Muito bonitas as ratz (e o pijama também

Areia de gato é péssimo para qualquer roedor, pode provocar sérios problemas respiratórios.RuhSuh Escreveu:digu te. como tenho gato uso areia de gato e como tenho gato e cao compru a comida normal para elas e meto num saco e pego na de cao e gato e tambem meto la um bocadinho! de pois é so tirar desse saco e dar lhes! sai muito barato mesmo! e se tens problemas co cheiro nao tenhas porque nao cheiram a nada! e alem disso estao sempre a lavar se tipo os gatos! e nao mordem e sao bastantes inteligentes! acho que sao exelentes!![]()
aconselhote a teres ratz!
Explica-te sffEm norma as ratz não têm cheiro activo, se o problema são os cheiros, entre a ratz e o gerbo não há comparação possível.
Kitten, tu tens coragem de 'matar' as ratz com um mês?? Ou não precisas de fazer isso?kitten Escreveu: Que tamanho necessitas? Atenção que um gerbo adulto é bem maior que um mus adulto, se em vez de gerbos criares ratz terás que as deixar chegar ao mês de idade para ter o tamanho dum gerbo adulto. Vê lá se depois tens coragem de matar.
Mais questões?
hahaha agora vais-me aturarkitten Escreveu:Mais questões?
A disponibilidade é semanal e ate talvez em periodos mais curtos! O problema que se poe é mesmo se ao fim de uma semana "já começa a cheirar mal" ou se "já nao se para com o cheiro". Fiz-me entender? O que opinas?kitten Escreveu:As ratz, especialmente os machos, a urina exala algum cheiro, nada que uma limpeza semanal não resolva.
Os gerbos não exalam praticamente cheiro nenhum.
Se a tua disponibilidade para limpar for semanal, chega perfeitamente. Para litter nada de areia de gato nem nada que tenha pó, eu pessoalmente e por agora ter poucos roedores, prefiro apostar nos corn cobs. Mas se colocares as vulgares aparas de madeira (atenção que não é serradura) dá perfeitamente para aguentar 1 semana a limpeza.
Ok, de acordo. Como quase para tudo, quando maior melhor. Mas qual o tamanho, digamos, minimo admissivel? A partir daí posso ver o espaço que posso disponibilizar.kitten Escreveu: Quanto à gaiola eu sou de opinião que quanto maior melhor, mas vais ter que ter em atenção o espaço entre as grades porque os bébés podem passar pelos intervalos.
Nao tenho 8 cobras nem estou a pensar ter tantas (nuca se pensa e depois...kitten Escreveu: Se não tens como eu 8 cobras para alimentar, não sei se será muito boa ideia pensares em criação, é que tanto as ratz como os gerbos são animais sociais e se quiseres parar de criar deverás ter pelo menos 2 fêmeas e 2 machos, para quando as separares quando acabar a criação elas não fiquem sozinhas.
O tamanho que perciso para a minha corn é ja de um bom mus musculus adulto, ou dois adultos mais pequenos. A corn está neste momento com 110cm's...kitten Escreveu: Que tamanho necessitas? Atenção que um gerbo adulto é bem maior que um mus adulto, se em vez de gerbos criares ratz terás que as deixar chegar ao mês de idade para ter o tamanho dum gerbo adulto. Vê lá se depois tens coragem de matar.
Pois lá está! Como no meu caso é para gastar 8 ratos por mês, vá, achas que os gerbos dão conta do recado?kitten Escreveu: Tal como te disse o Native os gerbos de x em x ninhadas para com a criação, no inverno há muitos que deixam mesmo de criar, as ninhadas são muito mais pequenas. As ratz não. Se deixares o casal sempre junto de 30 em 30 dias tens uma ninhada, ninhadas essas que por exemplo cá em casa nunca foram menos de 9 e tive fêmeas a parir 17.
P_R Escreveu:hahaha agora vais-me aturarkitten Escreveu:Mais questões?![]()
Sempre às ordens
A disponibilidade é semanal e ate talvez em periodos mais curtos! O problema que se poe é mesmo se ao fim de uma semana "já começa a cheirar mal" ou se "já nao se para com o cheiro". Fiz-me entender? O que opinas?kitten Escreveu:As ratz, especialmente os machos, a urina exala algum cheiro, nada que uma limpeza semanal não resolva.
Os gerbos não exalam praticamente cheiro nenhum.
Se a tua disponibilidade para limpar for semanal, chega perfeitamente. Para litter nada de areia de gato nem nada que tenha pó, eu pessoalmente e por agora ter poucos roedores, prefiro apostar nos corn cobs. Mas se colocares as vulgares aparas de madeira (atenção que não é serradura) dá perfeitamente para aguentar 1 semana a limpeza.
- Não, nem as ratz nem os gerbos cheiram mal ao fim de uma semana, excepto se houver excesso populacional, o que não é o caso.
