RATZ

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quinta jun 12, 2008 7:41 pm

:lol: :lol: :wink:

Muito bonitas as ratz (e o pijama também :wink: )!
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta jun 13, 2008 3:21 pm

entao voces nao viram logo que era o irmao :lol: :lol: :lol:

Boa sorte c as ratas

Cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta jun 13, 2008 8:15 pm

Vai-me contando se cheiram mal ou nao e que cuidados tens de higiene para com a gaiola delas...

Ando a ponderar tambem ratz ou gerbos :roll:

Ao preço que os portes estao, custa mais o tansporte que os ratos :(
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jun 13, 2008 8:18 pm

olha PR o cheiro é quase nulo em ambos, claro que as rats tem mais um cheirinho devido ao tamanho, de resto, os gerbos demoram muito tempo acriar?
e que tenho um casal a cerca de 2 anos e so agora e que tive crias.
RuhSuh
Membro
Registado: sexta abr 25, 2008 6:51 pm

sexta jun 13, 2008 8:20 pm

digu te. como tenho gato uso areia de gato e como tenho gato e cao compru a comida normal para elas e meto num saco e pego na de cao e gato e tambem meto la um bocadinho! de pois é so tirar desse saco e dar lhes! sai muito barato mesmo! e se tens problemas co cheiro nao tenhas porque nao cheiram a nada! e alem disso estao sempre a lavar se tipo os gatos! e nao mordem e sao bastantes inteligentes! acho que sao exelentes! :wink:
aconselhote a teres ratz!
<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
RuhSuh
Membro
Registado: sexta abr 25, 2008 6:51 pm

sexta jun 13, 2008 8:32 pm

amanha ja vao ao vet! vao levar um injectavel e passa! :wink:
<p>1.1.0- Eublepharis macularius (blizzards)</p>
<p>1.1.0- Panterophis guttatus (okeetee X ghost)</p>
<p>0.0.1- Lampropeltis triangulum sinaloa (normal)</p>
<p>http://geckopt.proboards82.com/index.cgi</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 13, 2008 9:10 pm

Areia de gatos como litter não é bom nem em ratazanas, nem em animal nenhumm aquilo é feito para o animal entrar na caixa, fazer o que tem a fazer e sair, e não para estar sempre em cima e a respirar o pó, é muito abrasivo para as patitas e nada bom para as vias respiratorias, aparas ou corn-cobs ou os rolinhos vegetais é do melhor ou até jornal só, elas não cheiram quase nada, logo não ha que chegar a extremos de litters absorventes de cheiro como o caso da areia para gato. PR, acho que fazes muito bem, mas sim ratz e não gerbos..os gerbos para alimento dão pouco resultado, demoram a crescer e controlam demasiado a natalidade...as ratz é sempre a aviar, entre 12 a 22 crias e com poucos dias estão com tamanho para a tua cobrita ;) no teu caso arranjava dois casais em gaiolas separadas e de vez em quando fazias umas prossissões de pé descalço entre eles, e quando quizesses parar uns tempos para descanso, eles sempre tinham companhia em cada gaiola...para alem do que vais curtir á brava com as ratz...são mesmo uma pedra de pet.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jun 13, 2008 10:21 pm

RuhSuh Escreveu:digu te. como tenho gato uso areia de gato e como tenho gato e cao compru a comida normal para elas e meto num saco e pego na de cao e gato e tambem meto la um bocadinho! de pois é so tirar desse saco e dar lhes! sai muito barato mesmo! e se tens problemas co cheiro nao tenhas porque nao cheiram a nada! e alem disso estao sempre a lavar se tipo os gatos! e nao mordem e sao bastantes inteligentes! acho que sao exelentes! :wink:
aconselhote a teres ratz!
Areia de gato é péssimo para qualquer roedor, pode provocar sérios problemas respiratórios.

Cá em casa a alimentação das ratz é constituida por - Ração para ratz da prestige+ração de cão+corn flakes+macarronete riscado.

Em norma as ratz não têm cheiro activo, se o problema são os cheiros, entre a ratz e o gerbo não há comparação possível.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
P_R
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 1:05 pm

Pois, eu tou um bocado indeciso. A verdade é que nao tenho muito tempo para lhes dedicar.

Os gerbos, pelos vistos uma vez por semana, gaiola limpa e tass bem. Com as ratazanas como é? Provavelmente nao terei disponibilidade para lhes limpar todos os dias a gaiolita :roll:

A natalidade para mim nao sera um grande problema uma vez que nao tenho muito que alimentar, o problema mesmo sera deixar crescer os gerbos ate adultos para dar a cobra.

