Um corneto pra ti, um corneto pra mim, olá, olá...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 23, 2003 11:20 pm

Como o verão está aí à porta, a nossa maior preocupação são os cornetos ?

Que tal começarmos a pensar o que fazer caso vejamos um cão a ser abandonado ? Em flagrante ?

É uma forma de estarmos preparados e quem sabe apanhar alguns desses animais de 2 patas.

Há legislação ? O que podemos fazer ? Cuidados a ter com os animais de 2 patas mais agressivos ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
_Lu_
Membro Veterano
Registado: quarta jan 08, 2003 8:48 pm
Contacto:

sexta mai 23, 2003 11:40 pm

CasadeAnaval Escreveu: Como o verão está aí à porta, a nossa maior preocupação são os cornetos ?

Que tal começarmos a pensar o que fazer caso vejamos um cão a ser abandonado ? Em flagrante ?

É uma forma de estarmos preparados e quem sabe apanhar alguns desses animais de 2 patas.

Há legislação ? O que podemos fazer ? Cuidados a ter com os animais de 2 patas mais agressivos ?
Boa noite!
Cornetos á parte, que este assunto nada tem de doce...
Mas também tenho algumas dúvidas em relação a este assunto, penso que haja legislação, deve ser possível chamar a polícia num caso destes mas a dúvida é, será que eles fazem alguma coisa?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 24, 2003 8:50 am

Olá

Esta questão é oportuna e a mim coloca-me bastantes dúvidas sobre a legitimidade de uma pessoa intervir que não seja apenas alegando a imoralidade do acto.
Eu parto do princípio de que uma pessoa capaz de abandonar um animal é uma pessoa sem escrúpulos, capaz disso e de muito mais. Se começasse a enumerar os adjectivos para as classificar, nunca mais daqui saía e corria o risco de ser expulso da arca porque alguns desses adjectivos seriam bem vernáculos à boa maneira do norte.
Tratando-se de gente cobarde e sem princípios éticos e cívicos, ao serem interpelados não duvido de muitos seriam capazes de usar a força física.
Nunca fui confrontado com uma situação dessas, como julgo que acontece com a maioria das pessoas, pois esse acto miserável é certamente feito sem dar na vista.
Mas seria importante saber se existe algo legislado sobre esta matéria.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 24, 2003 8:58 am

Pois nel, a minha questão também é essa. Aliás, se o webmaster criar um fórum para adopções para ter as coisas organizadas em vez deste caos que reina, seria uma das coisas que deveriam estar em sticky. como agir ao ver um animal ser abandonado. Duvido que muitas pessoas aqui saibam em termos de legislação o que fazer. Eu sei que abandonar um animal na auto-estrada, por ex, é uma contra-ordenação grave.

Eu coloquei este tópico para saber o que acham, esqueci-me só de dizer que se os conselhos forem insultar os animais que abandonam, bater-lhes e outrs coisas, por favor abstenham-se

Ideias válidas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mai 24, 2003 9:17 am

CasadeAnaval Escreveu: Pois nel, a minha questão também é essa. Aliás, se o webmaster criar um fórum para adopções para ter as coisas organizadas em vez deste caos que reina,
Ideias válidas.
Será que resultava ???
Pergunto porque existe um forum, específico, para ENCONTROS e EVENTOS e mesmo assim continuam a abrir tópicos neste forum ( CÃES ) e no caso concrecto foram, pelo menos, 2 tópicos abertos para o mesmo encontro ?!!

Leonilde :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 24, 2003 9:22 am

como eu dizia...

Alguém tem ideias válidas de como agir nestes casos ?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado mai 24, 2003 11:16 am

[quote=nel]
...
Nunca fui confrontado com uma situação dessas, como julgo que acontece com a maioria das pessoas, pois esse acto miserável é certamente feito sem dar na vista.
Mas seria importante saber se existe algo legislado sobre esta matéria.
[/quote]

Embora todos os anos, aqui na rua, apareçam cães abandonados nunca ninguém viu quem o fez ou conhece os animais. Isto quer dizer que os donos dão-se ao trabalho de percorrer vários km, de noite, e portanto, é natural que venham de carro. Logo, se eu visse uma destas pessoas (partindo do pressuposto que há sanções para tal acto), seguia o carro até conseguir anotar a matrícula e faria a participação às autoridades.
Maria Jo&atilde;o
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 24, 2003 11:17 am

Eu julgo que é essenecial ter testemunhas desses abandonos senão é a nossa palavra contra a destas pessoas.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado mai 24, 2003 11:32 am