Ok, de acordo. Como quase para tudo, quando maior melhor. Mas qual o tamanho, digamos, minimo admissivel? A partir daí posso ver o espaço que posso disponibilizar.kitten Escreveu: Quanto à gaiola eu sou de opinião que quanto maior melhor, mas vais ter que ter em atenção o espaço entre as grades porque os bébés podem passar pelos intervalos.
Quanto ás grades, já suspeitava. Qual a vossa solução? Ha gaiolas já com grades mais finas, ou vocês forram a vossa por fora com uma malha mais fina?
Sou homenzinho de dizer que era bem capaz de cosntruir as gaiolas. Nao deve ter muito que se lhe diga, penso eu. É so comprar rede, cortar e unir...
- Na minha opinião tudo quanto seja mais pequeno que uma gaiola de porquinho, é pequeno. Se tens habilidade para bricolage força, compras rede uma estante daquelas de metal, as de 5 prateleiras chegam perfeitamente, utilizas 3 prateleiras, sendo a 1ª. de topo, a segunda que irás ter que virar ao contrario para não entornar o litter e que serve de separação com a gaiola de baixo, a prateleira do fundo fazes o mesmo que fizeste à 2ª.. Assim tens uma excelente armação, depois com uma tesoura de chata, cortas a rede e forras a estrutura. Cortas para fazer as portas e tens 2 excelentes gaiolas de ratz.
É fácil de fazer, eu fiz uma para chins que ainda aqui anda.
É calro que se utilizares uma gaiola de grades largas irás ter que a forrar senão os bébés passam no intervalo das grades
Nao tenho 8 cobras nem estou a pensar ter tantas (nuca se pensa e depois...kitten Escreveu: Se não tens como eu 8 cobras para alimentar, não sei se será muito boa ideia pensares em criação, é que tanto as ratz como os gerbos são animais sociais e se quiseres parar de criar deverás ter pelo menos 2 fêmeas e 2 machos, para quando as separares quando acabar a criação elas não fiquem sozinhas.)
O problema que se poe é que eu pago já quase 20€ em portesE nao gosto de mandar vir mais que 20 ratos pois ao fim de alguns meses eu noto que a qualidade deles já nao é a mesma, embora nunca tenha tido problemas.
Depois os ratos, principalmente nesta altura, ja chegam meios descongeladitos, e todos sabemos que de saudavel isso nao tem nada!
És capaz de me indicar, em numeros redondos, quanto gastas por mes com 2 casais de ratz?
Depois, porventura tambem haverá possibilidade de vender as sobras (embora o que esteja em questao é primordialmente criar o proprio alimento).
Pois, eu também há 1 ano não pensava em ter tantas, resunia-me a 3 lampros e 1 corn, neste momento ... nesse aspecto eu sou uma sortuda e pago 8€ de portes para o alimento, não sei a quem compras nem onde vives, mas se é no mesmo local que eu os ratos vêm muito bem acondicionados, quando aqui chegam ainda estão congelados, especialmente porque a viagem é feita de noite.
Números redondos não sou capaz de te dizer (já desisti há muito de fazer contas a quanto gasto com os meus animais por mês, se o fizesse acho que já tinha desistido de ter animais) mas tudo somado, as rações que te indiquei acima, mais alguns vegetais e alguma fruta, a factura para 4 é capaz de ser superior a 30€. Mas como te disse nunca fiz contas a isso porque quando compro ração não é só para as ratz, é para os outros "bicos" também. Vender as sobras, acredito que sim, há sempre procura de gente que necessita.
O tamanho que perciso para a minha corn é ja de um bom mus musculus adulto, ou dois adultos mais pequenos. A corn está neste momento com 110cm's...kitten Escreveu: Que tamanho necessitas? Atenção que um gerbo adulto é bem maior que um mus adulto, se em vez de gerbos criares ratz terás que as deixar chegar ao mês de idade para ter o tamanho dum gerbo adulto. Vê lá se depois tens coragem de matar.
A coragem para matar. Eu acredito, ou pelo menos quero acreditar, que é uma questao de habito. Nao gosto de ver sangue, mas se arranjar forma de os matar sem ver, acho que nao tenho problemas. Qual o método que usa?
O problema é que nunca nos habituamos a matar, eu pelo menos não. As maiores ratz que consegui matar até hoje foi com 5 dias, tiradas do ninho directas ao congelador, quando atingem o tamanho que eu realmente necessito neste momento +/- 1 mês já não sou capaz de matar, no entanto se procurares nos répteis ensina a fazer uma câmara de gás, senão metidas numa caixa e congelador, daí a poucos minutos estão mortas. Só sou capaz de matar pelo frio, de outro modo nem pensar.
Pois lá está! Como no meu caso é para gastar 8 ratos por mês, vá, achas que os gerbos dão conta do recado?kitten Escreveu: Tal como te disse o Native os gerbos de x em x ninhadas para com a criação, no inverno há muitos que deixam mesmo de criar, as ninhadas são muito mais pequenas. As ratz não. Se deixares o casal sempre junto de 30 em 30 dias tens uma ninhada, ninhadas essas que por exemplo cá em casa nunca foram menos de 9 e tive fêmeas a parir 17.
Obrigado pela ajuda!