dar carne crua aos cães pois tornam-nos mais violentos e "raivosos" por causa do sangue :o :roll: .. Não posso aqui descrever os nomes que chamei ao anormal... Ainda penso seriamente em ir falar com ele para o Sr Doutor Professor me explicar essa sua teoria...

Pedro
Já vi sair essa barbaridade da boca de estudados em medicina animal!!!!

Enfim...Julgo que por vezes são mitos já tão entranhados na sociedade, que por vezes é difícil contradizer. Tal como o do Dobermann ter de ser abatido aos 7 anos, pois ficam loucos quando o cerebro cresce demais e não cabe na caixa craniana!!hehehe. Ainda não faz 2 semanas que fiu a uma demostração canina e levei o meu Dobie e fartei-me de ouvir essa lenga-lenga. Tentei sem sucesso desmitificar aos primeiros que me abordaram...depois desisti e concordava com as pessoas(hehehe)!!

Na página 3 deste tópico coloquei um link com os mitos sobre a carne crua!

Nuno
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta jun 13, 2008 12:03 pm

Que o sistema digestivo do cão é diferente, é obvio, mas que esteja preparado para digerir tudo não me convence. O cão foi socializado e tem um percurso a par do homem que o retirou do seu habitat natural. A sua alimentação foi modificada ao longho de séculos a par da nossa evolução.

Hoje o cão não é tão resistente como o seu antepassado retirado da selva.
Domesticámos o cão, alterámos seus hábitos alimentares e agora vamos dar-lhe novamente a alimentação originária da espécie?
Acho contraprudecente.
Tudo evolui, os nossos animais têm vet, adoecem e são tratados, prevenimos doenças através da vacinação, diminuimos as resistencias naturais da espécie. Já não sobrevivem só os mais fortes.
A alimentação dos canideos deve seguir o mesmo rumo, hoje se um cão faz uma perfuração com um osso, ou uma gastroenterite por alimentos estragados vai ao vet. Antes morria.
Hoje bichinhos como salmonelas são perigosos para os nossos animais que são mais frágeis e alimentos estragados não concordo.
Quem opte por uma alimentação à base de carne crua deve tomar precauções de higiene.
Vivendo e aprendendo
AmericaSever
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 12:07 pm

psychon Escreveu:Que o sistema digestivo do cão é diferente, é obvio, mas que esteja preparado para digerir tudo não me convence. O cão foi socializado e tem um percurso a par do homem que o retirou do seu habitat natural. A sua alimentação foi modificada ao longho de séculos a par da nossa evolução.

Hoje o cão não é tão resistente como o seu antepassado retirado da selva.
Domesticámos o cão, alterámos seus hábitos alimentares e agora vamos dar-lhe novamente a alimentação originária da espécie?
Acho contraprudecente.
Tudo evolui, os nossos animais têm vet, adoecem e são tratados, prevenimos doenças através da vacinação, diminuimos as resistencias naturais da espécie. Já não sobrevivem só os mais fortes.
A alimentação dos canideos deve seguir o mesmo rumo, hoje se um cão faz uma perfuração com um osso, ou uma gastroenterite por alimentos estragados vai ao vet. Antes morria.
Hoje bichinhos como salmonelas são perigosos para os nossos animais que são mais frágeis e alimentos estragados não concordo.
Quem opte por uma alimentação à base de carne crua deve tomar precauções de higiene.
Já foste ao link que eu coloquei na pág. 3 sobre os mitos sobre o RAWFEEDING. A não ser que tenhas dificuldade em Inglês, este site explica várias afirmações que são feitas e uma delas é exactamente essa que colocaste agora sobre a evolução canina! Vai lá e lê, e lê sobre os outros que lá estão, depois tiras as tuas ilações.

Abraço,

Nuno
psychon
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 12:16 pm

AmericaSever Escreveu:
Já foste ao link que eu coloquei na pág. 3 sobre os mitos sobre o RAWFEEDING. A não ser que tenhas dificuldade em Inglês, este site explica várias afirmações que são feitas e uma delas é exactamente essa que colocaste agora sobre a evolução canina! Vai lá e lê, e lê sobre os outros que lá estão, depois tiras as tuas ilações.