Que gaiolas vocês usam para as ratz?
Em norma as ratz não têm cheiro activo, se o problema são os cheiros, entre a ratz e o gerbo não há comparação possível.
Explica-te sff 8) De ratos nao pesco nada. Cheiro activo?

Abraço
kitten
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 2:17 pm

As ratz, especialmente os machos, a urina exala algum cheiro, nada que uma limpeza semanal não resolva.
Os gerbos não exalam praticamente cheiro nenhum.

Se a tua disponibilidade para limpar for semanal, chega perfeitamente. Para litter nada de areia de gato nem nada que tenha pó, eu pessoalmente e por agora ter poucos roedores, prefiro apostar nos corn cobs. Mas se colocares as vulgares aparas de madeira (atenção que não é serradura) dá perfeitamente para aguentar 1 semana a limpeza.

Quanto à gaiola eu sou de opinião que quanto maior melhor, mas vais ter que ter em atenção o espaço entre as grades porque os bébés podem passar pelos intervalos.

Se não tens como eu 8 cobras para alimentar, não sei se será muito boa ideia pensares em criação, é que tanto as ratz como os gerbos são animais sociais e se quiseres parar de criar deverás ter pelo menos 2 fêmeas e 2 machos, para quando as separares quando acabar a criação elas não fiquem sozinhas.

Que tamanho necessitas? Atenção que um gerbo adulto é bem maior que um mus adulto, se em vez de gerbos criares ratz terás que as deixar chegar ao mês de idade para ter o tamanho dum gerbo adulto. Vê lá se depois tens coragem de matar.

Tal como te disse o Native os gerbos de x em x ninhadas para com a criação, no inverno há muitos que deixam mesmo de criar, as ninhadas são muito mais pequenas. As ratz não. Se deixares o casal sempre junto de 30 em 30 dias tens uma ninhada, ninhadas essas que por exemplo cá em casa nunca foram menos de 9 e tive fêmeas a parir 17.

Mais questões? :wink:
Madalena Marques
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

sábado jun 14, 2008 2:26 pm

kitten Escreveu: Que tamanho necessitas? Atenção que um gerbo adulto é bem maior que um mus adulto, se em vez de gerbos criares ratz terás que as deixar chegar ao mês de idade para ter o tamanho dum gerbo adulto. Vê lá se depois tens coragem de matar.

Mais questões? :wink:
Kitten, tu tens coragem de 'matar' as ratz com um mês?? Ou não precisas de fazer isso?
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
deadman
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 4:33 pm

como e que asmatam com um mes?
~metendoas no congelador?
porque que nao fazem como os perus dao lhes um pouco de agua- ardente, lol
tou a brincar!
já agora sei que nao e o sitio indicado mas alguem esta interessado en trocar ratazanas, o motivo é evitar consaguinidade,
P_R
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 5:01 pm

kitten Escreveu:Mais questões? :wink:
hahaha agora vais-me aturar :twisted:

kitten Escreveu:As ratz, especialmente os machos, a urina exala algum cheiro, nada que uma limpeza semanal não resolva.

Se a tua disponibilidade para limpar for semanal, chega perfeitamente. Para litter nada de areia de gato nem nada que tenha pó, eu pessoalmente e por agora ter poucos roedores, prefiro apostar nos corn cobs. Mas se colocares as vulgares aparas de madeira (atenção que não é serradura) dá perfeitamente para aguentar 1 semana a limpeza.
A disponibilidade é semanal e ate talvez em periodos mais curtos! O problema que se poe é mesmo se ao fim de uma semana "já começa a cheirar mal" ou se "já nao se para com o cheiro". Fiz-me entender? O que opinas?

kitten Escreveu: Quanto à gaiola eu sou de opinião que quanto maior melhor, mas vais ter que ter em atenção o espaço entre as grades porque os bébés podem passar pelos intervalos.
Ok, de acordo. Como quase para tudo, quando maior melhor. Mas qual o tamanho, digamos, minimo admissivel? A partir daí posso ver o espaço que posso disponibilizar.
Quanto ás grades, já suspeitava. Qual a vossa solução? Ha gaiolas já com grades mais finas, ou vocês forram a vossa por fora com uma malha mais fina?
Sou homenzinho de dizer que era bem capaz de cosntruir as gaiolas. Nao deve ter muito que se lhe diga, penso eu. É so comprar rede, cortar e unir...