CasadeAnaval Escreveu: Eu julgo que é essenecial ter testemunhas desses abandonos senão é a nossa palavra contra a destas pessoas.
Realmente é bom (não essencial) ter testemunhas já que, fácilmente, as autoridades provariam que o cão seria da pessoa X e teria que ser essa pessoa a explicar porque razão foi vista a fazer tal acto. Seria uma coincidência muito grande eu ter o cão da pessoa X (que não conheço, pois é de longe) à minha guarda e saber marca, côr e matrícula do seu carro.
Maria Jo&atilde;o
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado mai 24, 2003 12:40 pm

ola vasco

vá ápag 34 e leia as respostas que me deu na altura.

ainda bem que está diferente, mas antes de mandar as outras pessoas lerem os tóp+icos anteriores, que tal se você tambem os lesse devezem quando, apenas para relembrar...

o titulo é qual a maneira correcta de proceder quando vir um animal abandonado e é na pag 34

poisémeu amigo...
pela boca morre o peixe

bom fim de semana a todos
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sábado mai 24, 2003 1:48 pm

Olá, tiabela.

Fui ver a página 34, e esta era a sua mensagem inicial:

"olá a todos
tenho lido muitas criticas da forma que as pessoas agem,na boa fé,quando encontram um animal abandonado.
Não o podendo levar para casa, como proceder?"

Pelas respostas que se seguiram, creio que a questão era o que fazer quando se encontra um animal abandonado. Pelo menos, parece-me que foi assim que toda a gente interpretou a questão, incluindo você.

A questão que o Vasco coloca é completamente diferente: o que fazer se vir um animal a ser abandonado? Ou seja, o que ele pergunta não é o que fazer em relação ao animal abandonado (isso já foi discutido inúmeras vezes), mas sim o que fazer em relação à besta que é vista a abandoná-lo. A mim parecem-me duas questões diferentes. A si não?

Fique bem

Florinda Lopes
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 24, 2003 3:09 pm

Olá Tiabela.

As questões são totalmente diferentes como qualquer pessoa que leu poderia destrinçar, excepto a Tiabela. A sua pergunta refere-se ao que você pode fazer se achar um animal sem dono e não o puder levar para casa e esta minha refere-se ao que fazer quando se vê um animal a ser abandonado, ao animal de duas patas que o abandona.

É muito diferente...mesmo muito ;) Como diz, pela bocamorre o peixe..principalmente o que nmão lê na ânsia de mandar uma farpa. Espero que não queira tornar este tópico numa peixeirada.Por isso se fôr para nmandar mais farpas peço que se abstenha pois penso que este assunto é muito importante na época que se avizinha.
8)

E voltando ao assunto inicial.

Qual a forma como agir ? Adiciono mais uma ideia. Valerá a pena falar com a policia ? Se sim, baseado em que legislação ? O que a policia poderá fazer ?
E nós ?
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda mai 26, 2003 11:17 am

Em termos de legislação não tenho a certeza....
Mas a maioria das vezes, a policia não tem isntalações para amnter os cães...e não sei até que ponto abandonar um cão é um crime....

Pode sim, pegar-se por outras coisas (o abandonar o cão em autoestrada implica parar o carro e isso sim, parece-me ser a contra-ordenação grave)

De qq modo, posso tentar saber de fonte segura (policia), como é que isso se processa...
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mai 26, 2003 11:45 am

CasadeAnaval Escreveu: Eu sei que abandonar um animal na auto-estrada, por ex, é uma contra-ordenação grave.
Mas por causa do cão ou por ser uma auto-estrada e por em perigo a vida das pessoas? É que a maior parte desse tipo de legislação nem tem em conta o animal em si, mas as consequências que pode ter... :?

Eu se visse alguém abandonar um cão à minha frente nem sem bem o que faria... :| mas isso deve ser algo do género, parar o carro, atirar o cão para fora e fugir dali...só se fosse de carro atrás deles...não sei :(

E se alguém os persuadisse a não abandonar o cão, intimidando com a policia ou tentar consciencializar? O mais provável era o animal ser maltratado até ser abandonado outra vez!! :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 26, 2003 1:38 pm

linda76 Escreveu: Em termos de legislação não tenho a certeza....
Mas a maioria das vezes, a policia não tem isntalações para amnter os cães...e não sei até que ponto abandonar um cão é um crime....
Os cães não são colocados na polícia mas sim nos canís Municipais.
Abandonar um cão, SIM, já é crime ( desde que haja provas, claro - testemunhas ) .
Pode sim, pegar-se por outras coisas (o abandonar o cão em autoestrada implica parar o carro e isso sim, parece-me ser a contra-ordenação grave)
Também.

:) Leonilde
Responder

Voltar para “Cães”