Abraço,

Nuno
Pois Nuno mas dá carne cheia de varejeiras? A mim esse post não me convenceu.
Hoje temos e devemos tomar precauções com os nossos cães. Eu tomo e dou ração porque é mais prático. Nunca experimentei dar carne crua, mas conheço quem o faça, mas é carne em condições.
Vivendo e aprendendo
AmericaSever
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 12:32 pm

psychon Escreveu:
AmericaSever Escreveu:

Abraço,

Nuno
Pois Nuno mas dá carne cheia de varejeiras? A mim esse post não me convenceu.
Hoje temos e devemos tomar precauções com os nossos cães. Eu tomo e dou ração porque é mais prático. Nunca experimentei dar carne crua, mas conheço quem o faça, mas é carne em condições.
O post não diz para dar carne com varejeira, pelo contrário fala em carne adquirida em estabelecimentos para consumo humano! Mas digo-te que sinceramente tenho a certeza absoluta que não fará mal ao cão. Eu cresci numa aldeia e os meus cães por vezes comiam as entranhas dos animais que se matavam para consumo. Por diversas vezes apanhai os cães a comerem essa "carne" passado um semana. Tinham enterrado e devoravam depois a carne que concerteza estava completamente apodrecida. E não doeciam por isso.

Mas não é isso que faço. Eu dou ao meu cão carne sã. Mas se tiver carne carne crua com uma semana de frigorífico, também lha dou.

Nuno
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

sexta jun 13, 2008 12:44 pm

O cão, no seu estado selvagem era um animal cuja alimentação era essencialmente carnívora. Vivendo em matilha, caçava pequenas presas que devorava juntamente com os restantes membros do grupo. Este facto, levou a que durante muitos anos, se defendesse que os cães deveriam ser alimentados à base de carne crua. Verificou-se depois, que isso era insuficiente para satisfazer as suas necessidades, pois apesar de lhe ser fornecida proteína em quantidade, surgiam carências em açúcares, gorduras e fibras; Talvez isto se justificasse porque na natureza, apesar do cão se alimentar apenas da sua presa, ingeria fibras presentes na pele, assim como gordura.

Há veterinários que defendem, ainda, que uma alimentação correcta deve incluir algumas refeições de carne crua, no entanto, tem-se verificado cada vez menor aceitação de tal teoria, pois essa carne crua é eventual transmissora de doenças.
<strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong>- A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados. Mahatma Gandhi</strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong>
psychon
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 2:19 pm

AmericaSever Escreveu:Tinham enterrado e devoravam depois a carne que concerteza estava completamente apodrecida. E não doeciam por isso.

Mas não é isso que faço. Eu dou ao meu cão carne sã. Mas se tiver carne carne crua com uma semana de frigorífico, também lha dou.

Nuno
Nuno esse argumento não é válido, o do leite com que foi alimentado também não.
Eu também conheço cães presos há chuva e ao sol com o intuito de guarda e nunca lhes aconteceu nada, mesmo sendo alimentados com os restos ou vianda. Mas não é isso que eu faço, pois os meus se adoeçerem vão ao vet e os da aldeia.... morrem, desaparecem:wink:
Nunca daria carne sem estar em condições pois sei em quanto me fica uma possivel gastroenterite :wink:
Vivendo e aprendendo
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sexta jun 13, 2008 3:47 pm

Nunca daria aves (frango) a um cão.
Tenho pavor das perfurações que esses ossos provocam.
Já vi um falecer assim e foi horrivel.

Nos meus cães embora sejam cães de grande porte não corro grande risco de torções do estômago porque tenho ração à descrição. Sim , é verdade e não tenho um uncio cão obeso. Tive a sorte deles terem aprendido a só comer o que precisam :)

Embora não seja do tema do tópico e discorde com muitas das suas afirmações AmericaSever não puder deixar de reparar no que li sobre os Dobermans... incrivel como ainda há tanta gente que acredita nisso do "cerebro"... Tive um e sim, nunca teve o cérebro maior que o crânio. Cada uma!
Responder

Voltar para “Cães”