kitten Escreveu: Se não tens como eu 8 cobras para alimentar, não sei se será muito boa ideia pensares em criação, é que tanto as ratz como os gerbos são animais sociais e se quiseres parar de criar deverás ter pelo menos 2 fêmeas e 2 machos, para quando as separares quando acabar a criação elas não fiquem sozinhas.
Nao tenho 8 cobras nem estou a pensar ter tantas (nuca se pensa e depois... :twisted: )
O problema que se poe é que eu pago já quase 20€ em portes :x E nao gosto de mandar vir mais que 20 ratos pois ao fim de alguns meses eu noto que a qualidade deles já nao é a mesma, embora nunca tenha tido problemas.
Depois os ratos, principalmente nesta altura, ja chegam meios descongeladitos, e todos sabemos que de saudavel isso nao tem nada!

És capaz de me indicar, em numeros redondos, quanto gastas por mes com 2 casais de ratz?

Depois, porventura tambem haverá possibilidade de vender as sobras (embora o que esteja em questao é primordialmente criar o proprio alimento).
kitten Escreveu: Que tamanho necessitas? Atenção que um gerbo adulto é bem maior que um mus adulto, se em vez de gerbos criares ratz terás que as deixar chegar ao mês de idade para ter o tamanho dum gerbo adulto. Vê lá se depois tens coragem de matar.
O tamanho que perciso para a minha corn é ja de um bom mus musculus adulto, ou dois adultos mais pequenos. A corn está neste momento com 110cm's...

A coragem para matar. Eu acredito, ou pelo menos quero acreditar, que é uma questao de habito. Nao gosto de ver sangue, mas se arranjar forma de os matar sem ver, acho que nao tenho problemas. Qual o método que usa?
kitten Escreveu: Tal como te disse o Native os gerbos de x em x ninhadas para com a criação, no inverno há muitos que deixam mesmo de criar, as ninhadas são muito mais pequenas. As ratz não. Se deixares o casal sempre junto de 30 em 30 dias tens uma ninhada, ninhadas essas que por exemplo cá em casa nunca foram menos de 9 e tive fêmeas a parir 17.
Pois lá está! Como no meu caso é para gastar 8 ratos por mês, vá, achas que os gerbos dão conta do recado?

Obrigado pela ajuda! :wink:
deadman
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 6:08 pm

as gaiolas eu uso algumas de rede daquela aos quadradinhos, de "faça voce mesmo", lol
nao e numa semana que se fai sentir o cheiro podes crer, tanto em rats como em gerbos,
foi pouco mas foi o que pude ajudar,
fika bem
kitten
Membro Veterano

sábado jun 14, 2008 9:55 pm

P_R Escreveu:
kitten Escreveu:Mais questões? :wink:
hahaha agora vais-me aturar :twisted:
Sempre às ordens
kitten Escreveu:As ratz, especialmente os machos, a urina exala algum cheiro, nada que uma limpeza semanal não resolva.

A disponibilidade é semanal e ate talvez em periodos mais curtos! O problema que se poe é mesmo se ao fim de uma semana "já começa a cheirar mal" ou se "já nao se para com o cheiro". Fiz-me entender? O que opinas?

- Não, nem as ratz nem os gerbos cheiram mal ao fim de uma semana, excepto se houver excesso populacional, o que não é o caso.

kitten Escreveu: Quanto à gaiola eu sou de opinião que quanto maior melhor, mas vais ter que ter em atenção o espaço entre as grades porque os bébés podem passar pelos intervalos.
Ok, de acordo. Como quase para tudo, quando maior melhor. Mas qual o tamanho, digamos, minimo admissivel? A partir daí posso ver o espaço que posso disponibilizar.
Quanto ás grades, já suspeitava. Qual a vossa solução? Ha gaiolas já com grades mais finas, ou vocês forram a vossa por fora com uma malha mais fina?
Sou homenzinho de dizer que era bem capaz de cosntruir as gaiolas. Nao deve ter muito que se lhe diga, penso eu. É so comprar rede, cortar e unir...

- Na minha opinião tudo quanto seja mais pequeno que uma gaiola de porquinho, é pequeno. Se tens habilidade para bricolage força, compras rede uma estante daquelas de metal, as de 5 prateleiras chegam perfeitamente, utilizas 3 prateleiras, sendo a 1ª. de topo, a segunda que irás ter que virar ao contrario para não entornar o litter e que serve de separação com a gaiola de baixo, a prateleira do fundo fazes o mesmo que fizeste à 2ª.. Assim tens uma excelente armação, depois com uma tesoura de chata, cortas a rede e forras a estrutura. Cortas para fazer as portas e tens 2 excelentes gaiolas de ratz.
É fácil de fazer, eu fiz uma para chins que ainda aqui anda.
É calro que se utilizares uma gaiola de grades largas irás ter que a forrar senão os bébés passam no intervalo das grades

kitten Escreveu: Se não tens como eu 8 cobras para alimentar, não sei se será muito boa ideia pensares em criação, é que tanto as ratz como os gerbos são animais sociais e se quiseres parar de criar deverás ter pelo menos 2 fêmeas e 2 machos, para quando as separares quando acabar a criação elas não fiquem sozinhas.
Nao tenho 8 cobras nem estou a pensar ter tantas (nuca se pensa e depois... :twisted: )
O problema que se poe é que eu pago já quase 20€ em portes :x E nao gosto de mandar vir mais que 20 ratos pois ao fim de alguns meses eu noto que a qualidade deles já nao é a mesma, embora nunca tenha tido problemas.
Depois os ratos, principalmente nesta altura, ja chegam meios descongeladitos, e todos sabemos que de saudavel isso nao tem nada!

És capaz de me indicar, em numeros redondos, quanto gastas por mes com 2 casais de ratz?

Depois, porventura tambem haverá possibilidade de vender as sobras (embora o que esteja em questao é primordialmente criar o proprio alimento).

Pois, eu também há 1 ano não pensava em ter tantas, resunia-me a 3 lampros e 1 corn, neste momento ... nesse aspecto eu sou uma sortuda e pago 8€ de portes para o alimento, não sei a quem compras nem onde vives, mas se é no mesmo local que eu os ratos vêm muito bem acondicionados, quando aqui chegam ainda estão congelados, especialmente porque a viagem é feita de noite.

Números redondos não sou capaz de te dizer (já desisti há muito de fazer contas a quanto gasto com os meus animais por mês, se o fizesse acho que já tinha desistido de ter animais) mas tudo somado, as rações que te indiquei acima, mais alguns vegetais e alguma fruta, a factura para 4 é capaz de ser superior a 30€. Mas como te disse nunca fiz contas a isso porque quando compro ração não é só para as ratz, é para os outros "bicos" também. Vender as sobras, acredito que sim, há sempre procura de gente que necessita.

O tamanho que perciso para a minha corn é ja de um bom mus musculus adulto, ou dois adultos mais pequenos. A corn está neste momento com 110cm's...

A coragem para matar. Eu acredito, ou pelo menos quero acreditar, que é uma questao de habito. Nao gosto de ver sangue, mas se arranjar forma de os matar sem ver, acho que nao tenho problemas. Qual o método que usa?

O problema é que nunca nos habituamos a matar, eu pelo menos não. As maiores ratz que consegui matar até hoje foi com 5 dias, tiradas do ninho directas ao congelador, quando atingem o tamanho que eu realmente necessito neste momento +/- 1 mês já não sou capaz de matar, no entanto se procurares nos répteis ensina a fazer uma câmara de gás, senão metidas numa caixa e congelador, daí a poucos minutos estão mortas. Só sou capaz de matar pelo frio, de outro modo nem pensar.
kitten Escreveu: Tal como te disse o Native os gerbos de x em x ninhadas para com a criação, no inverno há muitos que deixam mesmo de criar, as ninhadas são muito mais pequenas. As ratz não. Se deixares o casal sempre junto de 30 em 30 dias tens uma ninhada, ninhadas essas que por exemplo cá em casa nunca foram menos de 9 e tive fêmeas a parir 17.
Pois lá está! Como no meu caso é para gastar 8 ratos por mês, vá, achas que os gerbos dão conta do recado?

Obrigado pela ajuda! :wink:

Há cobras que não comem gerbos por exemplo, apesar de que a alimentação dos gerbos ser muito menos diversificada que a das ratz, as ratz são omnivoras tal como nós, os gerbos são animais de deserto que vivem basicamente de sementes, apesar de não recusarem um insecto de vez em quando.
Se a média que gastas é de 8/mês podes sempre arranjar um trio de gerbos, 2 fêmeas e um macho, assim não corres o risco de te faltar o alimento.

Mais alguma coisa? grita que se eu souber respondo :wink:
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”